Ir para o site

×

×

O que fazer em Paraty: guia completo de atrações! Atualizado em 2023

Paraty é um dos destinos mais procurados por quem vai ao Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a cidade histórica e a programação para viajantes!

Se você está procurando o que fazer em Paraty, sua busca acabou! Montamos o guia definitivo com tudo que você precisa saber sobre o principal destino histórico do Rio de Janeiro.

Caminhar por essa cidade, que nasceu no século XVII, é quase como viajar no tempo!

O viajante é transportado para o período em que o Brasil ainda era uma colônia e a Estrada Real (que terminava em Paraty) era o principal caminho de escoamento da mineração brasileira para Portugal.

Não demorou muito até a cidade ganhar importância para a Coroa e se firmar como um importante centro urbano, cheio de igrejas barrocas, construções com séculos de história e muitos outros tesouros.

Hoje, o fotogênico centro histórico da cidade é tombado como Monumento Nacional, com grandes preciosidades arquitetônicas e históricas ao alcance do viajante.

Mas não pense que são apenas os amantes de história que podem curtir a viagem!

A maioria dos casarões coloniais de Paraty abrigam atualmente excelentes restaurantes, lojas, cafés e ateliês que podem agradar até o mais contemporâneo dos viajantes.

E como ignorar o belíssimo litoral paratiense, por onde se escondem algumas das praias e ilhas mais bonitas do Brasil?

Como você deve ter percebido, a cidade é cheia de atrações para todos os públicos e pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem. Veja só!

Como ir para Paraty?

Para descobrir o que fazer em Paraty, antes de qualquer coisa você precisa definir como vai chegar à cidade.

A cidade foi construída em uma localização estratégica, às margens da Baía Carioca, na divisa do litoral sul do Rio de Janeiro com o litoral norte de São Paulo, em uma região conhecida como Costa Verde. Confira como ir até lá!

Da cidade do Rio de Janeiro

Da cidade do Rio de Janeiro
Fonte: Stocksnap / Pixabay

A proximidade de Paraty com a cidade do Rio de Janeiro faz com que muitos turistas cariocas se desloquem para o destino histórico nos fins de semana e feriados prolongados.

São apenas 240 km a partir da capital fluminense, mas a viagem pode levar até 4h30 pela BR-101, a depender das condições do trânsito. O percurso é feito à beira-mar e pode render uma experiência inesquecível.

Se está saindo de outro estado e vai desembarcar no Aeroporto do Galeão ou Santos Dumont, pode pegar uma linha de ônibus executivo, conhecida como Frescão, até a Rodoviária Novo Rio e embarcar em um ônibus para Paraty.

A Viação Costa Verde opera viagens diárias até a cidade histórica, com passagem a partir de R$ 80,00* (em julho/2022).

Além disso, várias empresas oferecem transfer entre Rio de Janeiro e Paraty: uma boa opção para quem procura mais conforto e comodidade!

De outras cidades

Apesar de não ter aeroporto próprio, Paraty, RJ, tem fácil acesso a partir de outras capitais do Sudeste brasileiro, como Belo Horizonte e São Paulo, além de ser atendida pelos aeroportos do Rio de Janeiro.

Quem está saindo de BH deve levar quase 9 horas para percorrer os 600 km até Paraty: a viagem pode ser feita pela BR-040 ou pela BR-381, e inclui praças de pedágio nos dois trajetos.

Se você está viajando a partir de São Paulo, o trajeto tem 270 km e cerca de 4h40 de duração, pela BR-116 até Guaratinguetá e, em seguida, pela BR-459

Os turistas que estão percorrendo a Costa Verde do Rio de Janeiro também podem visitar Paraty, RJ, a partir de Ilha Grande, em Angra dos Reis. 

Para isso, você pode pegar um ônibus urbano (linha L101) para percorrer os 100 km de distância entre as duas cidades em cerca de 2 horas ou fazer a viagem de barco, com duração média de 1h30. 

Só não se esqueça de fazer a reserva do barco com antecedência de pelo menos 24 horas para garantir a sua viagem!

Mapa de Paraty, RJ

A região onde fica a cidade de Paraty é linda e está cercada pela mata atlântica, pela Serra do Mar e pelas águas azuis do Oceano Atlântico.

A cidade, em si, não é pequena: são quase 50 mil habitantes e área três vezes maior que a de Belo Horizonte. 

Por isso, vale a pena planejar seus passeios para perder menos tempo e dinheiro com deslocamentos.

Confira o mapa com os principais pontos turísticos e praias de Paraty! 

Onde se hospedar em Paraty?

Como estamos falando de uma cidade turística com renome mundial, não é difícil escolher onde ficar em Paraty. O destino histórico é recheado de pousadas e hotéis confortáveis, com opções para todos os gostos e bolsos.

A maioria das hospedagens está concentrada no centro histórico, onde as diárias tendem a ser mais salgadas, os estabelecimentos são mais luxuosos e pode ser difícil encontrar vagas de estacionamento nas ruas. 

Em contrapartida, quem fica nessa região pode fazer quase tudo a pé, já que existem restaurantes, lojas, bares e agências turísticas por todos os lados, além de ficar em um dos lugares mais charmosos da cidade, repleto de casarões coloniais.

Como o centro histórico não tem praia, entretanto, muitos turistas preferem apenas passear pela região antiga e optam por se hospedar em uma das praias locais.

As praias Pontal, Jabaquara e Caboré, que ficam mais próximas ao centro histórico, não estão entre as mais bonitas da cidade, mas oferecem alternativas de hospedagem mais econômicas.

Se você prefere ter mais contato com a natureza e não se importa em ficar distante do centro, uma boa opção é ficar em uma das pousadas da Rodovia Paraty-Cunha, margeada por mata atlântica, cachoeiras e o mar.

Para ficar perto das praias mais bonitas da cidade, no entanto, o melhor é ficar na Vila de Trindade, a 24 km do centro histórico. 

O vilarejo é simples, tem apenas uma rua, reúne praias paradisíacas e abriga várias pousadas pé na areia mais simples, porém apaixonantes, especialmente entre a Praia de Fora e a Praia do Rancho.

Quando ir para Paraty?

Quando ir para Paraty?
Fonte: Castleguard / Pixabay

O viajante encontra o que fazer em Paraty em qualquer estação, mas é importante ficar de olho no clima para escolher a melhor ocasião para a sua visita.

Os períodos mais movimentados são em julho, dezembro, janeiro e feriados prolongados, mas é comum que a cidade fique cheia até em fins de semana.

O período mais chuvoso coincide com os meses mais quentes, de novembro a março, e não é indicado para turismo, pois pode chover até 500 mm em apenas um mês. 

Nessa época, o centro histórico costuma alagar com frequência e você ficará impedido de fazer vários passeios.

Nos meses mais frios, de junho a agosto, a chuva dá uma trégua, mas o frio de até 14ºC pode frustrar o dia de praia do viajante.

Em contrapartida, é nessa época que acontecem os festivais mais famosos da cidade: a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Festival de Inverno e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.

Para a maioria dos turistas, a melhor época para visitar Paraty é a meia estação, de abril a maio e de setembro a outubro, quando ainda faz calor o suficiente para curtir o mar e as chuvas não atrapalham tanto.

Praias de Paraty

Sem dúvidas, nenhum roteiro com o que fazer em Paraty deve ignorar as belíssimas praias da cidade: são mais de 120 praias espalhadas entre a baía, a costa oceânica e as ilhas da região.

Embora a orla urbana não seja tão bonita e nem todas as praias da região sejam recomendadas para banho, basta fazer um passeio de escuna para chegar a algumas das praias mais bonitas do Brasil.

Com alguma sorte, você poderá até avistar baleias, tartarugas, orcas e golfinhos nadando em águas cristalinas.

Várias agências oferecem passeios de escuna ou lancha até as melhores praias em Paraty, como:

  • Praia da Lula;
  • Praia Vermelha;
  • Praia da Conceição;
  • Praia Saco da Velha; 
  • Praia Saco do Mamanguá;
  • Praia do Engenho.

Também é comum a oferta de roteiro pelas ilhas da região, como:

  • Duas Irmãs;
  • Rasa;
  • Sapeca;
  • Ilha Comprida;
  • Ilha dos Cocos;
  • Ilha da Cotia;
  • Ilha da Pescaria;
  • Lagoa Azul;
  • Ilha do Algodão e outras.

Se não quiser pegar um barco para curtir seu dia de praia, a melhor opção é ficar na Vila de Trindade, onde está a Piscina Natural do Cachadaço e as praias do Meio, de Fora, do Cachadaço, do Cepilho e Brava.

Você gosta de praias paradisíacas e quase desertas? Não deixe de visitar a Praia do Sono, considerada uma das mais bonitas do Brasil, que pode ser acessada de barco ou por trilha de 4 km a partir do Condomínio Laranjeiras.

O que fazer em Paraty sem ser praia?

O que fazer em Paraty sem ser praia?
Fonte: Leonardo Salvato / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Se ir à praia não é a sua “praia”, pode ficar tranquilo. Não falta o que fazer em Paraty em terra firme: são diversas atrações históricas, culturais e gastronômicas.

Vem conferir o que visitar em Paraty, Rio de Janeiro!

O que fazer em Paraty à noite?

Quem procura o que fazer em Paraty, RJ, à noite não terá dificuldades para encontrar atrações noturnas.

À noite, a cidade imperial fica ainda mais bonita, com iluminação especial sobre os casarões e monumentos do centro histórico, restaurantes e bares com mesas na rua e animada programação cultural.

O melhor programa é explorar o circuito gastronômico dos restaurantes locais e curtir as apresentações de música ao vivo nos melhores bares da cidade, especialmente na Praça Matriz e seus arredores.

Você também pode gostar dos bares animados da Passarela do Álcool, vizinha à Igreja Matriz.

Prefere um passeio mais tranquilo? Que tal caminhar à beira-mar sob a luz do luar ou alugar um veleiro para um jantar romântico sobre as águas?

O que fazer em Paraty, RJ, com chuva?

O que fazer em Paraty, RJ, com chuva?
Fonte: Pixabay

Como o clima na região da Costa Verde pode ser bastante instável, sobretudo entre novembro e março, nunca é demais se planejar sobre o que fazer em Paraty em dia de chuva. 

Embora a chuva possa frustrar seus planos de praia ou passeio de barco, você não precisa ficar preso na pousada.

Se a chuva não estiver forte, uma boa pedida é caminhar pelas ruas do centro histórico, contemplando as construções coloniais coloridas.

Aproveite para conhecer os ateliês e galerias instalados pelo centro, visite a Casa da Cultura de Paraty e monte um roteiro pelos museus da região, como o Museu de Arte Sacra, o Forte Defensor Procópio e a Casa de Papel.

Você também poderá visitar as igrejas barrocas do centro histórico, aprendendo mais sobre a arquitetura e a história do período, ou, quem sabe, assistir a um espetáculo no Teatro Espaço.

Quem gosta de passeios gastronômicos pode aproveitar o dia chuvoso para fazer a visita guiada (com degustação) a um dos alambiques de cachaça da cidade ou à Cervejaria Caborê.

Paraty para crianças

Quer saber o que fazer em Paraty com a família? Existem várias atrações que podem agradar aos viajantes de todas as idades.

O parque Mini Estrada Real, por exemplo, é uma excelente opção para adultos e crianças, pois mostra os principais atrativos da Estrada Real em maquetes realistas em escala reduzida.

Os pequenos também podem gostar de fazer passeios de barco ou de conhecer as praias de São Gonçalo e São Gonçalinho, na rodovia Paraty-Cunha, onde as famílias encontram excelente infraestrutura, com quiosques e bares.

Por fim, uma boa sugestão para Paraty com crianças é explorar as atrações do centro histórico e deixar que os pequeninos imaginem como era a cidade durante o período colonial.

O que fazer em Paraty de graça?

O que fazer em Paraty de graça?
Fonte: Rosanetur / Flickr / CC BY 2.0

A grana está curta e você está procurando passeios em Paraty para fazer com pouco dinheiro ou de graça? Pode respirar aliviado!

A cidade imperial tem muitas atrações com entrada gratuita à sua espera!

Para começar, você não precisa gastar nenhum centavo para andar pelo centro histórico e conhecer mais da arquitetura, história e cultura locais.

Além disso, uma das construções históricas mais importantes da cidade, o Forte Defensor Perpétuo, tem entrada gratuita e oferece vista panorâmica de Paraty e da Serra do Mar.

Você também não precisará pagar nada para percorrer a trilha do Caminho do Ouro ou para tomar um banho refrescante na Cachoeira do Tobogã e no Poço do Tarzã.

E que tal visitar um dos alambiques de Paraty, que foi a maior produtora de cachaça no período colonial brasileiro? Muitos desses estabelecimentos oferecem visitas guiadas e degustações gratuitas.

Se você gosta de passeios culturais, não deixe de visitar a Casa da Cultura, o Museu de Arte Sacra e o Centro Cultural Sesc Paraty: todas essas atrações têm entrada franca!

Onde comer em Paraty, RJ

Os restaurantes em Paraty são atrações por si só: a cidade é repleta de opções gastronômicas, e vai ser difícil resistir à tentação de conhecer cada um deles.

No centro histórico, os estabelecimentos podem ter preços mais salgados, mas surpreendem pela qualidade dos pratos e do ambiente, especialmente na Praça do Chafariz, na Praça da Matriz e na Rua do Comércio.

Você também poderá encontrar boas opções gastronômicas à beira-mar, nos quiosques, onde os preços tendem a ser mais acessíveis.

Vai fazer um passeio de barco e não sabe onde comer? Não se preocupe, pois a maioria das escunas inclui almoço no preço do passeio!

Lugares para conhecer perto de Paraty

Lugares para conhecer perto de Paraty
Fonte: Rodrigo Soldon Souza / Flickr / CC BY-ND 2.0

Agora que você já sabe o que fazer em Paraty, que tal incluir algumas cidades mais próximas em seu roteiro de viagem?

Um dos destinos mais famosos da região é Angra dos Reis, a apenas 100 km de distância, onde você encontrará belas praias, ilhas e atrações naturais.

Ainda mais perto, a 75 km do centro histórico, fica a paulista Ubatuba, um dos melhores destinos de praia do Sudeste, onde você encontrará trechos de litoral quase intocados e rodeados por mata atlântica.

Casais em busca de romantismo podem gostar da serrana Cunha, a 47 km de distância, famosa pelas pousadas aconchegantes, galerias de arte e restaurantes sofisticados.

Se você quer tomar banho de mar em águas cristalinas, a melhor opção é fazer um passeio de barco até Ilha Grande, onde estão algumas das praias mais bonitas do Rio de Janeiro!

Veja também:

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!