Helsinque: principais atrações turísticas da cidade finlandesa!
Já ouviu falar em Helsinque? A capital da Finlândia está repleta de atrações e atrai viajantes do mundo todo! Saiba quando ir e o que fazer por lá!
Helsinque, a capital da Finlândia, é uma cidade de fascinante beleza situada na costa sul do Mar Báltico com uma história rica que remonta à Idade Média.
Desde suas origens como cidade portuária até sua evolução para um centro cultural e econômico próspero, a cidade passou por várias influências culturais ao longo de sua história, desde a ocupação sueca até a influência russa.
Hoje uma vibrante metrópole cosmopolita, o destino tem uma arquitetura única, que combina elementos clássicos e modernos, como a Catedral da cidade e a suntuosa Praça do Senado, capazes de surpreender viajantes de todos os cantos.
A cidade também é lar de uma série de museus de classe mundial, como o Museu de Arte Contemporânea Kiasma e o Museu Nacional da Finlândia, que abrigam coleções impressionantes de arte finlandesa e internacional.
E não podemos nos esquecer das inúmeras áreas verdes e dos parques exuberantes espalhados por toda a cidade, como o Parque Esplanadi e a Ilha de Seurasaari.
Quer conhecer mais sobre esse destino imperdível para quem deseja explorar a riqueza e a diversidade da capital finlandesa? Confira o guia que preparamos para te ajudar a planejar a sua viagem!
Como chegar a Helsinque?
Capital finlandesa, Helsinque fica na costa sul do país, na região da Uusimaa, às margens do gélido Mar Báltico.
Maior cidade do país, com quase 700 mil habitantes, a metrópole fica em uma península cercada por diversas ilhas, e levou vantagem por conta de sua localização à beira-mar ao longo da história.
Afinal, localizada aproximadamente a 80 km a norte de Tallinn, capital da Estônia, e a cerca de 400 km a oeste de São Petersburgo, na Rússia, a cidade nasceu e prosperou como um importante pólo portuário.
Mas como chegar até lá? Vem conferir!
A partir do Brasil
Não existem voos diretos do Brasil à cidade Helsinque, o que significa que é necessário fazer uma viagem de avião com pelo menos uma escala em uma cidade europeia para chegar à capital finlandesa.
O desembarque acontece no Aeroporto de Helsinki-Vantaa, localizado a cerca de 20 km do centro da cidade.
Para sair do aeroporto, você pode recorrer a táxi, trem, ônibus e aluguel de carro, conforme seu orçamento disponível e as comodidades que você procura.
É possível encontrar pontos de táxi fora do saguão de desembarque em ambos os terminais, embora essa seja uma opção mais cara para se locomover até o centro da cidade.
Muitos viajantes optam pelo trem, uma vez que o aeroporto conta com sua própria estação ferroviária em frente ao Terminal 1. Os trens têm preço acessível e oferecem uma maneira rápida e conveniente de se locomover pela cidade.
Há também paradas de ônibus em frente aos terminais, e os horários e rotas estão disponíveis no site do aeroporto.
De outras cidades da Finlândia
Por ser a capital do país, Helsinque está muito bem conectada com outras cidades finlandesas, e há várias opções de transporte para chegar até lá.
O sistema ferroviário do país é operado pela empresa estatal VR (Vr Group), e os trens de alta velocidade e regionais são populares para viagens entre a capital e outras cidades, como Turku, Tampere e Lahti.
Os ônibus também são uma opção para circular pela Finlândia, com empresas como Matkahuolto, Onnibus e ExpressBus operando rotas para várias cidades do país.
Além disso, é possível viajar de carro pelas rodovias do país, como a E18, embora você precise estar preparado para encarar placas de sinalização no complexo idioma local.
Helsinque: mapa
A capital da Finlândia pode ser facilmente explorada a pé, pois a cidade é relativamente compacta e muitos dos principais pontos turísticos estão localizados próximos uns aos outros.
A cidade é famosa por sua infraestrutura amigável para pedestres, com ruas largas, calçadas bem-conservadas e sinalização clara para transeuntes.
Descubra onde fica Helsinque no mapa!
Quando ir a Helsinque?
Estamos falando de uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, embora a estação influencie diretamente as experiências que você terá no decorrer da sua estadia.
Afinal, o que fazer em Helsinque no inverno é bem diferente do que fazer na cidade nos meses mais quentes.
A primavera ocorre de abril a junho e é uma época encantadora para visitar a cidade, especialmente se você não gosta de frio. A temperatura começa a subir após o inverno rigoroso, e a cidade ganha vida com o desabrochar das flores.
O verão é o auge da temporada turística, com noites claras, temperaturas de 15°C a 25°C e dias longos, com o sol se pondo tarde da noite.
É a época ideal para fazer passeios de barco pelo arquipélago, aproveitar as praias urbanas, explorar os parques da cidade e participar de eventos culturais ao ar livre.
O inverno, de dezembro a fevereiro, é a estação mais fria e escura do ano. As temperaturas podem ficar abaixo de zero e a cidade fica colorida pelo branco da neve, criando uma atmosfera mágica.
Se você não se importa com o frio, é a melhor ocasião para curtir as tradições de inverno da cidade, como mercados de Natal, patinação no gelo, esqui, snowboard e banhos de sauna finlandesa.
Onde ficar na cidade de Helsinque?
Helsinque é uma cidade compacta e fácil de se locomover, mas escolher estrategicamente onde ficar pode garantir ainda mais comodidades na hora de circular pela cidade.
O centro (Keskusta) é uma escolha popular entre turistas, pois garante fácil acesso a muitas atrações turísticas, como a Praça do Senado, a catedral e o porto, além de restaurantes, lojas e transporte público.
Kamppi é outra região famosa para hospedagem, sobretudo por sua proximidade com o centro. O bairro é famoso por suas opções de compras e entretenimento, com várias opções de hotéis nas mais diversas faixas de preço.
Quem prefere uma região mais moderna para sua estadia deve considerar ficar em Punavuori, também conhecida como Design District. O bairro é contemporâneo e repleto de boutiques de moda, lojas de design, cafés e restaurantes da moda.
Você também pode gostar de Kallio, uma área mais alternativa e multicultural, onde você vai encontrar bares, clubes noturnos, restaurantes étnicos e mercados de pulgas: uma escolha interessante para quem busca uma experiência mais autêntica.
E não acabou! O distrito de Katajanokka também é uma região indicada para hospedagem, situada em uma península pitoresca e histórica com muitos edifícios bonitos.
O que fazer em Helsinque
A capital da Finlândia é uma cidade cosmopolita, que oferece uma rica mistura de história, cultura, design e natureza, além de um litoral deslumbrante, parques exuberantes, arquitetura icônica e uma cena cultural diversificada.
Desde passeios históricos até experiências gastronômicas únicas, atividades ao ar livre e muito mais, a cidade certamente consegue encantar e surpreender seus visitantes!
Vem descobrir o que fazer em Helsinque!
O que fazer em Helsinque à noite?
A capital da Finlândia pode surpreender com sua atmosfera única à noite. Após o pôr do sol, a região ganha iluminação especial e uma variedade de opções de entretenimento.
A animada cena de bares, clubes e restaurantes é garantia de diversão para quem gosta da boemia, sobretudo na região de Kallio, conhecida por sua cena alternativa, com muitas opções de música ao vivo, DJs e ambientes descontraídos.
A área de Punavuori também é uma boa pedida para a noite local, com muitos estabelecimentos que oferecem uma mistura das culturas local e internacional.
Você também pode assistir a uma peça em um dos renomados teatros locais ou desfrutar de um filme em um dos cinemas históricos da cidade.
E que tal desfrutar de uma refeição romântica em um dos restaurantes à beira-mar, provar pratos locais em um dos mercados de comida ou experimentar a vibrante cena de food trucks locais?
Para uma opção diferente de passeio, você pode explorar alguns dos atrativos locais à noite: a Fortaleza de Suomenlinna, Patrimônio Mundial da Unesco, se destaca com uma vista deslumbrante do mar à noite.
Dá até para fazer um passeio de barco pelo arquipélago para admirar a beleza das ilhas iluminadas à noite!
O que fazer em Helsinque, Finlândia, com chuva?
O clima em Helsinque não é necessariamente ensolarado, o que significa que você deve se preparar para a possibilidade de ser surpreendido pela chuva durante a sua estadia na cidade.
A boa notícia é que, mesmo em dias chuvosos, a capital finlandesa oferece uma ampla variedade de atividades e atrações indoor a seus viajantes, e a chuva não deve te atrapalhar a curtir a cidade.
Você pode passar o dia explorando os diversos museus da cidade, como o Museu Nacional da Finlândia, o Museu de Arte Contemporânea Kiasma, o Museu de Arte Ateneum e o Museu do Design para aprender enquanto se diverte.
As modernas bibliotecas locais também podem ser opções interessantes para um dia de chuva, como a Biblioteca Central Oodi, famosa por seu design arquitetônico contemporâneo e por seu riquíssimo acervo: perfeita para se refugiar em um dia chuvoso!
Você ainda pode explorar os cafés aconchegantes, ou “kaffekuppilat”, espalhados pela cidade, e aproveitar para fazer um tradicional lanche finlandês, como o korvapuusti (um tipo de pão doce com canela) ou o pulla (um pão doce de cardamomo).
Gosta de ir às compras? Há muitos shoppings e centros comerciais cobertos na cidade, como o Kamppi Shopping Center, o Kluuvi Shopping Center e o Forum Shopping Center, que também oferecem opções de restaurantes, cinemas e outras atividades.
Helsinque: o que visitar com crianças?
Helsinque pode ser o destino perfeito para viagens em família, pois é uma cidade generosa em relação a atividades para crianças.
O Linnanmäki, por exemplo, é o mais famoso parque de diversões da cidade, onde sua família vai encontrar inúmeros brinquedos emocionantes, incluindo montanhas-russas e carrosséis.
O parque tem até uma área dedicada às crianças mais novas, com brinquedos adequados para todas as idades.
Os pequenos também podem gostar do Museu de História Natural da Finlândia, que reúne uma coleção diversificada de espécies de animais para ensinar sobre a vida selvagem, e o Museu do Transporte, com seu acervo de veículos antigos, trens e bondes.
E o que você acha de levar a garotada para aprender sobre a vida marinha no Sea Life Helsinki? O aquário abriga uma variedade de criaturas marinhas fascinantes, como tubarões, tartarugas e peixes tropicais.
Vale lembrar que a capital da Finlândia também abriga muitos parques e áreas verdes para as crianças brincarem e se divertirem ao ar livre, como o Central Park, o Parque Esplanadi e o Parque Kumpula.
O que fazer na capital da Finlândia de graça?
Você não precisa fazer um rombo no seu bolso para curtir tudo que Helsinque tem a oferecer. A cidade tem uma vasta gama de atividades gratuitas à espera de seus visitantes.
O centro histórico, por exemplo, pode ser explorado a pé sem dificuldades: oportunidade ímpar e gratuita para admirar a arquitetura clássica dos edifícios e aproveitar o ambiente histórico e cultural da cidade.
Você também não gasta nada para passear pelo Parque Esplanadi, um parque público no centro cheio de áreas verdes, esculturas e fontes, onde costuma haver oferta de eventos e apresentações gratuitas ao ar livre.
Outra boa sugestão é explorar os mercados de rua, como o Mercado de Hakaniemi e o Mercado de Kauppatori, para encontrar produtos locais, artesanato e alimentos frescos: uma maneira diferente e gratuita para experimentar a cultura finlandesa.
As praias e os parques ao longo da orla também são excelentes opções gratuitas para passeios, caminhadas, piqueniques e banhos de sol.
E muitos dos museus locais têm dias e/ou horários de gratuidade, incluindo o moderno Museu Nacional da Finlândia, surgindo como uma boa pedida para conhecer a história e a cultura finlandesa sem gastar dinheiro.
Onde comer em Helsinque?
Você não pode deixar a cidade de Helsinque sem explorar a diversificada e vibrante cena gastronômica local, com opções que atendem a todos os gostos e orçamentos.
O bairro de Kallio é uma das melhores sugestões para a hora da refeição, com atmosfera descontraída e alternativa, onde você vai encontrar restaurantes populares, cafeterias e bares modernos.
Outra região interessante para comer é a área de Punavuori, também conhecida como Design District, famosa por suas lojas de design, boutiques e galerias de arte, além de restaurantes e bares que refletem a atmosfera moderna e sofisticada da região.
A região do centro histórico também é uma ótima alternativa para encontrar restaurantes tradicionais finlandeses e cafeterias aconchegantes com atmosfera histórica.
Para experimentar a tradicional culinária finlandesa, não deixe de visitar o Mercado de Kauppatori, na orla marítima. Por lá, você poderá provar comidas típicas do país, como peixe defumado, sopa de salmão e hambúrguer de rena.
Outros destinos próximo a Helsinque
Helsinque tem uma localização estratégica, com fácil acesso a diversas atrações e pontos turísticos nas proximidades, incluindo as ilhas do arquipélago, como Suomenlinna, Vallisaari e Lonna, conhecidas por suas paisagens deslumbrantes e fortalezas históricas.
O Parque Nacional de Nuuksio também fica pertinho, a cerca de 40 km da cidade, com trechos de natureza intocada, trilhas para caminhadas, lagos e vida selvagem para observar.
Gosta de história? A pitoresca cidade de Porvoo, a 50 km de distância, pode enriquecer o seu roteiro de viagem.
Se você gosta de atividades ao ar livre, não deixe incluir Kotka, a 130 km da cidade, em seus planos de viagem. A cidade costeira abriga o majestoso Parque Nacional de Valkmusa.
Continue sua leitura!
- Destinos para o final de ano: qual o melhor para a sua viagem?
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis