Neve em janeiro: 15 destinos imperdíveis para curtir o frio
Confira quais destinos visitar para ver neve em janeiro. Saiba onde ficam e o que fazer em cada um deles durante a sua viagem.
Temperaturas abaixo de zero são para os fortes, especialmente quando o assunto é viajar durante o inverno, uma experiência que requer organização com bagagens mais pesadas, roupas e calçados especiais, mas que vale a pena! Afinal, como não se apaixonar pelos cenários cinematográficos e a beleza singular que a neve traz?
Separamos 15 lugares imperdíveis para ver neve em janeiro, que oferecem paisagens deslumbrantes, pistas de esqui e uma gastronomia local típica.
Muitos desses destinos são europeus, alguns mais badalados, como os Alpes Franceses e a Suíça, outros mais escondidos, que só os viajantes mais atentos desbravam, como o Japão e a China. Veja só!
Onde neva e faz frio no mês de janeiro?
Janeiro é o período que representa o ápice do inverno em muitos países do Hemisfério Norte.
Lugares como Canadá, Estados Unidos, alguns destinos asiáticos e diversos países europeus ficam cobertos pelo branco da neve e, em muitos deles, surgem oportunidades incríveis para aproveitar a estação, seja pela abertura das estações de esqui, seja pelos festivais de inverno. Confira o que fazer durante a sua viagem!
3 Vales, França
Se viajar para a França é inesquecível, imagine viver essa experiência nos alpes franceses!
A região de Saboia tem um inverno rigoroso, com temperatura média de 0 °C a −9 °C e abriga 3 Vales (Les Trois Vallées), a maior área esquiável do mundo, com mais de 600 km de pistas interligadas para todos os níveis, de novatos aos mais experientes, de práticas de esqui e snowboard.
Mas nem só de descidas desafiadoras são feitas as estações de Courchevel, Méribel e Val Thorens. Nas paisagens deslumbrantes da região, também é possível percorrer trilhas tranquilas e conhecer lugares como La Rosière e Promenade le Lac du Lou.
E a diversão não se encerra na neve. Durante o inverno em 3 Vales, é possível curtir o que os franceses chamam de après-ski (ou “depois do esqui”): spas, centros de bem-estar, casas noturnas, pubs, bares e restaurantes, incluindo opções com estrelas Michelin.
Berlim, Alemanha
Mesmo com a temperatura média de -2 ºC a 5 ºC, Berlim não é a primeira cidade que vem à mente quando pensamos em paisagens nevadas. Mas quando o inverno decide fazer uma visita, transforma a vibrante capital alemã em um verdadeiro cartão postal com parques e lagos congelados que se transformam em pistas de patinação.
A cidade, conhecida por sua atmosfera cosmopolita, torna-se acolhedora com seus moradores aproveitando ao máximo os eventos ao ar livre e, claro, os muitos restaurantes e bares locais.
Sendo um destino perfeito para ver neve em janeiro, a dica é caminhar pelos bairros e apreciar as delícias gastronômicas da cidade, como o famoso currywurst e a cerveja alemã.
Se quiser escapar por algumas horas do vento gelado, que tal conhecer os inúmeros museus de Berlim? Aproveite e visite o Museum Pergamon, o Museum Island, o Neues Museum, o DDR Museum e o Berlin Story Bunker.
Edimburgo, Escócia
A capital da Escócia é conhecida por sua rica história, arquitetura medieval e atmosfera vibrante em qualquer época do ano, mas nos meses de inverno, quando as temperaturas ficam entre 1 °C e 8 °C, Edimburgo revela um lado mais tranquilo e encantador.
Quando a neve começa a cair, a capital escocesa se transforma em um cenário de conto de fadas com o Castelo de Edimburgo coberto por um manto branco ao fundo.
Os escoceses aproveitam ao máximo a temporada de inverno, especialmente ao ar livre, seja construindo bonecos de neve, patinando no gelo, caminhando por jardins e parques ou tomando uma cerveja no pub favorito.
Não há dúvidas de que a sua viagem por essa capital vai render passeios encantadores e fotos incríveis. Aproveite para experimentar as iguarias típicas escocesas, andar por vielas históricas e conferir o artesanato local.
Um detalhe importante: ande com um guarda-chuva, pois existe a chance de ocorrerem algumas pancadas de chuva ao longo do dia.
Harbin, China
Conhecida como a “Pérola do Nordeste” da China, Harbin é mais um dos melhores destinos para ver neve em janeiro. Durante o inverno, a cidade tem temperatura média entre 23 °C e – 13 °C, e se transforma com seus rios congelados, parques e edifícios cobertos pelo branco.
Um dos maiores atrativos de Harbin no inverno é o Festival Internacional de Esculturas de Gelo e Neve, realizado anualmente e que transforma a cidade em uma galeria de arte ao ar livre, com esculturas gigantes e elaboradas que retratam temas variados.
Além do festival, é possível esquiar em uma das pistas mais famosas do mundo, a Yabuli Ski Resort, patinar no gelo, caminhar por parques, saborear a culinária local e, até mesmo, experimentar a sensação de dormir em um hotel de gelo.
A alguns quilômetros da cidade está Zhongguo Xuexiang, uma vila com casas de madeira que se transforma durante a estação.
Hintertux, Áustria
Com temperatura média entre -7 ºC e -15 ºC, Hintertux é o lugar perfeito para os amantes de aventuras. Graças a geleira de mesmo nome e a sua localização (a mais de 3000 metros de altitude), é possível esquiar na região em qualquer época do ano.
Durante o inverno, a estação passa a se interligar com outras vilas da região, o que resulta em mais de 200 km de pistas para os amantes do esporte se aventurarem.
Hokkaido, Japão
A ilha mais ao norte do Japão é um destino imperdível para os amantes do inverno.
Durante os meses mais frios do ano, Hokkaido tem neve abundante, criando condições perfeitas para a prática de esportes de inverno como esqui, snowboard e ski cross. As pistas mais populares são Niseko, Rusutsu, Furano e Tomamu.
Além dos esportes de inverno, é possível relaxar em resorts e termais naturais, os famosos onsens. Além disso, é possível admirar as paisagens montanhosas da região cobertas de neve, como o icônico Monte Yotei, explorar vilarejos tradicionais e saborear a deliciosa culinária japonesa em lugares como .
Com temperatura média entre – 12 °C e – 2 °C, Hokkaido também é famosa por seus festivais de inverno, como o Festival de Neve de Sapporo, que atrai visitantes de todo o mundo com suas esculturas de gelo gigantes.
Lapônia, Finlândia
Com temperaturas médias entre – 14 °C e – 8 °C, a Finlândia está entre os países mais frios do mundo.
Coberta por um espesso manto de neve durante grande parte do ano, a Lapônia, também conhecida como a Terra do Papai Noel, abriga algumas das paisagens mais impressionantes do mundo com florestas brancas e lagos congelados.
Ali, é possível praticar inúmeras atividades como safáris pela neve, pesca no gelo e caminhadas pelo Parque Nacional de Syöte. A região também é famosa por seus hotéis de gelo, onde os hóspedes podem viver uma noite única em um ambiente totalmente congelado.
Esse lugar mágico ainda esconde outro tesouro: a Aurora Boreal.
A localização estratégica da Finlândia, no Círculo Polar Ártico, e a baixa poluição luminosa criam o cenário perfeito para esse que é considerado um dos espetáculos mais lindos do planeta, especialmente no inverno.
Londres, Inglaterra
Londres, a vibrante capital da Inglaterra, não costuma ser associada a paisagens nevadas, mas quando esse fenômeno acontece e os termômetros ficam entre 3 ºC e 10 °C, os londrinos, acostumados ao clima chuvoso, aproveitam a oportunidade para sair de casa e desfrutar da estação.
Os parques da cidade se transformam em pistas de patinação improvisadas, e monumentos históricos como o Big Ben e o Palácio de Buckingham ganham um charme a mais.
A neve em Londres não apenas transforma a paisagem, mas também a atmosfera da cidade. Não perca a oportunidade de fazer um passeio pelas margens do Rio Tâmisa, se encantar com a London Eye e a Catedral de St. Paul, e se divertir no Hyde Park Winter Wonderland.
Nova York, Estados Unidos
Nova York, a cidade que nunca dorme, revela um lado charmoso quando o inverno chega, transformando-se em um cenário belíssimo com seus parques, praças e monumentos icônicos cobertos pelo manto branco da neve.
Quem viaja para a cidade em janeiro encontra temperaturas entre – 4 °C e 9 °C, e poderá patinar no gelo em locais emblemáticos como o Rockefeller Center e o Central Park, visitar os mercados de rua, fazer fotos incríveis no Bryant Park, na Times Square e no monumental Empire State Building.
Para se aquecer, que tal um chocolate quente em um dos muitos cafés aconchegantes de Manhattan ou um jantar no Theatre District, já bem pertinho de um show na Broadway?
E não se esqueça dos museus da cidade como o Museu de História Natural, o Metropolitan Museum of Art, o Museu do 11 de Setembro, o Whitney Museum of Art e muito mais!
Praga, República Tcheca
A “Cidade das Cem Torres” revela uma paisagem ainda mais encantadora durante o inverno. Quando as temperaturas caem e ficam entre -1 °C e 6 °C, Praga se transforma com seus castelos, pontes e vielas cobertas de branco.
Outro destino perfeito para ver neve em janeiro, a capital da República Tcheca fica com alguns de seus monumentos irreconhecíveis, como é o caso da Ponte Carlos, um dos cartões-postais da cidade, que adquire um ar ainda mais romântico no inverno, enquanto o Castelo de Praga se ergue majestoso.
Durante o inverno em Praga, é possível passear pelas ruas e admirar a arquitetura gótica dos edifícios históricos, visitar os tradicionais mercados e se aquecer em um dos muitos pubs da cidade.
A neve também proporciona um cenário perfeito para a prática de atividades ao ar livre como patinação no gelo e caminhadas.
Aproveite para experimentar a culinária tcheca em um dos muitos restaurantes tradicionais da cidade, e não se esqueça de visitar o Relógio Astronômico que fica bem no centro da cidade.
Quebec, Canadá
Quebec é um destino imperdível para quem busca uma experiência invernal inesquecível. Com suas paisagens e uma rica cultura, a cidade é o destino perfeito para os amantes da neve.
Além das atividades ao ar livre, o destino oferece uma rica experiência cultural. É ali que se encontra La Citadelle, Patrimônio Mundial da UNESCO, que encanta com suas muralhas medievais.
A culinária quebequense também é uma atração à parte, que mistura influências francesas e indígenas, o que resultou em pratos como a poutine e o tourtière, perfeitos para a estação mais fria do ano.
Além disso, os visitantes podem espantar o frio, que costuma ficar entre -16 °C e 1 °C, aproveitando a vida noturna local, com muitos bares, restaurantes e casas de shows.
Reykjavik, Islândia
Com temperaturas entre -2 °C e 2 ºC, Reykjavik, a capital da Islândia está entre os destinos mais frios do mundo, onde é comum ocorrerem tempestades de neve e ventos fortes.
E aqui mora o perigo: as mudanças bruscas de temperatura podem levar a cancelamento de voos. Isso significa, para muitos turistas, a adaptação de um roteiro já fechado ou o fim de uma viagem tão sonhada.
Por isso, antes e durante a estadia em Reykjavik, é fundamental ter um roteiro flexível, procurando consultar as condições climáticas (o aplicativo Vedur é uma excelente opção) com frequência e manter-se atualizado sobre as estradas locais.
Feito isso, aproveite tudo o que a segunda maior ilha da Europa tem a oferecer.
Comece admirando o contraste entre as casas coloridas e o branco da paisagem, dê uma volta pelo Centro e pelo Distrito 101, conhecido pelo seu charme hipster e descontraído. Aproveite e conheça a principal rua comercial da cidade, a Laugavegur.
Além das igrejas e museus, aproveite para patinar ou relaxar em piscinas termais naturais como a Blue Lagoon. Os mais aventureiros podem optar por caminhadas em glaciares ou explorar as cavernas de gelo, observar vulcões adormecidos e, com sorte, ver a Aurora Boreal.
São Petersburgo, Rússia
Desbravar São Petersburgo durante o inverno é para os fortes. Isso porque a “Veneza do Norte” é uma das cidades mais geladas do mundo, com temperaturas que podem chegar a -35 °C.
Em janeiro, quando a neve cobre a cidade, seus canais e diques congelados desenham uma paisagem deslumbrante nos cursos dos rios Neva, Fontanka e Moika, como no canal Gribodoyeva, no centro histórico da cidade.
A Cidade dos Czares, que já é conhecida por sua rica história e arquitetura, adquire um charme ainda mais especial sob a neve, convidando os visitantes a participarem de inúmeras atividades ao ar livre como patinação no gelo e visitas aos museus e palácios locais, como o Hermitage.
À noite, os visitantes podem admirar a beleza da cidade iluminada, passeando pelas feiras de artesanatos locais e provando comidas e bebidas típicas para se aquecer.
St. Moritz, Suíça
St. Moritz é uma vila charmosa nos Alpes Suíços que oferece uma experiência invernal diferenciada, com pistas de esqui, hotéis luxuosos e uma atmosfera elegante.
Com temperaturas que ficam entre -17 °C e -2 °C, o destino é perfeito para aproveitar o inverno no país e oferece mais de 300 km de pistas, para diferentes níveis e habilidades. Além disso, os atrativos da região incluem patinação no gelo e trilhas.
St. Moritz é também conhecida por ser um dos destinos de inverno mais sofisticados do mundo. A vila abriga alguns dos hotéis mais luxuosos da Europa, oferecendo aos hóspedes serviços exclusivos como spas de primeira linha.
Além dos hotéis, a região conta com restaurantes estrelados, boutiques de grandes marcas e eventos sociais que atraem a elite internacional.
Tromso, Noruega
Localizada na região norte da Noruega, a menos de 400 km do Polo Norte, Tromso é famosa por suas noites polares, onde frequentemente é possível avistar auroras boreais de tirar o fôlego. Com temperaturas entre -6 °C e -1 °C, a cidade é um bom destino para ver neve em janeiro e outros meses além dos de inverno.
Ali, o viajante poderá observar casas coloridas que contrastam com o branco da neve e fazer passeios pela cidade. Aproveite para conhecer a igreja de Tromsdalen, conhecida como Catedral do Ártico, a Biblioteca Envidraçada, a vista do Mirador e fazer o passeio de Teleférico.
O destino também é um paraíso para os amantes de aventuras. É possível explorar paisagens geladas, observar baleias e orcas, caminhar com raquetes de neve, esquiar em pistas próximas ou até mesmo mergulhar em águas geladas em um traje especial.
Viva uma aventura inesquecível na neve em janeiro com o Vai de Promo!
Inspirou-se em algum lugar para a temporada mais mágica do ano? Janeiro é o mês perfeito para você viver os atrativos de uma cidade com neve e criar memórias inesquecíveis.
Imagine-se deslizando pelas pistas de esqui mais desafiadoras, explorando paisagens montanhosas de tirar o fôlego, navegando por fiordes ou simplesmente relaxando em um chalé aconchegante.
Com o Vai de Promo, você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas do mercado, com descontos exclusivos e diversas opções de pagamento.
Aproveite e conheça o mundo fazendo viagens que cabem no seu orçamento. Viaje com economia com o Vai de Promo!
Continue sua leitura!
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir
- Neve em janeiro: 15 destinos imperdíveis para curtir o frio
- Ano novo em Copacabana: guia para curtir ao máximo
- 15 lugares para passar o ano novo em SP: capital e interior