Lyon, França: tudo sobre a cidade francesa!
Saiba como aproveitar o melhor de Lyon, França! Veja como ir, onde se hospedar e os melhores pontos turísticos da cidade francesa!
Histórica, charmosa e cheia de belezas, Lyon, França, é um destino surpreendente no país do croissant, do queijo e do vinho: uma alternativa interessante para quem quer escapar da sempre lotada Paris.
Um dos principais centros gastronômicos do país, a cidade de ruas largas e arquitetura tradicional tem seu centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e atrações turísticas para todos os gostos.
O que você acha de conhecer a icônica Basílica de Notre Dame de Fourvière, que “vigia” a cidade do alto de sua colina, ou o verdejante Parque Tête d’Or, considerado por muitos o “Central Park da França”?
Quem gosta de arte e história também pode se encantar pelo Museu de Belas Artes de Lyon e pelo Mur de Canuts, um gigantesco afresco a céu aberto que conta a história da cidade.
E tem mais: você pode mergulhar na requintada gastronomia francesa no complexo Les Halles de Lyon Paul Bocuse, aprender tudo sobre cinema no Instituto e Museu Lumière, assistir a uma ópera no Opéra Nouvel e muito mais!
Para que você não perca nada durante a sua visita a Lyon, compilamos as atrações mais inesquecíveis e os passeios que você não pode deixar de fazer, veja só!
Como chegar em Lyon, França?
A cidade de Lyon fica no meio do caminho entre o mar e as montanhas, na região de Rhône-Alpes, quase na fronteira com a Suíça e a Itália.
Esse destino do sudeste francês fica entre dois importantes rios, Saône e Rhône, e é a terceira cidade mais populosa do país, com mais de 2,5 milhões de habitantes.
A cidade fica mais perto da capital suíça, Berna (300 km), do que de Paris (400 km), e fica ainda mais próxima de destinos europeus badalados, como Genebra (150 km) e Turim (300 km).
Em outras palavras, uma opção incrível de parada em viagens com destino aos Alpes, à Suíça ou até mesmo à região costeira de Côte d’Azur.
Confira como chegar a Lyon!
A partir do Brasil
O acesso a essa incrível viagem francesa é fácil e rápido a partir de vários pontos do globo, inclusive do Brasil.
Companhias aéreas como KLM, Air France, TAP e Latam oferecem voos com destino ao Aeroporto de Lyon, França, com apenas uma ou duas conexões.
Depois do desembarque, é só pegar o trem expresso, Rhône-Express, que fica a 5 minutos de caminhada do terminal aéreo, para chegar ao seu hotel.
Você também pode escolher entre táxi, carro de aplicativo (como Uber), transfer ou carro alugado para deixar o aeroporto.
De outras cidades da França
A viagem até Lyon para quem já está na Europa é ainda mais simples e rápida. A cidade é atendida por linhas de trem expresso que fazem o trajeto a partir de Genebra, Lisboa, Bruxelas, Frankfurt e outras cidades do continente em pouquíssimo tempo.
E quanto tempo de Paris a Lyon? De carro, a viagem pode durar mais de 5 horas, enquanto os trens fazem o percurso em apenas 2 horas. As rodovias A6, A7, A450 e A42, por sua vez, dão acesso à cidade por via terrestre.
Lyon, França: mapa
Embora seja uma das maiores cidades do país, Lyon tem uma área urbana relativamente pequena, pouco menor que Vitória (ES), o que pode ser vantajoso para o turista, poupando tempo e dinheiro em deslocamentos.
Confira onde ficam as principais atrações turísticas no mapa de Lyon, França!
Qual é a melhor época para visitar a cidade de Lyon?
A cidade de Lyon é encantadora em qualquer época do ano, mas prepare-se para encontrar uma paisagem bem diferente em cada estação.
A alta temporada está dividida em duas épocas bem diferentes: o verão, de julho a agosto, e o inverno, especialmente em dezembro e janeiro.
Na estação mais quente do ano, que coincide com o período de férias na Europa, turistas do mundo inteiro exploram as ruas da cidade sob sol forte e calor de até 28ºC.
Diferentemente de muitos destinos da França, no entanto, a cidade vive outra alta temporada no inverno, quando neva em Lyon e os termômetros ficam abaixo de zero.
É nessa época que acontece a principal celebração do calendário da cidade, o Festival de Luzes de Lyon, que atrai 2 milhões de turistas – praticamente dobrando a população local.
Em outras palavras, se você quiser conhecer esse espetacular festival de luzes e cores, é melhor fazer suas reservas com o máximo de antecedência possível.
Onde se hospedar em Lyon, França?
Falando em reservas, é importante escolher estrategicamente onde ficar em Lyon, França, para aproveitar o máximo possível a sua estadia.
Três bairros surgem como excelentes opções para turistas: Presqu’île, Part-Dieu e Vieux Lyon.
Presqu’île é o bairro mais turístico da cidade, onde ficam as principais atrações, os melhores restaurantes e hotéis em todos os estilos.
Em contrapartida, essa localização privilegiada tem um preço, o que significa que os hotéis de Presqu’île estão entre os mais caros da cidade.
Se você não se importa em ficar um pouco mais distante das atrações turísticas, vale a pena escolher um hotel próximo a uma estação de metrô: no bairro Part-Dieu você vai encontrar diversas opções nessa categoria.
Caso você prefira ficar em uma região histórica e cheia de charme, considere um dos hotéis de Vieux Lyon para a sua hospedagem.
O que fazer em Lyon
Recheada de construções históricas, parques verdejantes, igrejas suntuosas, museus e uma primorosa seleção de bares e restaurantes, Lyon é um destino ímpar na Europa.
Para não deixar de visitar nenhuma atração, a melhor alternativa é montar um roteiro com os lugares mais famosos, e nós vamos te ajudar nessa missão!
Vem descobrir o que fazer em Lyon, França!
O que fazer em Lyon à noite?
Como toda grande metrópole, Lyon é um destino generoso para quem procura atrações noturnas, de baladas animadas a passeios culturais à luz do luar.
O coração da noite local fica em Vieux Lyon, o centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade: o labirinto de ruas estreitas que remonta à Idade Média está cheio de restaurantes, bares, baladas e cafés.
Se você gosta de passeios mais tranquilos, não perca a oportunidade de caminhar pelo centro histórico após o pôr do sol. A cidade segue o chamado Plano Lumière e ilumina mais de 350 monumentos, pontes e construções históricas: um espetáculo de luzes!
Também vale a pena consultar a programação da Ópera Nacional de Lyon. Quem sabe você não consegue assistir a um espetáculo durante sua estadia na cidade?
Nas noites de calor, pode ser interessante fazer um passeio noturno pelo Parque Gerlandé, que ganha iluminação especial e supercolorida até as 22h.
O que fazer em Lyon com chuva
Se o clima não ajudar, você não tem com o que se preocupar. Estamos falando de uma cidade acostumada à chuva e até à neve, o que significa que muitos pontos turísticos de Lyon, França, estão perfeitamente preparados para o clima mais úmido.
Em outras palavras, você não precisa repensar seus passeios enquanto estiver na cidade se o sol não brilhar.
Na região da Place des Terreaux, uma boa opção de passeio para o dia chuvoso é o Museu de Belas Artes, cujo acervo inclui verdadeiros tesouros que remontam ao Egito Antigo.
Os amantes da sétima arte, por sua vez, podem gostar de visitar o Villa Lumière, um museu fantástico e interativo que conta tudo sobre o cinema, desde as suas origens.
E que tal aproveitar a chuva para explorar os restaurantes da cidade? Em janeiro, um dos meses mais chuvosos, acontece a Bienal Internacional do Sabor, que reúne os melhores chefs do mundo, e a Copa do Mundo de Confeitaria.
Quem gosta de arquitetura e história também pode se encantar com a Basílica Notre Dame de Fourvière e o circuito de igrejas de Vieux Lyon, que inclui a Catedral Saint-Jean, a Igreja Saint-Paul e a Catedral de Saint-George.
Lyon: o que visitar com crianças?
Lyon pode ser um destino fantástico para toda a família, uma vez que reúne atrações para todas as idades.
Se você está viajando com crianças, não deixe de visitar o Museu des Confluences, que conta tudo sobre a teoria da evolução das espécies, desde os tempos dos dinossauros, de forma interativa e lúdica.
Os pequenos também costumam amar o passeio até o complexo de Fourvière, um dos belíssimos castelos em Lyon, França, construídos na Idade Média, onde estão instalados o Museu Galo-Romano, o templo romano de Cybèle e a Basílica.
A cidade também abriga muitos parques públicos com área verde, parquinhos e boa infraestrutura, com destaque para o Parc de la Tête d’Or, o maior parque urbano da França.
Nos meses de calor, pode ser uma boa ideia levar as crianças para tomar um banho em um dos lagos nos arredores da cidade, como o Sapins, o Miribel e o Plan d’eau du Colombier. Esses pontos viram balneários animados durante o verão.
Pontos turísticos em Lyon, França, gratuitos
A França não está entre os destinos mais baratos do mundo, mas há muito o que fazer por lá sem colocar a mão no bolso.
O já mencionado Parc de la Tête d’Or, por exemplo, tem entrada gratuita e reúne várias atrações, como zoológico, lagos, jardins, estufas e espaços de lazer para crianças.
A maioria das igrejas da cidade, como a Catedral Saint-Jean-Baptiste, também têm entrada gratuita: uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a fantástica arquitetura medieval.
Você também não vai gastar nada para conhecer a Colina de Fourvière e seus atrativos, incluindo ruínas datadas do período romano, além de ter uma vista fantástica de toda a cidade do alto.
Não deixe de caminhar sem pressa pelas ruas de Vieux Lyon, como a região de La Croix-Rousse, que pode te levar numa viagem no tempo até o século XIX.
Como é viver em Lyon?
Se você procura um lugar para viver na França com todos os benefícios de uma grande cidade sem o estresse típico das capitais, Lyon pode ser uma excelente alternativa.
Terceira maior cidade do país, o município tem infraestrutura moderna, transporte público eficiente e uma imensa rede de serviços que surpreende pela eficiência.
Além disso, o custo de vida em Lyon, França, é baixo em comparação a outras cidades do país, especialmente Paris: um estudante gasta, em média, 800 euros por mês com suas contas básicas.
Vale lembrar que a cidade tem excelentes instituições de ensino, muitas sedes de empresas e uma ampla rede de serviços, o que se reflete em uma das menores taxas de desemprego do país, com média de 7% (em fevereiro de 2023).
Onde comer em Lyon, França
Quem visita um dos principais centros gastronômicos do mundo não tem muito com o que se preocupar no quesito alimentação.
É fácil encontrar onde comer em Lyon, França, com extrema qualidade. A cidade, afinal, é considerada uma “constelação Michelin”, em referência ao famoso prêmio que celebra os melhores restaurantes do mundo.
O principal polo gastronômico da cidade fica em Vieux Lyon, especialmente às margens do rio Saône e do rio Ródano, bem como na região das pontes Alphonse Juin e de la Feuillée.
Vale lembrar que o chef mais famoso da França, Paul Bocuse, tem um premiado restaurante a 10 km do centro histórico, o L’Auberge du Pont de Collonges: para imperdível para quem gosta de comer bem.
Para experimentar os pratos mais típicos da região, não deixe de conhecer as casas de carne distribuídas pelas ruas Mercière e Des Marronniers.
Outras cidades próximas de Lyon, França
Você pode deixar seu roteiro ainda mais memorável se incluir em seu planejamento um bate-volta a um dos muitos destinos fantásticos perto de Lyon, França.
A alpina Grenoble, por exemplo, é um destino indicado para quem gosta de contato com a natureza e belíssimas paisagens, além de abrigar um famoso centro de esqui.
A paisagem de contos de fada também não decepciona quem visita Annecy, a apenas 1h30 de Lyon, e Pérouges, a menos de meia hora de viagem.
Você gosta de história, arquitetura e arte? Vale a pena incluir Saint-Étienne e Dijon em seus planos de viagem!