Ir para o site

×

×

Valência, Espanha: roteiro completo para sua viagem!

Viaje para Valência, Espanha, com um roteiro completo: veja as atrações turísticas que precisa visitar em sua viagem à Cidade das Artes e das Ciências.

Muito mais que a terra da paella, Valência, Espanha, é um destino versátil, que oferece atrações e atividades aos mais diferentes tipos de viajantes.

Famosa por seus museus de arte, a cidade é uma das mais antigas e, paradoxalmente, uma das mais modernas do país, com uma história milenar e infraestrutura de primeiro mundo, com tudo que você pode viajar durante sua estadia.

E não é só isso: o destino também fica em pleno Mediterrâneo e tem um litoral belíssimo, com 25 km de praias bem-cuidadas.

Quer conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos da Espanha? Então confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!

Como chegar na cidade de Valência?

como-chegar-a-valencia-espanha
Fonte: Pexels

Terceira metrópole mais populosa da Espanha, com quase 800 mil habitantes, a cidade de Valência fica na costa leste do país, no extremo da comunidade autônoma de mesmo nome.

O destino fica praticamente equidistante das maiores cidades espanholas, Madrid e Barcelona, ambas a cerca de 350 km de distância. 

A cidade também oferece fácil acesso a outros destinos famosos, como Ibiza (160 km), Palma de Mallorca (270 km) e Saragoça (300 km).

Vem descobrir como chegar até lá!

A partir do Brasil

O principal acesso para viajantes que saem do Brasil é o Aeroporto de Valência, também conhecido como Aeroporto de Manises.

No entanto, não existem voos diretos a partir do Brasil, e você vai precisar encarar ao menos uma conexão (geralmente em Lisboa ou Madrid) para chegar ao seu destino final.

Para percorrer a distância de 8 km até o centro da cidade, você pode pegar um metrô (a viagem dura apenas 25 minutos), táxi, Uber ou até ônibus (a linha 150 e o ônibus executivo Aerobus fazem trajetos até o centro).

De outras cidades da Espanha

Depois de descobrir em que região da Espanha fica Valência fica ainda mais claro que a cidade é uma ótima opção de parada em roteiros mais extensos pelo país, pois está a uma distância estratégica dos destinos mais famosos do país.

Quem sai de Madrid ou Barcelona, por exemplo, faz a viagem em menos de 2 horas em um dos trens de alta velocidade que conectam as metrópoles espanholas.

Vale lembrar que a cidade abriga um dos aeroportos mais movimentados do país e que as rodovias V21, VC500 e outras estradas da costa leste da Espanha também levam a Valência!

Valência: mapa

Quem vai visitar uma das maiores cidades da Península Ibérica não pode bobear: o ideal é conhecer antecipadamente onde ficam as atrações mais imperdíveis para planejar seus deslocamentos e até escolher onde ficar.

Para te ajudar, destacamos onde fica Valência no mapa da Espanha, veja só!

Qual a melhor época para visitar Valência?

A escolha da melhor época para visitar a cidade espanhola pode variar de acordo com as preferências e os interesses de cada viajante. 

A cidade tem um clima mediterrâneo, o que significa verões quentes e secos, e invernos suaves e úmidos. 

Nesse sentido, as estações mais agradáveis são a primavera e o outono, com temperaturas amenas e dias ensolarados, enquanto o verão pode ser quente demais e o inverno pode ser chuvoso e frio. 

Considerando-se esses fatores, a melhor época para visitar pode ser entre março e junho ou entre setembro e novembro.

Se você está viajando para conhecer os famosos festivais e eventos culturais da cidade, fique atento às datas.

A Festa de Las Fallas acontece em março, a Feira de Julho, como o nome indica, ocorre em julho e a Regata da Copa do Rei em outubro. 

Onde se hospedar em Valência, Espanha?

Decidir onde se hospedar em Valência, Espanha, não é complicado. A cidade tem muitos bairros interessantes para se hospedar, cada um com sua própria personalidade e estilo. 

A Ciutat Vella (Cidade Velha) é o centro histórico, de onde você terá fácil acesso a muitos pontos turísticos, como a Catedral de Valência e o Mercado Central, bem como muitos restaurantes, bares e lojas.

Se prefere ficar em uma região mais boêmia, pode ser interessante ficar em El Carmen, uma região colorida e cheia de lojas de artesanato, bares de tapas e galerias de arte, movimentado especialmente à noite.

A cena de arte urbana, por sua vez, é o destaque em Ruzafa, um reduto sofisticado, de muitos bares e restaurantes modernos, além de lojas de design e boutiques independentes.

A região de Eixample atrai quem gosta de áreas mais residenciais e tranquilas, com muitas opções de transporte público e fácil acesso a outras partes da cidade.

Caso a sua intenção, porém, seja ficar perto da praia, pode escolher um dos hotéis da Praia de la Malvarrosa: o bairro turístico reúne muitas opções de hospedagem, restaurantes e bares. 

O que fazer em Valência na Espanha?

Um dos melhores destinos da Europa, a cidade oferece inúmeros atrativos a seus visitantes, faça chuva ou faça sol.

Confira o que fazer em Valência, Espanha! 

O que fazer em Valência à noite?

valencia espanha a noite
Fonte: Pxhere

Valência, Espanha, é uma cidade movimentada e cheia de vida, capaz de oferecer aos seus visitantes inúmeras alternativas para o entretenimento noturno. 

Você pode, por exemplo, explorar o centro histórico depois do pôr do sol. A região é deslumbrante à noite e suas ruelas estreitas de pedra são especialmente iluminadas por luzes suaves. 

Um roteiro noturno pelo centro pode incluir uma volta pela Plaza del Ayuntamiento, uma visita à Catedral de Valência e um passeio pelas vielas estreitas do bairro El Carmen.

Além disso, você pode aproveitar a noite para degustar pratos em um restaurante tipicamente espanhol, explorando os ricos sabores que tornaram Valência famosa por sua culinária.

Quer um passeio mais cultural? Vale a pena se programar para assistir a um show de flamenco em um dos muitos tablados espalhados pela cidade.

Se você gostou das praias valencianas durante o dia, pode ser legal apreciar coquetéis em um bar de praia à noite: em La Malvarrosa existem inúmeros bares e clubes, onde você poderá dançar e aproveitar um coquetel enquanto admira o mar.

Caso você esteja viajando no verão, dê um pulinho ao Jardín del Turia para assistir a um filme ao ar livre.

E não é só isso! Você pode até visitar a Cidade das Artes e das Ciências, que fica ainda mais bonito à noite, quando suas estruturas são iluminadas por luzes coloridas. 

Valência, Espanha: o que visitar em um dia de chuva?

Mesmo em um dia chuvoso em Valência, há muitas coisas interessantes para fazer na cidade. 

Uma boa dica é aproveitar o clima aconchegante para explorar o Mercado Central, um dos maiores da Europa, cheio de bancas de comida, bebidas e lembrancinhas para deixar sua viagem ainda mais especial.

Você também estará protegido da chuva na Cidade das Artes e das Ciências, complexo arquitetônico que abriga o Museu das Ciências, o Hemisfèric e o Oceanogràfic, onde você encontrará exposições sobre ciência, tecnologia e vida marinha.

Gosta de arte? Visite o Museu de Belas Artes de Valência, cujo acervo é formado por uma impressionante coleção de arte espanhola e europeia, incluindo obras de mestres como El Greco, Velázquez e Goya.

Se você prefere mesmo é curtir o clima enquanto mata a fome, explore a culinária local. A Cidade das Artes e das Ciências é a casa de muitos restaurantes e bares que oferecem uma variedade de pratos deliciosos, desde a paella até a horchata. 

Turismo em Valência, Espanha, para crianças

valencia espanha para crianças
Fonte: Pexels

Não pense que apenas os adultos vão se divertir em uma visita a Valência, Espanha. A cidade é um destino repleto de opções de entretenimento para crianças. 

A já mencionada Cidade das Artes e das Ciências, por exemplo, oferece muitas atividades divertidas para crianças: o Hemisfèric exibe filmes em tela gigante, o Museu das Ciências apresenta exposições interativas e o Oceanogràfic é o maior aquário da Europa.

As crianças também se encantam com o Bioparc, um zoológico conhecido por seu design inovador, que recria habitats naturais para animais como leões, gorilas, rinocerontes e muitos outros.

E que tal levar os pequenos para tomar um banho de mar? As praias de Valência são perfeitas para famílias com crianças, especialmente a Praia de Las Arenas e a Praia de La Malvarrosa.

Vale a pena também planejar uma visita ao Parque Gulliver, que conta a história de Gulliver e guarda uma estátua gigante do personagem rodeada por escorregadores, escadas e outros brinquedos. 

Para passar tempo ao ar livre de qualidade, não deixe de conhecer o Jardín del Turia, um dos maiores parques da Europa, com muitas áreas de lazer, um parque infantil e pistas de corrida e ciclismo. 

Por fim, pode ser interessante visitar o Museu de História de Valência com a família para conhecer a história da cidade de uma forma divertida e acessível para crianças. 

O que fazer na cidade de Valência de graça?

o que fazer em valencia espanha de graça
Fonte: Pexels

Valência é uma cidade dinâmica, que oferece aos visitantes muitas opções de lazer e turismo de baixo custo. 

Embora algumas atividades e exposições da Cidade das Artes e das Ciências sejam pagas, os belos edifícios do complexo arquitetônico podem ser explorados gratuitamente: que tal aproveitar para tirar muitas fotos e apreciar as paisagens?

O Jardín del Turia, parque que atravessa a cidade, também oferece muitas atividades gratuitas, como pistas de caminhada, ciclovias, espaços para piqueniques, entre outros.

E não é só isso: as praias urbanas de Valência, como Las Arenas e La Malvarrosa, são de acesso gratuito e podem ser uma excelente opção de passeio em um dia de sol.

Você também pode viver uma experiência cultural gratuita no Mercado Central ou no centro histórico, recortado por ruas pitorescas, prédios históricos e arquitetura medieval. 

Como é morar em Valência, Espanha?

como é morar em valência espanha
Fonte: Pexels

Morar na cidade mediterrânea da Espanha pode ser uma experiência muito agradável. A cidade tem clima ameno, belas praias, arquitetura primorosa, gastronomia apreciada em diversos cantos do globo e uma vibrante vida cultural. 

No entanto, como em qualquer grande cidade, existem alguns desafios. O tráfego pode ser um problema, especialmente nos horários de pico, e pode haver barulho em algumas áreas da cidade. 

Mesmo assim, Valência é uma das melhores cidades para viver na Espanha, com destaque para o sistema de transporte público abrangente e acessível, que torna fácil se locomover pela cidade.

Depois de descobrir quanto custa morar em Valência, na Espanha, você vai ter mais um motivo para considerar se mudar para a cidade: o custo de vida local é geralmente mais baixo do que em outras cidades espanholas, sobretudo Madrid e Barcelona.

Onde comer em Valência, Espanha

Valência, Espanha, é amplamente conhecida por sua excelente gastronomia, com uma vasta seleção de restaurantes e bares de tapas espalhados pela cidade. 

No centro histórico, Ciutat Vella, há uma grande variedade de opções tradicionais, incluindo restaurantes, bares de tapas e mercados de comida. 

Na região de El Carmen, os destaques são bares e restaurantes descontraídos, perfeitos para tomar uma cerveja e petiscar, bem como estabelecimentos mais sofisticados com menus de degustação.

Para aqueles que buscam opções de cozinha internacional, o bairro de Ruzafa é uma excelente escolha, enquanto a Cidade das Artes e das Ciências é perfeita para encontrar restaurantes especializados em culinária mediterrânea moderna e menus criativos.

Os amantes de frutos do mar não devem perder a oportunidade de visitar a praia de La Malvarrosa, onde é possível desfrutar de deliciosos pratos de frutos do mar enquanto se admira a vista da praia.

Outras cidades da Espanha próximas a Valência

Localizada na costa leste do país, Valência, Espanha, é cercada por muitas cidades encantadoras e lugares interessantes que podem ser visitados em um bate-volta. 

A região de Albufera é uma das mais procuradas para visitas rápidas: o lago de água doce fica a apenas 10 km ao sul de Valência, com muitas opções de passeios de barco e trilhas.

A 25 km, por sua vez, fica a cidade de Sagunto, dona de uma história rica, com muitas ruínas romanas e medievais, como o Castelo de Sagunto.

Se você gosta de destinos históricos, pode curtir a visita a Xàtiva, a 60 km de Valência, conhecida por sua impressionante fortaleza medieval, o Castelo de Xàtiva e seu bairro antigo muito bem-preservado.

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!