Ir para o site

×

×

Madrid: saiba mais sobre a popular capital da Espanha!

Tudo para sua viagem a Madrid, Espanha: como chegar, pontos turísticos, passeios, roteiros e mais sobre a capital espanhola!

Um dos destinos mais procurados da Europa, Madrid é uma cidade que encanta os amantes de arte, história, cultura e gastronomia, misturando história e modernidade para conquistar seus visitantes.

Com 6,5 milhões de habitantes, excelente sistema de transporte público e dezenas de atrações imperdíveis, a capital espanhola surpreende em infraestrutura turística, com uma extensa rede hoteleira e várias atividades à disposição dos viajantes.

Quem não gostaria, afinal, de passear por lugares com séculos de história, como a monumental Plaza Mayor e a Puerta de Alcalá, ou de visitar as luxuosas lojas da Gran Vía?

E não é só isso! A capital da Espanha é também a casa de alguns dos museus mais importantes do planeta, como o Museu do Prado, o Museu Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza, referências em arte e história.

As cenas noturna e gastronômica também não decepcionam, com opções para todos os gostos, a qualquer hora do dia. 

Quer mais? Vem conhecer tudo que espera por você na apaixonante Madri!

Como chegar em Madrid

Como chegar em Madrid
Fonte: Pxhere / CC0

Está planejando uma viagem a Madrid, Espanha? Você poderá escolher entre diferentes meios de transporte para chegar à cidade.

Confira como visitar a capital espanhola!

A partir do Brasil

Quem sai do Brasil com destino a Madrid pode escolher entre diferentes companhias aéreas, como Latam, Iberia e Air Europa, para voar até a cidade sem escalas, em voos com duração média de 10h15.

Se você não se importa em fazer algumas escalas, também poderá viajar com Tap, Air France, Gol, KLM, Azul e outras empresas.

O desembarque acontece no Aeroporto Internacional Adolfo Suárez, situado a 15 km do centro, que tem fama de ser rigoroso na imigração e conta com infraestrutura de ponta.

Para sair do aeroporto, você poderá optar entre ônibus (linhas Exprés-203, N27 Exprés e 101), trem (linhas C-1 e C-10), metrô (linha 8), Uber ou táxi, com tarifas fixas de 30 euros até a Plaza Mayor (em julho/2022).

De outros países

Se você já está na Europa, poderá chegar à capital espanhola por outros meios de transporte.

Você acha mais prático voar? Companhias aéreas tradicionais e empresas low-cost operam trechos até Madri a partir de várias cidades europeias.

Quem deseja explorar uma alternativa de transporte mais charmosa pode também optar pela via ferroviária para visitar a capital da Espanha.

Trens de alta velocidade (AVE) fazem o trajeto a partir de vários destinos europeus e cidades do interior da Espanha, como Toledo, Segóvia e Ávila.

Nas estações Chamartin e Atocha você vai encontrar linhas de trem Lisboa-Madrid, Paris, Roma e outras cidades do continente europeu. Nem sempre os trajetos são rápidos, mas certamente são belíssimos e inesquecíveis.

Vale lembrar, ainda, que a Espanha é conhecida internacionalmente pela qualidade e segurança de suas rodovias, o que torna a viagem de carro ou ônibus também bastante interessante.

A Estacíon Sur de Autobuses recebe ônibus de várias cidades do país e de outros cantos da Europa, com destaque para Portugal e França.

Você está fazendo uma roadtrip pelo país? As rodovias M30, M40 e M45 são as melhores opções de acesso à capital.

Mapa de Madrid

Moderna, cosmopolita e com a metade do tamanho do Rio de Janeiro (RJ), a capital da Espanha concentra a maior parte de suas atrações no centro histórico, sobretudo nos arredores da Plaza Mayor.

Para facilitar o deslocamento das pessoas, a cidade conta com uma das maiores malhas de metrô da Europa, além de trens urbanos, ônibus, táxis e carros de aplicativo.

Confira onde fica Madrid no mapa! 

Onde se hospedar em Madrid?

Cada distrito da capital espanhola tem boas opções de hospedagem em diferentes faixas de preço, além de seus próprios atrativos e pontos positivos, o que torna a escolha de onde ficar em Madrid bastante pessoal.

Em geral, a maioria dos turistas prefere ficar no centro histórico: alternativa que economiza tempo e dinheiro em deslocamento, já que dá para caminhar até as atrações mais famosas.

Nesse caso, é melhor procurar um hotel próximo à Plaza Mayor, o principal endereço da cidade, ou, ainda, nos arredores da Puerta del Sol, da Plaza Santa Ana ou da Gran Vía.

Se a sua intenção é curtir a noite madrilenha, pode ser interessante ficar na região de Chueca, famosa pela tradição boêmia.

O charmoso Paseo del Prado, por sua vez, é o bairro mais indicado para quem deseja ter fácil acesso aos excelentes museus da cidade.

Quando ir para Madrid

O clima de Madrid é muito bem-definido: o verão é abafado e pode fazer calor de 40ºC, enquanto o inverno é gelado e os termômetros podem chegar a 0ºC.

Por isso, a melhor data para visitar a capital espanhola depende diretamente da preferência de cada viajante. Quem gosta de calor deve evitar o inverno e quem ama frio deve fugir do verão madrilenho.

Para escapar dos climas extremos, muitos turistas optam por viajar nas estações de transição, primavera ou outono, quando o clima fica mais ameno e as temperaturas giram em torno de 19ºC.

Se você quer fugir da chuva, é melhor não visitar a cidade entre outubro e janeiro, pois os meses mais frios são também os mais úmidos. 

A alta temporada, período em que os preços ficam inflacionados na cidade, acontece entre junho e agosto, quando ocorre o período de férias escolares na Europa.

Nesse período, os visitantes podem curtir festivais, explorar os parques da cidade e desfrutar das praias madrilenhas, embora hotéis, restaurantes, passagens e atrações turísticas tenham preços bem mais salgados.

Em contrapartida, o inverno é uma época de movimento turístico bastante discreto, o que significa preços mais convidativos e cidade menos cheia. Que tal aproveitar para celebrar o réveillon na Puerta del Sol?

O que não deixar de conhecer em Madrid?

O que não deixar de conhecer em Madrid?
Fonte: Pxhere / CC0

A capital da Espanha é uma cidade tão interessante e efervescente que oferece atrações suficientes para encher semanas de viagem.

Vem descobrir o que fazer em Madrid! 

O que fazer à noite em Madrid?

Se você achou a cidade animada durante o dia, espere só para conhecer as belezas madrilenhas depois que a noite cai. A vida noturna local se estende até altas horas e oferece muitas atrações para todos os gostos.

Quem procura o que fazer em Madrid à noite deve tirar um tempo para explorar as opções nas imediações das praças Mayor e Santa Ana, sempre muito movimentadas.

A cena noturna é também bastante animada nos bairros Chueca e La Latina, bem como no tradicional Mercado de San Miguel, onde ficam os melhores bares de tapa da cidade.

Quer farrear enquanto contempla o skyline madrilenho? Você pode gostar dos bares com rooftop do Azotea del Círculo de Bellas Artes e do Mercado de San Antón, que dispõe de uma área aberta com vista da cidade no último piso.

Para assistir a uma tradicional apresentação de flamenco, recomendamos uma visita à Gran Vía, a principal via comercial da cidade, que de noite perde seu caráter de compras e se transforma num polo animado com bares, casas noturnas e teatros.

O que fazer em Madrid com chuva?

Os dias de chuva não devem ser o suficiente para te prender no hotel durante sua visita a Madrid. A cidade conta com vários espaços fechados que podem render passeios legais mesmo quando o sol não brilha.

A melhor pedida é fazer um roteiro pelos famosos museus locais, como Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, considerados entre os melhores do mundo e conhecidos como Triângulo das Artes.

Também pode ser uma boa ideia conferir as exposições do CaixaForum e do Museo Arqueológico Nacional, além de visitar o Palácio Real, espaço protegido da chuva.

E que tal aproveitar para ir às compras? As lojas da Gran Vía são famosas no mundo inteiro, e tão bonitas que você vai gostar da visita mesmo se não decidir comprar nada.

Os dias chuvosos também podem ser uma boa oportunidade para fazer um roteiro pelos mercados gastronômicos da cidade, como o San Miguel e o San Antón, ou para se sentar em um restaurante para experimentar as tapas madrilenhas.

O que fazer em Madrid de graça?

O que fazer em Madrid de graça?
Fonte: Pxhere / CC0

Madri é um destino popular entre mochileiros e viajantes econômicos, sobretudo por oferecer a seus visitantes várias atrações gratuitas ou de baixo custo.

A lista inclui alguns dos passeios mais legais da cidade, como a Catedral de la Almudena, a primeira igreja consagrada por um papa fora de Roma, e a Puerta de Alcalá, um dos cartões-postais madrilenhos, datada de 1778.

Você também não precisa gastar nada para visitar o Parque El Retiro, construído em 1630 e até hoje a principal área verde da cidade, onde você vai encontrar áreas gramadas, lagos, chafarizes, esculturas e um belo Palácio de Cristal.

Além disso, todos os museus madrilenhos têm ao menos um dia de gratuidade por semana ou por mês. Confira a programação de cada um deles para conferir se dá para incluir esse passeio gratuito em seu roteiro.

E que tal explorar as praças da cidade? Elas são muitas e extremamente interessantes!

Visite a Plaza de Cibeles para conhecer a Fonte de Cibeles e a prefeitura. Depois, siga para a Plaza Mayor, cenário mais fotografado da capital espanhola. Por fim, visite a Plaza de La Puerta del Sol para conhecer o marco zero da cidade.

Por fim, o Templo de Debod merece um espaço no seu roteiro gratuito pela capital espanhola. A estrutura tem mais de 2.220 anos de história e levou dois anos para ser transportada do Egito à Espanha.

O que fazer em Madrid com crianças?

Madri pode ser um destino incrível para famílias e crianças: há muito o que ver e fazer na capital espanhola com os pequenos.

Para começar, nada melhor que um roteiro pela Puerta del Sol, marco zero da cidade, onde vocês poderão fazer muitas fotos legais.

Depois, crianças de todas idades (inclusive os adultos que adoram relembrar a infância) vão se encantar com a visita guiada pelo mítico Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid e uma das arenas mais famosas do futebol mundial.

Os pequenos também se divertem com a visita ao Palácio Real, residência oficial da Coroa Espanhola com mais de 3.000 cômodos, datado do século XVIII.

Embora os museus mais famosos da cidade tenham acervos mais maduros, existem alguns que podem surpreender as crianças, como o Museu Nacional de Ciências Naturais, que reúne espécimes de todo o mundo para ensinar sobre biodiversidade.

A Casa-Museu Ratinho Pérez também faz sucesso entre a garotada, inspirado na fábula do Ratinho Pérez, a versão espanhola da fada do dente.

Vale a pena, ainda, passar algum tempo ao ar livre com as crianças. Bons espaços para isso são o Parque El Retiro, o Jardim Zoológico e Oceanário, o Parque Madrid-Rio e o Planetário.

Madrid tem praia? Quais são?

Vai visitar a capital espanhola em um mês de calor? Você vai gostar de saber que Madrid tem praia, embora seja bem diferente da praia com a qual você possa estar acostumado.

Para começar, a cidade fica a mais de 300 km do litoral, o que significa que a praia madrilenha é fluvial, de água doce, mais especificamente banhada pelas águas do rio Manzanares.

A praia fica no parque Rio Madrid, no meio do caminho entre a Puente de Toledo e a Puente de Praga, pertinho da estação de metrô Pirámides. 

No verão, o local fica lotado de madrilenhos em busca de refresco, e no inverno ai se forma uma das melhores pistas de patinação no gelo da Espanha.

O parque que abriga a praia tem 10 km de extensão, bosque com mais de 26 mil árvores, centro cultural e até salas de concertos, surgindo como uma boa alternativa de passeio até mesmo nos meses de temperatura mais amena.

Se você quer mesmo é tomar um banho de mar, a melhor opção é pegar um trem até Valência, a 360 km de distância, para curtir as praias banhadas pelo Mar das Baleares.

Melhores lugares para comer em Madrid?

Melhores lugares para comer em Madrid?
Fonte: Wikier2017 / Wikimedia Commons / CC0

A gastronomia espanhola é uma atração à parte para quem está visitando a capital do país. Os modernos restaurantes madrilenhos apresentam releituras de clássicos da cozinha local e misturam influências de outros povos para criar pratos incomparáveis.

A Plaza Mayor é o endereço mais óbvio para saborear pratos tipicamente espanhóis, embora os preços da região sejam mais salgados justamente pelo forte apelo turístico do centro histórico.

Os melhores restaurantes da cidade, no entanto, não estão ali, e sim no bairro La Latina, o principal polo gastronômico madrilenho, especialmente ao longo da rua da Cava Baja, famosa pelos estabelecimentos com excelente custo-benefício.

Quer experimentar o lado mais contemporâneo da gastronomia local? Você pode gostar de conhecer o bairro Chueca, casa de restaurantes veganos, vegetarianos e alternativos, indicado para quem tem um paladar curioso.

A cozinha étnica e internacional é o destaque na região de Lavapiés, enquanto Chamberí é recomendada para quem gosta de ambientes despretensiosos e informais, como bares e terraços.

Para mergulhar no lado mais excêntrico da culinária madrilenha, não deixe de visitar os bares e restaurantes do colorido bairro de Malasaña.

O que fazer em Madrid e arredores

Depois de conhecer as belezas da capital espanhola, pode ser legal fazer um bate-volta a alguns destinos nos arredores da cidade.

Toledo é o principal destino perto de Madrid, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco por sua importância histórica e cultural para diferentes povos desde a Idade Média, com destaque para o Palácio de Alcázar.

Também listada como Patrimônio Mundial, a cidade de Ávila é considerada uma das mais bem-preservadas da Espanha, como um verdadeiro museu medieval a céu aberto.

Ainda mais antiga é a simpática Segóvia, que guarda heranças do Império Romano, como seu famoso aqueduto, que se manteve em operação até o século XX, a apenas 30 minutos da capital espanhola.

O melhor de tudo é que você pode visitar todos esses destinos e muitos outros de trem, com embarque nas estações Chamartin e Atocha.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!