O que fazer em Brasília: confira os pontos turísticos da capital
Procurando o que fazer em Brasília na sua próxima viagem de férias? Então confira o nosso guia com as melhores atrações da capital do Brasil!
Descobrir o que fazer em Brasília é mais fácil do que muita gente imagina.
Apesar de ser mais procurada para turismo de negócios e eventos, a capital do Brasil é um destino generoso em atrações de lazer e cultura.
A cidade é conhecida pela rica arquitetura, pelas atrações culturais e pelos espaços ao ar livre, mas não fica só nisso.
Você também pode se divertir em parques, praças, museus e mirantes, conhecer bons restaurantes e aprender muito sobre o nosso país.
Quer mais? Sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Brasília é também a única metrópole da era moderna a ostentar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Como você deve ter notado, não faltam motivos para visitar a capital do Brasil, e neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber para aproveitar a sua visita ao máximo. Confira!
Como chegar a Brasília?
É possível encontrar o que fazer em Brasília em viagens de todo tipo: com a família, sozinho, com amigos, durante um único dia ou em férias.
Antes de conhecer todas essas atrações, no entanto, você precisa decidir como chegar à cidade.
Eis, aí, um aspecto positivo da capital brasileira: como a cidade tem movimento intenso de visitantes de todos os cantos durante o ano inteiro, é muito fácil visitar Brasília! Veja só!
De avião
Quem não abre mão de comodidade pode optar pela via aérea para conhecer a capital federal.
O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos maiores e mais movimentados da América Latina, por onde passam milhões de passageiros por ano.
Como o aeroporto fica bem na região central do país, é um importante ponto de escalas e conexões, o que torna a tarefa de encontrar bons preços de passagens aéreas mais fácil para o viajante.
O aeroporto fica a 15 km do centro da cidade. Para sair de lá, você pode alugar um carro em uma das agências instaladas no local ou pegar um ônibus comum, ônibus executivo, táxi ou serviço de aplicativo de mobilidade, como o Uber.
Além disso, uma fila de taxistas credenciados fica constantemente na portaria do aeroporto, que também conta com um guichê de táxi executivo pré-pago, chamado Safer Black, que possibilita o pagamento no cartão, com preço pré-definido.
De ônibus
A localização central de Brasília no mapa brasileiro é também muito vantajosa para quem deseja viajar de ônibus.
Afinal, a cidade tem fácil acesso a partir de todas as regiões do país e recebe ônibus de mais de 100 localidades.
Nesse caso, o desembarque acontece no Terminal Rodoviário de Brasília, que fica no finalzinho da Asa Sul, perto do Park Shopping e bem ao lado da estação Shopping de metrô: ponto positivo para quem quer economizar para chegar ao hotel.
O terminal foi concluído em 2010 e está praticamente novo, com muitos serviços à disposição do passageiro, como lanchonetes, guichês de táxi e lojas, além de ser conectado ao restante da cidade por várias linhas de ônibus.
De carro
Quem viaja de carro não terá problemas para concluir seu roteiro com o que fazer em Brasília, pois você terá mais autonomia para circular pela cidade e não vai depender do transporte público.
O acesso à cidade acontece por várias rodovias federais em bom estado, como a BR-040, a BR-060, a BR-020 e a BR-070.
Mapa de Brasília
O projeto da capital planejada do Brasil, conhecido como Plano Piloto, foi assinado pelo arquiteto Lúcio Costa há mais de seis décadas e já faturou muitos prêmios de arquitetura.
Embora a cidade tenha crescido muito desde sua construção, quem olha Brasília do alto (ou no mapa) consegue ver perfeitamente o formato de avião idealizado pelo arquiteto, incluindo as asas Norte e Sul.
É no chamado Plano Piloto, portanto, que ficam os principais pontos turísticos de Brasília, mas não é só isso: há também muito o que fazer nas chamadas cidades-satélite e nos arredores da capital federal.
Onde se hospedar em Brasília?
Se escolher o que fazer em Brasília é fácil, não se pode dizer o mesmo em relação a encontrar hospedagens boas e baratas.
A capital do Brasil tem movimento turístico intenso o ano inteiro, o que inflaciona os preços dos hotéis, especialmente durante a semana.
Em relação à localização, não há segredo. A melhor alternativa é ficar no setor hoteleiro Sul (SHS) ou Norte (SHN).
Assim, você poderá passear pela cidade a pé e conhecer cartões-postais como a Torre de TV, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes sem depender de carro ou transporte público.
Quem prefere ficar em uma região mais tranquila pode preferir os hotéis às margens do Lago Paranoá, pertinho do Palácio da Alvorada, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN).
Em contrapartida, essa região fica mais distante do centro, e você precisará de carro ou táxi para visitar as atrações mais famosas da cidade.
Se você encontrar uma oferta muito barata, especialmente ao longo da Avenida W3 Sul, desconfie!
Existem muitas pousadas irregulares na cidade e você pode acabar pagando caro por essa economia!
Quando visitar a cidade de Brasília?
Não existe tempo ruim para conhecer a capital do Brasil e você vai encontrar o que fazer em Brasília em qualquer estação, mas ficar de olho no calendário pode te ajudar a aproveitar ainda mais a sua estadia.
Os meses mais chuvosos são também os mais quentes: de novembro a março, chove muito e os termômetros ficam entre 28ºC e 30ºC, o que pode tornar passeios ao ar livre bastante desconfortáveis.
Por isso, recomenda-se que o viajante visite a cidade na estação seca, de maio a setembro, quando as temperaturas mínimas têm uma ligeira queda e o clima fica firme, sem chuva.
O que não pode deixar de fazer em Brasília?
Com as informações práticas sobre a cidade em mãos, chegou a hora de descobrir o que tem de bom pra fazer em Brasília.
A lista inclui edifícios governamentais, mirantes, passeios ao ar livre, igrejas, museus e muitas outras atrações, veja só!
O que fazer em Brasília à noite?
Uma das coisas mais legais para fazer na capital brasileira após o pôr do sol é contemplar a iluminação especial da Esplanada dos Ministérios, com destaque para o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty ao fundo. O cenário pode render muitas fotos!
Além disso, quem procura o que fazer em Brasília à noite pode se divertir nos bares descolados e casas noturnas da região do Pontão do Lago Sul ou nas asas Sul e Norte, onde existe um bar a cada quadra.
Só não espere encontrar baladas que durem até o amanhecer: o agito começa a partir do happy hour, mas é raro encontrar estabelecimentos que funcionem durante toda a madrugada, então se programe para chegar cedo.
O que fazer em Brasília com chuva?
Se o clima fechar durante a sua viagem, não precisa se preocupar. Há muito o que fazer em Brasília com chuva!
Você pode assistir a um filme em um dos cinemas da capital federal, passear por um dos shoppings da cidade ou até se divertir no simulador de queda livre iFly, na Asa Sul.
Gosta de programas culturais? Existem muitos museus espalhados pela cidade, como o CCBB Brasília, o Planetário e o Museu Vivo da Memória Candanga, que simula a vila onde moravam os trabalhadores que construíram a capital do Brasil!
Vale lembrar que as visitas aos prédios governamentais da cidade também podem ser feitas nos dias de chuva.
Que tal aproveitar o dia nublado para passear pelo Congresso Nacional, Palácio do Planalto, STF e outros edifícios importantes?
O que fazer em Brasília com crianças?
Quem está viajando em família tem muitas atrações à disposição para o seu roteiro. Afinal, não faltam lugares para ir em Brasília com crianças de todas as idades.
No Pontão do Lago Sul você vai encontrar parquinhos e até barcos que oferecem passeios pelo lago, oferecendo uma oportunidade de conhecer Brasília de um ponto de vista diferente.
As crianças também costumam se encantar com o passeio guiado pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, construído para a Copa do Mundo de 2014.
Bem em frente ao estádio fica o Planetário, que traz réplicas de foguetes, equipamentos de astronautas e maquetes, entre outras exibições interativas que surpreendem crianças e adultos.
Outro passeio indicado para os pequenos é o Jardim Botânico de Brasília, cheio de trilhas e espaços ao ar livre, o Ecoparque Villa Giardini, com mais de 36 mil m² de vegetação preservada, e o Parque Ecológico de Águas Claras.
O que fazer em Brasília sem gastar muito?
Quem procura o que fazer em Brasília sem gastar muito terá muitas opções de lazer pela frente.
Por mais que não seja um destino barato para turismo, a cidade tem muitas atrações e atividades gratuitas.
Se você estiver viajando de carro, por exemplo, uma boa pedida é fazer a Rota do Pôr do Sol: em boa parte do ano, das 17h30 às 18h é possível contemplar o espetáculo do sol poente de diversos pontos da cidade.
Quem está na Ermida Dom Bosco pode testemunhar o sol se pondo sobre as águas do Lago Paranoá, enquanto a Praça do Cruzeiro oferece um ponto de vista privilegiado, do alto, para quem gosta de belas vistas.
Você também pode assistir ao pôr do sol entre as torres do Congresso Nacional, no Deck da Asa Norte, do Pontão do Lago Sul ou do alto da Torre de TV.
Ficou preso no trânsito? Aproveite para se maravilhar com o poente do alto do Eixo Monumental!
Quem gosta de mirantes também vai se encantar com a capital do Brasil.
O mais famoso é o da Torre de TV, mas existem muitos outros com entrada gratuita, como a nova Torre de TV Digital e o restaurante do 10º andar da Câmara dos Deputados.
Falando nisso, saiba que os prédios públicos de Brasília têm entrada gratuita e oferecem visitas guiadas.
Isso inclui o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio Itamaraty e o Palácio da Alvorada.
Você também pode conhecer gratuitamente o Palácio da Justiça, a Biblioteca Nacional e a Ponte JK, entre muitos outros prédios icônicos de Brasília.
Onde comer na cidade de Brasília?
Brasília foi formada por migrantes de todos os cantos do Brasil e abriga embaixadas de mais de 80 países.
Por conta disso, comer na capital federal pode render uma experiência gastronômica incrível!
As vias 201/202 Sul, 213/214 Norte e comercial 404/405 Sul ostentam o apelido de “Ruas dos Restaurantes”.
Nesses endereços, você poderá escolher entre dezenas de estabelecimentos para curtir uma refeição saborosa.
Os arredores do Pontão do Lago Sul e a orla da belíssima Ponte JK, por sua vez, abrigam os restaurantes mais requintados da cidade, frequentados pela elite.
Você prefere um ambiente mais descontraído, com clima caseiro? Considere um dos restaurantes da Vila Planalto ou da Feira da Torre de TV (aos sábados, domingos e feriados) para sua refeição.
Cidades próximas de Brasília
Agora que você descobriu o que fazer em Brasília, ainda falta descobrir quais riquezas se escondem nos arredores da cidade.
A apenas 60 km de distância fica a cidade de Formosa, endereço do Salto do Itiquira, uma cachoeira com 168 metros de queda d’água, e da Cachoeira da Água Fria, do Buraco das Araras e do Buraco das Andorinhas.
Aliás, existem muitas outras cachoeiras perto de Brasília, como em Pirenópolis, a 150 km de distância, de onde é possível acessar o paradisíaco Parque Estadual Serra dos Pirineus e suas muitas quedas d’água.
Em Corumbá de Goiás, a 120 km da capital federal, fica o Salto Corumbá, onde os visitantes encontram trilhas, restaurante, hospedagem e cachoeiras, além de várias atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como tirolesa, rapel e muito mais.
Você pode até estender o seu roteiro até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a 258 km, conhecido por suas muitas cachoeiras, trilhas e paisagens naturais deslumbrantes.
Também é comum encontrar viajantes que combinam um passeio por Brasília a uma visita a Caldas Novas.
Maior balneário hidrotermal do mundo, a cidade abriga vários parques aquáticos com piscinas aquecidas naturalmente por fontes termais!
Veja também: