Ir para o site

×

×

Seul: tudo sobre a capital da Coreia do Sul!

Seul é uma metrópole sul-coreana que mistura tradições antigas com tecnologia avançada em meio a atrações imperdíveis! Saiba o que fazer por lá!

Localizada às margens das caudalosas águas do Rio Han, Seul é uma das metrópoles mais cosmopolitas do mundo e brilha como a capital da Coreia do Sul. 

Com mais de 2.000 anos de história, a cidade oferece uma mistura irresistível de tradição e modernidade. 

Desde seu passado como uma pequena cidade fortificada até se tornar um dos principais centros econômicos do mundo, a cidade não perdeu sua identidade única, que cativa viajantes do mundo inteiro. 

Que tal embarcar em uma jornada pelos encantos desta metrópole apaixonante? Vem conferir as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!

Como chegar a Seul?

Como chegar a Seul?
Pxhere / CC0

A cidade de Seul fica no noroeste da Coreia do Sul, em uma região central na Península da Coreia. 

A metrópole com mais de 10 milhões de habitantes (chegando a 25 milhões na região metropolitana) é cercada por montanhas e colinas que oferecem um cenário espetacular. 

O destino fica 200 km ao sul da fronteira com a Coreia do Norte, 325 km de Busan, 240 km de Daegu e apenas 30 km de Incheon, a terceira maior cidade do país. 

Descubra como chegar à capital da Coreia do Sul!

A partir do Brasil

A proximidade de Seul, Coreia do Sul, em relação a Incheon é vantajosa, pois o Aeroporto Internacional de Incheon, um dos aeroportos mais movimentados do mundo, é a principal porta de entrada para visitantes internacionais, incluindo brasileiros.

Embora não haja oferta de voos diretos do Brasil até a cidade, várias companhias aéreas oferecem voos com escalas a partir de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. 

Uma vez no Aeroporto Internacional de Incheon, os visitantes têm várias opções para chegar ao centro da capital do país, como o trem expresso Airport Railroad Express (AREX), que faz o trajeto em 45 minutos até o coração da cidade. 

Se você prefere mais comodidade e não se importa em pagar um pouco mais por isso, pode optar pelos táxis, prontamente disponíveis no aeroporto.

De outros países

Para chegar à cidade vindo de outros países, a opção mais rápida é viajar de avião para o Aeroporto Internacional de Incheon. 

Há, inclusive, várias companhias aéreas que oferecem voos diretos a preços acessíveis a partir de países asiáticos, como Japão, China e Taiwan. 

Depois de chegar ao aeroporto, você pode seguir as dicas mencionadas anteriormente para se locomover pela cidade.

Está viajando pela Coreia? Vale lembrar que a eficiente rede ferroviária do país asiático facilita, e muito, o turismo na Coreia do Sul. É fácil se deslocar de trem entre os principais destinos do país, especialmente rumo à capital e maior cidade.

Seul: mapa

A capital sul-coreana é tão grande que demanda algum tempo para ser totalmente explorada: são diversas regiões incríveis, que são como mini cidades dentro da metrópole.

Cada região tem sua própria personalidade, encantos e atrações únicas: o distrito de Jongno é repleto de marcos antigos e palácios e ruas pitorescas, Gangnam é conhecido por seu estilo de vida luxuoso, e por aí vai. 

Para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem, destacamos Seul, Coreia do Sul, no mapa!

Quais documentos levar para a Coreia do Sul?

Para viajar para a Coreia do Sul, você precisará ter os documentos adequados em mãos, como o passaporte, que deve estar válido por pelo menos seis meses a partir da data de chegada prevista. 

O Brasil tem um acordo de isenção de visto com a Coreia do Sul para viagens com duração máxima de 90 dias, mas se a sua estadia for mais extensa você precisará providenciar o visto adequado.

Você também deve ter em mãos o bilhete aéreo de ida e volta ou comprovante de reserva, reservas de hospedagem, comprovantes de condições financeiras de arcar com seus gastos no país, entre outros documentos.

Vale ressaltar que o seguro viagem Coreia do Sul não é obrigatório, mas ainda é extremamente indicado para garantir a sua tranquilidade no país.

Moeda da Coreia do Sul: dicas para o câmbio no país

Ao viajar para a Coreia do Sul, algumas dicas sobre câmbio podem facilitar suas transações financeiras. 

A moeda oficial do país é o won sul-coreano (KRW), e é amplamente utilizado em todo o país. 

Para obter a moeda, o caminho mais fácil é em uma das casas de câmbio da Coreia do Sul, geralmente localizadas em áreas turísticas, aeroportos e grandes centros comerciais. 

Não deixe de comparar as taxas de câmbio oferecidas em diferentes casas de câmbio para encontrar a melhor taxa de conversão possível. 

Além das casas de câmbio, você também pode retirar won em caixas eletrônicos (ATMs) locais, que aceitam a maioria dos cartões de crédito e débito internacionais, mas informe-se sobre quaisquer taxas ou restrições de uso. 

A maioria dos estabelecimentos na Coreia do Sul aceita cartões internacionais como forma de pagamento, mas tenha em mente que em estabelecimentos menores ou tradicionais, o pagamento em dinheiro pode ser preferido. 

Em outras palavras, é aconselhável ter sempre uma quantia razoável de dinheiro em espécie, especialmente para pequenas despesas ou para uso em áreas menos turísticas. 

Qual a melhor época para visitar Seul?

Seul tem clima bem diferente nas quatro estações, o que garante a oportunidade de viver diferentes experiências ao longo do ano. 

A primavera, que ocorre entre março e maio, é considerada uma das melhores épocas para visitar a cidade, pois a capital sul-coreana ganha vida com belas cerejeiras em flor por todos os cantos. 

Na estação das flores, as temperaturas são amenas, entre 10°C e 20°C, e o clima fica agradável para passeios ao ar livre e visitas aos parques e palácios históricos. 

O verão, que vai de junho a agosto, por sua vez, é uma estação menos confortável para passeios, pois pode ser quente e úmido, com termômetros acima de 30°C e chuvas ocasionais. 

As temperaturas começam a cair no outono, de setembro a novembro, quando as árvores exibem cores deslumbrantes, especialmente em parques como o Parque Nacional de Namsan e o Jardim Nacional de Gyeongbokgung. 

O inverno, de dezembro a fevereiro, é a melhor época para curtir a cidade coberta pela neve, sobretudo em janeiro e fevereiro: a cidade ganha vida com festivais de iluminação de Natal e patinação no gelo.

Onde se hospedar na capital da Coreia do Sul?

Onde se hospedar na capital da Coreia do Sul?
Philstay Ehwa Boutique

A capital da Coreia do Sul é imensa e cheia de regiões interessantes para a sua estadia. Muitas vezes, é recomendado até dividir a sua hospedagem em dois pontos diferentes da cidade para viver uma experiência ainda mais completa.

Jongno, no coração da cidade, é considerada a melhor região para estadia, pois oferece fácil acesso a muitas atrações históricas e culturais, como o Palácio Gyeongbokgung e o Mercado de Insadong. 

Além disso, Jongno também é conhecida por sua atmosfera animada, com uma ampla seleção de restaurantes, bares e lojas. 

Gangnam, por sua vez, é um bairro moderno e sofisticado, famoso por sua vida noturna, bem como seus centros comerciais de luxo, como o COEX Mall, e a famosa rua de compras de Apgujeong. 

Hongdae, perto da Universidade Hongik, é popular entre os jovens e artistas por sua atmosfera jovial e criativa, além das diversas atrações noturnas, com muitos bares, clubes e apresentações de música ao vivo. 

Há também bons hotéis em Dongdaemun, Myeongdong e em diversos outros distritos da cidade. Que tal passar uns dias em um bairro e outros dias em uma região diferente para viver o lado mais autêntico da cidade? 

O que fazer em Seul

Algumas experiências são simplesmente essenciais em qualquer roteiro pela capital da Coreia do Sul, como os suntuosos palácios históricos da cidade, como o Gyeongbokgung, que te ajudarão a mergulhar na rica história do país. 

Você também poderá gostar de explorar a animada área de Myeongdong, conhecida por suas lojas, restaurantes e barracas de comida de rua, e de subir à Torre N (ou CJ Seoul Tower) para ver a cidade do alto.

E que tal viver uma experiência espiritual no Templo Jogyesa, ir às compras em Dongdaemun e Namdaemun, curtir a autenticidade do Mercado de Noryangjin e desfrutar de um tradicional banho público coreano?

Vem conferir o que fazer em Seul! 

O que fazer em Seul à noite?

A capital da Coreia do Sul nunca dorme e você certamente não terá dificuldades em encontrar o que fazer por lá à noite inteira.

Muitos viajantes curtem a animada vida noturna local em bairros como Hongdae, Gangnam e Itaewon, conhecidos por seus bares, clubes e karaokês, onde você pode dançar, socializar e se divertir até altas horas. 

A noite também pode ser ideal para explorar a deliciosa culinária noturna da cidade, que abriga muitos restaurantes que permanecem abertos até tarde: aproveite para experimentar pratos tradicionais coreanos!

Os bairros de Myeongdong e Insadong são excelentes áreas para encontrar restaurantes e barracas de comida de rua abertas à noite e viver uma experiência autêntica.

Também pode ser interessante aproveitar a noite para conhecer um jjimjilbang, um tradicional banho público coreano: esses estabelecimentos ficam abertos 24 horas e oferecem banhos relaxantes, saunas e até serviços de massagem. 

Vale lembrar que a cidade é famosa por sua beleza noturna, com muitos monumentos e edifícios icônicos especialmente iluminados após o pôr do sol, como a Torre N

Para uma experiência mais romântica, nada melhor que caminhar pela orla do Rio Han e desfrutar das vistas panorâmicas da cidade refletidas na água. 

O que fazer em Seul com chuva?

A cidade de Seul não para nem quando está chovendo: há muito o que fazer por lá mesmo quando o tempo não ajuda, e você não precisará ficar preso no quarto de hotel enquanto espera o sol voltar.

Uma excelente sugestão é aproveitar o clima para explorar os museus da cidade, como o Museu Nacional da Coreia, o Museu do Palácio Nacional, o Seoul Museum of Art, o Daelim Museum e muitos outros.

A cidade também é conhecida por suas opções de compras, como shoppings robustos que contam com áreas de entretenimento, cinemas e parques temáticos indoor. 

A chuva também não deve te atrapalhar a desfrutar dos banhos públicos coreanos, jjimjilbangs, que oferecem saunas, piscinas e salas de relaxamento para descontrair enquanto espera a chuva passar. 

Por último, mas não menos importante, não deixe de montar um itinerário pelos templos da capital sul-coreana

Lugares como o Templo de Bongeunsa, o Templo de Bongwonsa, o Templo Cheonchuksa, o Templo de Hwagyesa e o Templo Jogyesa são simplesmente imperdíveis para conhecer mais sobre a cultura e história do país!

O que fazer em Seul com crianças?

A capital da Coreia do Sul não é um destino fantástico apenas para os adultos! As crianças também podem viver experiências divertidas e memoráveis na cidade. 

Uma das principais atrações é o Parque Temático Lotte World, considerado a Disney Coreana e um dos maiores parques de diversões indoor do mundo. No local, os pequenos podem se divertir em montanhas-russas, carrosséis, shows e muito mais. 

Inclusive, não faltam parques temáticos na cidade, como o Everland, um imenso parque ao ar livre na região metropolitana da capital do país asiático. 

Se você está em busca de atividades educativas, o Museu Nacional da Coreia oferece uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a história e a cultura do país por meio de exposições interativas e atividades para todas as idades. 

Seu itinerário educativo também pode incluir o Museu de Ilusões e o Museu Trick Eye, onde as crianças podem se envolver em experiências divertidas e criativas. 

Para passar tempo de qualidade ao ar livre, vale a pena visitar o Parque Hangang, que se estende ao longo do rio Han e oferece espaços para andar de bicicleta, fazer piquenique, andar de patins e brincar em playgrounds. 

Caso você esteja visitando a cidade no inverno, aproveite para levar a família para uma patinação no gelo, em uma das pistas espalhadas por toda a cidade, incluindo no Parque Olímpico. 

O que fazer em Seul de graça?

Você não precisa comprometer todo o seu orçamento ao visitar Seul, Coreia do Sul. A cidade tem várias atrações gratuitas para que você possa curtir sem gastar muito dinheiro. 

Para começar, os muitos parques da cidade têm entrada gratuita e muito a oferecer, como o Parque Hangang, onde você pode desfrutar de belas paisagens, fazer caminhadas, andar de bicicleta e fazer piqueniques. 

Você também não vai gastar muito para visitar os palácios reais da cidade, como o Palácio Gyeongbokgung e o Palácio Changdeokgung, que cobram taxa para as áreas internas, mas não cobram nada para a visita aos jardins.

Outra sugestão interessante é explorar os bairros históricos, como a aldeia hanok de Bukchon e Insadong, que permitem que você tenha uma visão autêntica da cultura coreana. 

Muitos dos museus locais também têm entrada gratuita, como o Museu Nacional da Coreia, o Museu de Arte e o Museu de Arte Contemporânea. 

E o que você acha de conhecer os mercados de rua? O Mercado de Namdaemun e o Mercado de Gwangjang têm corredores animados, bons restaurantes e oferecem até mesmo algumas degustações gratuitas. 

E não é só isso! Você também pode aproveitar as belas vistas da cidade visitando pontos turísticos gratuitos, como a Ponte Banpo, que oferece um espetáculo de fontes dançantes à noite, ou o mirante do Monte Namsan!

Onde comer na cidade de Seul?

A cena gastronômica de Seul é uma atração à parte e pode ser o jeito ideal de conhecer a fundo a cultura local. 

A região de Myeongdong, por exemplo, é um paraíso para quem deseja comer bem, com uma ampla rede de restaurantes de rua e barracas de comida que servem pratos tradicionais coreanos.

Insadong também é um bairro certeiro para uma boa refeição, com destaque para as tradicionais casas de chá e cafés que oferecem sobremesas deliciosas, como o famoso patbingsu. 

Hongdae é indicado para quem gosta de restaurantes temáticos, enquanto Gangnam reúne os estabelecimentos mais luxuosos da cidade. 

Se você gosta de frutos do mar frescos, não deixe de conhecer o mercado de Noryangjin, uma das maiores atrações gastronômicas da cidade.

Como é viver em Seul?

A capital da Coreia do Sul é uma das melhores cidades para viver no mundo, onde o antigo e o novo coexistem harmoniosamente. 

A cidade tem uma cena cultural diversificada e infraestrutura de transporte altamente desenvolvida, o que torna a locomoção fácil e conveniente, incluindo um sistema de metrô eficiente que abrange toda a cidade. 

Os moradores também podem desfrutar de uma variedade de áreas verdes e espaços públicos, onde os moradores podem desfrutar do ar livre, como o Parque Hangang e o Parque Olímpico. 

A cidade também é conhecida por suas universidades de renome e sua infraestrutura tecnológica avançada, com a presença de empresas líderes em tecnologia, como a Samsung e a LG. 

No entanto, é importante observar que, como em qualquer grande cidade, há desafios associados à vida na capital sul-coreana.

O ritmo acelerado da vida urbana, o trânsito intenso e o custo de vida podem ser considerados como alguns aspectos menos favoráveis para viver por lá.

É caro morar em Seul?

O custo de vida na cidade de Seul é considerado alto em comparação a outras grandes cidades do mundo, especialmente por conta dos altíssimos custos de habitação. 

Os preços dos aluguéis de apartamentos ou casas podem ser bastante elevados, especialmente em áreas centrais, assim como a alimentação: comer em restaurantes pode ser caro, principalmente em locais turísticos. 

Em contrapartida, os gastos com transporte são relativamente acessíveis. O sistema de transporte público, incluindo metrô, ônibus e táxis, é eficiente e tem tarifas razoáveis. 

Que língua se fala em Seul?

O idioma oficial e predominante falado em toda a Coreia do Sul é o coreano

No entanto, devido à globalização e ao aumento do turismo, muitos moradores da capital, especialmente os mais jovens e aqueles que trabalham no setor de serviços, têm algum nível de proficiência em inglês. 

Especialmente nas áreas turísticas, é possível encontrar pessoas que falam inglês o suficiente para se comunicar e fornecer informações básicas. 

O que visitar perto da capital da Coreia do Sul?

Seul fica próxima a várias atrações que valem a pena explorar, como a agitada cidade de Incheon, conhecida por sua arquitetura moderna e por abrigar um dos aeroportos mais movimentados do mundo. 

Você também estará perto de Suwon, famosa por suas muralhas históricas e o impressionante Forte de Hwaseong, e de Gyeongju, conhecida como “o museu ao ar livre da Coreia”.

Explorar os arredores da cidade é uma ótima maneira de conhecer mais sobre a Coreia do Sul e desfrutar de paisagens deslumbrantes e locais fascinantes. 


Continue sua leitura!

Tamara Pinho

Tamara Pinho

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!