Ir para o site

×

×

Países mais frios do mundo: 10 destinos para você conhecer

Conheça os países mais frios do mundo, veja informações e temperatura média dos territórios. Saiba qual nação e lugar são os mais gelados atualmente.

O que você acha de viver uma experiência bem diferente em um dos países mais frios do mundo? Existem diversos destinos perfeitos para aqueles que amam temperaturas congelantes.

Mas não se assuste! Com a escolha da época certa e a preparação adequada, incluindo roupas apropriadas, é possível explorar ambientes congelantes e se encantar com suas paisagens deslumbrantes. 

Se você está curioso para descobrir os destinos mais frios do mundo e planejar sua próxima aventura gélida, continue lendo e conheça os 10 países onde o frio é uma atração à parte!

Qual é o país mais frio do mundo hoje?

País mais frio do mundo
Unsplash

O título de país mais frio do mundo na atualidade pertence à Rússia. Considerando a temperatura média anual, chega aproximadamente a -3,64 ºC.

Com um território continental, dividido entre Europa e Ásia, o país abriga regiões setentrionais, como a Sibéria, onde lugares como Oymyakon e Verkhoyansk costumam registrar algumas das temperaturas mais baixas do planeta fora da Antártica.

Aliás, falando na Antártica, embora não seja um país, merece menção especial. Foi nesse continente congelado que se registrou a temperatura mais baixa já medida na Terra: -98 °C. 

Outros países conhecidos pelo frio intenso incluem a Groenlândia, o Canadá e a Mongólia, cuja capital, Ulan Bator, é considerada a capital mais fria do mundo.

Qual o lugar habitado mais frio do mundo?

O lugar habitado mais frio do planeta é a vila de Oymyakon, na região da República de Sacha, na Rússia. O vilarejo remoto tem média anual de temperatura em torno de -50 °C, com registros de inverno que atingem até -71,2 °C. 

A vida em Oymyakon é extremamente desafiadora, exigindo adaptações específicas de seus 500 moradores. As casas precisam ser aquecidas para evitar o congelamento e os carros necessitam de plugues para manter os motores aquecidos.

Outros locais habitados que surpreendem pelas temperaturas extremas são Verkhoyansk, também na Rússia (média anual de -44,4 °C), Jakobshavn, na Groenlândia (média anual de -6,6 °C) e Fairbanks, no Alasca, (média anual de -2,1 °C).

Economize na sua viagem para os países mais frios do mundo

Você pode visitar os melhores destinos para aproveitar o frio mantendo seu bolso aquecido graças ao Vai de Promo. 

Nosso site te ajuda a economizar o máximo possível nessa aventura, não importa o destino escolhido, por meio de promoções imbatíveis de passagens aéreas.

O Vai de Promo atua como um buscador que pesquisa e compara ofertas das empresas mais respeitadas, centralizando a sua procura em um só lugar. Desse jeito, fica mais fácil viajar muito sem gastar além da conta!

10 países mais frios do mundo

Quem procura um destino para viver intensamente a aventura do frio extremo tem muitas opções pela frente, em praticamente todos os continentes. Conheça a seguir os lugares mais gelados do planeta!

Antártida

Antártida
Unsplash

A Antártida é o continente mais gelado e inóspito do planeta, no extremo sul do globo terrestre. A região é permanentemente coberta por neve, representando muitos desafios para a ocupação humana. 

Os ventos na região são extremamente fortes e velozes, os alimentos são escassos e há sérias dificuldades no que diz respeito à água potável e abrigo. Contudo, hoje é possível visitar e até morar por certos períodos em um dos ambientes mais desafiadores da Terra. 

As temperaturas médias anuais na Antártida são as mais baixas do planeta, variando entre -30 °C e -65 °C, mas pode ser ainda menor. No inverno antártico, a escuridão prevalece e o sol nunca nasce, o que faz com que as temperaturas tenham níveis drasticamente baixos. 

Cerca de 98% da superfície da Antártida é coberta por uma camada de gelo com uma espessura média de 2.500 metros, e há verdadeiras maravilhas naturais na região, como a Canada Glacier, uma das geleiras mais impressionantes do mundo.

Cazaquistão

O Cazaquistão é um país da Ásia que já fez parte da antiga União Soviética, situado ao sul da Rússia, próximo ao Círculo Ártico. 

O território é formado por estepes e desertos que amplificam a sensação de frio durante os meses de inverno. E nas regiões de alta altitude, a presença constante de neve e gelo é comum. 

Em geral, as temperaturas médias anuais no Cazaquistão podem ir de -5 °C a 25 °C, mas, sobretudo durante o inverno, o país enfrenta condições extremas. Em certas áreas, como as montanhas Altai, os termômetros podem despencar até -50°C. 

Estônia

A Estônia é um país báltico que faz fronteira com Rússia e Letônia, além de estar perto de outros destinos gelados, como Finlândia e Suécia. Por isso, não é de surpreender que se trate de um dos lugares mais frios do planeta. 

O território estoniano é coberto por extensas florestas, onde a neve é constante ao longo do ano. Muito desse clima extremo se deve à influência dos ventos de monções, que causam quedas significativas nas temperaturas. 

Os invernos na região são prolongados e rigorosos, com poucas horas de sol diárias e temperaturas médias que chegam a -25 °C.

É justamente esse frio que acaba atraindo muitos turistas interessados em neve abundante, além da charmosa arquitetura medieval e o baixo custo do país para os visitantes. 

Finlândia

Finlândia
Unsplash

A Finlândia é um país escandinavo localizado no norte da Europa e listada entre os 10 destinos mais gelados do mundo, com um inverno que se estende de outubro a abril em regiões mais ao norte, quando as temperaturas baixas são acompanhadas por pouca luz solar e muita neve. 

Os finlandeses se orgulham da fama do país e estão acostumados a receber muitos turistas durante a era mais gelada. Afinal, é nos meses mais frios que a deslumbrante aurora boreal se torna mais comum, podendo ser observada de vários pontos do mapa.

E não é só isso: o país abriga a famosa Lapônia, a casa mágica do Papai Noel, o que garante uma atmosfera ainda mais especial.

Rússia

Não é surpresa que a Rússia esteja entre os países mais frios do mundo. As condições climáticas do destino são tão extremas que já o salvaram de invasões estrangeiras por inúmeras vezes!

As temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero, mesmo durante o verão. No extremo norte do país, a neve é permanente e o frio pode chegar a níveis próximos aos da Antártida.

Durante o regime comunista, a região da Sibéria, por exemplo, foi até mesmo usada como local de exílio para prisioneiros por conta das condições climáticas. O pico do frio pode chegar a -60 °C. 

Não coincidentemente, a cultura russa valoriza a resistência e a adaptabilidade ao frio: as pessoas se envolvem em atividades ao ar livre durante todo o ano, mesmo no inverno, com roupas e calçados adequados para temperaturas baixas.

Além disso, o país possui uma boa infraestrutura para lidar com o frio, incluindo casas bem isoladas e sistemas de aquecimento eficientes.

Groenlândia

A Groenlândia é uma ilha no extremo norte do planeta, dentro do Círculo Polar Ártico, em que a maior parte do seu território é coberto por gelo. Então, não é surpreendente que esteja entre os destinos mais frios do mundo. 

Nos anos 1990, a região chegou a registrar frio de -69,6 °C, mas mesmo sem condições excepcionais, a temperatura média do país é bastante severa, chegando a -35 °C.

Apesar do frio extremo, a Groenlândia oferece atrativos naturais impressionantes, como o fenômeno da aurora boreal e as estações de esqui Sisorarfiit-Skiliften, Apussuit Adventure Camp e Heliski Maniitsoq.

Canadá

Canadá
Unsplash

O Canadá também está entre os países mais frios do mundo, com temperaturas que podem cair para impressionantes -40 °C em algumas regiões. Ali, também é comum encontrar quantidades significativas de neve, o que torna o destino perfeito para os amantes de esportes de inverno.

Em média, a temperatura anual fica entre -4 °C e 10 °C, mas nas regiões mais frias, como o norte do país e o interior das pradarias, onde ficam as províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba, as médias podem atingir até -50 °C. 

Aliás, é em Manitoba que se encontra Winnipeg, a cidade mais fria do Canadá que, por conta da sua localização, recebe as frentes frias do Ártico, o que garante um dos invernos mais rigorosos do país, com temperaturas que podem chegar até -35 °C.

Mongólia

Outro país gelado é a Mongólia, na Ásia Central, situada entre China e Rússia. 

A geografia peculiar da região é o verdadeiro motivo por trás das temperaturas congelantes, em meio a grandes cordilheiras que bloqueiam os ventos do norte e favorecem a queda de neve. 

O território mongol é formado por vastas estepes e montanhas gigantescas, o que resulta em condições climáticas extremas e favorece a cultura nômade até hoje. 

É comum encontrar comunidades que circulam por diferentes regiões para sobreviver a temperaturas que podem chegar a -20 °C. Afinal, muitos de seus habitantes vivem nas montanhas e não conseguem sobreviver ao clima vivendo em um só lugar.

Nas regiões mais frias, como o norte do país, as médias durante o inverno podem chegar a -30 °C, com picos que atingem até -50 °C. Não é à toa que o clima rigoroso moldou a cultura e o modo de vida do povo mongol.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são um destino versátil, capaz de oferecer atrativos distintos para todos os gostos, desde as praias da Flórida e da Califórnia, os parques do meio oeste e os lagos do norte, a muitos lugares em que o frio e a neve são frequentes!

O país fica ao sul do Canadá, e é justamente na fronteira com o país vizinho que estão as cidades e regiões mais geladas, como os estados de Minnesota, Illinois, Wisconsin e Montana.

Contudo, até em cidades mais ao sul, como Nova York e Aspen, no Colorado, é comum a ocorrência de neve durante o inverno.

O inverno americano é mais severo quanto mais ao norte do território, onde as temperaturas ficam constantemente abaixo de zero, enquanto na região sul do país o frio tende a ser menos intenso. 

Islândia

Islândia
Unsplash

A Islândia também está entre os países mais frios do mundo. Afinal, não é qualquer lugar que pode se orgulhar do apelido de “Terra do Fogo e Gelo”, uma referência a seus vulcões — muitos deles ativos — e à neve constante. 

Embora o verão islandês seja famoso pela paisagem verdejante, no inverno o cenário é coberto de neve e os termômetros ficam em torno de -10ºC, especialmente na região norte do país.

Mesmo nos meses mais quentes, não espere sentir calor. A temperatura média anual na Islândia é de apenas 11ºC!

De qualquer forma, o país é muito bem preparado e pode te receber de braços abertos com atrações como vulcões, geleiras, gêiseres, piscinas termais e o espetáculo da aurora boreal.

Conheça os países mais frios do mundo gastando pouco com o Vai de Promo

O Vai de Promo pode te ajudar a visitar os países mais frios do mundo sem estourar o orçamento. 

Lembre-se de que o frio extremo vem com oportunidades de sobra para a prática de esportes, passeios diferentes e explorações gastronômicas. Para viver essas experiências com tranquilidade, não deixe de contratar um seguro viagem robusto.

No Vai de Promo, você encontra preços competitivos de passagens aéreas para qualquer destino.

Faça uma pesquisa agora mesmo para adquirir passagens aéreas e seguros de viagem mais baratos!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!