Ir para o site

×

×

Valparaíso, Chile: o que fazer na cidade das cores do país!

Valparaíso, Chile é uma cidade portuária com charme boêmio e colorido! Conhecia por ruas íngremes, não falta o que fazer por lá!

Valparaíso, Chile, é um destino formidável e imperdível, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Primeiro porto comercial do país, a cidade teve papel de protagonismo no desenvolvimento econômico do Chile e hoje atrai milhões de turistas por ano. 

Aninhada entre duas colinas íngremes, a cidade cresceu de forma espontânea em 45 morros, caracterizando-se por seus famosos funiculares e suas impressionantes escadarias. 

Com uma população de quase 300 mil habitantes, a cidade é quase um mar de casas coloridas que cativam os visitantes desde o primeiro instante. 

Uma das atrações mais fascinantes são os elevadores funiculares construídos no final do século XIX, que permitem subir e descer os morros com facilidade. Melhor ainda: com vistas panorâmicas da cidade, do mar e do porto. 

Ao explorar a cidade, você encontrará edifícios coloniais, igrejas, elegantes mansões inglesas e construções modernas, em meio a ruas estreitas e becos íngremes que conferem um caráter pitoresco. 

Prepare-se para se apaixonar por um dos destinos mais surpreendentes do Chile

Valparaíso, Chile: como ir

Valparaíso, Chile: como ir
Pxhere / CC0

Valparaíso, também chamada de “Valpo”, é uma cidade do Chile localizada na costa central.

O destino fica a 120 quilômetros da capital do país, Santiago, em uma área montanhosa, banhada pelo Oceano Pacífico.

Veja como visitar a cidade!

A partir do Brasil

Quem sai do Brasil com destino a Valparaíso, Chile, não tem muitas alternativas pela frente. O caminho mais direto é por via aérea.

O viajante deve desembarcar em Santiago e concluir o percurso por terra. A cidade costeira não tem aeroporto próprio.

Existem ônibus regulares que fazem o trajeto até Valpo a partir de Santiago. A viagem de ônibus dura até 2 horas e é a alternativa mais econômica.

Você também pode contratar um serviço de transfer ou alugar um carro na capital chilena e dirigir até o seu destino final. 

O percurso é feito pela Ruta 68, uma rodovia bem sinalizada que garante paisagens cênicas durante o trajeto. 

Como ir de Santiago para Valparaíso?

Para chegar a Valparaíso a partir de Santiago, não há uma conexão direta entre trem ou metrô. O jeito é pegar um ônibus, contratar um traslado ou alugar um carro.

Os ônibus partem de diferentes terminais de ônibus na capital chilena, como o Terminal Alameda ou o Terminal Pajaritos

Se você prefere dirigir, o caminho é a Ruta 68, mas tenha em mente as restrições de estacionamento em Valpo. Saiba que a cidade também possui muitas áreas com ruas estreitas e morros íngremes. 

Valparaíso, Chile: mapa

Construída em colinas íngremes, Valpo tem topografia acidentada, que exige esforço físico nas caminhadas. No entanto, com planejamento e disposição, é possível se locomover facilmente pela cidade. 

Muitas das atrações turísticas estão localizadas no centro histórico, como a Praça Sotomayor, a Catedral de Valparaíso e o famoso Paseo Yugoslavo.

Além disso, os elevadores funiculares podem oferecer uma experiência única e são uma maneira divertida e conveniente de se deslocar entre os morros. 

Confira onde fica a cidade de Valparaíso, Chile, no mapa! 

Quando ir a Valparaíso

Valpo é um destino viável de janeiro a janeiro, mas nenhuma temporada é tão movimentada quanto os meses de dezembro a fevereiro.

Valparaíso, Chile, no verão tem temperaturas mais altas, entre 20°C e 30°C, o que lota as praias próximas à cidade. 

Nos meses de outono (março a maio) e na primavera (setembro a novembro), o movimento turístico diminui e a cidade fica mais tranquila

A época menos movimentada é o inverno, de junho a agosto, quando os termômetros ficam entre 8°C e 15°C e a cidade ganha um charme especial. 

As casas coloridas geram um contraste muito bonito com o céu cinzento. 

Em outras palavras, cada estação pode significar experiências bem diferentes no decorrer da sua estadia. O melhor é avaliar suas preferências e sua disponibilidade para fazer a escolha mais acertada.

Onde ficar em Valparaíso, Chile

Ao buscar hotéis em Valparaíso, Chile, você terá algumas regiões distintas que podem ser boas alternativas de estadia.

O centro histórico, conhecido como “El Plan”, é uma região badalada, pois concentra muitas das atrações turísticas da cidade. É ali que estão a Praça Sotomayor, o Paseo Yugoslavo e a Avenida Pedro Montt, por exemplo.

Quem busca uma alternativa mais autêntica pode gostar de ficar no Cerro Alegre ou no Cerro Concepción. Esses dois morros adjacentes oferecem vistas deslumbrantes da cidade e do oceano

Outra saída é o bairro de Cerro Bellavista, onde fica o Museu a Céu Aberto e seu rico acervo de murais e obras de arte. É uma região mais tranquila, de ruas arborizadas e ambiente acolhedor.

Se você prefere ficar na praia, a vizinha Viña del Mar pode ser uma boa escolha. É uma alternativa para desfrutar da tranquilidade da costa e, ao mesmo tempo, estar a uma curta distância de Valpo.

O que fazer em Valparaíso

O que fazer em Valparaíso
Pxhere / CC0

Se você sempre quis visitar uma cidade chilena que oferece uma variedade de atrações, Valpo é o seu lugar!

Por lá, você poderá conhecer cenários como o Museu Naval, a mansão de Neruda La Sebastiana, a Plaza Sotomayor e muito mais!

Vem descobrir o que fazer em Valparaíso, Chile!

Cerro Concepción 

O Cerro Concepción é um dos pontos mais altos da cidade chilena, o que garante vistas deslumbrantes do oceano e da cidade. 

A região é conhecida por suas mansões, e você encontra museus interessantes em muitos desses palacetes. 

A subida exige disposição, mas todo o esforço físico é devidamente recompensado pela beleza da arquitetura e da paisagem. 

O cerro abrigou um forte no período colonial que defendia a cidade e atraiu um grande número de imigrantes alemães e ingleses a partir do século XIX.

O resultado é um ambiente urbano marcado por elegantes casarões e jardins floridos, com atmosfera europeia.

La Sebastiana 

Uma das principais atrações de Valparaíso, Chile, La Sebastiana é a casa-museu de Pablo Neruda, um dos principais escritores da história do Chile. 

A residência foi construída em um dos morros da cidade e posteriormente transformada em um museu que preserva a memória e o legado do poeta. 

A construção tem cinco pavimentos e seu acervo inclui uma coleção de obras de arte de Neruda, além de móveis e peças originais. 

Aproveite para conhecer os diferentes cômodos da casa, admirar os objetos pessoais do poeta e aprender mais sobre sua vida e obra. 

Não deixe de visitar o quinto andar, de onde você poderá desfrutar de uma vista esplêndida de grande parte da cidade. 

Ascensores de Valparaíso 

Símbolos locais, os Ascensores de Valparaíso são elevadores que sobem e descem os morros da cidade chilena. 

Valparaíso tem mais de 40 morros íngremes, e muitos deles não são acessíveis pelo transporte público. 

Os ascensores conectam as partes alta e baixa da cidade. São 15 elevadores ainda em operação, de onde é possível curtir belas vistas da cidade, do porto e do Oceano Pacífico. 

O Ascensor Artillería é um dos mais conhecidos, bem pertinho do porto. Não deixe de visitar o local para enriquecer o seu roteiro de viagem!

Isla Robinson Crusoé

A Isla Robinson Crusoé desperta muita curiosidade por estar associada às lendas de piratas e ao personagem Robinson Crusoé. 

A ilha, por si só, é uma beleza, com águas cristalinas e atmosfera sossegada. Por lá, você pode usufruir de diversas atividades, como mergulho, trekking e caiaque. 

Uma oportunidade de vivenciar a atmosfera da famosa história e desfrutar das maravilhas naturais que ela oferece! 

Porto de Valparaíso 

Porto de Valparaíso
Pxhere / CC0

A região onde fica o porto de Valparaíso é considerada o berço da cidade, pois foi ali que Valpo nasceu e se desenvolveu.

O lugar é, até hoje, um dos principais pontos turísticos da cidade. Passear por ele proporciona uma experiência de contato direto com a principal atividade econômica local, a pesca e a exportação. 

No local, é possível observar os navios de guerra atracados, apreciar a vista da baía e até aproveitar passeios de barco pelo Circuito Muelle Prat.

Aproveite para caminhar pelo cais, onde marinheiros oferecem passeios em suas embarcações multicoloridas, com nomes curiosos. 

Além disso, o porto abriga uma feira de artesanato e artigos locais, onde é possível encontrar lembranças e produtos típicos da região. 

Paseo 21 de Mayo 

O Paseo 21 de Mayo é uma varanda natural a mais de 150 metros de altura, na colina Artilleria. 

O mirante natural oferece vista panorâmica da cidade, sendo um dos melhores pontos para apreciar o porto e as colinas. 

O espaço é bastante agradável, com grandes árvores e assentos para que os visitantes possam desfrutar da vista. 

Praça Sotomayor 

A Praça Sotomayor é uma importante praça central carregada de história. 

Inaugurada em 1886, a praça é um importante sítio arqueológico e abriga atrações como o Monumento a los Héroes de Iquique. A construção homenageia os marinheiros chilenos que perderam suas vidas na Guerra do Pacífico. 

A praça também é o endereço do edifício-sede da Marinha chilena. A construção tem arquitetura neoclássica e elementos artísticos muito bonitos. 

Que tal aproveitar o passeio para tirar muitas fotos de um recanto histórico incrível?

Walking Tour 

O Walking Tour é uma excelente maneira de explorar Valparaíso, Chile. Os visitantes têm a oportunidade de vivenciar os contrastes e descobrir o significado dos grafites, dos cerros e do porto para o Chile. 

O tour, que dura cerca de 3 horas, é conduzido por guias experientes, que mesclam informações históricas e culturais com dicas sobre lugares para visitar. 

O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora, permitindo que os turistas compreendam melhor Valpo e sua rica herança. 

Praias de Valparaíso, Chile 

Embora a cidade seja conhecida principalmente por sua história e cultura, a região também oferece praias. A cidade de Viña del Mar, possui mais praias do que a de Valparaíso, porêm as de Valparaíso possuem características únicas, que as tornam atraentes. 

A Las Torpederas, por exemplo, tem águas cristalinas e mar calmo. As praias possuem uma faixa de areia não muito extensa. O local fica especialmente movimentado no verão devido ao fácil acesso e à boa infraestrutura. 

A Playa San Mateo também tem tamanho modesto, mas surpreende com a boa estrutura para os banhistas, incluindo chuveiros, salva-vidas, cabines e quiosques. O local tem uma piscina com água do mar, recomendada para famílias com crianças. 

A Playa Las Docas, 20 km ao sul de Valpo, faz parte de uma reserva ecológica e é muito bonita, apesar de não ser recomendada para banho pelo mar bravo. 

Pertinho de Viña del Mar, a Playa Caleta Portales é a maior em extensão, com uma longa faixa de areia e diversas atrações, como restaurantes e brinquedos infláveis. 

Devido à proximidade com Viña del Mar, aliás, você também pode incluir as praias da cidade vizinha em seu roteiro. Muitas delas estão a menos de 50 minutos de carro de Valpo.

Paseo Gervasoni 

Paseo Gervasoni
Pxhere / CC0

O Paseo Gervasoni, localizado no Cerro Concepción, é uma avenida arborizada cercada por uma forte influência histórica. 

As ruas de pedra irresistíveis para caminhar levam a um dos mirantes mais populares da cidade, que oferece vistas do porto e do. 

É um lugar perfeito para aproveitar a paisagem e contemplar a beleza da cidade.

Onde comer em Valparaíso, Chile

Os restaurantes em Valparaíso, Chile, podem te proporcionar experiências gastronômicas incríveis, capazes de agradar aos paladares mais exigentes. 

Você encontra excelentes restaurantes na região histórica de Cerro Concepción, especialmente na rua Paseo Dimalow

Outro ponto gastronômico imperdível é o bairro de Cerro Alegre. Com suas ruas coloridas e charmosas, a região é um paraíso para os amantes da culinária. 

Alguns estabelecimentos oferecem pratos típicos da região, como frutos do mar frescos e empanadas. 

A região do cais de Valparaíso também é uma ótima pedida. Ao longo do cais, há diversos restaurantes especializados em pescados e frutos do mar. Muitos desses estabelecimentos oferecem vistas do porto e do oceano. 

Para os que buscam uma experiência cheia de autenticidade, o Mercado Cardonal é uma parada obrigatória. Localizado próximo ao porto, o mercado é conhecido por seus produtos frescos. 

Você pode comprar ingredientes para preparar sua própria refeição ou experimentar pratos nos restaurantes e barracas do local. 

Se estiver disposto a se deslocar um pouco mais, a vizinha Viña del Mar também pode ser um lugar perfeito para desfrutar de boa gastronomia.

Cidades próximas a Valparaíso, Chile, para conhecer

Valparaíso, Chile, é uma base estratégica para quem deseja fazer passeios bate-volta para explorar as maravilhas da região. 

Além da já mencionada Viña del Mar, você pode explorar o Vale de Casablanca. A região vinícola é mundialmente conhecida por seus vinhos de altíssima qualidade. 

É possível fazer um tour pelas vinícolas, aprender sobre o processo de produção de vinho e, é claro, degustar os vinhos locais. 

Para quem gosta de passar tempo na natureza, outro bate-volta interessante é o Parque Nacional La Campana, a 1 hora de carro. A reserva abriga trilhas, vistas panorâmicas e uma rica biodiversidade. 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!