Ir para o site

×

×

Onde tem neve na Argentina: as 8 melhores cidades para curtir

Saiba onde tem neve na Argentina. Veja qual é a época que neva, a cidade mais barata para ver e o melhor lugar para curtir e onde esquiar no país.

Todos os anos, a partir de março, a expectativa em torno da temporada de neve na Argentina começa a crescer, e turistas de várias partes do mundo se preparam para aproveitar a alta qualidade dos centros de esqui espalhados pelo país

Quando as temperaturas caem e os primeiros flocos cobrem as paisagens dos Andes, os entusiastas dos esportes de inverno se preparam para explorar as encostas das montanhas do país vizinho ao Brasil. 

Mas, afinal, onde tem neve na Argentina? Da selvagem Patagônia até as charmosas vinícolas de Mendoza, há várias regiões do país que despontam como destinos para quem busca diversão e aventura na neve. 

Neste texto, vamos explorar as melhores cidades para curtir o inverno argentino, com dicas de onde esquiar, quais atividades de inverno estão disponíveis e quando é a melhor época para visitar lugares icônicos como Bariloche. Confira!

Qual é a época da neve na Argentina?

Quando neva na Argentina
Unsplash

A temporada de neve na Argentina tem início geralmente em junho e se prolonga até setembro ou, em alguns casos, outubro, variando conforme as condições climáticas de cada ano. 

Todavia, para assegurar uma experiência com neve da melhor qualidade, é ideal programar sua viagem para os meses de julho e agosto. Nesse período, as chances de encontrar neve fresca e pistas bem-conservadas são significativamente maiores. 

Ainda que as primeiras nevascas possam ocorrer já em meados de junho, especialmente nas áreas de maior altitude, é em julho e agosto que a neve atinge seu auge, possibilitando atividades como esqui e snowboard.

Onde tem neve na Argentina?

Vários destinos do país sul-americano se transformam em verdadeiros paraísos de neve quando chega o inverno, atraindo turistas de todo o mundo. As opções vão do extremo sul, como cidades da Patagônia, até cantos mais próximos de Buenos Aires, como Mendoza.

Veja as cidades onde você pode curtir a neve na Argentina!

Bariloche

Rodeada pela Cordilheira dos Andes, a cidade de Bariloche é o destino argentino mais badalado do inverno. Frequentemente descrita como um pedacinho da Europa na América Latina, e considerada capital do turismo de aventura na Argentina. 

Embora tenha fama como destino de luxo, é um lugar relativamente barato para turismo de neve, capaz de oferecer atividades como esqui, trekking, snowboard e muitas outras relacionadas à estação mais gelada do ano.

No inverno, as temperaturas podem atingir impressionantes -10 °C, proporcionando um cenário formado por lagos congelados e paisagens cobertas de neve.

É nesse panorama que o viajante encontra estações de esqui famosas, como Cerro Catedral, uma das maiores das Américas. O atrativo é indicado tanto para esquiadores e snowboarders quanto para quem prefere atividades como trilhas na natureza. 

O Parque Nacional Nahuel Huapi é o coração da cidade e abriga o lago homônimo que oferece caminhadas e passeios de barco. A arquitetura charmosa é uma atração à parte: cada esquina lembra uma vila nos Alpes europeus. 

Córdoba

Córdoba é um dos poucos destinos de neve ao norte de Buenos Aires, embora não seja um fenômeno garantido ao longo de todo o inverno. 

Isso significa que é provável que você precise fazer passeios fora da cidade para viver experiências como esquiar, pois o acúmulo de neve é discreto na região. As estações mais próximas são as de Cerro Chapelco e Las Leñas, ambas a mais de 1.000 km de distância.

De qualquer forma, quando a neve cobre a cidade, Córdoba revela um charme especial em lugares como a Plaza San Martín, o Parque Sarmiento e a Catedral. As construções, árvores e ruas são cobertas pelo manto branco, garantindo um cenário incrível para os visitantes. 

Aproveite o clima ameno de inverno, com temperaturas médias entre 10 °C e 15 °C, para conhecer atrações como o Centro Histórico, Patrimônio Mundial da Unesco, o Museu Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa e o Museu da Memória Histórica.

Esquel

Esquel
Unsplash

Um dos melhores destinos de esqui na Cordilheira dos Andes é Esquel, uma charmosa cidade da província de Chubut que recebe muita neve durante o inverno graças à sua localização montanhosa.

Os termômetros podem ficar constantemente abaixo de 0 °C, e a temporada de neve é extensa, podendo começar em meados de maio e estendendo-se até setembro em alguns anos. A média de precipitação de neve chega ao ápice em junho, com 90 mm.

Ou seja, trata-se de um destino em que é possível esquiar, ficar em frente à lareira, fazer bonecos de neve, entre outras atividades invernais.

A grande atração é a proximidade em relação a La Hoya, uma estação de esqui ideal para iniciantes, de estrutura acolhedora e menos lotada. O local também é muito acessível, com custo mais baixo em relação às estações badaladas de Bariloche, por exemplo.

Quem visita Esquel também pode explorar o Parque Nacional Los Alerces, onde é possível observar a vida selvagem patagônica e desfrutar de atividades como trekking.

Mendoza

Outra bela cidade que tem neve na Argentina é Mendoza, localizada no oeste do país e emoldurada pela Cordilheira dos Andes onde, de maneira geral, a neve cai nas montanhas próximas e na própria cidade.

Produtora de alguns dos vinhos mais famosos da América do Sul, não pense que apenas os amantes da bebida são atraídos para lá: existem muitas outras atrações para descobrir.

Além da Rota do Vinho, onde os visitantes podem explorar diversas vinícolas, há opções para os entusiastas do esqui, como a estação Los Penitentes, a 2 horas do centro da cidade. Também não faltam oportunidades de atividades ao ar livre, como trekking, alpinismo, rafting e mountain bike, com centenas de quilômetros de trilhas para explorar.

Neuquén

Neuquén é uma cidade da Patagônia Argentina e capital da província homônima, onde o inverno dura quase o ano inteiro. Em 2023, chegou a nevar em dezembro, em pleno verão no Hemisfério Sul.

A região tem características típicas dos Andes, com picos que ultrapassam 4.000 metros, permanentemente cobertos por neve. 

A temporada de neve vai de junho a setembro, com os meses de julho e agosto oferecendo as melhores condições para encontrar pistas em ótimo estado. 

As primeiras nevascas podem ocorrer já a partir de meados de junho, especialmente nas áreas mais elevadas, como as estações de esqui Caviahue e Villa Pehuenia.

Entre as melhores atrações do inverno em Neuquén está a possibilidade de explorar trilhas em motos de neve (snowmobile), patinação e pesca no gelo, entre muitas outras. 

San Martín de Los Andes

San Martin de Los Andes
Unsplash

San Martín de los Andes é outro destino imperdível para quem deseja aproveitar a neve

Excelente opção de bate-volta a partir de Bariloche, que fica a menos de 80 km de distância, a cidade fica na província de Neuquén, na Patagônia, em meio a lagos de água cristalina, montanhas de pico nevado e florestas densas. 

O centrinho da cidade é puro charme, com sua arquitetura alpina e casas de madeira, exalando um charme pitoresco que lembra vilarejos europeus. As comparações com outros destinos patagônicos, como Ushuaia e El Calafate, são inevitáveis.

A cidade ferve durante a temporada de neve, sobretudo por abrigar a famosa estação de esqui de Chapelco, que atrai esportistas de todos os níveis. E não é só isso: San Martín de Los Andes também oferece oportunidades para trekking e mountain bike.

Ushuaia

Cidade mais ao sul do planeta, Ushuaia é um dos melhores lugares para quem busca vivenciar a temporada de neve na Argentina

O destino fica na chamada Terra do Fogo, onde a paisagem varia entre o azul do Atlântico, o branco da neve e as cores dramáticas do relevo de origem vulcânica. A todo momento o visitante é presenteado com vista das montanhas, como em um cenário de filme.

Embora possa ser visitada em qualquer época do ano, é no inverno que Ushuaia mostra todo o seu esplendor, especialmente por conta da estação de esqui Cerro Castor, que atrai amantes do esporte de todo o mundo.

Para os apaixonados por contato com a natureza, recomenda-se também uma visita ao Parque Nacional, que reúne trilhas cênicas incríveis, bem como um passeio de barco pelo Canal de Beagle, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico.

Muitos turistas aproveitam para estender sua viagem até El Calafate, a 870 km, onde é possível caminhar sobre geleiras no Parque Nacional Los Glaciares. 

E, é claro, não se pode esquecer da gastronomia patagônica e dos vinhos argentinos de alta qualidade, que são verdadeiros deleites para os paladares dos visitantes.

Villa la Angostura

Outro destino imperdível na província de Neuquén é a charmosa Villa la Angostura que, graças à sua altitude elevada, tem a neve como uma presença constante durante o inverno.

A paisagem sempre coberta de branco é muito bonita, sobretudo nos arredores do Cerro Bayo, uma das pistas de esqui mais lindas do continente.

Além disso, a proximidade em relação a Bariloche e ao Lago Nahuel Huapi é um atrativo adicional, possibilitando conhecer outros cenários cinematográficos da região.

Vale a pena investir na contratação de um guia para percorrer trilhas nos arredores da cidade, além de reservar um tempo para conhecer o seu centro, repleto de restaurantes, lojas de vinhos, chocolates e de lembranças.

Gaste pouco para ver neve na Argentina

Descobrir onde tem neve na Argentina é apenas a primeira etapa para planejar a sua viagem, mas não se preocupe: você pode contar com o Vai de Promo em todos os passos restantes.

O Vai de Promo é um buscador que facilita a sua pesquisa de preços por passagens aéreas, onde você encontra as melhores ofertas das empresas mais conceituadas do mercado com praticidade e segurança.

Visite o Vai de Promo para descobrir um jeito muito mais barato de viajar. Se aparecer alguma dúvida no processo, conte com nossa central de atendimento para te ajudar!

Qual a cidade mais barata para ver neve na Argentina?

Cidade barata para ver neve na Argentina
Unsplash

A opção mais acessível para ver neve na Argentina é Bariloche, na Patagônia, que oferece atividades de inverno como esqui e snowmobile. 

Em média, um pacote completo de atividades pode custar entre 10 mil e 12 mil pesos argentinos para adultos, havendo alternativas mais baratas e outras mais luxuosas. 

A cidade desponta como um destino mais econômico, sobretudo por receber voos regulares a partir de várias cidades brasileiras, o que pode baratear a aventura. Em geral, é possível encontrar voos (ida e volta) entre R$ 2.600 e R$ 3.500.

Qual o melhor lugar para ver neve na Argentina?

O melhor lugar para ver neve na Argentina, em geral, é a região de Chapelco, perto de San Martín de los Andes e Bariloche, que além de ser uma estação de esqui de renome, combina aventura, belezas naturais e excelente infraestrutura turística.

Do topo do Cerro Chapelco, você será presenteado com uma vista deslumbrante do Lago Lácar e dos vulcões Lanín e Villarrica, o que já justifica toda sua fama.

A estação de esqui oferece mais de 30 pistas projetadas para atender a todos os níveis de habilidade, indo de terrenos suaves para iniciantes até desafios empolgantes para os esquiadores mais avançados.

Os visitantes podem desfrutar de infraestrutura completa, com hotéis, restaurantes, lojas de equipamentos e serviços de instrução prontamente disponíveis.

Onde esquiar na Argentina?

Cerro Catedral, em Bariloche, é a estação de esqui mais famosa do país, oferecendo mais que oportunidades para esquiadores e snowboarders: você também poderá desfrutar de atividades como patinação no gelo.

Outro destaque é Las Leñas, uma estação moderna, conhecida por suas excelentes pistas e infraestrutura de alta qualidade, onde também é possível curtir intensamente a vida noturna.

Na Terra do Fogo, um lugar imperdível para esquiar é o Cerro Castor, que se destaca por oferecer neve de alta qualidade até outubro, em alguns anos. A estação também possui um snowpark para os mais aventureiros.

Quer mais? Outras estações de esqui imperdíveis incluem Chapelco, Villa Pehuenia, Los Penitentes, Uspallata, Caviahue, entre muitas outras!

Aproveite a neve na Argentina com o Vai de Promo!

A sua viagem fica mais acessível com o Vai de Promo, que oferece um poderoso mecanismo de busca de passagens aéreas para a Argentina com o melhor custo-benefício.

Você pode utilizar a nossa barra de pesquisa especializada para encontrar as melhores ofertas do mercado de viagens, com descontos significativos em passagens e seguros.

O viajante ainda encontra comodidades que facilitam o planejamento, como pagamento em até 12 vezes no cartão

Não perca mais tempo e veja como é mais barato viajar com o Vai de Promo!

Perguntas frequentes sobre onde tem neve na Argentina

Perguntas sobre a neve na Argentina
Unsplash

Antes de pegar seus esquis e roupas pesadas para o frio, tire suas dúvidas sobre onde tem neve na Argentina!

Qual a cidade mais próxima de Buenos Aires que tem neve?

A cidade mais próxima de Buenos Aires que tem neve é Mendoza, que está a aproximadamente 1.060 km da capital.

Tem neve o ano todo em Bariloche?

Não, Bariloche não tem neve o ano todo. A neve na cidade é um fenômeno sazonal que ocorre principalmente durante o inverno, entre junho e setembro. Embora seja possível encontrar neve em outras épocas do ano, é raro e em pequenas quantidades.

Quando cai neve em Ushuaia?

A neve em Ushuaia é mais frequente do final de maio até o início de outubro. Em alguns anos, pode ocorrer em abundância durante esse período, enquanto em outros pode ser menos frequente e em menor quantidade.

O que é melhor Ushuaia ou Bariloche?

Depende do que você procura. Ushuaia é ideal para aventura, neve por mais tempo ao longo do ano e muitas paisagens selvagens, enquanto Bariloche oferece estrutura turística completa, diversas atividades e clima que varia conforme a época do ano.

Quando cai neve em Bariloche?

A neve em Bariloche começa geralmente a cair no final de junho, com a chegada do inverno, e persiste até meados de setembro.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!