Ir para o site

×

×

O que fazer em Porto Seguro: história, cultura e belezas naturais

Quer saber o que fazer em Porto Seguro? Esse artigo é para você! Em um dos destinos mais badalados do Brasil, não faltam atrações para conhecer!

Quer descobrir o que fazer em Porto Seguro? Você chegou ao artigo certo! Preparamos um guia turístico completo sobre um dos destinos mais populares do Brasil.

Esse tesouro baiano é famoso por suas praias de areia branca e águas cristalinas, uma rica história colonial que remonta às origens do país e uma animada vida noturna, com atrações para todos os gostos e bolsos! 

Destino ideal para viajantes de todas as idades e interesses, a cidade está esperando por você com boas opções de hospedagem, alimentação e lazer. 

Vem conferir o que torna Porto Seguro tão atraente para os turistas e o que você pode esperar ao visitar essa bela cidade!

Como chegar a Porto Seguro, Bahia?

Como chegar a Porto Seguro, Bahia?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Antes de descobrir o que fazer em Porto Seguro, você precisa definir como vai chegar à cidade baiana.

Porto Seguro fica no litoral sul do estado da Bahia, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento, pertinho de destinos como Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis e Itabela, a cerca de 700 km de Salvador.

Confira como chegar à cidade!

A partir de Salvador

Se você está viajando a partir de Salvador, capital da Bahia, você poderá escolher entre voar, pegar um ônibus, alugar um carro ou pegar uma balsa para chegar a Porto Seguro.

A forma mais rápida e conveniente de transporte é pegar um voo direto para o Aeroporto de Porto Seguro (BPS), que recebe voos regulares de várias cidades do Brasil, incluindo Salvador. A duração média do voo é de aproximadamente 1 hora.

Se o tempo não é um fator impeditivo e você deseja economizar, pode pegar um ônibus entre as duas cidades. Empresas de ônibus como a Águia Branca e a São Geraldo oferecem esse serviço, e a viagem dura cerca de 10 horas.

Quem gosta de dirigir pode, ainda, superar os 700 km de distância de carro, mas tenha em mente que a viagem pode levar até 10 horas, dependendo do tráfego e das condições da estrada.

Uma opção menos comum, porém interessante, é pegar uma balsa em Salvador até a cidade de Bom Despacho, em Itaparica, e depois dirigir até Porto Seguro. A viagem de balsa leva cerca de 1h30, e depois é preciso dirigir por mais cerca de 7 horas.

De outras cidades do Brasil

Os viajantes de regiões mais distantes do Brasil não precisam se preocupar, pois Porto Seguro é perfeitamente acessível a partir de outras regiões do país, seja de avião, ônibus, carro e até mesmo por navio em cruzeiros.

Se você optar por voar, o Aeroporto de Porto Seguro recebe voos regulares de diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife, operados por companhias aéreas como Gol, Azul e Latam.

Também é possível viajar de ônibus, com empresas como Águia Branca, São Geraldo, Expresso Brasileiro e Itapemirim, que oferecem serviços para Porto Seguro a partir de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

De carro, as principais rodovias que levam a Porto Seguro são a BR-101 e a BR-116, mas prepare-se para encarar longas horas na estrada.

Caso prefira uma opção mais luxuosa, pode viajar por navio, em cruzeiros que incluem a cidade como destino, especialmente durante o verão: uma alternativa que permite conhecer outras cidades do Nordeste enquanto desfruta do conforto de um cruzeiro.

Mapa de Porto Seguro

A melhor forma de descobrir o que fazer em Porto Seguro é explorando a cidade com calma, de preferência com um bom roteiro em mãos.

O centro histórico concentra algumas das principais atrações turísticas: a região é relativamente compacta e pode ser explorada a pé. Confira no mapa!

Quando ir a Porto Seguro?

Você vai encontrar o que fazer em Porto Seguro em qualquer estação, mas é inegável que escolher estrategicamente a data da sua viagem pode resultar em uma experiência ainda mais memorável.

A melhor época para visitar a cidade é durante a estação mais seca, de novembro a março. Durante esses meses, as chuvas são mais escassas e as temperaturas são mais elevadas, o que é ideal para quem quer aproveitar as praias e atividades ao ar livre. 

Esse período coincide com a alta temporada de turismo, quando a cidade está mais movimentada e há uma programação cultural intensa. No entanto, os preços podem ser mais elevados e a cidade pode estar mais cheia.

Caso queira evitar a alta temporada, uma boa época para visitar a cidade é o período de abril a outubro, quando os preços tendem a ser mais baixos e a cidade está mais tranquila, permitindo que você desfrute melhor das atrações locais sem tanta agitação. 

Vale lembrar, porém, que essa época coincide com o período de chuvas, então é possível que ocorram dias nublados ou chuvosos durante a sua estadia.

Onde ficar em Porto Seguro, Bahia?

Por ser um destino turístico popular, Porto Seguro é uma cidade que oferece várias opções de hospedagem em diferentes regiões, cada uma com seu próprio encanto. 

O centro histórico é uma escolha simplesmente apaixonante, que permite ao viajante explorar com calma suas ruas de paralelepípedos, casinhas coloridas e muitos bares e restaurantes. 

Além disso, o centrinho é a melhor região para quem deseja estar próximo às principais atrações turísticas, como a Passarela do Álcool e o Marco do Descobrimento, embora não esteja tão próximo das praias.

Se você quer mesmo é ficar à beira-mar, uma boa alternativa é Taperapuã, uma região movimentada que fica a cerca de 7 km do centro e é conhecida por suas belas praias, como Taperapuã e Mutá. 

Para quem prefere uma experiência mais rústica de hospedagem, pode ser interessante ficar na vila de Arraial d’Ajuda, que fica do outro lado do Rio Buranhém: boa pedida para quem deseja fugir um pouco da agitação, mas ainda quer estar perto das praias.

Há também a possibilidade de ficar na Praia do Espelho, que tem atmosfera mais exclusiva e fica a cerca de 25 km de Porto Seguro, sendo considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. 

O que não posso deixar de conhecer em Porto Seguro?

O que não posso deixar de conhecer em Porto Seguro?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Sinônimo de sol, mar e badalação, Porto Seguro é um dos destinos mais procurados do país, capaz de entreter a todo tipo de viajante.

Há uma infinidade de atividades e lugares para conhecer, desde as praias paradisíacas até o centro histórico, passando por parques naturais, museus e muitas opções de lazer. 

Vem descobrir o que fazer em Porto Seguro! 

O que fazer em Porto Seguro à noite?

Existe tanto o que fazer em Porto Seguro à noite, que não é exagero afirmar que a cidade é tão badalada no período noturno como nos dias de sol.

Com muitos bares, restaurantes e casas noturnas, a cidade oferece diversas alternativas de diversão para quem quer aproveitar a noite, especialmente na Passarela do Descobrimento, carinhosamente conhecida como “Passarela do Álcool”.

O calçadão é repleto de bares e restaurantes que oferecem uma grande variedade de bebidas e pratos típicos da culinária baiana, garantindo movimento intenso durante a noite, com música ao vivo e muita animação.

Muito badalada durante o dia, o complexo de praia Axé Moi também é uma boa pedida para a noite, com shows com bandas locais e nacionais e muita dança ao som do axé music, ritmo típico da Bahia, em três ambientes distintos.

Se você prefere um passeio mais tranquilo, saiba que a cidade oferece diversas opções de passeios noturnos, como a visita ao Morro do Mucugê, de onde você tem vista privilegiada da cidade iluminada. 

Há também passeios de barco à noite pela Baía de Porto Seguro, com direito a jantar a bordo e uma vista incrível da cidade.

O que fazer em Porto Seguro com chuva?

Se o clima não ajudar, pode relaxar, pois não falta o que fazer em Porto Seguro em dias de chuva. 

O centro histórico, por exemplo, pode ser explorado mesmo em dias chuvosos!

É uma oportunidade diferente para explorar as ruas charmosas e os casarões históricos, onde ficam museus, como o Museu de Porto Seguro e o Museu da História do Descobrimento

Você também pode conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, datada do século XVI, e o Marco do Descobrimento, que marca a chegada dos portugueses ao Brasil.

Para quem gosta de compras, o Shopping Avenida oferece diversas lojas e opções de entretenimento, como cinema e boliche, além de restaurantes e cafés.

O que fazer em Porto Seguro com crianças?

O que fazer em Porto Seguro com crianças?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Não é uma coincidência que essa incrível cidade baiana seja um popular destino para férias com crianças, já que há muito o que fazer em Porto Seguro com a família. 

Uma das principais atrações para crianças é o complexo de parques temáticos do Grupo EcoPark, formado por três parques em um só lugar.

O EcoParque conta com piscinas, toboáguas e atividades aquáticas, enquanto o EcoPark Adventure oferece atividades de aventura, como tirolesas, arvorismo e escalada. Há, ainda, o EcoReserva, para passeios de quadriciclo e trilhas.

Outra opção de lazer para crianças é o Arraial d’Ajuda Eco Parque, pertinho de Porto Seguro, onde sua família encontra toboáguas, piscinas, corredeiras e brinquedos, além de um espaço com animais e atividades educativas para os pequenos.

Para quem prefere atividades ao ar livre, a cidade oferece passeios de escuna pela Costa do Descobrimento, onde é possível fazer paradas para banho de mar e mergulho em piscinas naturais. 

Também pode ser interessante visitar a Reserva Indígena da Jaqueira, onde fica uma aldeia de índios pataxós e boa oferta de atividades culturais e educativas para crianças.

O que fazer em Porto Seguro de graça?

Mesmo com o orçamento curto é possível desfrutar de momentos memoráveis na cidade, já que não falta o que fazer em Porto Seguro de graça. 

Para começar, as belíssimas praias da cidade são de acesso público e gratuito, com quilômetros de areia branca e mar azul cristalino, que proporcionam um ambiente perfeito para relaxar e curtir o sol. 

Você também não precisa mexer no bolso para conhecer as lojas de artesanato, os bares e restaurantes da Passarela do Descobrimento, onde é possível conhecer um pouco da cultura local sem gastar nada.

É de graça, ainda, caminhar pelas construções históricas do centrinho, verdadeiro convite à observação da arquitetura colonial dos prédios e casas, como a Igreja de Nossa Senhora da Penha, um dos mais antigos monumentos religiosos da cidade.

Melhores praias de Porto Seguro

No topo de qualquer roteiro com o que fazer em Porto Seguro deve estar um passeio pelas praias da região.

Entre as mais imperdíveis está a Praia do Espelho, quase selvagem e com paisagem paradisíaca, famosa por suas águas cristalinas e areia branca e fina, perfeita para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. 

Quem não abre mão de badalação pode gostar da animada Praia de Taperapuã, onde você encontra uma série de quiosques, bares e restaurantes. 

A Praia de Mundaí, por sua vez, é conhecida por suas piscinas naturais formadas pelas rochas, proporcionando um ambiente perfeito para relaxar e apreciar a natureza, enquanto a Praia do Mutá é um refúgio para os amantes da tranquilidade. 

Você busca contato com a cultura indígena e a história da região? Visite a Praia de Coroa Vermelha, habitada pelos índios pataxós e conhecida por suas águas tranquilas, ideais para mergulho. 

Onde comer em Porto Seguro, BA

Onde comer em Porto Seguro, BA
Pixabay

Sua lista com o que fazer em Porto Seguro não pode ficar sem um tour pela gastronomia local.

A famosa Passarela do Álcool é o principal point gastronômico da cidade, com vários bares e restaurantes que servem delícias tipicamente baianas, como acarajé, moqueca e vatapá, além de opções internacionais como pizzas e hambúrgueres. 

Há também boa oferta de restaurantes na Praia de Taperapuã, recomendados para quem quer saborear uma refeição bem-feita com vista do mar.

No centro histórico, a Praça da Independência garante ambiente descontraído com uma extensa rede de restaurantes e bares, enquanto a Orla Norte reúne opções mais sofisticadas e elegantes para a hora da refeição. 

Para uma experiência diferente, não deixe de visitar a Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, famosa por seus restaurantes charmosos e sofisticados, com opções da cozinha brasileira e internacional, perfeita para um jantar romântico.

Lugares perto de Porto Seguro para conhecer

Depois de concluir seu roteiro com o que fazer em Porto Seguro, você pode estender sua visita pela região próxima à cidade, repleta de opções de passeios e atividades incríveis. 

Um desses lugares é a já mencionada vila de Arraial d’Ajuda, um charmoso vilarejo a cerca de 10 km de Porto Seguro, conhecido por suas praias, bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.

Outra opção é Trancoso, uma cidade histórica a aproximadamente 50 km, onde ficam algumas das praias mais bonitas da Costa do Descobrimento, como a Praia dos Nativos e a Praia do Espelho.

Para os amantes do ecoturismo e contato com a natureza, o Parque Nacional do Monte Pascoal é uma excelente escolha, a apenas 100 km de distância e com muitas opções de trilhas ecológicas e cachoeiras.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!