Ir para o site

×

×

O que fazer em Ouro Preto: principais atrações!

Existe muito o que fazer em Ouro Preto, e com nossas dicas você verá o melhor de uma das cidades históricas mais incríveis do Brasil. Confira!

Decidir o que fazer em Ouro Preto é fácil e prazeroso, pois essa charmosa cidade mineira é generosa em atrações turísticas para todos os gostos.

A cidade está entre as mais antigas de Minas Gerais, fundada no começo do século XVII. 

Desde então, o destino já foi um dos municípios mais ricos do Brasil, graças ao próspero ciclo do ouro na região.

Essa prosperidade se converteu em um centro histórico cheio de tesouros arquitetônicos, como igrejas com obras-primas do barroco, peças artistas de renome mundial e museus com ricos acervos sobre a história de Minas e do Brasil.

O compacto centro histórico pode ser facilmente explorado a pé, desde que você não se importe com ladeiras, mas não se engane: existem tantas atrações na região que você pode passar dias caminhando por lá sem conhecer tudo.

E não pense que só de atrações históricas e culturais vive a antiga Vila Rica: Ouro Preto também foi privilegiada pela natureza, com belas cachoeiras no Parque Estadual do Itacolomi e no Parque Natural Municipal das Andorinhas.

Você também não vai se decepcionar com a oferta de entretenimento noturno nessa animada cidade universitária, com opções para todos os gostos, bem como seus excelentes restaurantes, muitos deles instalados em edifícios históricos.

Vem descobrir tudo que te espera na apaixonante Ouro Preto, Minas Gerais!

Como ir para Ouro Preto?

Antes de definir o que fazer em Ouro Preto, você precisa descobrir como chegar à cidade, que fica a cerca de 100 km da capital mineira, Belo Horizonte.

Confira como ir para Ouro Preto!

De BH

De BH
Fonte: Pxhere / CC0

O maior aeroporto próximo a Ouro Preto é o que atende a Belo Horizonte, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a 143 km de distância da cidade histórica.

Por isso, a maioria das pessoas que viaja de avião precisa passar pela capital mineira antes de chegar à antiga Vila Rica.

O restante da viagem é feito pela BR-356, que é relativamente sinuosa e passa por belas paisagens de montanha: o percurso leva cerca de 1h50.

Se você não está viajando de carro, pode fazer o trajeto de BH a Ouro Preto de ônibus, pela viação Pássaro Verde, com saída da Rodoviária de Belo Horizonte todos os dias em vários horários, e passagens a partir de R$ 35,00.

De outras cidades

Quem está saindo de outras cidades do Sudeste não precisa se preocupar: é fácil chegar a Ouro Preto a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, embora a viagem seja mais longa em comparação ao trajeto via BH.

A partir do Rio de Janeiro, o trajeto é feito pela BR-040, que é privatizada, tem alguns pedágios e está em boas condições de rodagem. Você deve levar cerca de 6 horas para percorrer os 400 km do trajeto.

Se você está viajando a partir de São Paulo, o acesso é feito pela BR-381 até Belo Horizonte e, em seguida, pela BR-356 até Ouro Preto. 

São pouco mais de 680 km de distância, que podem ser percorridos em 8h45.

Mapa de Ouro Preto

Na hora de montar o seu roteiro com o que fazer em Ouro Preto, você vai perceber que a maioria das atrações locais está concentrada no centro histórico. 

Alguns atrativos, no entanto, ficam mais distantes, como o Parque do Itacolomi, na divisa com Mariana, ou o Parque das Andorinhas, que fica na região mais residencial da cidade.

Confira o mapa com as principais atrações de Ouro Preto!

Onde ficar em Ouro Preto?

Não é difícil escolher onde ficar em Ouro Preto: a cidade está acostumada a receber turistas o ano inteiro e conta com uma ampla rede hoteleira, com hotéis e pousadas para todos os bolsos.

A melhor região para hospedagem é, sem dúvidas, o centro histórico: ali, você poderá dispensar o carro e caminhar até os pontos turísticos mais famosos, como o Museu da Inconfidência, a Praça Tiradentes e o Parque Horto dos Contos.

Quanto mais perto da Praça Tiradentes, mais caro tende a ser o hotel ou a pousada, assim como mais próximas estarão as atrações mais conhecidas.

Também existem hotéis próximos à Estação Ferroviária e ao campus da Universidade Federal de Ouro Preto!

Mas tenha em mente que essas regiões ficam em uma parte mais distante e você precisará encarar muitas ladeiras para chegar ao centro histórico.

Independentemente da localização escolhida, não se esqueça de perguntar se o hotel dispõe de estacionamento: nem todos os estabelecimentos têm garagem!

Como a cidade tem poucas vagas nas ruas, encontrar um lugar para estacionar pode dificultar a vida do motorista.

Quando ir para Ouro Preto?

Quando ir para Ouro Preto?
Fonte: Leticia Alvares / Pixabay

O viajante encontra o que fazer em Ouro Preto em qualquer mês, mas vale a pena ficar de olho no calendário para evitar as datas mais movimentadas, quando os hotéis ficam lotados e o preço de tudo sobe.

Nesse sentido, planeje sua viagem antecipadamente caso esteja pensando em visitar a cidade em um feriado prolongado, como Corpus Christi, Semana Santa e Carnaval, pois as acomodações se esgotam com meses de antecedência.

Tenha em mente que Ouro Preto tem bastante movimento turístico em qualquer época do ano, incluindo fins de semana comuns, quando muitos viajantes chegam a partir de cidades próximas, como Belo Horizonte.

Entre os meses de outubro e março costumam ocorrer algumas chuvas, então é bom se preparar caso vá visitar a cidade nessas datas.

Nos outros meses, de abril a setembro, o clima da cidade de Ouro Preto é ameno, graças a sua localização, no alto da Serra do Itacolomi. 

Na prática, isso significa que os verões são mais frescos e os invernos podem ser gelados, com temperaturas abaixo dos 10ºC, então leve um agasalho na bagagem para não passar por perrengues durante a sua estadia.

O que fazer de bom em Ouro Preto?

A Cidade Imperial é um destino repleto de atrações históricas, naturais, culturais e gastronômicas, desde programas para famílias a opções animadas para a noite.

Confira o que fazer em Ouro Preto! 

O que fazer em Ouro Preto à noite?

O que fazer em Ouro Preto à noite?
Fonte: Ana Penna / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Há muito o que fazer em Ouro Preto à noite, especialmente por se tratar de uma cidade universitária, com grande público jovem.

No centro histórico, sobretudo nos arredores da Rua Direita e nos entornos da Praça Tiradentes, os viajantes encontram casas de show, cinema, bares, bons restaurantes, pizzarias e choperias.

Se você não quer saber de agito, a melhor pedida é aproveitar a iluminação noturna para passear pelo centro histórico e matar a fome em um dos muitos restaurantes locais.

O que fazer em Ouro Preto em dias de chuva?

Se o clima não cooperar, pode ficar tranquilo, pois não falta o que fazer em Ouro Preto em dias de chuva.

As principais atrações históricas podem ser visitadas mesmo em dias chuvosos, como o Museu da Inconfidência, cujo acervo é formado por itens que remetem ao período colonial e à Inconfidência Mineira.

Aproveite para montar um roteiro pelos museus mais famosos da cidade, incluindo o Museu do Oratório, o Museu Municipal Casa dos Inconfidentes, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e o Museu de Arte Sacra.

Além disso, não deixe o dia de chuva atrapalhar seu passeio pelas igrejas de Ouro Preto: existem 19 espalhadas por toda a cidade, como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de São Francisco de Assis.

Muitas delas foram construídas entre os séculos XVII e XVIII com parte do ouro extraído das minas locais.

Ouro Preto com crianças

Ouro Preto com crianças
Fonte: Bicanski / Pixnio / CC0

Você está visitando Ouro Preto com crianças? Existem várias atrações na Cidade Imperial que podem encantar e distrair os pequenos!

O passeio de trem até Mariana é um dos preferidos da garotada, pois passa em meio às curvas da Serra do Espinhaço, revelando matas, rios e até cachoeiras no trajeto.

Também pode ser uma boa ideia visitar o Parque Estadual do Itacolomi, cheio de trilhas em meio à mata atlântica e casa do Pico do Itacolomi, ponto mais alto da cidade, a 1.772 metros de altitude.

E que tal explorar o antigo coração da cidade? Existem diversas minas do período do Ciclo do Ouro abertas à visitação, como a Mina do Chico Rei, a Mina Felipe dos Santos e a Mina du Veloso.

Vale a pena, ainda, levar as crianças para explorar as atrações do centro histórico de Ouro Preto, como igrejas com séculos de história e vários museus.

Por fim, os pequenos podem gostar de passear pelo Parque Horto dos Contos, uma importante área verde bem no centro histórico, com trilhas, rios e grande diversidade animal e vegetal.

O que fazer em Ouro Preto de graça?

Grana curta não precisa ser uma desculpa para não aproveitar sua estadia na antiga Vila Rica, pois você não terá dificuldades para encontrar o que fazer em Ouro Preto de graça ou a baixo custo.

Um dos melhores museus da cidade, o Museu Casa dos Contos, tem entrada gratuita e um acervo interessantíssimo, com itens do período colonial, sala para exibição de filmes educativos e até uma senzala do século XVIII aberta a visitação.

A entrada também é gratuita no Parque Horto dos Contos e no Museu Casa dos Inconfidentes, que fica mais afastado da Praça Tiradentes, mas é bastante interessante por ter sido um ponto de reunião dos revoltosos durante a Inconfidência Mineira.

E o que você acha de um programa histórico e romântico? A Casa de Tomás Antônio Gonzaga tem entrada franca e uma bela história: do segundo andar é possível avistar a casa de sua musa, Marília de Dirceu.

Embora algumas igrejas cobrem ingresso, muitas delas têm entrada franca e uma rica história para contar, como a Igreja São Francisco de Paula e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Além disso, você não precisa gastar nada para passear pela Praça Tiradentes ou para tomar um refrescante banho de cachoeira no Parque Natural Municipal das Andorinhas.

Aproveite para caminhar pela curiosa Rua dos Bancos, uma das mais bonitas da cidade, com dezenas de construções antigas emolduradas pela Serra do Espinhaço ao fundo.

Na Feira da Pedra Sabão do Largo de Coimbra, no centro histórico, você pode conhecer o artesanato ouro-pretano e só paga se quiser levar alguma peça para casa.

Gosta de contato com a natureza? Não deixe de visitar os mirantes da Pedra, do Morro da Forca e de São Sebastião, de onde é possível avistar várias igrejas e construções históricas.

Onde comer em Ouro Preto

Onde comer em Ouro Preto
Fonte: Rawpixel / Pxhere / CC0

Uma das melhores coisas para fazer durante a sua estadia é conhecer a saborosa gastronomia mineira, uma das mais apreciadas do país.

Existem excelentes restaurantes em Ouro Preto, sobretudo no centro histórico, nas mais diversas faixas de preço, desde estabelecimentos que servem comida a preço fixo e com balança livre a restaurantes mais requintados.

A Rua Direita, uma das mais famosas do centro, é o principal polo gastronômico ouro-pretano: os restaurantes ficam praticamente enfileirados, com opções para todos os bolsos.

Você também encontrará boas opções econômicas para a hora do almoço nos arredores da Praça Tiradentes, inclusive em becos e na Rua do Ouvidor, que leva à Praça São Francisco.

Não deixe de conhecer os restaurantes instalados nos arredores do Museu Casa dos Contos, na Rua São José.

O que fazer em Ouro Preto e arredores

Depois de completar seu roteiro com o que fazer em Ouro Preto, vale a pena estender a sua viagem a um dos bons destinos nos arredores da cidade.

A cidade-irmã Mariana, a 20 km de distância, é uma das mais procuradas: você pode fazer o trajeto de trem, em meio às belas paisagens serranas da região Central de Minas, de ônibus ou carro.

Mariana foi a primeira capital mineira e é até hoje um importante destino histórico, com dezenas de igrejas, museus e construções do período colonial.

Ainda mais perto, a apenas 16 km de distância, fica o distrito de Lavras Novas, um dos principais destinos românticos de Minas Gerais, em uma região cercada por cachoeiras, mirantes e trilhas ecológicas em meio à Serra do Espinhaço.

Você gosta de atrações históricas? A cidade de Congonhas, a 50 km de distância, abriga o belíssimo Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade pelas obras do mestre Aleijadinho.

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!