Ir para o site

×

×

Quebec: melhores coisas para ver e fazer na cidade canadense!

Você conhece o Quebec? Venha descobrir as atrações turísticas mais imperdíveis e as melhores dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia, veja só!

Quebec é uma das cidades mais fascinantes do Canadá, famosa por sua história, cultura vibrante e pelas paisagens naturais deslumbrantes, capazes de tirar o fôlego. 

A metrópole multicultural oferece aos seus visitantes uma experiência turística única e diversificada, seja você um amante da natureza, um aficionado por história ou um fã de gastronomia. 

Fundada em 1608, a cidade é uma das mais antigas da América do Norte, considerada o berço da civilização francesa no continente, o que se reflete em uma arquitetura deslumbrante, fortificações imponentes e uma rica cultura.

O charme europeu impera por todos os lados, e as inegáveis influências francesas estão em sua cultura, língua, gastronomia e tradições. 

A cidade é também um importante destino de inverno, época durante a qual suas ruas e seus edifícios históricos são cobertos pela neve, as temperaturas ficam congelantes e você pode desfrutar de atividades como esqui, patinação no gelo e festivais de inverno.

Neste artigo, você vai descobrir as atrações turísticas mais imperdíveis e dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia, veja só!

Como chegar a Quebec, Canadá?

Como chegar a Quebec, Canadá?
Pxhere / CC0

Quebec City é a capital da província de mesmo nome, no leste do Canadá, na margem norte do rio Saint Lawrence. 

A cidade é a segunda cidade mais populosa da província, atrás apenas de Montreal, situada a 250 km de distância. Outros destinos famosos do país estão mais distantes, como Toronto (800 km) e Vancouver (4.800 km).

Vem descobrir como chegar até lá!

A partir do Brasil

Os viajantes que saem do Brasil com destino a Quebec, Canadá, não têm muitas opções: o único jeito de fazer a viagem é por via aérea, com desembarque no Aeroporto Internacional Jean Lesage (YQB), a cerca de 16 km do centro da cidade. 

Várias companhias aéreas operam voos a partir do Brasil com conexão em cidades como Toronto, Montreal ou Nova York, como Air Canada, American Airlines e Delta Airlines. 

Para sair do Aeroporto Internacional Jean Lesage e chegar ao centro da cidade, você pode pegar um táxi do lado de fora da área de desembarque: o percurso leva 20 minutos e o preço varia entre CAD 35 e CAD 45 (em abril/2023).

Uma opção mais econômica e indicada para quem está sem pressa e com pouca bagagem é o ônibus da linha 78 da RTC , que faz a conexão do aeroporto ao centro da cidade. 

A parada de ônibus fica em frente à área de desembarque do terminal principal e a viagem sai a CAD 3,50 por pessoa.

De outras cidades do Canadá

A viagem até a cidade de Quebec pode ser ainda mais rápida e confortável se você já estiver viajando pelo Canadá ou pelos Estados Unidos.

O Aeroporto Internacional Jean Lesage recebe regularmente voos domésticos ou com origem nos EUA, mas a via aérea não é sua única alternativa.

A VIA Rail Canada, por exemplo, oferece serviços de trem a partir de várias cidades do Canadá, incluindo Montreal, Ottawa e Toronto, em trens confortáveis, que oferecem vistas deslumbrantes e desembarque na estação de trem Gare du Palais, perto do centro.

Por via terrestre, há várias empresas de ônibus, como Greyhound Canada e Orléans Express, que oferecem serviços regulares a partir de outras cidades canadenses, incluindo Montreal e Toronto. 

Se você estiver viajando de carro, há várias rodovias que levam à cidade, incluindo a Autoroute 20, que se conecta a Montreal, e a Autoroute 40, que liga a cidade a outras partes do país. 

Quebec: mapa

Estamos falando de uma das cidades mais charmosas e históricas do país, que, com seus 540 mil habitantes, é a sétima maior cidade do Canadá.

A Cidade Velha é uma das principais atrações turísticas, com suas ruas de paralelepípedos, arquitetura histórica e pontos turísticos famosos, como o Château Frontenac e a Citadelle. 

Confira onde fica Quebec no mapa!

Quando ir a Quebec?

A melhor época para visitar a cidade de Quebec depende de que tipo de experiência você deseja viver na sua viagem.

No verão, de junho a agosto, o clima é agradável, com temperaturas médias entre 20ºC e 25ºC: é uma ótima época para explorar as ruas charmosas da Cidade Velha, caminhar pelo calçadão do rio Saint Lawrence, desfrutar de festivais de verão e passear pelos parques.

No outono, de setembro a novembro, a paisagem explode em cores pela mudança de folhagem, com as cores vibrantes das folhas das árvores mudando para tons de vermelho, laranja e amarelo. 

É o período ideal para fazer caminhadas, andar de bicicleta, dirigir pelas estradas panorâmicas e desfrutar de uma xícara quente de cidra de maçã.

A cidade se transforma no paraíso dos amantes de esportes de inverno de dezembro a março, com oportunidades para a prática de esqui, snowboard, patinação no gelo e muitos outros esportes. 

A paisagem fica digna de um conto de fadas, com luzes, decorações e eventos sazonais, com temperaturas abaixo de zero. Ou seja, vista-se bem e prepare-se para o frio.

Onde se hospedar na cidade de Quebec?

Quebec é um destino turístico famoso no Canadá e, como consequência, disponibiliza várias opções interessantes de hospedagem a seus visitantes.

Essas alternativas de estadia estão distribuídas por diferentes regiões da cidade, cada uma com sua própria atmosfera e benefícios. 

A região mais indicada para hospedagem é a Cidade Velha, também conhecida como Vieux-Québec, uma área bastante turística e charmosa, perfeita para quem deseja estar perto de atrações, como o Château Frontenac, a Citadelle e a rua Saint-Jean. 

O centro histórico é recheado de hotéis-boutique, pousadas, restaurantes e lojas, sendo indicado especialmente para quem viaja em família e busca comodidade.

Outra região interessante é o bairro Petit Champlain, que também faz parte da Cidade Velha e é famoso por seus edifícios coloridos, boutiques e galerias de arte: excelente escolha para quem busca um ambiente mais tranquilo e charmoso.

A Place Royale, localizada no coração do centro histórico, é um ótimo lugar para se hospedar se você deseja estar próximo das principais atrações da cidade, além de ter fácil acesso ao transporte público.

Há quem prefira, ainda, a Cidade Baixa por suas atrações noturnas. A região abriga muitos bares, restaurantes e lojas, com opções para todos os gostos. 

Quer viver um lado mais contemporâneo da cidade? O bairro Saint-Roch pode ser do seu agrado, também com fácil acesso ao transporte público.

Se você faz questão de uma hospedagem em alto padrão, pode ser interessante escolher uma das alternativas da Cidade Alta, ou Haute-Ville, um bairro mais tranquilo, conhecido por seu ambiente sofisticado e elegante.

O que fazer em Quebec, Canadá

O que fazer em Quebec, Canadá
Pxhere / CC0

Com um centro histórico tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco e atrações para todos os gostos, essa apaixonante cidade canadense pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem.

Confira o que fazer em Quebec City! 

O que fazer em Quebec à noite?

Com mais de meio milhão de habitantes, Quebec é uma cidade versátil, que não reúne apenas atrativos diurnos: há muito o que se fazer por lá após o pôr do sol, desde bares e clubes até shows e espetáculos culturais.

Para quem gosta de música ao vivo, a cidade tem várias opções de bares e casas de shows que oferecem opções de todos os estilos, do jazz ao rock, como o Le Cercle e o Pub St-Patrick, espaços populares entre o público jovem.

Se você está procurando por uma experiência cultural noturna, o Cirque du Soleil é uma excelente opção. A companhia de circo tem sede na cidade e oferece espetáculos incríveis e emocionantes.

Os amantes de história também vão encontrar muito o que fazer na noite quebequense: as muralhas da cidade, por exemplo, ganham iluminação noturna especial, que torna a experiência ainda mais mágica. 

E tem mais! Você pode aproveitar a noite para explorar o lado gastronômico local, em um dos muitos restaurantes de alta qualidade que servem pratos locais deliciosos, como poutine, tourtière e carne de caça. 

O que fazer em Quebec, Canadá, com chuva?

Se o clima em Quebec não favorecer seus passeios ao ar livre, não precisa se preocupar. Embora seja um destino perfeito para quem gosta de atividades a céu aberto, a cidade também reúne muitas opções de atividades para um dia chuvoso. 

Você pode fugir da chuva em um dos muitos museus da cidade, como o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu da Civilização, o Museu de la Place Royale ou o Museu do Forte, aprendendo mais sobre a cidade e a cultura local.

Também pode ser interessante visitar uma cervejaria ou destilaria, como a cervejaria artesanal La Barberie ou a Destilaria Stadacona, onde você poderá desfrutar de tours e degustações de bebidas alcoólicas artesanais. 

E que tal aproveitar o clima chuvoso para ir às compras? Há muitas opções indoor, como o Shopping Center Laurier e a Galeria de la Capitale. 

Se você prefere uma atividade mais educativa, o Aquário de Quebec é o lugar perfeito para o seu dia de chuva. Por lá, você poderá observar diversos animais marinhos, incluindo belugas, morsas e pinguins. 

Quebec: turismo para crianças

Quebec: turismo para crianças
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Se você está planejando uma viagem em família para Quebec, prepare-se para encontrar muitas opções de atividades para crianças. 

O já mencionado Aquário de Quebec é um dos queridinhos dos pequenos, uma vez que as crianças podem aprender sobre a vida marinha enquanto se divertem explorando o local.

A garotada também pode se encantar com o parque aquático Village Vacances Valcartier, um dos maiores da América do Norte, que reúne uma grande variedade de atrações para todas as idades, como piscinas, tobogãs, montanhas-russas aquáticas e muito mais. 

O Museu da Civilização é muito interativo e atrai crianças com exposições interativas e exibições que contam a história da América do Norte, possibilitando que os pequenos explorem o museu de forma lúdica.

E não pense que a Cidade Velha é interessante apenas para os adultos! Com suas escadas de pedra, lojas e construções históricas, o charmoso bairro oferece uma experiência única para as crianças, com direito a vista panorâmica do rio e do Château Frontenac.

Quer mais? O Observatório da Capital é uma torre de 221 metros de altura que oferece uma vista panorâmica de 360 graus da cidade.

O que fazer em Quebec de graça?

Se você não quer abrir mão da economia durante a sua viagem, saiba que a cidade oferece diversas atrações gratuitas que valem a pena conhecer. 

Um passeio pelo histórico Royal Battery, por exemplo, é uma ótima opção gratuita de lazer. O parque histórico está localizado próximo ao Château Frontenac e oferece uma vista incrível do rio St. Lawrence. 

Outra opção é visitar a Basílica de Notre-Dame, uma igreja de estilo barroco localizada no coração da Cidade Velha que oferece visitas guiadas gratuitas em inglês e francês, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre sua história e arquitetura.

Você também não gasta nada para fazer um passeio pelo bairro Petit Champlain, um dos mais antigos e charmosos da cidade, com ruelas estreitas e casas coloridas, ou o Parlamento, que oferece tours gratuitos.

E não é só isso! O Musée des Plaines d’Abraham é simplesmente imperdível para quem quer aprender sobre a história do Canadá. O museu fica a céu aberto em pleno Roya Battery e conta a história de uma das mais importantes batalhas da história do país. 

Onde comer em Quebec

A cidade de Quebec é também um formidável destino gastronômico, que oferece desde restaurantes elegantes até pequenas cafeterias e bistrôs charmosos.

O bairro Petit Champlain, por exemplo, é uma boa pedida para quem deseja experimentar pratos típicos da culinária local, como a tourtière, o fromage de tête e o famoso poutine, além de abrigar muitas lojas de doces, chocolaterias e sorveterias.

O bairro Saint-Roch, por sua vez, é conhecido pela cena gastronômica internacional, com restaurantes que oferecem pratos de diferentes partes do mundo, bem como bares e pubs que oferecem cervejas artesanais.

Há também boas opções gastronômicas na rua Saint-Jean e na região de Vieux-Port, um ótimo lugar para experimentar frutos do mar frescos com vistas deslumbrantes do rio St. Lawrence e do porto.

Vai curtir a noite na Grande Allée? A região também conta com muitos restaurantes famosos, como o La Piazzetta e o Batinse.

É bom morar em Quebec?

É bom morar em Quebec?
Pxhere / CC0

Quebec City é uma cidade cosmopolita com uma rica história e cultura, capaz de oferecer atividades culturais, lazer e entretenimento para os moradores, além de ser uma das mais seguras do Canadá, com baixo índice de criminalidade.

Quem mora na cidade também dispõe de fácil acesso a serviços de saúde de alta qualidade, com um sistema de saúde público que é acessível e de baixo custo para os residentes. 

O destino também oferece uma boa infraestrutura, com várias opções de transporte público, ciclovias e calçadas para pedestres.

Entre os desafios para os moradores está o rigoroso clima, sobretudo durante o inverno, quando as temperaturas ficam abaixo de zero e há muita neve, e o custo de vida pode ser relativamente alto.

Qual o custo de vida em Quebec?

O custo de vida na cidade pode variar conforme o estilo de vida e as necessidades de cada pessoa, mas, via de regra, é considerado um pouco mais alto do que em outras cidades canadenses.

Mesmo assim, o custo ainda é relativamente acessível em comparação com outras cidades do mundo, incluindo destinos canadenses, como Toronto e Vancouver, ou norte-americanos, como Nova York, Los Angeles e Chicago.

Outras cidades próximas a Quebec, Canadá

Quebec, Canadá, tem localização estratégica para quem deseja aproveitar e conhecer outras paisagens do país do norte.

O Parque Nacional da Jacques-Cartier, por exemplo, fica a apenas 30 minutos de carro e oferece trilhas para caminhadas, canoagem, esqui cross-country e muitas outras atividades ao ar livre.

O Montmorency Falls Park fica ainda mais perto, a 15 minutos de carro, e é famoso pelas impressionantes cataratas de Montmorency, bem como trilhas para caminhadas, tirolesa, teleférico e muito mais.

Quem gosta de destinos de turismo religioso pode gostar de Sainte-Anne-de-Beaupré, a 30 minutos de carro, onde fica a Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré, um importante local de peregrinação.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!