Ir para o site

×

×

10 lugares frios no Brasil que você precisa viajar e conhecer

Conheça lugares frios no Brasil, saiba a temperatura média e o que fazer. Veja qual destino brasileiro mais frio, cidade que neva e capital mais gelada.

O verão é uma das estações mais populares para viagens e férias, mas o inverno também tem seu charme especial. De fato, a queda nas temperaturas pode ser uma grande vantagem para muitos turistas. 

Mesmo sendo um país tropical, há lugares frios no Brasil que surpreendem com temperaturas baixas e belas paisagens, sendo destinos perfeitos para curtir a estação mais fria do ano

Se você está procurando o melhor lugar para uma viagem de inverno, temos uma excelente notícia. Reunimos uma lista com 10 destinos para quem deseja curtir o frio sem sair do Brasil. Veja só!

Onde é o lugar mais frio do Brasil?

Lugar mais frio do Brasil
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O lugar mais frio do Brasil é o estado de Santa Catarina, que abriga cidades conhecidas por suas baixas temperaturas. Uma delas é Urupema, que frequentemente desponta como a cidade mais fria do país e, durante o inverno, costuma registrar temperaturas abaixo de 0 ºC quase diariamente. 

Essa característica se deve à localização da cidade, a 1.350 metros acima do nível do mar, combinada com a influência de massas de ar frio provenientes da Cordilheira dos Andes, que intensificam a sensação gelada.

Mas não é só Urupema que atrai os turistas de inverno. Outros destinos catarinenses, como São Joaquim e Urubici, também são conhecidos por suas temperaturas congelantes. 

Vale lembrar que outros estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, também possuem áreas de altitude elevada onde o frio é uma presença constante durante o inverno. 

Qual a cidade que neva no Brasil?

A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, costuma ter nevascas no inverno. O destino fica nos planaltos catarinenses, a quase 1.400 metros acima do nível do mar, e recebe massas de ar polar com frequência. 

Durante a fria estação, a combinação de altitude elevada, temperaturas baixas e condições específicas de umidade torna possível esse fenômeno raro em um país tropical.

Outras cidades também experimentam a magia da neve ocasionalmente, como Urupema e Bom Jardim da Serra, ambas em Santa Catarina. 

O viajante também pode ter a sorte de encontrar neve em São José dos Ausentes (RS) e até em Campos do Jordão (SP), onde nevou pela última vez em 1975.

Qual é a capital mais fria do país?

A capital mais fria do Brasil é Curitiba, no estado do Paraná, cuja média anual gira em torno de 14 °C a 18 ºC. A cidade é notória por suas temperaturas baixas, especialmente durante o inverno, quando podem cair até -0,8 °C. 

Isso acontece porque a cidade está situada a 934 metros acima do nível do mar, no Planalto Sul, uma localização que recebe a influência de massas de ar frio provenientes da Cordilheira dos Andes.

Além de Curitiba, outras duas capitais que se destacam pelo frio são Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Gaste pouco com a sua viagem para as cidades mais frias do Brasil

Você pode conhecer os melhores destinos de inverno do Brasil sem fazer com que seu bolso entre em uma fria: basta contar com o Vai de Promo para assegurar a dose de economia perfeita para a sua viagem.

Em nossa página, você encontra recursos que facilitam a busca pelo menor preço em passagens aéreas, por meio de uma interface moderna onde você pesquisa preços e compara ofertas de forma efetiva, prática e segura.

Afinal, você pode gostar de frio enquanto mantém seu bolso aquecido! Então, conte com o Vai de Promo nessa aventura!

10 lugares frios no Brasil

Campos do Jordão
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Existem muitos destinos surpreendentemente frios no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste e, abaixo você confere . 

Conheça os melhores lugares frios no Brasil!

Campos do Jordão, São Paulo

Sinônimo de romantismo, requinte e muito frio, Campos do Jordão é a principal estância de inverno do estado de São Paulo, situada na charmosa Serra da Mantiqueira.

O viajante mais distraído pode até acreditar que está em um destino europeu: a arquitetura da cidade foi inspirada no estilo alpino suíço e o clima gélido certamente lembra as condições da Europa. 

O que explica o clima gelado da cidade é, sobretudo, a altitude de mais de 1.600 metros acima do nível do mar. A média ao longo do ano inteiro é de apenas 15 °C, e o auge do frio ocorre entre junho e julho.

Na alta temporada em Campos do Jordão (junho a setembro), as temperaturas podem chegar a -5 °C. Existe até uma pequena possibilidade de ocorrer neve, embora a última vez que isso ocorreu tenha sido na década de 1970.

Que tal se aconchegar com um chocolate quente ou um bom vinho em frente à lareira para curtir o friozinho enquanto desfruta das paisagens da Serra da Mantiqueira?

Diamantina, Minas Gerais

Diamantina é uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais, além de também ser conhecida pelo clima ameno. Fica localizada a apenas 300 km de Belo Horizonte.

Ao longo do ano, a média de temperatura é de 18 °C, oferecendo a oportunidade de curtir o clima ameno em um cenário histórico bem preservado, relacionado a figuras como JK e Chica da Silva. 

No inverno, a sensação de frio é maior: as temperaturas podem cair até 10 °C, acompanhadas de neblina no começo da manhã, céu ensolarado e outros encantos. 

Petrópolis, Rio de Janeiro

Quem disse que no estado do Rio de Janeiro só faz calor? Petrópolis, localizada na região serrana do estado carioca, desafia essa ideia com seu clima ameno ao longo do ano e invernos rigorosos, com temperaturas que podem se aproximar de 0 °C

A cidade, que já foi residência da família imperial brasileira, é um destino romântico perfeito para uma escapada nos meses de junho a agosto. O frio é resultado direto da altitude, de 840 metros acima do nível do mar, e da vegetação abundante ao redor da cidade.

O melhor é que o frio não vai te atrapalhar em nada ao conhecer o bem-preservado centro histórico, onde você vai encontrar a fábrica da cervejaria Bohemia, o Palácio de Cristal e o Museu Imperial, antigo palácio de verão de Dom Pedro II. 

O clima também favoreceu a indústria e o comércio têxtil em Petrópolis: uma boa dica é visitar as lojas da famosa Rua Teresa para adquirir roupas (especialmente as de frio) a preços acessíveis. 

Blumenau, Santa Catarina

Blumenau
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A forte tradição alemã de Blumenau, em Santa Catarina, não se resume à arquitetura e à saborosa gastronomia: até o clima ameno parece ter sido importado do país europeu!

Maior cidade do Vale do Itajaí, o destino se torna ainda mais popular no inverno, atraindo turistas de todo o país em busca do frio que pode chegar a 14 °C

Blumenau é conhecida por sua beleza arquitetônica, e oferece muitas atrações para quem deseja curtir o frio enquanto se diverte nos museus e parques ecológicos da cidade. 

A vida noturna agitada é um atrativo à parte, com restaurantes, cervejarias, baladas e outras opções para quem deseja curtir até o raiar do dia. Você não vai se arrepender de conhecer a cidade da famosa Oktoberfest durante o inverno!

Monte Verde, Minas Gerais

A pequena Monte Verde, joia do sudoeste de Minas Gerais, tem uma fama gigante como destino de inverno, especialmente entre casais apaixonados e famílias.

O distrito pertence ao município de Camanducaia e fica a pouco menos de 500 km de Belo Horizonte, encravado no alto da Serra da Mantiqueira.

Tendo como sua grande atração o frio, até no verão a temperatura de Monte Verde fica em torno dos 17 °C à noite, desabando ainda mais no inverno: a menor temperatura registrada na região foi de 11,4ºC. 

O clima é perfeito para casais em busca de um refúgio romântico, e os visitantes também podem curtir atividades como patinação no gelo, visita a fábricas de chocolate e até um passeio pelo Ice Bar, um bar totalmente feito de gelo.

Gramado, Rio Grande do Sul

Um dos lugares frios no Brasil mais famosos é a gaúcha Gramado, uma cidade serrana conhecida pela arquitetura europeia e pelo frio intenso.

A cidade foi colonizada por imigrantes alemães e italianos, tendo preservado boa parte de suas raízes culturais, refletidas na gastronomia e nas construções charmosas que adornam suas ruas. 

No inverno, o frio se intensifica e as temperaturas podem cair para valores negativos, o que cria o cenário perfeito para experiências aconchegantes, como degustar fondue em bistrôs ou caminhar por praças ornamentadas com decorações natalinas. 

Para afastar o frio, você pode se divertir na patinação no gelo ou nas fábricas de chocolate locais.

Domingos Martins, Espírito Santo

A apenas 45 km da capital do Espírito Santo fica a serrana Domingos Martins, um refúgio de beleza natural. Foi colonizada por imigrantes italianos e alemães, e preserva suas tradições culturais na arquitetura e na gastronomia local.

Ali, o clima é ameno ao longo do ano, apesar da proximidade com o litoral capixaba, e é no inverno que revela todo o seu charme, com mínimas em torno de 12 °C. Todavia, é possível que os termômetros cheguem a 5 ºC nos anos de inverno mais severo.

Não faltam atrações para se manter aquecido enquanto visita a cidade, como trilhas e visitas a lojas e fábricas artesanais de queijos, cafés e licores. Um dos pontos mais famosos é o Parque Estadual de Pedra Azul, uma formação rochosa surpreendente.

Ou seja, você não vai se arrepender de planejar uma escapada de inverno para curtir o friozinho da serra capixaba!

Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Visconde de Mauá
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A apenas 200 km da cidade do Rio de Janeiro, quase na divisa com Minas Gerais, Visconde de Mauá é um destino consagrado de ecoturismo que também atrai entusiastas do frio.

O distrito, que pertence à cidade de Resende, reúne trilhas que serpenteiam pela serra, onde você poderá encontrar cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. 

Contudo, para isso você precisará encarar temperaturas entre -8 °C e 13 °C nos meses de junho a agosto, resultado da localização a 1.200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira.

Além de atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de bicicleta, aproveite o frio para desfrutar da gastronomia local e curtir a estrutura de lazer oferecida pelas pousadas da região.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é conhecido pelas baixas temperaturas, e Bento Gonçalves é um dos principais destinos para curtir o clima aconchegante da Serra Gaúcha

A cidade fica no famoso Vale dos Vinhedos, a apenas 2 horas de carro de Porto Alegre, e vai muito além de uma região vinícola: essa antiga colônia italiana tem média de temperatura de apenas 17 °C ao longo do ano.

Essas condições tornaram Bento Gonçalves um dos destinos de inverno mais procurados no Brasil, oferecendo a oportunidade de afastar o clima frio (que chegam a 0 °C nessa época) enquanto degusta vinhos e espumantes em frente à lareira. 

Uma dica valiosa é estender seu roteiro até o Vale dos Vinhedos, lar de algumas das mais renomadas vinícolas do Brasil, onde você pode usufruir de atividades como degustações, visitas às fábricas de produção de vinho e saborear a gastronomia ítalo-brasileira.

Guaramiranga, Ceará

Você provavelmente não pensa no Nordeste ao imaginar lugares frios no Brasil, mas não se engane. É possível viver uma experiência tradicional de inverno na região conhecida pelas belas praias, e bom exemplo disso é Guaramiranga, no Ceará.

A apenas 100 km de Fortaleza, o destino é conhecido pelo clima ameno para os padrões nordestinos, com médias anuais em torno dos 20°C e mínimas de 15 °C no inverno

A sensação de frio pode ser ainda maior em atrações como o Mirante do Pico Alto, a 1.115 metros de altitude, que também oferece vista panorâmica da região. Outras atrações imperdíveis incluem o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas.

Visite as cidades mais frias do Brasil economizando com o Vai de Promo!

Os lugares frios do Brasil ficam ao alcance do seu bolso com o Vai de Promo, o melhor site para quem deseja economizar sem deixar de viajar para os melhores destinos.

O Vai de Promo oferece promoções imperdíveis para que você aproveite as melhores tarifas de passagens aéreas

Além de descontos imbatíveis, o viajante conta com atendimento de excelência e suporte ao longo de toda a experiência de viagem. Conheça nossa página e desfrute de descontos exclusivos e condições facilitadas de pagamento sem complicações.

Perguntas frequentes sobre lugares frios no Brasil

Perguntas sobre lugares frios no Brasil
Wikimedia Commons / CC BY 3.0 / Foto de: Gervacio Rosales

Quando o assunto são os lugares mais frios do Brasil, muitas dúvidas podem surgir, mas não se preocupe: vamos te mostrar um pouco mais sobre esses destinos!

Onde no Brasil faz frio em dezembro?

Em dezembro, os lugares brasileiros mais frios estão principalmente nas regiões serranas do Sul e Sudeste, como a Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão, Monte Verde e São Francisco Xavier), a Serra Gaúcha e São Joaquim (SC).

Qual é a cidade mais fria do Norte do Brasil?

Pacaraima, uma cidade de Roraima localizada na fronteira com a Venezuela, é a cidade mais fria do Norte do Brasil. Com uma altitude de 900 metros, a região tem temperatura média anual de 23 °C, podendo atingir mínimas de 10 °C durante o inverno amazônico. 

Quais as 5 cidades mais frias do Nordeste?

As cidades mais frias do Nordeste são Piatã (BA), Serrinha (BA), Andaraí (BA), Vitória da Conquista (BA) e Ibitira (PE). Além disso, outros destinos da região conhecidos pelo clima ameno são Triunfo (PE), Campina Grande (PB) e Gravatá (PE).

Qual a cidade mais fria do Centro Oeste do Brasil?

Amambaí (MS) é considerado o município mais frio do Centro-Oeste, quase na fronteira com o Paraguai. O destino está situado a uma altitude de quase 500 metros e a temperatura pode ficar abaixo de 0 °C no inverno.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!