30 pontos turísticos do Brasil: atrações de todas as regiões
Conheça os pontos turísticos do Brasil nas cinco regiões do país. Descubra a beleza de cada lugar e qual é o mais visitado por turistas.
Viajar pelo Brasil é uma oportunidade de viver uma experiência de imersão em meio a uma variedade surpreendente de paisagens, culturas e experiências. Afinal, o país tem dimensões continentais e uma lista quase interminável de belezas a conhecer.
Das praias paradisíacas do litoral, as cachoeiras do interior, passando por cidades históricas que contam a trajetória do país, parques que são santuários da vida animal e monumentos mundialmente conhecidos, há atrações para todos os perfis de viajantes.
Pensando nisso, reunimos 30 pontos turísticos do Brasil que apresentam tudo o que o país tem de melhor, veja só!
Qual é o ponto turístico mais visitado no Brasil?
O ponto turístico mais visitado no Brasil é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O monumento atrai cerca de 2 milhões de turistas todos os anos, conforme dados da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Ministério do Turismo.
Com seus 38 metros de altura, localizado no topo do Corcovado, o monumento é um ícone globalmente reconhecido e considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, de onde é possível contemplar uma vista deslumbrante da Cidade Maravilhosa.
O “pódio” de atrativos mais visitados no país fica completo com o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o parque mais visitado do continente, com milhões de visitantes todos os anos, e as Cataratas do Iguaçu, que recebem mais de 1,8 milhão de visitantes anualmente.
Pontos turísticos no Norte do Brasil
Coração da Amazônia e região mais verde do Brasil, o Norte do país encanta os visitantes com suas tradições, história e uma relação incomparável com a natureza.
É uma oportunidade de conhecer a maior floresta tropical do mundo, entrar em contato com povos originários, visitar cidades históricas e viver experiências inesquecíveis como banho nos fervedouros do Jalapão, a emocionante visita ao Encontro das Águas e muito mais.
A seguir, você encontrará alguns dos pontos turísticos mais imperdíveis do Norte do Brasil!
Mercado Ver-o-Peso, Belém – Pará
Um dos principais símbolos de Belém, no Pará, é o Mercado Ver-o-Peso. Fundado em 1625 como um posto de fiscalização de mercadorias, o local se transformou no maior mercado a céu aberto da América Latina!
Atualmente, o Ver-o-Peso é um espaço efervescente, com muitas barracas que oferecem produtos frescos, como peixes típicos da região, frutas exóticas e temperos locais, artesanato regional e pratos tradicionais, como o tacacá e o açaí.
Teatro Amazonas, Manaus – Amazonas
Inaugurado no século XIX, o Teatro Amazonas é um cartão-postal da cidade de Manaus (AM) e um símbolo da riqueza do ciclo da borracha. A construção em estilo renascentista tem um exterior suntuoso e um interior repleto de detalhes luxuosos, sendo tombada como Patrimônio Histórico.
O espaço segue na ativa, recebendo apresentações de teatro, dança e música, e você pode fazer um tour guiado para conhecer a fundo o imponente Teatro Amazonas!
Parque Estadual do Jalapão, Tocantins
Ideal para quem gosta de ecoturismo, o Parque Estadual do Jalapão, localizado no Tocantins, é um dos destinos naturais mais preservados do Brasil, com mais de 34 mil hectares de área.
Ali, você vai encontrar cachoeiras, rios cristalinos, fervedouros, dunas douradas e formações rochosas curiosas, além de grande diversidade da fauna e flora da região, incluindo espécies raras. Que tal aproveitar para se divertir em trilhas, rafting, passeios de 4×4 e outros atrativos, como a Cachoeira da Velha?
Fortaleza de São José de Macapá, Macapá – Amapá
A Fortaleza de São José de Macapá, às margens do rio Amazonas, é uma herança da arquitetura militar do século XVIII, construída para defender a Amazônia de possíveis invasões, especialmente francesas.
Fundada em 1758, a estrutura abriga edifícios históricos como armazéns, capela, hospital e casamatas, que ajudam a contar uma parte significativa da história colonial do país. Não coincidentemente, é um dos principais pontos turísticos do Brasil e da capital do Amapá!
Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões, Careiro da Várzea – Amazonas
A pequena cidade ribeirinha de Careiro da Várzea é o endereço de um dos maiores espetáculos da natureza: o Encontro das Águas, onde o Rio Negro se encontra com o Rio Solimões.
O resultado é um espetáculo visual em que os dois rios correm lado a lado sem se misturar por vários quilômetros, em virtude das diferenças de temperatura, densidade e velocidade entre os rios. É uma chance de conhecer uma paisagem exuberante e até avistar simpáticos botos, que frequentemente aparecem na região!
Monte Roraima, Uiramutã – Roraima
O Monte Roraima é um paraíso para quem gosta de paisagens com cachoeiras, piscinas naturais e vales de cristais. A atração natural fica em uma localização privilegiada, marcando a fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
O trekking guiado até o topo é procurado por atletas do mundo inteiro, mas não é possível encarar essa aventura a partir do Brasil. Curiosamente, o acesso ao monte só é possível a partir da cidade de Santa Elena de Uairén, no lado venezuelano.
Pontos turísticos no Nordeste do Brasil
Com praias para todos os gostos, uma história riquíssima e muitas atrações para conhecer, o Nordeste é a região mais visitada no verão e uma das campeãs no turismo brasileiro.
As atrações não se limitam ao paradisíaco litoral nordestino: você terá a chance de conhecer tesouros históricos, como o Pelourinho e o centro histórico de Porto Seguro, parques nacionais como os Lençóis Maranhenses e a Chapada Diamantina, e muito mais.
Conheça abaixo os principais atrativos turísticos do Nordeste!
Pelourinho, Salvador – Bahia
Símbolo de Salvador, o Largo do Pelourinho superou sua triste origem, como local de punição de negros escravizados, para se tornar um dos principais atrativos da capital baiana.
Suas ruas de calçamento pé de moleque são palco de apresentações de música e capoeira, igrejas e casarões coloniais que hoje abrigam restaurantes, bares e lojas, além de museus como a Casa do Jorge Amado e o Museu Afrobrasileiro, o Mercado Modelo e a Casa da Música.
Baía do Sancho, Fernando de Noronha – Pernambuco
Sete vezes eleita a praia mais bonita do planeta, a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, é um paraíso de águas cristalinas e rica biodiversidade. Por essas e outras, a praia é considerada um dos melhores lugares para a prática de mergulho no mundo.
Os visitantes também encontram um mirante com vistas espetaculares das falésias cobertas por vegetação nativa e uma longa faixa de areia dourada que contorna o mar. O acesso à praia é uma aventura à parte, feito por buggy, caminhonete ou barco.
Centro Histórico de Porto Seguro, Porto Seguro – Bahia
O Centro Histórico de Porto Seguro, principal destino no Sul da Bahia, é ideal para viajantes em busca de imersão na história e cultura do Brasil. A região fica no topo de falésias com vista para o mar, onde você vai encontrar tesouros como o Marco do Descobrimento, símbolo do início da colonização do país, no século XVI.
Hoje, o Centro Histórico é tombado como Patrimônio Histórico Nacional e mantém preservados itens e edifícios dos séculos XVI e XVII, além de igrejas coloniais, museus interessantes e muitos outros atrativos.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão
Localizado a cerca de 270 km da capital do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses atrai viajantes de todo o mundo com suas vastas dunas de areia, que podem atingir até 40 metros de altura, criando um visual que lembra um deserto.
No entanto, o que torna os Lençóis Maranhenses únicos é a presença de lagoas de águas cristalinas, formadas pelas chuvas que se acumulam entre as dunas: esse oásis brasileiro é o lugar ideal para banhos refrescantes, passeios de buggy, sessões divertidas de “esquibunda” e muito mais!
Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia
Nem só de praia vive a Bahia, e bom exemplo da diversidade de atrações do estado nordestino é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos principais destinos naturais do Brasil.
Você vai encontrar rios cristalinos, cachoeiras, cavernas e montanhas que fazem a alegria dos entusiastas do ecoturismo, com muitas oportunidades para trilhas, caminhadas e esportes de aventura. E tem mais: a região também é um destino histórico, com comunidades que preservam suas antigas tradições.
Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato – Piauí
A pacata São Raimundo Nonato, no sul do Piauí, é casa do Parque Nacional da Serra da Capivara, um Patrimônio da Humanidade com grande importância arqueológica.
O parque abriga a maior coleção de arte rupestre ao ar livre do planeta, com pinturas datadas de até 12 mil anos, bem como belas formações rochosas, vales deslumbrantes e museus incríveis, como o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza.
Dunas de Genipabu, Natal – Rio Grande do Norte
As Dunas de Genipabu, localizadas em Natal, foram consideradas pelo TripAdvisor em 2023 como uma das dez melhores atrações naturais da América Latina. Ou seja, merece a sua visita!
Como o nome sugere, o parque é conhecido por suas dunas, que podem ser exploradas em emocionantes passeios de buggy. O melhor de tudo é que o cenário fica em constante transformação devido aos ventos fortes e várias lagoas cristalinas surgem como oásis inesperados. Imperdível!
Pontos turísticos no Centro-Oeste do Brasil
O Centro-Oeste, coração do Brasil, é uma região generosa na oferta de diversidade natural e cultural, com muitos pontos turísticos naturais e urbanos esperando pela sua visita.
Ali, você poderá conhecer desde imensas áreas de cerrado até espetaculares pantanais e chapadas, além de parques nacionais, reservas ecológicas, atrações culturais e muito mais. Confira!
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás
Destino de ecoturismo imperdível, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um lugar onde o visitante encontra belas paisagens naturais e grande biodiversidade.
As principais atrações do parque incluem grandes quedas d’água, como a Cachoeira Santa Bárbara, e trilhas que levam a mirantes espetaculares. Além disso, você poderá conhecer as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante, que são portas de entrada para o parque. Fica a dica!
Eixo Monumental, Brasília – Distrito Federal
Uma das joias da capital do país, o Eixo Monumental está entre as principais atrações de Brasília, com projeto dos lendários urbanistas Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Hoje, o local é um verdadeiro museu a céu aberto, com marcos históricos que simbolizam o progresso e a modernidade da cidade.
É no Eixo Monumental que ficam os principais edifícios do governo brasileiro, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Passear por ali é uma oportunidade única de conhecer a arquitetura visionária que define Brasília.
Gruta da Lagoa Azul, Bonito – Mato Grosso do Sul
Um dos cenários mais paradisíacos do Brasil fica em Bonito (MS): a Gruta da Lagoa Azul, conhecida por suas impressionantes estalactites e estalagmites, além de um lago de águas cristalinas que adquire uma bela tonalidade azul sob o sol.
O caminho até a gruta inclui uma trilha e centenas de degraus até um deck de observação. A melhor época para apreciar a lagoa, por sua vez, é durante os meses de dezembro e janeiro, especialmente pela manhã, quando a luz do sol realça a beleza do local.
Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Um dos principais ecossistemas úmidos do mundo, o Pantanal é lar de milhares de espécies, incluindo as famosas onças-pintadas, ariranhas, peixes e até espécies ameaçadas de extinção.
Por essas e outras, o Pantanal é um destino de ecoturismo incrível, que possibilita uma imersão total na natureza e vida selvagem, bem como uma oportunidade para conhecer sua cultura rica e as inconfundíveis tradições pantaneiras.
Caverna Aroe Jari, Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
Uma das principais atrações da Chapada dos Guimarães, a Caverna Aroe Jari é um complexo de cavernas que impressionam os visitantes com suas dimensões e sua beleza natural.
O local é a maior caverna de arenito do país, e fica bem pertinho da paradisíaca Lagoa Azul, que fica no interior de uma gruta e brota do subsolo, resultando em águas cristalinas que atingem tons incríveis de azul ao ser tocada pelo sol.
Catedral Metropolitana de Brasília, Brasília – Distrito Federal
Com projeto assinado pelo lendário Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana é a principal igreja brasiliense e um símbolo da arquitetura moderna brasileira. Não é à toa que está entre os principais pontos turísticos da capital do país!
Composta por 16 arcos de concreto que se assemelham a uma nave espacial prestes a decolar, a estrutura tem um interior igualmente grandioso, com vitrais coloridos que criam um jogo de luzes e sombras. Certamente, uma das atrações que não podem faltar em um roteiro por Brasília.
Pontos turísticos do Sudeste do Brasil
A região mais populosa do país concentra alguns dos pontos turísticos do Brasil mais conhecidos, como o Cristo Redentor e o Parque do Ibirapuera.
O Sudeste é uma das regiões mais ricas em diversidade cultural, histórica e natural, com atrações turísticas que agradam a todos, seja na vibração urbana de cidades como São Paulo, em praias mundialmente famosas ou nos patrimônios espalhados pelas cidades de Minas Gerais. Confira!
Cristo Redentor, Rio de Janeiro
Monumento mais famoso do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo, o Cristo Redentor é uma estátua localizada no topo do Morro do Corcovado, a mais de 700 metros, que se tornou símbolo do Rio de Janeiro.
Inaugurada em 1931, a estátua de 38 metros de altura faz parte das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno e atrai visitantes de todos os cantos do planeta, sobretudo pela vista panorâmica que se tem aos pés do monumento. Parada obrigatória para quem visita o Rio!
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro
O Pão de Açúcar não fica muito atrás do Cristo Redentor em fama e beleza. Com seus quase 400 metros de altura, o morro é um dos cartões-postais mais emblemáticos do Rio de Janeiro e também oferece vista em 360 graus da Cidade Maravilhosa.
O passeio de bondinho até o topo é uma atração à parte, mas certamente não é a única coisa a fazer por lá. O local oferece atividades como trilhas, escalada e mirantes, garantindo uma experiência completa.
Parque do Ibirapuera, São Paulo
O Parque do Ibirapuera é o principal parque de São Paulo, com cerca de 1,6 milhão de metros quadrados de área verde, onde você encontra oportunidades para caminhadas, corridas e piqueniques.
Inaugurado em 1954, o parque é também casa de mais de 160 espécies de animais e árvores típicas, além de ser um centro cultural com museus, auditórios e shows a céu aberto, atraindo milhões de visitantes anualmente.
Avenida Paulista, São Paulo
A Avenida Paulista, um dos maiores símbolos de São Paulo, é muito mais que uma simples via urbana, mas um verdadeiro centro de cultura, negócios e lazer. Inaugurada no final do século XIX, já foi marcada por mansões de barões do café, mas hoje é dominada por arranha-céus, espaços culturais e uma infinidade de bares e restaurantes.
Sempre movimentada, a avenida é palco de manifestações, apresentações culturais e eventos. Com 2.800 metros de extensão, é ali que ficam atrações como o MASP, o Parque Trianon e muito mais.
Centro histórico de Ouro Preto, Ouro Preto – Minas Gerais
O centro histórico de Ouro Preto é um museu ao ar livre que conta tudo sobre a história colonial do Brasil. A cidade, que já foi o epicentro da corrida do ouro, preserva em suas ruas de pedra uma parte crucial do passado do país.
Os visitantes podem explorar um extenso rol de atrações, entre igrejas barrocas, museus e casarões, além de bons restaurantes, mirantes, minas, cachoeiras e outros atrativos. Simplesmente imperdível!
Lago de Furnas, Capitólio – Minas Gerais
O Lago de Furnas, em Capitólio, é conhecido como o “mar de Minas” por sua vasta extensão de 1.440 km², em meio a cânions e cachoeiras paradisíacas.
A principal atração da região é o lago, muito procurado para passeios de barco que levam a cenários como os famosos Cânions de Capitólio e a Cachoeira Lagoa Azul, além de abrigar bares flutuantes e restaurantes que tornam a experiência ainda mais completa.
Pontos turísticos do Sul do Brasil
Está planejando uma visita à região Sul? Você vai conhecer uma região cheia de belezas naturais, história e diversidade, com influências que vão da colonização europeia às tradições gaúchas, catarinenses e paranaenses, em meio a cenários naturais lindos.
A seguir, conheça os principais pontos turísticos do Brasil que ficam na região Sul!
Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
O Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões é um dos mais importantes legados históricos do Brasil, representando as antigas missões jesuíticas que marcaram a evangelização dos povos indígenas desde o século XVI.
O complexo é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco e guarda as impressionantes ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo, permitindo conhecer um pouco mais sobre o passado de interações entre os jesuítas e os guaranis.
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu – Paraná
As Cataratas do Iguaçu, localizadas em Foz do Iguaçu, no Paraná, estão entre os maiores espetáculos naturais do mundo, com suas impressionantes 275 quedas d’água, que atingem até 80 metros de altura.
As cataratas atraem milhões de turistas anualmente, sendo um dos destinos mais visitados da América do Sul, especialmente por estarem localizadas na tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Não perca a chance de conhecer essa atração fantástica, listada entre as 7 Novas Maravilhas da Natureza.
Jardim Botânico, Curitiba – Paraná
Se você estiver passeando por Curitiba, seu roteiro não estará completo sem uma visita ao Jardim Botânico, um dos principais símbolos da capital paranaense.
São cerca de 245 mil metros quadrados de área, onde o visitante encontra uma rica coleção de plantas típicas da Mata Atlântica, jardins temáticos, estufas climatizadas, trilhas e até uma réplica do Palácio de Cristal europeu do século XIX.
Dunas da Joaquina, Florianópolis – Santa Catarina
Em Florianópolis, uma atração que você não pode perder é o complexo de Dunas da Joaquina, que oferece não apenas beleza natural ímpar, mas também uma infraestrutura completa voltada para o turismo.
As dunas ficam em uma das melhores praias da ilha, Joaquina, também muito procurada por surfistas devido às suas ondas fortes. A praia tem alguns trechos com águas mais calmas, areia fina e água transparente, de tonalidade esverdeada. Irresistível!
Cascata do Caracol, Canela – Rio Grande do Sul
Uma das atrações mais imperdíveis para quem visita Canela ou a vizinha Gramado, na Serra Gaúcha, é a Cascata do Caracol. A cachoeira, com mais de 130 metros de altura, faz parte do Parque do Caracol e é rodeada por um cenário natural verdadeiramente belo.
Além da cachoeira, o parque oferece um emaranhado de trilhas que permitem explorar o rio e vários mirantes que proporcionam vistas privilegiadas. Passeio indicado para os viajantes que gostam de natureza e tranquilidade.
Conheça os principais pontos turísticos do Brasil com o Vai de Promo!
O que você acha de conhecer os melhores pontos turísticos do Brasil sem abrir mão da economia? O Vai de Promo vai te ajudar a conhecer todas as maravilhas do país sem comprometer o seu orçamento!
Visite o nosso site para economizar em passagens aéreas, por meio de recursos modernos de comparação e pesquisa de preços. Em poucos cliques, você encontra a promoção ideal para o trecho que você procura.
Conheça a ferramenta perfeita para quem deseja aproveitar ao máximo suas experiências de viagem. Comece a pesquisa agora e descubra as melhores opções para a sua próxima aventura com o Vai de Promo!
Continue sua leitura!
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir