Costa Azul da França: conheça as cidades e praias da Côte d’Azur!
Saiba o que fazer e como aproveitar a Costa Azul da França, ou Côte d'Azur. A região é considerada uma das mais sofisticadas e belas do mundo!
A Costa Azul da França, também conhecida pelo famoso apelido de Riviera Francesa, é um dos principais destinos turísticos de toda a Europa.
A região, muito associada a lindas praias e, acima de tudo, luxo e glamour, é uma sucessão de belas paisagens e experiências incríveis.
A Côte d’Azur despontou como destino “da moda” no século XIX e segue firme no coração dos visitantes até os dias atuais.
O lugar atrai anualmente milhões de visitantes em busca de luxo, sofisticação e beleza.
Continue lendo para descobrir os maiores encantos desse pedacinho paradisíaco do mapa francês!
Onde fica Costa Azul da França?
A Costa Azul da França, oficialmente chamada Côte d’Azur, fica no sul da França, na costa do Mar Mediterrâneo.
A região estende-se das praias de Marselha até as enseadas da cidade de Menton, na fronteira italiana.
Situada entre o mar e as montanhas, a região reúne destinos famosos, como Saint-Tropez, Nice e Cannes.
Mapa da Costa Azul, França
A região da Costa Azul abriga alguns dos lugares mais cobiçados do mundo, atraindo mais de 14 milhões de turistas anualmente. São inúmeros pontos turísticos espalhados por diversas cidades.
Mas você sabe onde fica essa região? Veja no mapa da França!
Os melhores descontos para visitar Costa Azul estão no Vai de Promo!
É inegável que a Costa Azul da França esteja associada a conceitos de luxo, alto padrão e elegância. Mas não se engane! A região não é acessível apenas para quem tem muito dinheiro no banco.
Pelo contrário, com uma boa pesquisa no Vai de Promo você pode desfrutar de uma viagem pela Riviera Francesa sem comprometer o orçamento.
Além disso, você também encontra passagens aéreas baratas para a França das melhores companhias do mundo, assegurando uma boa dose de economia ao seu roteiro.
Contrate o seu seguro viagem obrigatório para a Costa Azul com desconto!
A França, como a maioria dos países europeus, está incluída no Tratado de Schengen, que exige a contratação de um seguro viagem para todos os visitantes. Para entrar no país, você precisa de um plano com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares durante a sua estadia.
Além de ser uma exigência legal, o seguro viagem é fundamental para lidar com possíveis imprevistos. Ele oferece cobertura para assistência médica, odontológica e farmacêutica, reembolsos por extravio de bagagem e cancelamento de voos, entre outros serviços essenciais.
Para encontrar o melhor seguro viagem ideal para suas necessidades, visite o site do Seguros Promo. Nossa plataforma permite comparar diferentes planos e coberturas de forma prática e eficiente, garantindo que você encontre o serviço ideal para você!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Quais as cidades da Costa Azul da França?
A beleza da Côte d’Azur já seduziu estrelas do calibre de Brigitte Bardot, Bono Vox, Cher, Elton John e outros ícones ao longo das décadas.
Mas o que atrai tanta atenção a esse pedaço do mapa francês? Conheça as principais cidades da Costa Azul!
Nice
Nice é uma das cidades mais famosas do sul da França, banhada pelas águas azuis do Mediterrâneo.
Quinta maior cidade do país, o destino absorve algumas influências mediterrâneas, sobretudo pela proximidade com a fronteira italiana. Os reflexos são visíveis na saborosa gastronomia local.
Uma das grandes atrações de Nice é o calçadão Promenade des Anglais, uma área à beira-mar que convida a passeios a qualquer hora do dia.
A região também conta com uma praia muito agradável, perfeita para espantar o calor.
Vale a pena conferir o bairro histórico de Vieux Nice, uma região muito charmosa que reúne mercados tradicionais e belas construções, e o Musée Matisse.
Marselha
Marselha é a cidade mais antiga da França e tem a segunda maior população do país (quase 1 milhão de pessoas vivem no destino). Além disso, está localizada em uma região de grande beleza natural, que se revela no Parque Nacional dos Calanques, onde é possível admirar as formações rochosas.
Por ser um destino histórico, Marselha conta com diversos museus, como o Museu de Belas Artes, um dos mais importantes da cidade, e o Museu de História Natural. Além desses, lugares como a Basílica Notre Dame de la Garde merecem a sua visita.
Seguindo a linha de belas construções, uma visita à cidade não estará completa sem uma ida ao Castelo d’If, que serviu de inspiração para a obra O Conde de Montecristo e é um dos símbolos de Marselha.
Cannes
Além de ser famosa por seu prestigiado Festival de Cinema, Cannes também é um destino da Costa Azul.
É uma cidade de praias de areia fina, com sua própria versão da Promenade des Anglais: a Croisette.
Nesta avenida movimentada ficam luxuosos hotéis, boutiques de grife e restaurantes sofisticados.
Ali perto está o Palais des Festivals et des Congrès, palco do Festival de Cinema.
A lista de atrações inclui também a Église Notre-Dame d’Espérance, o mercado Marché Forville e o Museu de la Castre.
Saint-Tropez
De antiga vila de pescadores a badalada cidade do sul da França, Saint-Tropez é um dos “points” do verão europeu.
O destino é conhecido pelas praias que reúnem ricos e famosos, além da vida noturna animada e uma marina repleta de iates luxuosos.
Há muito a fazer em Saint-Tropez, a começar pela área do Vieux Port, o charmoso porto antigo. Dali, você chega à Plage de Pampelonne, uma das praias mais disputadas da Riviera Francesa.
Não deixe de reservar um tempo para visitar a Citadelle de Saint-Tropez, uma fortaleza histórica que oferece vistas panorâmicas da cidade.
Toulon
Toulon é o endereço de uma das praias mais belas da região: Le Mourillon.
As águas calmas e a grande faixa de areia são um convite aos visitantes interessados em passar um dia agradável à beira-mar.
Outras praias famosas são Anse Mejean e Plage de la Mitre, boas pedidas para o verão europeu.
A cidade mediterrânea também reúne atrações históricas e culturais, como o Memorial do Desembarque e da Libertação da Provença. O espaço é dedicado ao Dia D da Segunda Guerra Mundial.
Também pode ser interessante o passeio no teleférico do Mont Faron, o único da região, que leva a um mirante sobre a cidade e o mar.
Èze
Èze é conhecida não apenas por suas praias de águas cristalinas, mas também por seu charme medieval.
A comuna é pequena, com menos de 600 habitantes, mas surpreende com seu rico patrimônio histórico muito bem preservado.
Nos dias quentes de verão, a dica é descer a colina em direção ao mar para bons mergulhos e momentos de descontração.
No caminho, aproveite para conhecer o belíssimo Jardin Exotique d’Èze, especializado em plantas suculentas e esculturas, e a Igreja de Notre-Dame de l’Assomption.
Construída no século XII, a igreja reflete a história da região em sua arquitetura românica.
Antibes
Seguindo pela região da Costa Azul, o visitante chega a Antibes, que surgiu durante o período grego com o nome de Antipolis.
Hoje, seus maiores tesouros são justamente seus patrimônios históricos, como o Château Grimaldi, que hoje abriga o Museu Picasso, e a Catedral de Antibes.
No centro histórico, o mercado Marché Provençal é uma verdadeira festa para os sentidos, oferecendo os sabores mais típicos do país.
E não deixe de fora do seu itinerário as praias da cidade. Lugares como a Plage de la Gravette e a Plage de la Salis são imperdíveis.
Menton
Outro lugar interessante é Menton, que fica bem perto da fronteira com a Itália.
A baía de Menton é considerada a região mais quente da Riviera Francesa, despontando como um refúgio de veraneio mesmo nos meses mais frios.
O ar é tomado por um aroma cítrico, especialmente no inverno, quando a cidade sedia o famoso Festival do Limão.
Outras atrações incluem o cassino da cidade, a Basílica St. Michel e a Promenade du Soleil. E não deixe de visitar os encantadores Jardins Biovès.
Villefranche-sur-mer
Villefranche-sur-Mer é uma vila na Costa Azul da França frequentemente incluída nos roteiros dos cruzeiros que percorrem o Mediterrâneo.
A partir do porto, basta uma curta caminhada por suas ruas de pedra para descobrir maravilhas, como a Capela de São Pedro. O local histórico oferece vistas deslumbrantes do mar.
A Praia Marinières, considerada uma das praias mais bonitas da Riviera Francesa, é perfeita para relaxar e desfrutar do sol.
Saint-Paul-de-Vence
A medieval Saint-Paul-de-Vence é conhecida por sua atmosfera artística e seu rico patrimônio histórico.
A cada esquina é possível encontrar galerias de arte e ateliês onde é possível garimpar por preciosidades para levar para casa. Você pode conhecer mais sobre a arte local no centro cultural Fondation Maeght.
Do alto das antigas muralhas medievais, contemple as vistas paradisíacas. Se o calor bater, basta um mergulho agradável na Place du Jeu de Boules.
A Capela de São Miguel, do século XVI, é outra atração digna de visita. Localizada no alto de uma colina, é também um dos melhores mirantes da cidade.
Mônaco
Apesar de não ser exatamente uma das cidades da Costa Azul da França, Mônaco não pode ficar de fora de um roteiro pela região.
O pequeno principado é muito mais do que uma parada do circuito de Fórmula 1: a cidade-estado oferece experiências memoráveis.
É impossível não se impressionar com a qualidade dos serviços e as atrações que a cidade tem a oferecer, como o Palácio do Príncipe. Ali, você pode mergulhar na história da monarquia local.
O palácio fica perto dos Jardins Exóticos, que surpreendem com uma exuberante coleção de plantas de todo o mundo.
Outra opção de passeio é o Museu Oceanográfico, que apresenta aquários do Mediterrâneo e de águas tropicais, muito interessante para todas as idades.
Outras cidades
Se você tem tempo para explorar além dos destinos principais, vale a pena considerar uma visita a algumas dessas cidades da Costa Azul da França:
- Cassis;
- Cagnes-sur-Mer;
- Hyères;
- Grimaud;
- Fréjus;
- Sainte-Maxime;
- Ramatuelle;
- Villeneuve-Loubet;
- Cap-d’Ail;
- Vallauris;
- Le Dramont.
Praias da Costa Azul da França
A Costa Azul da França é famosa não apenas por seu charme e sua história milenar, mas, sobretudo, por suas belas praias. Conheça algumas delas!
Plage de Mourillon, Toulon
Localizada no bairro homônimo na cidade de Toulon, a Plage de Mourillon tem águas calmas e refrescantes, além de uma extensa faixa de areia dourada.
A ausência quase completa de ondas torna a região particularmente interessante para férias em família, como um oásis de tranquilidade.
A Plage de Mourillon também oferece excelente infraestrutura, com fácil acesso e proximidade com bares e restaurantes.
Plage de Tahiti, Saint-Tropez
Um dos destinos mais famosos da Riviera Francesa, Saint-Tropez é o endereço da Plage de Tahiti, que oferece uma experiência exclusiva, de alto padrão.
Apesar de estar em meio a praias badaladas, Tahiti tem um ambiente mais tranquilo, especialmente em comparação a outras praias da região, como a Pampelonne.
Ao longo da praia, você pode alugar tendas e espreguiçadeiras, mas também é possível levar suas próprias toalhas para curtir o sol com liberdade.
Plage des Marinières, Villefranche-Sur-la-Mer
Na divisa de Nice com Villefranche-Sur-la-Mer fica a paradisíaca Praia des Marinières, conhecida por suas águas azuis e areias brancas.
A faixa de areia não é muito extensa, com apenas 700 metros, mas não falta espaço para relaxamento e contemplação.
A região é ideal para quem valoriza boas experiências gastronômicas, com uma rede ampla e variada de restaurantes instalados ao longo da praia.
Calanque d’En-Vau, Marselha
Uma das grandes atrações de Marselha é o Calanque d’En-Vau.
A praia fica “espremida” entre impressionantes formações rochosas e pode ser visitada de barco ou por meio de uma trilha. Durante o percurso, não faltam paisagens naturais de tirar o fôlego.
A pequena enseada oferece um cenário de beleza intocada, onde os banhistas podem mergulhar em águas cristalinas. Imperdível!
Plage de Pampelonne, Saint-Tropez
Outra praia de Saint Tropez imperdível é Pampelonne, ícone da vida noturna e do estilo de vida sofisticado da Costa Azul.
Endereço certeiro para quem gosta de badalação, a região é um polo de casas noturnas e beach clubs que oferecem festas lendárias.
Não coincidentemente, as comparações com a famosa praia Bora-Bora, em Ibiza, são quase inevitáveis.
Entretanto, apesar da agitação cotidiana, Pampelonne também reserva espaços mais tranquilos para quem prefere apenas relaxar e curtir o mar.
Coco Beach, Nice
Orgulho de Nice, Coco Beach tem águas calmas e cristalinas, atraindo tanto o público jovem quanto famílias em busca de lazer.
Há bons bares e beach clubs nesta região, com infraestrutura robusta para atender aos exigentes frequentadores da praia.
Além disso, entusiastas de mergulho e snorkelling encontram nas águas uma riqueza surpreendente em meio aos recifes de coral da região.
Qual é a melhor época para visitar a Riviera Francesa?
A melhor época para explorar a Costa Azul da França, sem dúvidas, é o verão. Na estação mais quente, o mar fica agradável, atraindo multidões em busca de refresco.
Contudo, os meses mais movimentados, julho e agosto, coincidem justamente com esse período próspero para o turismo.
A boa notícia é que é possível desfrutar das praias e atrações locais em outras épocas, sobretudo na primavera e no começo do outono.
Nesses períodos, a temperatura é agradável e o tempo fica, na maior parte, ensolarado, embora a temperatura do mar comece a diminuir.
Até mesmo no inverno é possível viver boas experiências na região, apesar de ser necessária uma dose extra de coragem para os banhos de mar.
Dicas de roteiros para aproveitar a Costa Azul da França
Planejar um roteiro coeso pode tornar a sua experiência na Riviera Francesa muito mais memorável.
Cada curva da estrada e cada estação de trem revelam novas vistas para guardar no coração, veja só!
Roteiros de carro
Muitos turistas optam por desbravar a Costa Azul da França em viagens de carro inesquecíveis. Afinal, o viajante terá mais autonomia.
A rota mais comum começa em Marselha, onde fica o maior aeroporto da Riviera Francesa. Depois, basta seguir pela costa, desbravando, em sequência, Toulon, Saint-Tropez, Cannes, Nice, Mônaco e Menton.
Esse percurso também passa por outros destinos, como Hyères, Fréjus, Antibes, Cagnes-Sur-Mer e Saint-Jean-Cap-Ferrat, ampliando as possibilidades turísticas.
Roteiros de trem
Apesar da liberdade que o carro garante, a forma mais charmosa de viajar pela Riviera Francesa é de trem.
As cidades de Cannes, Antibes, Nice e Mônaco estão entre as localidades conectadas por via férrea. As passagens são relativamente baratas (com opções a partir de 1 euro, em abril de 2024) e os trens rodam em intervalos de 30 minutos.
Caso você queira visitar alguma vila que não conta com estação de trem, não tem problema.
A empresa de ônibus Lignes D’Azur complementa as rotas, partindo das estações para cidades fora da rota ferroviária.
É obrigatório o seguro viagem para ir à Costa Azul da França?
O seguro viagem é uma obrigatoriedade para qualquer turista com destino à Costa Azul da França.
A exigência se deve ao pertencimento do país ao Espaço de Schengen, um tratado internacional que facilita as viagens pelo continente europeu.
O seguro viagem, que deve oferecer cobertura mínima de 30 mil euros, é uma proteção inestimável para o viajante.
Esse serviço garante benefícios para quem está longe de casa, minimizando o estresse em situações imprevistas.
Você pode acabar precisando de atendimento médico de urgência ou assistência por extravio de bagagem. Nesses e em outros casos, basta acionar o seguro viagem.
Desse jeito, você pode focar a sua atenção no que realmente importa: curtir as suas férias!
Descubra as melhores praias da Costa Azul pagando pouco!
Embora a região da Costa Azul da França seja associada ao luxo, você não precisa ser um milionário para conhecer esse recanto paradisíaco da Europa. Basta utilizar o Vai de Promo para planejar a sua viagem!
O Vai de Promo opera como um buscador e comparador de ofertas de passagens aéreas para França das principais empresas do mercado.
Dessa forma, você concentra sua pesquisa de preços em um só lugar, e pode pagar as passagens em até 12 vezes, com os bilhetes emitidos na hora.
Perguntas frequentes sobre a Costa Azul da França
Se você está planejando uma viagem à Costa Azul, é natural surgirem diversas perguntas.
Para ajudar a esclarecer as dúvidas mais comuns, preparamos uma lista com respostas informativas. Confira!
O que é a Riviera Francesa?
A Riviera Francesa é outro nome para a Costa Azul (Côte d’Azur), referindo-se à faixa litorânea do sul da França. A região vai do leste de Marselha até a fronteira com a Itália.
Quantos dias para conhecer Riviera Francesa?
Para conhecer o básico da Riviera Francesa, o ideal é reservar pelo menos 4 dias.
Nesse tempo, você pode dedicar-se à sua cidade-base, como Nice, e nos dias seguintes realizar passeios para explorar seus arredores.
Com menos de 4 dias, será necessário fazer uma seleção mais criteriosa dos passeios, priorizando aqueles que mais despertam seu interesse.
Como é o clima na Costa Azul da França?
A Costa Azul tem clima temperado mediterrâneo, com verões quentes (máximas de 29ºC), sem chuva e com muito sol.
Em contrapartida, os invernos são amenos e úmidos, com médias de 10ºC.
A temporada de praia se estende de maio a outubro, quando a água do mar fica convidativa para o mergulho.
Qual a praia mais bonita de Riviera?
Não é simples eleger a praia mais deslumbrante da Costa Azul, mas um destino citado por mídias especializadas, como TripAdvisor e CNTraveler, é a Plage de Pampelonne, em Saint-Tropez.
O pódio fica completo com a Plage Mala, em Mônaco, e o Calanque d’En-Vau, em Marselha, de acordo com publicações como Forbes e Go World Travel.
Qual a capital da Riviera Francesa?
A capital da Riviera Francesa é Nice, embora o título seja mais simbólico do que oficial.
A cidade é também a quinta maior metrópole do país e o segundo destino mais visitado, atrás apenas de Paris.
Continue sua leitura!
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir