Ir para o site

×

×

Paris, França: saiba mais sobre a Cidade Luz!

Já pensou em conhecer Paris, França, um dos destinos mais populares do mundo? Não faltam atrações na cidade parisiense. Saiba mais!

Um dos destinos mais famosos do mundo, Paris, França, atrai mais de 35 milhões de turistas anualmente com praças, parques, monumentos e alguns dos museus mais conceituados do planeta.

Sinônimo de romantismo e sofisticação, a cidade é também uma meca do turismo gastronômico, reunindo restaurantes premiados da cozinha francesa.

Quem gosta de ir às compras pode se esbaldar em lojas das marcas mais famosas do mercado, como Dior e Chanel, ou explorar as ruas dos bairros Le Marais, Montparnasse e Montmartre.

Metrópole que honra a fama internacional que tem, a Cidade Luz pode ser o destino ideal para sua próxima viagem, veja só!

Como chegar a Paris?

Se você ainda não sabe em que região da França fica localizada Paris e tem dúvidas sobre como chegar até lá, pode ficar tranquilo. 

A cidade cortada pelo famoso rio Sena fica no norte do país e tem fácil acesso a partir de vários países, cidades e até continentes.

Confira como visitar a capital da França! 

A partir do Brasil

A partir do Brasil
Fonte: Pxhere / CC0

A viagem do Brasil a Paris, França, deve ser feita por via aérea com desembarque no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, a 20 km do centro.

Air France, Latam, Gol e outras companhias aéreas oferecem vários voos diretos até a Cidade Luz, enquanto outras empresas disponibilizam opções com conexão em Lisboa, Frankfurt, Madrid e outras cidades europeias.

Para sair do aeroporto em direção à cidade, você poderá pegar um trem da linha RER B, ônibus das linhas Roissybus, Orlybus ou Le Bus Direct, táxi/Uber, serviço de transfer ou até mesmo carro alugado.

Os ônibus urbanos (comuns) das linhas 350 e 351 também passam pelo aeroporto, com destino à Gare de l’Est e à Praça Nation, respectivamente.

De outros países

Quem já está na Europa tem ainda mais facilidade para chegar à cidade de Paris, que recebe voos de companhias aéreas low-cost, como a Ryanair e a EasyJet, famosas pelos preços econômicos.

Nessa hipótese, o desembarque acontece no Aeroporto de Orly, a 14 km do centro. Várias linhas de ônibus levam até o centro e existe uma opção que conecta Orly ao Aeroporto Internacional Charles de Gaulle.

Também é possível chegar à cidade de trem, a partir da Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália, entre outros países europeus, com desembarque na Gare du Nord, na Gare d’Austerlitz ou na Gare de l’Est.

Quer fazer uma roadtrip até a capital francesa? A rodovia A1 conecta Paris à Inglaterra, a A10 vai até a Espanha e a A6 é a melhor opção de roteiro a partir de Suíça e Itália.

Mapa de Paris, França

A capital da França é dividida em 20 “arrondissements” (divisão administrativa francesa), o que facilita a circulação do turista. 

Quanto mais baixo o número do arrondissement, mais atrações turísticas esse bairro guarda.

O primeiro arrondissement, por exemplo, é o endereço da Catedral de Notre Dame e do Museu do Louvre.

Você também pode se orientar pelo rio Sena: a margem direita do curso d’água é conhecida como Rive Droite e é considerada mais requintada que a margem esquerda, Rive Gauche.

Confira onde fica Paris no mapa com as principais atrações turísticas!

Quais documentos levar para Paris, França?

Os viajantes com destino a Paris, na França, precisam portar passaporte (com validade mínima de seis meses após a data de embarque) e seguro viagem (com cobertura mínima no valor de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares).

Além disso, você precisará apresentar comprovantes de passagem de volta, hospedagem (ou carta-convite) e condições financeiras de arcar com seus custos no decorrer da viagem.

Por outro lado, o turista que apresenta esses documentos não precisa de visto para viagens com duração máxima de 90 dias.

Moeda da França: dicas para o câmbio no país

Moeda da França: dicas para o câmbio no país
Fonte: Pxhere / CC0

Antes de embarcar para Paris, França, não se esqueça de trocar seus reais por euros ainda no Brasil. 

A moeda brasileira é bastante desvalorizada na Europa e você terá dificuldades de fazer câmbio depois de chegar ao Velho Continente.

Pior ainda: você pode até conseguir fazer a troca de moedas na Europa, mas poderá perder muito dinheiro com taxas de conversão desfavoráveis.

Por isso, a melhor alternativa é fazer a troca em uma casa de câmbio ou um banco no Brasil e levar o dinheiro já trocado antes do embarque.

Compensa levar dólar? Sim e não. Nenhum estabelecimento parisiense aceita a moeda norte-americana, mas se você já tiver alguns dólares guardados, pode conseguir trocá-los por euros nas casas de câmbio da cidade.

O ideal é levar dinheiro em espécie suficiente para cobrir seus gastos durante a viagem, algo em torno de 100 a 120 euros por dia. 

Se o dinheiro vivo acabar, você pode sacar euros em um caixa eletrônico (desde que seu cartão seja internacional e esteja desbloqueado para saque) ou utilizar cartões pré-pagos, de crédito ou débito para pagar suas despesas. 

Onde estão os melhores hotéis em Paris?

Um dos destinos mais badalados do mundo, Paris, França, conta com uma grande rede hoteleira para dar conta da demanda por acomodações ao longo do ano inteiro.

São tantas opções, entre hotéis, albergues, pousadas e resorts, que é possível até encontrar acomodações econômicas em localizações privilegiadas.

Antes de reservar um hotel, certifique-se de que o estabelecimento fica perto de uma estação de metrô. Assim, você conseguirá se deslocar com mais eficiência e economia.

Em relação à localização, quanto menor o número do arrondissement, mais perto do centro, a melhor região para ficar. 

O primeiro arrondissement é o endereço do Museu do Louvre, o oitavo abriga a Champs Elyseè e o 15º é a casa da Torre Montparnasse.

Além disso, nos arrondissements próximos ao centro você encontrará comércio, restaurantes, bares, casas noturnas, atrações turísticas e fácil acesso ao transporte público.

Se ficar na dúvida a respeito da localização do seu hotel, confira o número do CEP do estabelecimento: os dois últimos dígitos correspondem ao número do arrondissement!

Ou seja, um hotel no CEP 75011 fica no 11º arrondissement.

Qual a melhor época para ir a Paris, França?

Qual a melhor época para ir a Paris, França?
Fonte: Pxhere / CC0

Sem exageros, Paris, França, é uma cidade apaixonante de janeiro a janeiro, o que significa que a melhor época para viajar depende exclusivamente do gosto pessoal do visitante.

De novembro a fevereiro, quando é frio em Paris, os termômetros podem ficar próximos de 0ºC e a chuva térmica pode deixar a sensação térmica ainda mais baixa. 

Em contrapartida, é nessa época que a cidade está mais vazia, mais barata e com decorações especiais de Natal por todos os cantos.

No verão (junho a agosto), a Cidade Luz recebe turistas do mundo inteiro e organiza festivais culturais e gastronômicos. O lado negativo é que a estação mais quente do ano é também a mais cara para turismo.

Uma boa alternativa para fugir do frio do inverno e dos preços salgados do verão é conhecer Paris na meia estação: no outono e na primavera.

As folhagens da cidade mudam de cor, as temperaturas ficam amenas e os passeios se tornam ainda mais charmosos!

O que tem de interessante em Paris?

Se você ainda tem dúvidas em relação à quantidade e qualidade das atrações parisienses, não se engane: a Cidade Luz faz jus à fama e merece carregar o título de cidade mais visitada da Europa.

Confira o que conhecer em Paris! 

O que fazer em Paris à noite?

O que fazer em Paris à noite?
Fonte: Pxhere / CC0

As atrações de Paris, França, não estão limitadas ao dia: há muito o que se fazer na cidade depois do pôr do sol.

O bairro Montmartre, onde fica o famoso cabaré Moulin Rouge, é um endereço já consagrado da cena noturna local, com vários bares, pubs, sex shops e casas noturnas com programação diversificada até altas horas.

Você também encontrará várias baladas nos arredores da Praça da Bastilha, especialmente nas ruas Lappe, Amelot, de la Roquette e Charonne.

Se você prefere programas mais tranquilos, confira as opções do bairro Latino, o Quartier Latin, e do Saint-Germain-des-Prés, onde predominam bistrôs, tavernas e restaurantes.

Vale lembrar que, à noite, a maioria dos cafés parisienses se transformam em bares, trocando o menu diurno, com doces e quitutes, por cardápios noturnos com muito vinho, queijos e petiscos.

Não deixe de visitar a Torre Eiffel à noite para conferir sua iluminação especial e aproveite para jantar em um dos restaurantes da região.

O que fazer quando chove na cidade de Paris?

São Pedro não está colaborando e começou a chover bem no meio da sua viagem? Pode relaxar! 

Existem várias atrações adequadas para um dia de chuva na cidade de Paris, o que é vantajoso, já que é comum chover por lá entre o outono e a primavera.

Uma boa pedida para o dia chuvoso é visitar o Museu do Louvre, o mais famoso do mundo, que reúne milhares de peças, itens arqueológicos e obras de arte em seu impressionante acervo.

Paris, aliás, é uma cidade de muitos museus, como o Museu D’orsay, o Museu Rodin, o Museu Picasso, o Centro Georges Pompidou e muitos outros que são boas alternativas para fugir da chuva.

Você também pode gostar de conhecer as Galerias Lafayette, maior complexo comercial parisiense, com lojas incríveis que merecem uma visita mesmo de quem não quiser comprar nada.

E que tal aproveitar o dia de chuva para conhecer a histórica Ópera Garnier? O edifício monumental foi construído pelo rei Luís XIV e chama a atenção pela quantidade de ouro em seu interior.

Não deixe de incluir em seu roteiro para dias chuvosos um passeio pelo Panteão de Paris, que homenageia os maiores nomes da história francesa, as Catacumbas de Paris, com 2 km de túneis subterrâneos, e o Arco do Triunfo.

O que fazer em Paris com crianças?

O que fazer em Paris com crianças?
Fonte: Laura Tara / Pixabay

Paris, França, tem fama de ser um destino romântico, ideal para lua de mel, mas também pode ser uma excelente opção de destino para viagens em família, com várias atrações que encantam crianças e adultos de todas as idades.

A apenas 30 minutos do centro, por exemplo, fica o divertido Parque Astérix, com mais de 40 atrações inspiradas nas histórias dos quadrinhos de Asterix e Obelix, restaurantes temáticos e apresentações culturais.

Um pouco mais distante, a 45 minutos do centro parisiense, fica a Disneyland Paris, também conhecida como Eurodisney, que traz a magia dos parques da Disney para o coração da Europa: boa opção para toda a família.

Também pode ser legal fazer um passeio de barco com as crianças pelo rio Sena e uma visita à Cidade das Ciências e da Indústria, um gigantesco museu interativo com várias atrações tecnológicas que encantam os pequenos.

Não deixe de visitar o Jardim de Luxemburgo, onde sua família vai encontrar um belíssimo carrossel e poderá alugar barcos de controle remoto para se divertir nas águas do lago.

O que fazer em Paris, França, de graça?

Se você não está disposto a gastar muito ou estourou o orçamento antes do fim da viagem, não se preocupe: há muito o que fazer em Paris de graça ou com pouco dinheiro.

A maioria dos museus parisienses oferecem um dia de gratuidade por mês ou semana, então fique de olho na programação dos lugares que quer conhecer para aproveitar a oportunidade.

O Museu Carnavalet, que conta a história de Paris desde suas origens, e o Museu de Belas Artes vão além e garantem entrada franca todos os dias.

O viajante também não gasta nenhum centavo para conhecer os Jardins de Luxemburgo e os belos parques parisienses, bem como para visitar as famosas igrejas da cidade, como a Basílica do Sacré-Coeur e a Catedral de Notre Dame.

Nas Galerias Lafayette você só gasta se resolver comprar alguma coisa nas lojas do centro comercial. Não deixe de caminhar por toda a Champs Elyseè e aproveite para conhecer o Arco do Triunfo gratuitamente.

E que tal um passeio gratuito bem diferente? O Cemitério Père-Lachaise, de entrada franca, abriga os túmulos de grandes nomes da história ocidental, como Oscar Wilde, Frédéric Chopin e Jim Morrison.

Se sobrar um tempinho, nada melhor que desfrutar de um agradável piquenique em um dos parques ou praças de Paris!

Onde encontrar os melhores restaurantes em Paris?

Onde encontrar os melhores restaurantes em Paris?
Fonte: Pxhere / CC0

Nem pense em voltar de Paris, França, sem conhecer a excepcional gastronomia da Cidade Luz. Seja nas barraquinhas de rua ou nos restaurantes mais sofisticados, prepare-se para se apaixonar pela cozinha mais famosa do mundo.

Em qualquer caminhada pela cidade você pode acabar “tropeçando” em um restaurante ou bistrô incrível, especialmente nos bairros mais turísticos, como Le Marais, nos arredores do Louvre, no Quartier Latin e Montparnasse.

Também não faltam bons restaurantes nas proximidades da Champs Elyseè, em Montmartre ou no bairro da Bastilha.

No sábado, não deixe de visitar o Les Enfants Rouges, um tradicional mercado parisiense fundado no século XVII que é mais um polo gastronômico do que um mercado comum.

Cidades próximas a Paris, França

Gostou dos tesouros e segredos de Paris, França? Pode ser uma boa ideia fazer um bate-volta a alguns dos destinos incríveis nas proximidades da Cidade Luz.

O Château de Versailles, ou Palácio de Versalhes, onde viveram Maria Antonieta e o rei Luís XIV, é a principal atração nas redondezas, a apenas 40 minutos de trem do centro de Paris.

A 50 km fica a pacata Chantilly, endereço do icônico Château de Chantilly, rodeado por uma imensa floresta e casa do Museu Condé, o segundo mais importante do país, atrás apenas do Louvre.

Você também pode pegar um trem para visitar o cenário digno de conto de fadas do Vale do Loire, que abriga mais de 300 castelos, vinícolas e museus, ou conhecer os Jardins de Giverny e a casa de Monet, em Giverny, a 1 hora de trem.

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!