Ir para o site

×

×

Manila: conheça as melhores atrações da cidade!

Quer conhecer uma das maiores metrópoles das Filipinas? Saiba mais sobre a capital do país, a cidade de Manila!

Manila é uma metrópole que se revela aos visitantes como um diamante bruto repleto de particularidades.

Afinal, ao longo da história a cidade já foi rotulada como segura, perigosa, caótica, encantadora, quente, e outros contrastes mil.

No fim das contas, o que fica é a certeza de que a capital das Filipinas é um destino ímpar no mundo. Assim, certamente merece fazer parte dos seus planos de viagem.

Com quase 20 cidades em sua região metropolitana, totalizando mais de 19 milhões de habitantes, a cidade é uma metrópole colossal.

Mais que isso, é também ponto de entrada para as maravilhas das Filipinas

Não cometa o erro de apenas passar pela capital a caminho das praias paradisíacas do arquipélago. Há muito a fazer nessa cidade incrível, e não explorá-la seria um equívoco imperdoável. 

Ali, você encontra alguns dos maiores shoppings globais, vida noturna animada, parques, monumentos e bairros históricos, como Chinatown e Little Tokio.

E como não falar de Intramuros, uma cidade murada que remonta à colonização espanhola?

Vem descobrir toda a diversidade e o encanto que a cidade reserva a seus visitantes!

Onde fica Manila?

Onde fica Manila?
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

A cidade de Manila fica no norte do arquipélago das Filipinas, um país composto por mais de 7.000 ilhas no Sudeste Asiático, banhado pelo Pacífico. 

Situada na ilha de Luzon, a metrópole fica relativamente próxima a países como Tailândia, Brunei, Indonésia e Hong Kong, ao sul do território chinês. 

Uma das maiores metrópoles da Ásia, a cidade foi construída em uma baía natural, onde fica o maior porto do país, um dos maiores do continente. 

Essa localização é estratégica não apenas para o desenvolvimento econômico da cidade, mas também para as conexões marítimas na região.

Manila: mapa

O nome da cidade tem origens na expressão “may nilad”, que se traduz como “onde há nilá”, um tipo de arbusto abundante na região.

Algumas fontes, contudo, sugerem que o verdadeiro significado pode ser “lugar onde algo prevalece”. 

A capital das Filipinas remonta ao século XVI, quando foi fundada por um explorador espanhol.

No entanto, sua área geográfica já abrigava uma população há milênios, como atestam evidências arqueológicas de 5.000 anos.

Antes da chegada dos espanhóis, as influências de China e Brunei moldaram a região, deixando um legado cultural diversificado. 

Veja a localização de Manila, Filipinas, no mapa!

Como chegar em Manila?

Principal porta de entrada na Filipinas, o Aeroporto Internacional de Manila recebe voos com conexões do Brasil. As escalas geralmente ocorrem em destinos na Ásia, como Tailândia ou Japão. 

O aeroporto fica perto do centro da cidade, mas o trânsito na capital muitas vezes impõe desafios, com congestionamentos frequentes mesmo fora dos horários de pico. 

Uma corrida de táxi até o centro raramente ultrapassa os 250₱ (cerca de U$ 5, em fevereiro de 2024).

Mas fique atento e utilize apenas os táxis oficiais amarelos posicionados próximo ao terminal de desembarque. 

Outros modais de transporte público também operam no aeroporto, como jeepneys, ônibus metrô (Baclaran, Linha 1 do LRT). Todavia, sua conveniência é questionável, especialmente para passageiros com bagagem.

Qual a melhor época para ir a Manila?

O clima em Manila é sempre quente, é a melhor época para visitar a cidade e vai depender da tolerância ao calor de cada viajante.

A estação seca vai de novembro a maio e é a mais agradável para o turismo. As noites são ligeiramente mais frescas, com média de 24ºC.

Contudo, mesmo nos meses mais “frescos”, não se deve esperar uma queda significativa nas temperaturas: as médias ficam acima dos 30ºC o ano inteiro. 

A estação chuvosa é o período das famosas monções asiáticas, entre junho e outubro. Essas chuvas costumam ser passageiras, não comprometendo os planos de viagem.

De qualquer forma, vale ter esse fato em mente antes de programar sua visita.

Aproveite os descontos do Vai de Promo na sua viagem à Manila?

O mundo cabe no seu bolso com os preços imbatíveis do Vai de Promo. O melhor buscador de passagens aéreas possibilita conhecer até os destinos mais distantes, como a Ásia, sem pesar no bolso.

Nossa barra de pesquisa facilita a busca por planos completos de seguradoras renomadas e voos em oferta das principais companhias aéreas.

Você encontra tudo em um só lugar, otimizando o seu planejamento de viagem. 

O comprometimento do Vai de Promo vai além da fase de pesquisa e compra, pois a nossa equipe está pronta para auxiliar em todas as etapas.

Conte com a gente desde o esclarecimento de dúvidas até a resolução de burocracias!

O que fazer em Manila?

A capital filipina é uma megalópole que entrelaça as ruínas do seu passado colonial com arranha-céus modernos.

Tudo é permeado por um trânsito caótico, superado por motos, bicicletas e os simpáticos Jeepneys. 

Conhecida como “Pérola do Oriente”, a cidade tem seu passado colonial bem preservado e uma sucessão de atrações incríveis.

Descubra quais são os melhores pontos turísticos de Manila!

Intramuros

Intramuros
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A cidade murada de Intramuros de Manila, Filipinas, é o núcleo histórico da cidade, como um museu a céu aberto do passado colonial do país.

O distrito foi, até o término do domínio espanhol, o coração da capital filipina. 

O lugar é conhecido por suas fortificações imponentes, bem como catedrais, conventos, monastérios e construções religiosas.

É o melhor lugar na cidade para desvendar os capítulos da história do país durante a colonização espanhola.

Intramuros foi fundada no século XVI, desempenhando o papel de sede comercial, educacional, governamental e religiosa do país. 

Hoje, navegar pelas ruelas bem–planejadas da cidadela é uma tarefa muito divertida e educativa, especialmente na rua principal, General Luna, a antiga Calle Real del Palacio.

A via conduz às principais atrações, como a catedral e o Forte Santiago. 

Para circular por essa região, a melhor saída é embarcar em um dos triciclos motorizados que transitam pela área. 

Forte Santiago

Uma das fortificações mais importantes de Intramuros é o Forte Santiago, construído ainda no século XVI para defender a cidadela.

Além da função estratégica de salvaguardar a região, a fortaleza desempenhou o papel de prisão de dissidentes políticos e insurgentes, como José Rizal.

Ele foi uma figura proeminente na luta nacionalista filipina. 

Hoje, é possível repetir os passos de Rizal da cela até o ponto de execução: um capítulo ímpar da luta pela independência do país. 

No interior do forte, você terá a oportunidade de visitar o Museu Ni Jose Rizal, um espaço que não honra sua memória e importância. 

O forte também conta com amplas áreas verdes, como um oásis de tranquilidade em meio às muralhas históricas.

O ingresso do Forte Santiago custa 75₱ (menos de US$ 2, em fevereiro de 2024).

Memorial Americano

A Embaixada dos EUA é o endereço do Memorial Americano, um tributo à memória dos soldados norte-americanos e filipinos que pereceram na Segunda Guerra Mundial.

O local celebra os quase 17 mil militares que tiveram as vidas ceifadas em batalha. Seus nomes foram gravados na entrada do espaço, convidando à reflexão dos visitantes. 

É possível visitar o memorial gratuitamente todos os dias, das 9h às 17h. O local só fecha as portas no Natal e em 1º de janeiro. No entanto, a visita requer a apresentação do passaporte.

Ayala Museum

Sua visita só estará completa com um passeio pelo Ayala Museum, guardião da história das Filipinas

O museu apresenta exposições permanentes que reconstituem visualmente a história do país asiático por meio de maquetes de edifícios históricos e grandes eventos.

O museu apresenta uma galeria de personagens históricos, incluindo figuras emblemáticas como o antigo presidente Ferdinand Marcos e sua esposa, Imelda Marcos. 

O ingresso custa 650₱ (cerca de US$ 12, em fevereiro de 2024), e o museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h. 

Jeepney

O Jeepney em Manila pode ser considerado apenas um meio de transporte comum na movimentada capital filipina. No entanto, é muito mais que isso.

Esse curioso veículo é herança viva da história do país.

As lotações, tão distintas em estilo, têm suas origens nos jipes deixados pelos soldados dos Estados Unidos nas Filipinas ao término da Segunda Guerra Mundial. 

Diante da necessidade de meios de transporte acessíveis, os filipinos adaptaram esses veículos e os transformaram em ícones culturais

Hoje, os Jeepneys percorrem as ruas da cidade com uma parte traseira alongada e decoração exuberante. Faça ao menos um passeio para viver essa experiência que reflete a engenhosidade dos filipinos!

Makati

Makati é o distrito financeiro da capital filipina e um dos melhores lugares para hospedagem na cidade. 

A região é famosa por suas modernas avenidas, que abrigam alguns dos maiores shoppings do mundo, restaurantes sofisticados e atrações noturnas.

O distrito é central e conta até mesmo com diversas estações de metrô, oferecendo uma alternativa eficiente para enfrentar o congestionamento característico local. 

Vale a pena reservar um momento para conhecer a região, que tem muitos espaços verdes, avenidas arborizadas e opções gastronômicas incríveis.

Destaque para a Bonifacio High Street, rua repleta de oportunidades de compra.

Baywalk

Baywalk
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Embora a área costeira da cidade seja caracterizada por manguezais e terminais portuários, é possível desfrutar de diversão à beira-mar por lá.

O Baywalk é o calçadão de Manila, situado em frente à baía, próximo ao Rizal Park e a Chinatown. 

Mesmo que não seja possível mergulhar nas águas, você poderá caminhar sob a brisa do mar, um alívio bem-vindo nos dias escaldantes da cidade. 

O grande destaque é o pôr do sol: a paisagem costeira se torna um espetáculo de cores vibrantes.

Depois, você pode curtir a região em um dos vários bares à beira-mar que colocam suas mesinhas do lado de fora. 

Rizal Park

Também chamado de “Luneta”, o Rizal Park é o coração verde da cidade, como um santuário arborizado em meio à selva de pedra. 

O parque fica bem próximo de Intramuros e é considerado o marco zero da capital filipina. Ponto central de referência, é dali que todas as distâncias são calculadas. 

O parque foi batizado em nome do herói nacional considerado ícone da luta pela independência do país contra os colonizadores espanhóis. 

As atrações não estão restritas ao interior do parque: nos arredores, ficam lugares como o Museu do Povo Filipino e o Planetário, entre outros. 

O local também oferece comodidades como restaurantes, áreas para exercícios, cinema ao ar livre e uma trilha até Baywalk. A entrada é gratuita.

Green Hills

Quem gosta de boas compras não pode perder a chance de visitar a galeria Green Hills. Comparada ao Mercado do Ouro, em Dubai, o lugar é um dos principais centros comerciais da Ásia no quesito joias!

Ali, você terá a oportunidade de adquirir pedras preciosas, jóias e outros itens requintados. Há de diamantes e safiras a opções mais econômicas, como pérolas e aquamarines. 

Vale lembrar que a arte da negociação é uma prática comum em Green Hills, então aproveite para testar suas habilidades de pechincha.

Little Tokio

Little Tokio é um bairro charmoso que mais parece um pedaço do Japão nas Filipinas. 

As ruas são adornadas com lojas que oferecem os mais diversos artigos nipônicos, e até as construções refletem o estilo japonês.

Há incontáveis lojas de produtos típicos e lembranças japonesas, mas a verdadeira joia de Little Tokio reside em seus restaurantes, que servem uma culinária autêntica.

É o lugar ideal para explorar os sabores e tradições do Japão, apesar dos quase 3.000 km de distância!

Chinatown

Muitas cidades mundo afora têm sua própria Chinatown, mas a Chinatown Binondo, em Manila, se destaca por ser a mais antiga do mundo.

O distrito é um testemunho de séculos de intercâmbio cultural entre as Filipinas e a China. É uma chance de ver de perto as nuances desses povos asiáticos. 

O bairro existe desde 1584 e chegou a ser destruído na Segunda Guerra Mundial.

Algumas estruturas, porém, resistiram ao teste do tempo, como a Binondo Church, um dos templos cristãos mais antigos do país.

Você também poderá conhecer o templo budista Kuang Kong, as lojas de medicina chinesa da rua Ongpin e os restaurantes típicos da rua Caravajal. 

Outro lugar imperdível é o mercado Arranque, que oferece produtos exóticos, como cobras, pombos e sapos como ingredientes para pratos tradicionais.

Ilha de Corregidor

A Ilha de Corregidor, a 1 hora da cidade, merece um dia inteiro de passeio. A ilha fica na entrada da baía e foi estrategicamente utilizada durante as invasões na Segunda Guerra Mundial. 

O local pode ser explorado por meio de tours guiados a pé ou de ônibus: uma oportunidade para conhecer as ruínas remanescentes das ocupações militares. 

A Ilha de Corregidor é também um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Por essa razão, é altamente recomendável agendar a visita com a máxima antecedência possível.

O que fazer em Manila em 2 dias?

O que fazer em Manila em 2 dias?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Vai passar dois dias em Manila? É possível montar um roteiro coeso e enxuto para explorar o máximo possível da cidade mesmo em pouco tempo.

Comece o passeio explorando Intramuros, onde você terá acesso a várias atrações. Ali ficam, por exemplo, a Igreja San Agustin, a catedral e o Forte Santiago. 

Em seguida, conheça o bairro chinês de Binondo, a mais antiga Chinatown do mundo, e aproveite para almoçar na região.

Depois da visita a Binondo, conheça o lado mais moderno da cidade nos distritos de Makati e Bonifacio Global City.

Além de muitas oportunidades de compras e gastronomia, a região abriga também o Rizal Park. 

Assista ao pôr do sol no Baywalk e aproveite para curtir a noite na região. O calçadão reúne os melhores bares e restaurantes da baía. 

No dia seguinte, dedique-se a conhecer a Ilha de Corregidor. Na volta para a cidade, se sobrar tempo, faça um passeio de Jeepney e conheça a região de Little Tokio.

Onde se hospedar em Manila?

Há muitas regiões interessantes para quem busca onde ficar em Manila. A escolha certa dependerá do tipo de experiência desejada. 

Para quem visita pela primeira vez e busca comodidade, Makati é uma opção sólida. O distrito financeiro proporciona modernidade, facilidades comerciais e vida noturna animada, a preços razoáveis. 

Ali perto fica outra possibilidade interessante, Bonifacio Global District, indicado para quem valoriza áreas verdes em meio à agitação urbana. 

Quem deseja ficar perto do Baywalk pode preferir um dos hotéis das regiões de Malate e Ermita, áreas centrais famosas pelas diárias baratas.

Há, também, possibilidades charmosas, como ficar no distrito histórico de Intramuros ou no bairro de Chinatown

Conheça as capitais asiáticas pelos menores preços!

Manila é um destino incrível e pode se tornar ainda mais acessível com os descontos do Vai de Promo.

No nosso site, você descobre que viajar com economia não é impossível, por meio de ofertas exclusivas de seguro viagem e passagens aéreas.

Em nosso site, reunimos as melhores companhias aéreas com promoções que se encaixam perfeitamente nas suas necessidades. Faça uma pesquisa e comece a planejar a sua viagem agora mesmo!


Continue sua leitura!

Tamara Pinho

Tamara Pinho

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!