Visto americano: tire suas dúvidas!
Quer solicitar seu visto americano, mas ainda tem dúvidas sobre o processo de pedido e emissão? Confira as principais informações neste guia!
Providenciar um visto americano é o primeiro passo para realizar o sonho de conhecer os Estados Unidos, não importa se a sua viagem vai passar pela ensolarada Califórnia, a cosmopolita Nova York ou as praias da Flórida.
O problema é que todo o processo de solicitação e emissão desse tipo de visto de turismo ainda é envolto por informações equivocadas, dúvidas e mitos.
Afinal, não é segredo que algumas pessoas se aproveitam do visto de turismo para imigrar ilegalmente ao país norte-americano, o que reforça a intenção do governo local em tornar a fiscalização mais rigorosa.
Mas pode ficar tranquilo! O Vai de Promo preparou o guia definitivo para te ajudar nessa empreitada!
Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o visto de turismo para os Estados Unidos, incluindo agendamento, documentos, formulários, custos e até dicas para arrasar na sua entrevista! Veja só!
O que é preciso para tirar o visto para os Estados Unidos?
Para solicitar e, mais importante ainda, conseguir tirar visto americano, o viajante precisa se atentar aos requisitos básicos para a emissão do documento.
Isso significa seguir corretamente todas as etapas de requisição e emissão do visto, de modo a concluir o processo de maneira rápida, mais simples e menos burocrática.
Confira o passo a passo de como conseguir o visto para os Estados Unidos!
Preencher o formulário DS-160
A primeira etapa do processo de solicitação do visto americano para brasileiros é o preenchimento do formulário DS-160, ou formulário para “não-imigrante”, disponível no site do Departamento de Estado norte-americano.
O documento deve ser inteiramente preenchido em inglês, mas se você não domina o idioma pode ficar tranquilo: a página conta com um mecanismo que traduz as perguntas para o português, para facilitar a compreensão de quem não fala a língua estrangeira.
O formulário precisa ser preenchido com informações precisas e atualizadas, já que qualquer inconsistência nessa etapa pode resultar em cancelamento do processo e te levar de volta à estaca zero.
O ideal é fazer o preenchimento com o máximo de atenção e ir salvando cada uma das etapas, evitando que a página acabe expirando e que você precise recomeçar o processo do zero.
Pagar a Taxa Consular
Seu formulário DS-160 já foi devidamente preenchido? Agora é a hora de pagar a taxa consular do seu visto americano.
A taxa custa US$ 160 (ou R$ 848,49, em cotação feita em 13/11/2022) para solicitar visto de turismo, negócios, tratamento médico, trânsito, estudante, intercâmbio, entre outras categorias.
A taxa consular pode ser paga no cartão de crédito ou boleto, tem validade de um ano, não é reembolsável nem transferível.
E não se preocupe, porque essa é a única taxa que você vai precisar pagar: não existe mais cobrança adicional para agendamento de entrevista ou envio de passaporte.
Agendar as entrevistas no consulado e no CASV
Depois de efetuar o pagamento da taxa consular e de esperar o prazo exigido para pagamento (dois dias úteis), você precisará agendar a sua entrevista do visto de turismo americano.
Essa é uma etapa que costuma gerar nervosismo e dúvida nos solicitantes, especialmente pela fama de entrevista difícil e pela limitação de datas disponíveis no consulado americano, com espera de até um ano por parte do viajante.
Você deve agendar a entrevista no consulado e, depois, programar a coleta de dados nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV).
Mas fique atento, porque eis aqui uma pegadinha: apesar de a programação da visita ao CASV ser feita depois do agendamento da entrevista consular, você precisará ir primeiro ao CASV e só depois ao consulado.
Afinal, é no CASV que serão coletadas as suas informações, como foto e dados biométricos, que devem acelerar o processo da entrevista no consulado.
Para visitar o CASV, você precisará ter em mãos o seu passaporte válido e uma versão impressa da página de confirmação do formulário DS-160 que você preencheu.
O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A unidade de São Paulo é a única que atende também aos domingos, das 12h às 16h.
Confira as cidades que têm unidade do CASV:
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campinas
- Curitiba
- Porto Alegre
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador
- Santos
- São Paulo
Como fazer o agendamento do visto americano?
Se você quer saber como agendar o visto americano, antes de qualquer coisa você vai precisar do número do boleto DS-160, do recibo de pagamento da taxa consular e do seu passaporte.
Com esses dados em mãos, o viajante pode visitar o site oficial da Embaixada dos Estados Unidos para proceder com o agendamento.
Nessa etapa, você vai precisar se cadastrar, inserir seus dados pessoais e selecionar como deseja enviar o seu passaporte para a embaixada, onde será incluído o seu visto para os EUA.
O tempo de espera da entrevista varia conforme o lugar que você selecionou para esse procedimento.
Retirar o visto junto com o passaporte
Atualmente, cerca de 96% dos brasileiros que solicitam o visto americano têm o pedido aprovado. Se esse for o seu caso, você poderá receber o seu passaporte com o visto na sua casa ou no CASV que você escolheu.
O custo da entrega está embutido na taxa consular e o processo de entrega é feito por uma transportadora, geralmente em poucos dias.
Fique de olho no seu e-mail, porque é por lá que você vai receber o código de rastreamento do seu documento para acompanhar o processo de entrega.
Quais são os documentos necessários para tirar o visto americano?
Apresentar as suas informações às autoridades imigratórias dos Estados Unidos não é o suficiente.
Você também precisa dos documentos para visto americano para confirmar as informações que apresentou e, enfim, garantir o seu visto, confira:
- Passaporte válido por, no mínimo, seis meses além do período que você pretende passar nos Estados Unidos.
- Passaporte com o seu último visto para os EUA (caso seja aplicável).
- Página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160 devidamente impressa.
- Página com a confirmação e as orientações do agendamento devidamente impressas.
- Foto colorida e recente (com até 6 meses) no formato 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm, colorida e com fundo branco, necessária caso o solicitante não compareça ao CASV. No caso de crianças com menos de 2 anos, é altamente recomendável que os pais levem foto impressa.
- Formulário complementar para a solicitação do visto, como formulário I-20 ou DS-2019 para estudantes, devidamente preenchidos e assinados.
- Declaração de Imposto de Renda recente.
- Últimos três contracheques ou comprovantes de renda, últimos 3 extratos bancários (emitido em caixa eletrônico, e não na internet).
Quanto tempo demora para tirar o visto americano?
O viajante precisa se programar com antecedência para solicitar o visto: o processo é relativamente rápido após a entrevista consular, mas para chegar a essa etapa você pode esperar bastante, o que pode frustrar seus planos de viagem.
O período de espera para o agendamento da entrevista consular pode ser de até 420 dias (no caso do Consulado Americano de São Paulo), enquanto em outras cidades o prazo é menor, como em Porto Alegre (287 dias).
Depois de comparecer à entrevista e ter seu pedido aprovado, o tempo de espera do visto americano é de cerca de 10 a 15 dias úteis, a não ser que algum processo administrativo adicional seja necessário.
Em outras palavras, providencie o seu visto antes e deixe para programar a sua viagem só depois de conseguir o documento, ou você pode acabar sendo forçado a remarcar a sua viagem (gerando gastos extras) em caso de atraso na expedição do visto.
Qual a validade do visto americano?
Na maioria das vezes, um visto de turismo americano tem validade de 10 anos, mas tenha em mente que esse prazo não é uma regra.
Em alguns casos, os oficiais de imigração podem conceder vistos mais curtos, válidos por períodos como cinco anos, um ano, alguns meses ou até mesmo limitado a uma única viagem.
E como consultar a validade do visto americano? É só conferir a data que consta no selo colado no passaporte, sob o item “Expiration Date”. Sua entrada nos Estados Unidos não será autorizada após aquela data.
Como renovar o visto?
Se o seu visto expirou há menos de um ano e você tem interesse em renová-lo, você poderá solicitar o novo documento e ser dispensado de uma nova entrevista no Consulado Americano.
Caso o visto tenha vencido há mais de um ano, porém, você precisará solicitar um novo visto desde a estaca zero, passando pelo preenchimento do formulário DS-160, pagamento da taxa e entrevista consular.
Quanto tempo você pode ficar nos EUA com o visto?
O visto de turismo dos Estados Unidos possibilita múltiplas entradas, cada uma com prazo máximo de permanência de até seis meses, mas quem decide a permanência do turista no país é o oficial de imigração, já no aeroporto.
E fique atento: em caso de qualquer suspeita, você poderá ter sua entrada no país barrada.
Por isso, é extremamente recomendável que o viajante tenha em mãos comprovantes de passagens de ida e volta, vouchers de hospedagem e provas de que poderá se manter financeiramente no período da viagem.
Como fazer se o passaporte com o seu visto vencer?
O seu visto para os Estados Unidos está dentro da validade, mas o passaporte venceu? Essa situação é mais comum do que você imagina, mas pode ficar tranquilo, porque não há motivo para pânico.
Nesse caso, o viajante deve solicitar um novo passaporte à Polícia Federal para viabilizar a sua viagem, mas não descarte o passaporte antigo: você vai precisar dos dois passaportes para viajar aos Estados Unidos.
Você deverá apresentar o passaporte antigo (com o visto) e o passaporte novo ao oficial de imigração, que vai carimbar a autorização de entrada nos EUA no novo documento.
Quais são os tipos de visto americano?
A esta altura, você já sabe da importância do visto americano para o turista, mas sabia que existem diversas categorias diferentes para esse documento?
E mais: cada uma dessas categorias tem exigências bastante particulares para garantir sua expedição!
Conheça os principais tipos de visto para os Estados Unidos:
- B-1 (Negócios): para quem vai viajar aos EUA a trabalho, seja para participar de eventos, negociar contratos, ministrar palestras, participar de trabalho voluntário ou até empreender.
- B-2 (Turismo ou Tratamento Médico): visto mais comum para turistas, pois permite estadia temporária por motivos de lazer ou saúde.
- J-1 (Intercâmbio): para estudantes, pessoas que vão trabalhar como au pair, intercambistas, entre outros.
- F-1 e M-1 (Estudantes): destinados a estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, cursos de idiomas e escolas técnicas.
- C-1 (Trânsito): para quem tem escala (incluindo tripulantes) nos Estados Unidos a caminho de outro destino.
- I, P e R (Categorias Especiais): vistos para jornalistas, atletas, religiosos e outros tipos de profissionais com viagem programada aos EUA por motivos profissionais.
Qual o valor de um visto americano?
O custo do visto americano varia conforme a categoria do documento, e a taxa deve ser paga antes do comparecimento à entrevista consular.
Lembre-se, ainda, de que o preço é fixo em dólar, mas, em razão da cotação do câmbio, o custo pode variar em reais.
Confira os preços cobrados para os principais vistos em novembro/2022!
- Categoria B (Turismo, Negócios e Tratamento Médico): US$ 160
- Categoria C (Trânsito): US$ 160
- Categorias F e M (Estudante): US$ 205
- Categoria J (Intercâmbio): US$ 160
Dicas para a entrevista do visto americano
A entrevista para visto americano é, sem dúvidas, a etapa do processo que mais gera dúvidas e temores entre os viajantes.
Para comparecer à entrevista, você vai precisar do passaporte válido e da página de confirmação do formulário DS-160 devidamente impressa.
Pessoas com menos de 16 anos ou mais de 65 anos são dispensadas da exigência da entrevista, mas podem ser convocadas extraordinariamente caso a embaixada ou o consulado julgue necessário.
A melhor dica é manter a calma e sempre falar a verdade, uma vez que suas respostas serão comparadas aos documentos e dados que você apresentou no formulário de solicitação: qualquer inconsistência pode resultar na negação do visto!
E fique tranquilo, porque a quantidade de brasileiros reprovados nesta etapa é cada vez menor, especialmente se você apresentar todos os documentos adequadamente e sem nenhuma inconsistência.
Continue sua leitura!
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir