Praia do Leme: como chegar, melhor ponto e o que fazer
Saiba o motivo do nome Praia do Leme, se pode tomar banho, época para ir, melhor ponto, o que fazer e se é melhor que Copacabana.
Como um segredo bem-guardado no badalado litoral do Rio de Janeiro, a Praia do Leme é uma grata surpresa para quem prefere uma dose extra de tranquilidade para curtir o dia à beira-mar.
Encravada entre os bairros do Leme e Copacabana, a região é muito mais calma em comparação às praias vizinhas, com uma vista privilegiada do Pão de Açúcar e acesso a pontos históricos como o Forte Duque de Caxias.
Quer mais motivos para incluir o Leme em seus planos? Neste guia, você vai descobrir qual o melhor ponto para aproveitar a praia, o que fazer por lá e muito mais. Vamos lá?
Por que o nome Praia do Leme?
Existem duas teorias por trás do nome Praia do Leme. Há quem diga que a praia recebe esse nome devido a uma formação rochosa que fica em um dos extremos da faixa de areia, a Pedra do Leme. Vista de cima, a pedra possui o formato de leme de uma embarcação, destacando a conexão da praia com o mar.
Contudo, existem pessoas que creditam o nome da praia ao nome do bairro, que, por sua vez, foi batizado em homenagem ao imigrante madeirense Pedro Leme, que chegou ao Brasil no século XVI.
Em qual bairro fica a Praia do Leme?
A praia está situada no bairro do Leme, na Zona Sul carioca, uma das mais charmosas e tranquilas regiões da Cidade Maravilhosa.
De carro, o acesso se dá pela Avenida Atlântica, que percorre toda a orla da cidade, e há algumas opções de estacionamento nas proximidades.
Via transporte público, você pode escolher entre as linhas de ônibus que passam pela região (2335, 472, 473, 483, 492 e 538) ou o metrô, já que a estação Cardeal Arcoverde está localizada a aproximadamente 15 minutos a pé da praia.
Pode tomar banho na Praia do Leme?
O Leme é um dos melhores pontos da orla carioca para banho, registrando boas condições de balneabilidade em comparação com outras praias da Zona Sul.
As águas na região são geralmente calmas, principalmente na área próxima à mureta que circunda a Pedra do Leme, o que torna o local ideal para quem busca um mergulho relaxante.
Para não correr riscos desnecessários, é sempre recomendável verificar a balneabilidade da praia antes de entrar no mar. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) monitora regularmente a qualidade da água e divulga relatórios que indicam se a praia está própria para banho.
Curta a Praia do Leme economizando nas passagens aéreas
Você pode conhecer as praias mais famosas do Brasil e outras atrações incríveis do Rio de Janeiro com uma pitada extra de economia no Vai de Promo.
Você vai encontrar opções das principais companhias aéreas do país, facilitando sua busca por uma viagem que cabe no seu orçamento.
Ideal para quem adora viver novas experiências de maneira completa e acessível!
Qual a melhor época para ir à Praia do Leme?
A melhor época para visitar o Leme e qualquer outra praia carioca depende do seu estilo. Se você gosta de badalação, o verão é mais indicado, enquanto o outono pode ser ideal para desfrutar de uma experiência mais tranquila na região.
Entre dezembro e março, as temperaturas ficam em torno de 30 °C e podem superar essa marca facilmente nos dias mais quentes. As águas do mar também ficam mais quentes e ainda mais agradáveis para um banho agradável.
Por outro lado, o verão é uma estação em que as pancadas de chuva nos finais de tarde são mais comuns e intensas. Nesse sentido, os meses de abril e maio podem ser interessantes para a sua visita, já que têm temperaturas elevadas e menor acúmulo de precipitação.
De qualquer forma, o Leme é uma praia belíssima e recomendada para visita em qualquer época do ano!
Qual o melhor ponto da Praia do Leme?
O melhor ponto da praia é uma questão relativa, pois depende do que o visitante procura em sua experiência no Leme. A região próxima ao Posto 1, no início da faixa de areia, é indicada para os banhistas que preferem mais tranquilidade e sossego. Além disso, é uma região que oferece bons quiosques e uma bela vista do Pão de Açúcar.
Caso você esteja viajando em família, sobretudo com crianças, pode optar pelo final da praia, próximo à Pedra do Leme, onde as águas são mais calmas.
O que fazer na Praia do Leme?
Se você gosta de uma praia democrática e agradável, o Leme é o seu lugar. Com suas águas calmas e paisagens deslumbrantes, a praia é ideal para relaxar, aproveitar os quiosques, admirar a vista do Pão de Açúcar ou explorar as trilhas nas redondezas.
Quer saber mais? Veja o que fazer nessa praia imperdível do Rio de Janeiro!
Aproveitar o dia de sol na praia
Os dias de sol são perfeitos para curtir o mar e a paisagem tipicamente carioca do Leme, com a Pedra do Leme emoldurando o cenário.
A praia tem uma faixa de areia fina que se estende por cerca de 1 quilômetro às margens do mar azul-esverdeado. Aproveite para renovar o bronzeado, relaxar, tomar um banho refrescante no mar, praticar esportes e simplesmente apreciar o entorno.
Visitar o Forte Duque de Caxias
O Forte Duque de Caxias, popularmente chamado de Forte do Leme, é uma oportunidade ímpar de incluir um pouco de cultura e história em seu roteiro pela região.
A antiga fortaleza fica no topo do Morro do Leme e foi construída no período colonial para monitorar e proteger a costa contra possíveis ameaças estrangeiras.
Hoje, além de seu valor histórico, oferece um mirante com uma vista espetacular da Zona Sul carioca. Fica a dica!
Apreciar a vista do mirante do Leme
O Mirante do Leme ostenta uma fama impressionante: é um dos pontos de observação mais bonitos do Rio de Janeiro, fazendo jus ao apelido de Cidade Maravilhosa.
Do alto, você terá uma visão panorâmica que abrange uma vasta extensão do mar e grande parte da orla carioca. O ângulo é ideal para observar a movimentação dos pescadores, que frequentemente estão por lá.
Sem dúvidas, uma oportunidade imperdível de se maravilhar com a beleza do litoral carioca.
Fazer exercícios ao ar livre
Nada melhor do que se exercitar e cuidar da saúde enquanto desfruta de uma das paisagens mais bonitas do Brasil. Não é coincidência, portanto, que tanta gente procure a orla do Leme para fazer exercícios ao ar livre.
Além de ser ideal para mergulhos no mar, a praia é um dos melhores pontos da orla carioca para a prática de esportes como surfe e stand-up paddle, sobretudo pelas águas mais calmas em comparação a outras praias cariocas.
E tem mais: assim como a vizinha Copacabana, o Leme também tem um agradável calçadão para caminhadas e uma ciclovia.
Se deliciar com petiscos e bebidas nos quiosques
Uma atração à parte no Leme é a cena gastronômica. Há uma grande variedade de quiosques na faixa de areia que vão tornar o seu dia de praia ainda mais agradável e confortável.
Esses estabelecimentos oferecem petiscos e bebidas refrescantes para os banhistas. Que tal aproveitar para saborear uma água de coco gelada ou outras delícias?
Assistir ao pôr do sol
Para fugir do movimento intenso do badalado Arpoador ou de outras praias mais disputadas do Rio, você não vai se arrepender de assistir ao pôr do sol na praia, no Forte Duque de Caxias ou no Mirante do Leme.
Especialmente a partir do mirante, você terá uma vista privilegiada do sol se pondo atrás do Forte de Copacabana, tingindo o céu com tons de amarelo, laranja e rosa.
Outro ponto privilegiado para assistir ao poente é a mureta no final da praia, que se conecta ao calçadão.
Qual praia é melhor: Leme ou Copacabana?
Escolher entre as praias de Copacabana ou do Leme depende muito do que você está procurando.
Copacabana é uma das praias mais famosas do mundo, com uma imensa faixa de areia em forma de meia-lua, um calçadão lendário, quiosques modernos e uma infinidade de opções de lazer e gastronomia.
A região de “Copa” é recomendada para os visitantes que gostam de animação e badalação, em meio a uma estrutura completa de serviços.
Por outro lado, o Leme oferece uma experiência mais tranquila e familiar. Embora esteja próxima da agitação de Copacabana, a praia tem uma pegada mais relaxada, com menos turistas e uma sensação de maior privacidade.
A faixa de areia é um pouco mais estreita e o mar tende a ser mais calmo, atraindo famílias com crianças e pessoas que preferem um ambiente mais acolhedor.
Ou seja, se você prefere uma praia mais movimentada e cheia de opções, Copacabana é a escolha certa, enquanto o Leme é perfeito para quem busca um lugar mais tranquilo para relaxar.
Sol, mar e economia no Rio de Janeiro é só com o Vai de Promo!
Se você está pensando em explorar a beleza da Praia do Leme e outros destinos incríveis pelo Brasil e pelo mundo, o Vai de Promo pode te ajudar a garantir uma viagem econômica e sem complicações.
Descubra que é possível viajar pelos destinos dos seus sonhos sem abrir mão da economia. Vai de Promo!
Continue sua leitura!
- 17 melhores lugares para viajar em janeiro: Brasil e exterior
- Destinos para o final de ano: qual o melhor para a sua viagem?
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis