Ir para o site

×

×

10 pontos turísticos da Região Norte: conheça os principais locais

Conheça os principais pontos turísticos da Região Norte do Brasil. Entenda como funciona o turismo nesta área do Brasil e qual a atração mais visitada.

Explorar os pontos turísticos da região Norte é uma forma de conhecer a imensidão da Amazônia e sua herança cultural autêntica e diferente de tudo que você já viu.

Entre o emaranhado de rios que formam a região, esse canto do Brasil ainda guarda vestígios históricos de povos antigos e muitas de suas tradições culinárias.

Com um crescente enfoque na sustentabilidade, o turismo na região tem florescido, impulsionando não apenas a economia local, mas também promovendo a conservação do ecossistema. 

Neste artigo, veja as 10 atrações que você precisa conhecer na Região Norte do país!

Como funciona o turismo na região Norte?

Turismo na Região Norte
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Na porção de terra mais setentrional do Brasil, o Norte, o turismo é capaz de oferecer aos visitantes um mosaico de experiências inesquecíveis, principalmente para os amantes da natureza.

Entre atrações como cruzeiros pelo rio Amazonas e a fervilhante cultura gastronômica preservada em lugares como o Mercado Ver-o-Peso, é possível conhecer uma parte do nosso país ainda pouco explorada.

Você também poderá visitar parques nacionais, como Jaú e Tapajós, que oferecem a oportunidade de desbravar trilhas na selva, observar animais raros e interagir com comunidades indígenas, ou explorar praias de água doce como em Alter do Chão, no Pará, descrita pela National Geographic como o Caribe Amazônico!

A região também é um palco de tradições centenárias, como o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins, listados entre as maiores manifestações populares do mundo.

Qual a importância do turismo para a Região Norte?

O turismo traz vantagens econômicas para a região, como a geração de empregos da hotelaria ao artesanato

Essa capacidade de transformação econômica e social, abastece os cofres regionais e as comunidades que ali habitam, além de promover a diversificação econômica.

O fortalecimento da economia local também cria laços mais estreitos entre os habitantes e o seu próprio território, estimulando um senso de pertencimento e orgulho.

Além disso, serve como um catalisador para a preservação do patrimônio natural e cultural da região ao valorizar tradições locais, como a culinária e as manifestações folclóricas.

E não se esqueça de que o turismo impulsiona investimentos em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida de todos os habitantes. Estradas, aeroportos, hotéis e restaurantes também beneficiam as comunidades locais.

Qual o ponto turístico mais visitado da região Norte?

O Teatro Amazonas, em Manaus, já recebeu cerca de 2 milhões de visitantes desde o começo dos registros, em 1997, e detém o título de atração mais popular da região.

Outras atrações também figuram entre as mais procuradas por turistas, como o Encontro das Águas, acessível via passeio de barco a partir de Manaus. 

Além disso, o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, que remonta ao século XVII, também está no centro das atenções dos viajantes.

Economize na sua viagem para o Norte do Brasil 

Para reduzir os custos de sua viagem rumo a região Norte brasileira e conhecer suas principais atrações, conte com as promoções e descontos exclusivos do Vai de Promo.

A plataforma opera como um buscador de passagens aéreas e seguros de viagem nacional pelo melhor custo-benefício

Além de ter acesso às melhores companhias aéreas e seguradoras do Brasil, você ainda conta com uma equipe especializada para sanar todas as dúvidas que possam surgir durante o processo de compra.

Conheça agora mesmo o buscador do Vai de Promo e adquira com apenas alguns cliques tudo que você precisa para viajar com segurança e tranquilidade!

10 pontos turísticos da Região Norte

Pontos turísticos do Norte
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Não falta o que conhecer no Norte do país e por isso, selecionamos 10 das principais atrações da região para compor o seu roteiro de viagem.

Da densa floresta tropical, a maior do planeta, aos vestígios históricos de civilizações antigas, passando pelas cidades planejadas e praias de água doce, tem muito o que explorar por lá. 

Abaixo, conheça um pouco sobre cada atração!

Teatro Amazonas – Manaus, Amazonas

É uma construção imponente, datada do século XIX, que reflete a opulência e o esplendor da era áurea da capital amazonense, durante o Ciclo da Borracha e já recebeu quase 2 milhões de visitas registradas desde 1997.

Inspirado na arte renascentista, com traços clássicos de grande beleza, é um símbolo da cidade situado no centro histórico, mais especificamente no Largo de São Sebastião.

Além de ser um atrativo que conta a história da região, também funciona como um espaço cultural, recebendo eventos, peças de teatro, óperas, musicais, shows e festivais.

Embora não seja necessário ter um guia para explorar o teatro, aqueles que desejam aprender mais sobre sua história e curiosidades podem optar por uma visita guiada, disponível mediante agendamento.

Em 2024, o valor da entrada para visitar o Teatro Amazonas é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Você pode visitar o teatro de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. 

Marco Zero – Macapá, Amapá

O monumento, motivo de orgulho para Macapá, é um símbolo da singularidade geográfica da região: foi erguido para demarcar a passagem exata da linha do Equador sobre a cidade. 

Isso significa que o visitante tem a oportunidade de pisar nos hemisférios Sul e Norte simultaneamente

O fenômeno do Equinócio, que ocorre na primavera e no outono, é uma das atrações mais marcantes do Marco Zero. Durante esse período, dias e noites têm a mesma duração, e o sol se alinha perfeitamente com o círculo do monumento.

Não é necessário um guia para explorar o ponto turístico, pois o local é de fácil acesso e conta com placas informativas que explicam sua história e significado. Outra vantagem? O passeio é gratuito!

Mercado Ver-o-Peso – Belém, Pará

Mercado Ver-o-Peso
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Um dos mercados mais antigos do país, foi inaugurado no século XIX e fica às margens do rio Guamá, em Belém.

O local atrai não apenas turistas, mas moradores e comerciantes locais interessados em adquirir produtos frescos, com funcionamento das 6h às 14h.

O mercado abriga centenas de estabelecimentos, de barracas simples a prédios tombados, em 16 setores. Ali, você encontra artesanato, farinhas, ervas, peixes frescos, frutos exóticos, temperos aromáticos, souvenirs e pratos tradicionais.

Além disso, a entrada é gratuita: que tal um passeio para desvendar os sabores paraenses e amazônicos?

Sítio arqueológico de Geoglifos – Porto Acre, Acre

Localizado em Porto Acre, o monumento arqueológico abriga enigmáticas figuras desenhadas no chão em formas geométricas, humanas ou de animais.

Acredita-se que essas impressionantes estruturas tenham milhares de anos de idade, representando um importante legado da cultura pré-histórica da região.

Mais de 400 geoglifos já foram descobertos até o momento e podem ser observados em caminhadas e voos de balão pela área que lembra as famosas Linhas de Nazca, no Peru. A experiência é simplesmente inesquecível.

Parque Nacional do Pico da Neblina – São Gabriel da Cachoeira, Amazonas

O parque, que faz fronteira com a Venezuela, tem como principal atração os picos que dão nome à região. O Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, que chegam a quase 3.000 metros de altura. 

A reserva fica no planalto da Guiana e consiste no ponto mais alto do país, emergindo da densa mata fechada, sendo um dos tesouros naturais mais impressionantes do Brasil.

O cenário é verdadeiramente bonito e inóspito, e está há quase 800 km de Manaus e mais de 600 km de Boa Vista (RR). Pode parecer “perto”, mas lembre-se de que se trata de uma região de selva densa, de acesso desafiador.

A trilha até o Pico da Neblina exige preparo físico e habilidades de trekking. A jornada até o topo pode durar até 5 dias, atravessando terrenos desafiadores.

O viajante também esbarra no preço dessa aventura, que pode custar milhares de reais em transporte, envolvendo aviões, barcos e longos trechos de caminhada.

Atualmente, o Parque Nacional do Pico da Neblina só pode ser visitado com o auxílio de um guia credenciado e autorização do ICMBio

Ilha do Bananal – Formoso do Araguaia, Tocantins

Localizada em Formoso do Araguaia, a maior ilha fluvial do mundo, é um dos principais tesouros tocantinenses.

A extensão chega a 20 mil quilômetros quadrados e está listada pela Unesco como uma reserva da biosfera, como parte do Parque Nacional do Araguaia.

A atração fica na divisa entre Tocantins, Goiás e Mato Grosso, entre os rios Javaés e Araguaia. Ali, é possível contemplar uma rica fauna silvestre, como onças-pintadas, tartarugas, botos, jaguatiricas e muitas outras espécies. 

Na ilha, você poderá desfrutar de várias atrações, como trilhas, observação de pássaros, pesca e passeios de barco pelos rios.

Alter do Chão – Santarém, Pará

Alter do Chão
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Banhada pelo rio Tapajós, a vila fica na cidade paraense de Santarém, a 700 km de Belém, em linha reta. A distância sobe para mais de 1.270 km com o deslocamento por rios e estradas.

Essas praias de areia branca, água doce e cristalina, criam um cenário paradisíaco para relaxar e se refrescar atraem visitantes de todo o Brasil e do mundo.

É possível explorar a região em passeios de barco: uma chance de conhecer mais a fundo a influência do Tapajós na área.

A infraestrutura turística da região conta com uma variedade de opções de hospedagem, possibilitando a escolha dentre hotéis e pousadas convencionais até campings à beira do rio. 

Setembro é considerado o melhor mês para visitar a região, pois é quando o volume de água do rio Tapajós diminui, revelando bancos de areia e mais praias. 

Monte Roraima – Boa Vista, Roraima

É uma das formações mais impressionantes da América do Sul, situada na divisa entre os territórios brasileiro, venezuelano e guianense, no norte do continente.

A atração está a 260 km da cidade de Boa Vista e chega a quase 2.800 metros de altura, destacando-se como um dos pontos mais elevados do Brasil.

A região tem grande importância cultural para os povos indígenas, que consideram a montanha sagrada e atribuem a ela uma série de lendas e histórias. 

Contudo, apesar da proximidade com a capital de Roraima, visitar o local exige alguma logística, já que o acesso e os serviços para passeios são organizados principalmente a partir da cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. 

O passeio é obrigatoriamente conduzido por guias locais, garantindo segurança e orientação durante a aventura. 

Algumas agências oferecem transporte terrestre saindo de Boa Vista, com viagens de 2 horas até o começo da trilha.

A melhor época para conhecer o Monte Roraima é de outubro a março, quando as chuvas dão uma trégua, a visibilidade é menor e as condições para a caminhada são mais favoráveis. 

Parque do Jalapão – Ponte Alta, Tocantins

Destino dos sonhos para entusiastas do ecoturismo, as impressionantes formações rochosas, incluindo chapadões de arenito com mais de 1.000 metros de altura e dunas com 40 metros de altura, estão entre as atrações mais famosas do parque.

A região do Jalapão é conhecida por sua beleza natural intocada, com trilhas desafiadoras e muitas paisagens bonitas para desvendar.

O parque também é lar de cachoeiras espetaculares e piscinas naturais de águas cristalinas, conhecidas como fervedouros. 

Os visitantes geralmente partem de Ponte Alta, a 190 km de Palmas, e o trajeto deve ser feito em veículo 4×4 pelas condições das estradas e do terreno acidentado.

Memorial Rondon – Porto Velho, Rondônia

Uma das grandes atrações de Porto Velho, capital de Rondônia, apresenta tudo sobre a Expedição Rondon e a antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira.

Um dos espaços mais imperdíveis é a réplica de uma oca inspirada na típica habitação indígena da região amazônica no século passado. É uma chance de aprender sobre a vida dos povos originários amazônicos.

Os visitantes também encontram um painel que traça a linha do tempo desde o século XVII, além do Museu de Gente de Rondônia, que faz parte do complexo, aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada franca.

A atração apresenta um acervo com centenas de peças históricas sobre a região.

Conheça os pontos turísticos da Região Norte com os descontos do Vai de Promo!

Agora que você conhece as principais atrações do norte do país, só falta viajar pagando menos com a ajuda do Vai de Promo, o melhor mecanismo de busca de passagens aéreas e seguro viagem do Brasil.

Em uma plataforma otimizada você acessa ofertas com o melhor custo-benefício do mercado para viajar –sem sair do orçamento.

Assim, fica fácil conhecer as belezas naturais e culturais da Amazônia em uma viagem inesquecível.

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade, afinal, viajante bom é o que não perde as facilidades de pagamento e descontos oferecidos pelo Vai de Promo!

Perguntas frequentes sobre pontos turísticos da região Norte

Perguntas sobre os pontos turísticos do Norte
Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Vai viajar e ainda tem alguma dúvida? Veja quais são os questionamentos mais comuns sobre as principais atrações e se prepare para aproveitar o melhor de sua viagem pela região norte do Brasil!

Qual é o principal ponto turístico de Acre?

O principal ponto turístico do Acre é o Novo Mercado Velho

De acordo com o TripAdvisor, o atrativo, que fica na capital do estado, Rio Branco, recebeu mais de 600 avaliações positivas na plataforma.

O que tem de bom no Amapá?

A Serra do Navio, a Fortaleza de São José de Macapá, o Marco Zero e o Museu Joaquim Caetano da Silva, são algumas das atrações mais interessantes da região do Amapá.

Vários atrativos listados acima têm fácil acesso a partir da capital, Macapá, como o Marco Zero, a fortaleza e o museu. A Serra do Navio, por sua vez, está a 220 km da maior cidade amapaense.

Quais são os principais pontos turísticos da Amazônia?

O principal ponto turístico da Amazônia é o Encontro das Águas, onde as águas do rio Solimões se encontram com o rio Negro, é um dos cartões-postais mais emblemáticos da floresta e atrai visitantes de todo o mundo.

Além disso, o Museu da Amazônia (Musa), a Praia da Ponta Negra, a Basílica de Nazaré, o Arquipélago de Anavilhanas, o Museu do Seringal e a Ilha do Marajó estão entre as principais atrações amazônicas.

Qual o ponto turístico mais visitado do Pará?

Meca da cultura e gastronomia paraense, o Mercado Ver-o-Peso é uma das atrações mais famosas de Belém e do Pará. Recebe mais de 50 mil visitantes todos os dias.

Além disso, é um dos maiores e mais antigos mercados do continente sul-americano.

Quais são os destaques turísticos do estado de Rondônia?

O Parque Nacional da Serra da Cutia, a Floresta Nacional do Jaru e o Parque Estadual de Guajará-Mirim são os grandes destaques de Rondônia. 

Outras opções para quem prefere atrações culturais, são o Memorial Rondon, o Mercado Cultural e a Catedral Sagrado Coração de Jesus.

Qual é o principal ponto turístico de Roraima?

O principal ponto turístico de Roraima é Monte Roraima. O planalto fica localizado na fronteira entre os territórios do Brasil, da Venezuela e da Guiana.

O estado também possui como destaque turístico o Parque Nacional do Viruá, a Orla Taumanan em Boa Vista, a Ilha de Maracá, o Parque Anauá, a Casa das Artes e o Museu Integrado de Roraima.

O que o Tocantins tem de melhor?

O melhor do Tocantins são seus parques nacionais, como o Jalapão e a Serra da Mesa que oferecem paisagens naturais deslumbrantes, incluindo cachoeiras, dunas e platôs de arenito.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!