Óbidos, Portugal: 8 atrações imperdíveis na cidade medieval!
Óbidos, Portugal, é um destino imperdível no país. Veja o que fazer pela cidade medieval, além de conferir dicas de quando ir e como chegar!
Óbidos, Portugal, é o destino perfeito para quem sempre sonhou em viver uma verdadeira viagem no tempo. Se esse é o seu caso, este artigo foi feito especialmente para você.
Cercada por muralhas do século XIV e repleta de ruelas de paralelepípedos, essa charmosa vila medieval bem-preservada é um recanto quase desconhecido no país ibérico que oferece uma experiência autêntica imperdível.
Além da arquitetura histórica e do castelo que domina a paisagem, Óbidos cativa com suas casinhas brancas decoradas com flores, lojas de artesanato e a famosa ginja servida em copinhos de chocolate, tudo isso a um curto bate-volta de Lisboa.
Quer saber o que não pode ficar de fora do seu roteiro? Descubra agora as atrações mais imperdíveis de Óbidos!
Onde fica a cidade de Óbidos, Portugal?
Óbidos fica na região Oeste de Portugal, na província histórica da Estremadura, pertencente ao distrito de Leiria.
Essa vila medieval está a apenas 80 km ao norte de Lisboa, perto dos municípios de Caldas da Rainha, Bombarral, Lourinhã e Peniche. Além disso, a cidade também fica perto da costa atlântica e de destinos litorâneos como Nazaré.
Como chegar a Óbidos, Portugal?
A maioria dos turistas com destino a Óbidos, Portugal, partem de Lisboa, onde fica o principal aeroporto nas redondezas. O trajeto é feito em pouco mais de 1 hora de ônibus da linha Rápida Verde, com saídas do terminal da estação de metrô Campo Grande.
A passagem custa cerca de 8 euros (R$ 49,59 em março de 2025) e deve ser adquirida diretamente com o motorista, então chegue com antecedência, especialmente na alta temporada, para garantir um lugar.
Para quem prefere viajar de carro, o trajeto é feito pela rodovia A8 e há estacionamento gratuito em áreas próximas às muralhas.
Já o trem, embora seja uma alternativa disponível, não é a mais indicada, pois exige baldeações e pode levar até 3 horas para chegar, além de a estação de Óbidos ficar distante do centro histórico.
Quando ir a Óbidos, Portugal?
Assim como outros destinos de Portugal, Óbidos pode ser visitada em qualquer época do ano, mas há alguns diferenciais em cada estação que podem te ajudar a escolher o momento ideal para conhecer a cidade.
O verão tem dias ensolarados e as ruas ganham ainda mais charme com as fachadas floridas, e, mesmo nos dias mais quentes, as temperaturas dificilmente ultrapassam os 20°C. O inverno, por outro lado, tem máximas em torno de 13°C e maior chance de chuva, embora a vila medieval mantenha seu encanto.
E não são apenas as variações sazonais que você deve considerar. O calendário de Óbidos é cheio de eventos imperdíveis como a Vila Natal, o Mercado Medieval, a Semana Santa e o Festival Internacional de Chocolate.
Voos para Óbidos: encontre o seu no Vai de Promo!
Já imaginou como seria conhecer todo o charme histórico de Óbidos, Portugal, sem abrir mão da economia? Com o Vai de Promo, você não precisa imaginar. Essa aventura acessível é realidade!
Nosso site te ajuda a viver as melhores experiências de turismo sem pesar no bolso, graças ao moderno buscador de passagens aéreas, seguro viagem e hospedagem, que permite comparar preços e adquirir tudo que você precisa para sua viagem em um só lugar.
O Vai de Promo facilita a busca pelas opções mais vantajosas para cada perfil de viajante, para que você possa visitar os destinos mais encantadores sem preocupações.
Faça sua pesquisa agora mesmo e encontre as melhores condições para conhecer Óbidos pagando menos.
Pontos turísticos em Óbidos, Portugal
Óbidos é um daqueles destinos que encantam à primeira vista, com suas ruelas de paralelepípedos, casas brancas decoradas com flores e um charme medieval preservado ao longo dos séculos.
Você poderá caminhar sem pressa pelas muralhas e apreciar as belas vistas, além de visitar atrações que fazem desta vila portuguesa um lugar ainda mais especial.
Confira a seguir os melhores pontos turísticos de Óbidos, Portugal, que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Castelo de Óbidos
O Castelo de Óbidos é uma das grandes atrações da vila, com uma estrutura de pedra que remonta ao século XII e uma história que se mistura com a própria formação de Portugal.
Considerado uma das 7 Maravilhas do país, o castelo passou por diversas restaurações ao longo dos anos e hoje abriga um elegante hotel, que mantém sua arquitetura histórica preservada. Vale a pena visitar para fazer fotos lindas da fachada!
E você até pode entrar no Castelo de Óbidos, desde que seja um dos hóspedes do hotel instalado na fortaleza medieval, mas saiba que a entrada na área interna não é aberta ao público geral. Uma alternativa para ter um vislumbre do seu interior é fazer uma refeição no restaurante do hotel.
Igreja de Santa Maria
Marco zero do centro histórico, a Igreja de Santa Maria tem origens medievais e foi construída com influências visigóticas, o que já faz a visita valer a pena. A fachada chama a atenção de quem passa com uma imagem de Nossa Senhora da Assunção no pórtico principal.
No interior, o destaque fica por conta dos belíssimos painéis de azulejos do século XVII e das pinturas, além do túmulo de João de Noronha, um nobre português que viveu no século XV. A entrada é gratuita.
Lagoa de Óbidos
Um dos tesouros naturais da costa ocidental portuguesa, a Lagoa de Óbidos é separada do oceano por lindas dunas, o que gera uma paisagem idílica digna de cartão-postal.
A lagoa de água salgada abriga um ecossistema rico, incluindo aves raras aquáticas e migratórias.
A lagoa é muito procurada para a prática de esportes e lazer ao ar livre, com condições perfeitas para canoagem e windsurf, além de fácil acesso a partir da maior estação náutica de Portugal, a do Oeste.
No verão, é uma atração que merece a sua visita, especialmente se você gosta de águas tranquilas e rodeadas por uma vegetação abundante.
Mercado Medieval de Óbidos
Nos meses de julho e agosto, Óbidos revive a Idade Média com seu famoso Mercado Medieval, um dos eventos mais esperados do verão na região.
As ruas da vila se transformam em um cenário histórico, com figurantes trajando vestimentas de época e apresentações teatrais e musicais, além de feiras que comercializam produtos artesanais e artigos medievais.
O evento ainda conta com jantares temáticos que seguem a gastronomia típica da Idade Média e emocionantes encenações de batalhas entre cavaleiros, que vão te levar a uma verdadeira imersão no passado.
Porta da Senhora da Piedade
Uma das entradas medievais que garante acesso à cidade muralhada de Óbidos é a Porta da Senhora da Piedade, erguida no século XIV, durante o reinado de D. Fernando.
O pórtico de arquitetura militar medieval também carrega uma inscrição que faz referência à Virgem Nossa Senhora, colocada pelo rei D. João IV em agradecimento pela proteção da padroeira durante a Restauração da Independência, no século XVII.
Dentro da porta, você vai encontrar a Capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade, adornada com azulejos do século XVIII com cenas da Paixão de Cristo, com acesso gratuito.
Rua Direita

A Rua Direita é a principal via de Óbidos e um dos lugares mais encantadores para passear pela vila, com casas brancas, janelas coloridas e muitas flores. Sem exageros, é uma rua que exala o charme típico de uma cidade medieval.
Ao caminhar pela região, aproveite para experimentar dois dos sabores mais tradicionais de Óbidos: o chocolate e a ginja, a típica bebida local, servida em um copinho de chocolate.
Você também pode visitar atrações como a Livraria do Mercado Biológico, onde as estantes, feitas de caixas de frutas recicladas, guardam uma seleção de livros e produtos naturais.
Santuário do Senhor Jesus da Pedra
Outra atração na entrada da vila é o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, um exemplar de arquitetura barroca datado do século XVIII.
A igreja hexagonal conta com duas torres e está envolto por uma lenda que remonta ao rei D. João V, que, em momento de aflição, invocou “valha-me o Senhor da Pedra” – pedido que muitos acreditam ter resultado em um milagre.
O lugar recebeu muitos reis portugueses ao longo de sua história, e você pode visitá-lo sem pagar nada, já que o acesso é gratuito.
Vila Medieval de Óbidos
O centro histórico da cidade é a Vila Medieval de Óbidos, uma área entre as muralhas que guarda as principais atrações locais e é a região mais imperdível de toda a cidade.
Tudo pode ser explorado a pé em poucas horas, revelando atrativos como lojas, igrejas e, claro, a famosa muralha, que oferece vista panorâmica do centrinho.
Vale a pena se hospedar ao menos uma noite na vila: muitos turistas que estão em bate-volta retornam para Lisboa ao anoitecer, deixando um centrinho mais vazio e ainda mais romântico. Fica a dica!
O que fazer em Óbidos em um dia?
Se você tem apenas um dia para conhecer Óbidos, Portugal, não precisa se preocupar. Esse tempo é mais que suficiente para conhecer os pontos turísticos mais imperdíveis da vila.
Nesse caso, o ideal é se ater ao centro medieval: comece seu roteiro pela Porta da Vila, caminhe pelas ruas de pedras enquanto observa as casinhas brancas com detalhes coloridos e as lojas de artesanato da região.
Ainda nessa área, você pode visitar lugares como a Igreja de Santa Maria, o Castelo de Óbidos e as antigas muralhas, uma das melhores formas de entender a disposição do lugar e admirar a vista panorâmica da cidade.
Para completar o passeio, não deixe de saborear um prato típico, como o cabrito assado, ou de experimentar o licor ginja, verdadeiro orgulho local.
Onde ficar em Óbidos?
Embora não haja tantas opções de hospedagem em Óbidos em comparação a outros destinos mais famosos, você vai encontrar algumas acomodações que permitem aproveitar a tranquilidade da cidade.
Nesse caso, é altamente recomendável ficar dentro da cidade murada, como no Castelo de Óbidos, que abriga um hotel. Hospedar-se nessa região é uma chance de imergir na história medieval da cidade e, de quebra, aproveitar o charme do centro histórico.
Fora da muralha, há algumas opções mais modestas de hospedagem, mas ainda assim charmosas, com uma excelente localização e diárias mais econômicas.
Você vai encontrar as melhores opções de hospedagem na região no Vai de Promo Hotéis, que permite comparar os preços e benefícios de diversos hotéis ao redor do mundo, em busca do melhor custo-benefício.
Em nossa plataforma, você pode reservar sua estadia com descontos especiais e escolher com base em preço, localização e comodidades.
O seguro viagem é obrigatório para visitar Óbidos
O seguro viagem é obrigatório para quem visita Óbidos e outros destinos em Portugal, pois oferece proteção em caso de emergências médicas e atende a uma exigência das autoridades locais. Sem esse item, você pode até ser impedido de entrar no país.
Ter um seguro viagem é também uma garantia de que, caso ocorra algum imprevisto de saúde durante a viagem, você receberá a assistência necessária sem preocupações financeiras.
Esse tipo de seguro também te protege em outras situações, como atraso ou cancelamento de voo, problemas com bagagem, repatriamento e outros serviços imprescindíveis.
No Seguros Promo, você encontra a maior referência no mercado de seguros, com opções das melhores seguradoras, planos abrangentes e preços competitivos.
Você pode comparar gratuitamente as opções disponíveis por meio da ferramenta comparadora exclusiva para encontrar o seguro que melhor atende às suas necessidades.
Suas passagens para Portugal não precisam custar caro!
Antes de embarcar para Óbidos, Portugal, visite o Vai de Promo para garantir passagens aéreas com descontos significativos, e outros elementos fundamentais para uma viagem, como seguro viagem e hospedagem a preços acessíveis.
Em outras palavras, é o site que você precisa para conhecer os melhores lugares sem comprometer seu orçamento.
Com atendimento de excelência e parcerias com as melhores companhias aéreas e seguradoras, você viaja com tranquilidade, sem abrir mão da economia.
Visite o Vai de Promo para encontrar promoções imperdíveis, descontos exclusivos e condições facilitadas de pagamento para a sua viagem mais acessível!
Continue sua leitura!
- Pisa, Itália: onde fica, como chegar e o que fazer na cidade!
- Óbidos, Portugal: 8 atrações imperdíveis na cidade medieval!
- Açores, Portugal: os melhores pontos turísticos do arquipélago!
- Albufeira, Portugal: melhores pontos turísticos e praias da cidade!
- Istambul: confira os 15 melhores pontos turísticos da cidade turca!