Munique, Alemanha: o que fazer na cidade histórica!
Guia de viagem para Munique, Alemanha: confira os principais pontos turísticos e dicas para aproveitar a capital da Baviera!
Um dos principais destinos da Europa, Munique, Alemanha, é uma cidade histórica, vibrante, cultural e cheia de atrações que também oferece aos visitantes uma moderna infraestrutura, com excelentes hotéis e transporte público eficiente.
Fundada há mais de 1.000 anos, a cidade protagonizou momentos importantes da história mundial e guarda muitas de suas heranças em museus modernos e impressionantes.
Quem gosta de passeios ao ar livre também não vai se arrepender de incluir a capital da Bavária em seus planos de viagem: existem belíssimos parques, praças e complexos arquitetônicos esperando pela sua visita.
Quer saber mais sobre esse destino incrível da Alemanha? Então confira o guia que preparamos sobre Munique!
Como ir para Munique, Alemanha?
München, nome oficial da cidade de Munique, é a capital do estado da Baviera (ou Bavária), situada na região sul da Alemanha.
Terceira maior cidade do país, atrás apenas de Berlim e Hamburgo, o destino está às margens do rio Isar e fica rodeada pelas inconfundíveis montanhas dos Alpes alemães.
Confira como chegar a Munique!
A partir do Brasil
No momento, nenhuma companhia aérea oferece voos diretos para Munique, Alemanha, a partir do Brasil, mas isso não significa que é difícil chegar até lá.
Há várias opções de voos com escala ou conexão em outras cidades europeias, como Frankfurt e Zurique, operados por diversas companhias aéreas, incluindo Lufthansa, Swiss, LATAM, Air France, KLM e Alitalia.
O Aeroporto de Munique fica a cerca de 40 minutos de trem (linhas S1 e S8) do centro da cidade, com desembarque na estação Hauptbahnhof.
A Lufthansa Express Bus, a Flixbus e a Airport Bus Express são algumas das empresas que oferecem viagens de ônibus do aeroporto ao centro, assim como empresas de táxi que operam guichês na área de desembarque do aeroporto.
De qualquer forma, independentemente da opção escolhida, sair do Aeroporto de Munique é fácil e conveniente, e há muitas opções de transporte para chegar ao centro da cidade.
De outras cidades da Alemanha
É fácil chegar à cidade de Munique a partir de outras cidades da Alemanha, graças à boa infraestrutura de transporte do país.
De trem, por exemplo, a empresa Deutsche Bahn oferece uma rede de trens de alta velocidade que conectam a capital da Bavária a várias outras cidades do país, como Berlim, Frankfurt, Hamburgo e Colônia-Munique.
Prefere viajar de ônibus? Diversas empresas operam rotas entre Munique e outras cidades alemãs, como a Flixbus, a Eurolines e a ADAC Postbus, com preços dos bilhetes geralmente mais baixos em comparação às passagens de trem.
Além disso, vale lembrar que Munique é conectada a outras cidades da Alemanha por uma rede de estradas muito bem-desenvolvida, com destaque para as rodovias A8, A9 e A95, as principais rotas de entrada para a cidade.
Por fim, lembre-se de que a maneira mais rápida de viajar pela Europa é por via aérea: o Aeroporto de Munique recebe voos diretos ou com conexão de diversas cidades da Alemanha e de outros cantos da Europa.
Munique: mapa
Com 1,5 milhão de habitantes e território três vezes maior que o de cidades como Lisboa, Munique é uma das maiores cidades da Alemanha e reúne dezenas de atrações turísticas.
Confira onde fica Munique no mapa da Europa!
Quando ir para Munique, Alemanha?
A melhor época para visitar Munique, Alemanha, depende do que você está procurando. A cidade é um destino turístico popular e pode ser explorada o ano todo, mas o clima e as atrações variam de acordo com a estação.
Se você quer aproveitar o clima quente e ensolarado de Munique, a melhor época para visitar é durante os meses de verão, de junho a agosto, quando a cidade fica repleta de atividades ao ar livre, como festivais, concertos e eventos esportivos.
Prefere evitar as multidões, os preços altos da alta temporada e o calor intenso? Considere visitar Munique durante a primavera (março a maio) ou no outono (setembro a novembro).
No inverno, por sua vez, a cidade fica coberta de neve e o clima é bastante frio. É a época perfeita para visitar os mercados de Natal, como o Christkindlmarkt, e explorar a culinária bávara.
Onde ficar na cidade de Munique?
Escolher estrategicamente onde ficar pode garantir uma experiência de viagem ainda mais memorável.
Munique é uma cidade grande e diversificada, com muitos bairros diferentes, cada um com sua própria personalidade e atmosfera.
Altstadt-Lehel, por exemplo, é a área mais central da cidade: é ali que estão os principais pontos turísticos de Munique, além de lojas e restaurantes, mas esteja ciente de que os preços podem ser mais elevados nesta área.
A região boêmia de Glockenbachviertel é recomendada para quem deseja ficar perto de cafés, bares e boutiques charmosas, um ambiente mais descontraído e moderno.
Os redutos dos artistas e intelectuais da capital da Bavária são os bairros de Schwabing e Maxvorstadt, as melhores escolhas para quem deseja explorar a cena cultural de Munique.
Prefere ficar em uma região mais histórica? Haidhausen é perfeito para quem procura uma atmosfera mais tranquila e autêntica.
Se você faz questão de ficar em uma região mais residencial e tranquila, pode ser interessante ficar em Sendling, que reúne muitos parques e lojas locais, indicado para quem quer viver uma experiência menos turística.
O que fazer em Munique, Alemanha
Cultural, histórica e moderna, a capital bávara é um dos destinos mais procurados de toda a Europa, sobretudo por sua versatilidade turística, com opções para todos os gostos!
Vem conferir o que fazer em Munique!
O que fazer em Munique à noite?
Munique, Alemanha, uma cidade animada, que oferece ao visitante uma grande variedade de atividades noturnas.
Uma boa opção de passeio tranquilo para a noite é caminhar pela Marienplatz, a praça central da cidade, que fica ainda mais impressionante após o pôr do sol, quando a catedral e os prédios históricos são iluminados.
A praça é rodeada por muitos cafés e bares, onde você poderá apreciar a vista enquanto desfruta de uma bebida ou um jantar.
Além disso, que tal aproveitar a noite para conhecer as famosas cervejas locais? Há muitas cervejarias e bares onde você pode experimentar a bebida, como a Hofbräuhaus ou a Augustiner-Keller.
Quem gosta de baladas não deve deixar de explorar a vida noturna de Schwabing, um bairro famoso por sua vibrante vida noturna, com muitos bares e restaurantes que oferecem música ao vivo.
Vale a pena também ficar de olho na programação do Teatro Nacional de Munique: marco cultural da cidade, o espaço oferece muitas opções de apresentações noturnas, incluindo óperas, balés e peças de teatro.
Há, ainda, uma excelente oferta de empresas que oferecem passeios noturnos por Munique, uma boa oportunidade de conhecer a cidade iluminada enquanto aprende mais sobre sua história e cultura.
Gosta de passeios ao ar livre? Visite o English Garden, um parque urbano que costuma oferecer muitas opções de entretenimento nas noites de verão, como festivais de música e dança ao ar livre.
O que fazer em Munique, Alemanha, com chuva?
Mesmo em dias chuvosos você não precisa se preocupar com o tédio em Munique, Alemanha. A cidade é muito bem-preparada para qualquer clima.
Uma boa dica é aproveitar o dia de chuva para visitar os museus de arte e história, como o Museu da BMW, o Museu de Arte Contemporânea de Munique, o Deutsches Museum e o Museu de Arte Antiga.
Você também pode gostar de explorar as galerias comerciais, como a Fünf Höfe e a Galeria Kaufhof, que são cobertas e reúnem lojas, restaurantes, cinemas e outras atrações.
O clima também não deve te atrapalhar na hora de visitar as cervejarias e os shoppings cobertos, como o Olympia Einkaufszentrum e o Pasing Arcaden.
Em outras palavras, a chuva só vai te prender no hotel se você quiser!
Munique: o que visitar na cidade com crianças?
Munique, Alemanha, é um destino incrível para toda a família, uma vez que oferece muitas opções divertidas para crianças de todas as idades.
Fica na capital da Baviera, por exemplo, o Deutsches Museum, maior museu de ciência e tecnologia do mundo, que oferece muitas exposições interativas que as crianças vão adorar.
Os pequenos também se encantam com o Tierpark Hellabrunn, zoológico que guarda animais de todo o mundo, e o Englischer Garten: Este é um dos maiores parques urbanos do planeta.
Se você procura um passeio mais cultural para os pequenos, pode ser legal incluir em seu roteiro uma visita ao Nymphenburg Palace, um palácio barroco com amplos jardins e um lago.
No Sea Life Munique, por sua vez, toda a família pode se encantar com o aquário com grande variedade de vida marinha.
Por fim, não deixe de levar as crianças para visitar o Olympiapark, um complexo construído para os Jogos Olímpicos de 1972, onde vocês vão encontrar torre de observação, jardim japonês e outras atrações.
O que fazer em Munique de graça?
Munique, Alemanha, oferece diversas opções de atividades gratuitas para quem quer economizar dinheiro.
Você pode começar seu roteiro explorando o centro histórico, a parte antiga da cidade que tem muitos prédios históricos, praças e igrejas, ou o Jardim Inglês, um dos maiores parques urbanos do mundo, com entrada gratuita.
A visita aos jardins do Palácio de Nymphenburg também é gratuita, e você pode conhecer toda a suntuosidade de um dos mais belos palácios da Alemanha sem gastar nenhum centavo.
Quer mais? Faça um passeio pelo Viktualienmarkt, um amplo mercado ao ar livre onde você pode conhecer e experimentar a culinária local.
Quem gosta de passeios históricos pode, ainda, conhecer a Igreja de São Pedro e subir até o topo da torre para uma vista panorâmica gratuita da cidade.
Vale lembrar que o incrível Pinakothek der Moderne, um importante museu de arte moderna renomado internacionalmente, tem entrada gratuita nos primeiros domingos de cada mês.
Como é morar em Munique, na Alemanha?
Morar em Munique, Alemanha, pode ser uma experiência emocionante, mas também pode ser desafiadora em termos de custo de vida. Em contrapartida, a cidade oferece muitos benefícios em termos de cultura, qualidade de vida e educação.
A capital da Bavária é uma cidade vibrante e rica em cultura, conhecida por sua história, arquitetura, cerveja e eventos sazonais.
O clima é temperado, com invernos frios e verões amenos, o que significa que a cidade pode receber muita neve durante os meses de inverno, além de ter muitos dias de sol durante o verão.
Por isso, é fundamental se preparar adequadamente para as mudanças de temperatura e para os dias mais curtos no inverno.
A cidade possui um sistema de transporte público bem desenvolvido, com ônibus, trens e metrôs que operam em toda a cidade de forma frequente e pontual.
Em relação à qualidade de vida, espere encontrar uma cidade segura e limpa, com muitas áreas verdes e espaços públicos, além de escolas e universidades de alta qualidade.
O lado negativo é o custo de vida: Munique é uma das cidades mais caras da Alemanha. Os aluguéis podem ser bastante salgados, especialmente nas áreas mais centrais.
Onde comer em Munique
Você sabia que Munique, Alemanha, é conhecida por sua gastronomia? A cidade abriga vários polos gastronômicos onde você poderá conhecer toda a riqueza da cozinha local!
O distrito histórico de Altstadt-Lehel é uma excelente opção para os fãs de boa comida. O bairro reúne muitos restaurantes que servem comida tradicional alemã e bávara, como salsichas, pretzels e cerveja.
Os estabelecimentos mais modernos, por sua vez, estão em Maxvorstadt e Glockenbachviertel, bairros próximos ao centro de Munique, com muitas opções gastronômicas vegetarianas e veganas.
Para uma refeição ainda mais charmosa, pode ser interessante visitar o bairro de Haidhausen, que fica na margem oposta do rio Isar: lugar ideal para um passeio romântico regado a boa comida.
Cidades perto de Munique, Alemanha
Você não precisa limitar o seu roteiro de viagem a Munique, Alemanha: existem várias opções de bate-volta a partir da cidade que podem render passeios inesquecíveis!
Uma delas é o Castelo de Neuschwanstein, um verdadeiro castelo digno de conto de fadas a apenas 2 horas de trem de Munique.
E que tal montar um roteiro multipaíses? Salzburgo, na Áustria, fica a apenas 1h30 da capital bávara: oportunidade ímpar para conhecer o local de nascimento de Mozart!
Quem gosta de história medieval também pode gostar de visitar Regensburg, uma das cidades mais bem-preservadas da Alemanha, enquanto Garmisch-Partenkirchen é o destino perfeito para quem quer ver neve e praticar esqui.
Vale lembrar que o belíssimo lago de Starnberg fica a apenas 30 minutos de trem de Munique e pode ser uma opção incrível para passeios de barco e caminhadas ao redor da orla.