Coimbra: quando ir, onde ficar e principais atrações!
Coimbra é um dos destinos mais interessantes de Portugal. A cidade abriga inúmeras atrações históricas e aqui você vai saber mais sobre elas. Confira!
Antiga capital de Portugal, Coimbra guarda até hoje as heranças de seu rico passado em um dos centros históricos mais bem-preservados da Europa.
Entre casarios, palacetes e outras construções, você vai encontrar não apenas vestígios medievais, mas até ruínas da era romana, além de restaurantes e cafés onde poderá saborear delícias como os tradicionais pastéis de Santa Clara e Tentúgal.
É tudo que você precisa para “encher o tanque” e explorar esse apaixonante destino português com energia total!
A cidade abriga uma das universidades mais antigas do continente, muitas atrações noturnas, áreas verdes e o inconfundível rio Mondego a cortar suas paisagens bucólicas.
Para te ajudar a planejar os seus passeios, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade. Vamos lá!
Como ir a Coimbra?
A cidade de Coimbra fica bem no coração de Portugal, na região central do país, a menos de 60 km da costa atlântica e a 100 km da fronteira com a Espanha.
O destino é praticamente vizinho da turística cidade do Porto, a apenas 120 km de distância. A capital, Lisboa, por sua vez, está a 200 km.
Vem descobrir como chegar até lá!
A partir do Brasil
Coimbra, Portugal, não tem aeroporto próprio: se você está saindo do Brasil, precisará desembarcar no Aeroporto Internacional de Lisboa (a 190 km) ou no Aeroporto Internacional do Porto (a 120 km) e concluir sua viagem por terra.
Esses dois aeroportos recebem voos diretos e com escalas a partir de diversas cidades brasileiras.
Depois de desembarcar, você poderá escolher entre carro, transfer, ônibus e trem para finalizar o seu percurso.
De outras cidades de Portugal
Quem já está em Portugal deve ter ainda mais facilidade para chegar à cidade.
Uma alternativa é alugar um carro e viajar pela rodovia A1, que conecta o destino a Lisboa, Porto e diversas outras cidades portuguesas.
Outra possibilidade é pegar um trem com destino a uma das estações conimbricenses.
As viagens são confortáveis, rápidas e você pode até encontrar passagens bem baratas para esses deslocamentos.
Vale lembrar que várias empresas de ônibus operam viagens com destino à cidade universitária, como a viação Rede Expresso: uma opção barata e relativamente rápida (já que as distâncias são curtas) para viajar por Portugal.
Mapa de Coimbra
A antiga cidade romana de Aeminium, fundada no século I a.C., foi rebatizada ainda na Antiguidade como Conímbriga, nome que significa “fortaleza” ou “lugar fortificado” no antigo idioma celta.
Confira onde fica Coimbra no mapa de Portugal!
Quando ir a Coimbra?
A cidade de Coimbra, em Portugal, tem estações definidas, mas certamente menos rigorosas do que em outros cantos da Europa.
Os verões são quentes, de dias longos, com termômetros até 29ºC e céu claro. Os invernos, por sua vez, têm temperaturas amenas, entre 7ºC e 18ºC, e clima chuvoso.
A alta temporada acontece nos meses mais quentes, o que resulta em hotéis lotados e uma cidade cheia, então prepare-se para gastar um pouco mais durante a sua estadia.
Quer economizar em hospedagem, passagem e passeios turísticos? Se você não ligar para um pouco de chuva, pode ser uma boa ideia viajar no inverno, entre dezembro e março.
Onde se hospedar na cidade de Coimbra, Portugal?
Coimbra, em Portugal, é uma cidade grande, o que significa que escolher estrategicamente onde se hospedar pode significar uma boa economia de tempo e dinheiro.
A melhor alternativa é ficar em uma das áreas turísticas da cidade: Baixa, centro histórico e Alta, onde fica a universidade.
Quem fica nessas regiões está perto dos principais pontos turísticos, restaurantes, lojas, agências de turismo, cafés e outros atrativos, além de ter fácil acesso ao transporte público.
Caso você pense em alugar um carro durante sua visita, certifique-se de que o hotel que escolheu tem garagem, pois existem pouquíssimas vagas nas ruas do centro histórico.
O que tem em Coimbra?
Histórica, charmosa e cheia de tesouros, essa apaixonante cidade medieval portuguesa pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem.
As atrações não apenas podem encantar a diferentes tipos de turistas, como também podem ser visitadas em qualquer época do ano.
Vem descobrir o que fazer em Coimbra!
O que fazer em Coimbra à noite?
Como estamos falando de uma cidade universitária, com boa parte de sua população formada por jovens, prepare-se para encontrar um destino incrível para quem curte a noite.
Especialmente na parte Alta, você vai encontrar muitos bares e restaurantes badalados, sobretudo em regiões como Sé Velha ou Praça da República, onde ficam as melhores baladas da cidade.
Você também pode gostar de assistir a um show de fado em um dos restaurantes da Baixa ou, quem sabe, de fazer um walking tour noturno pelo centro histórico para conhecer os tesouros locais sob uma iluminação diferente.
O que fazer em Coimbra com chuva?
Muita gente pode desanimar em caso de chuva durante uma viagem: se você não se preparar, pode acabar preso no hotel até o tempo melhorar, desperdiçando a oportunidade de explorar a cidade.
O que nem todo mundo sabe é que a maioria dos passeios em Coimbra pode ser feita mesmo se o sol não der as caras! Basta montar um roteiro por espaços cobertos e protegidos das intempéries do clima.
Uma das principais atrações locais, por exemplo, é perfeita para dias chuvosos: a Biblioteca Joanina, um edifício barroco do século XVIII, é considerada uma das mais bonitas da Europa.
Você também não terá dificuldades para conhecer o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e a histórica Sé Velha de Coimbra, do século XII, cuja fachada mais se parece com um castelo.
Quer mais? Aproveite para visitar o Colégio das Onze Mil Virgens, a Igreja de São Tiago, a Igreja de Santo Antônio dos Olivais e outros templos históricos espalhados pelo centro histórico.
Vale a pena também se programar para conhecer o riquíssimo acervo do Museu Nacional Machado de Castro, que fica na antiga sede do Paço Episcopal.
Atrações para crianças na cidade de Coimbra
Esse encantador destino português não é inesquecível apenas para adultos: toda a família pode se divertir durante a viagem, incluindo as crianças.
Nesse caso, você não pode deixar de montar um roteiro pelos parques públicos da cidade, muitos deles com amplas áreas verdes e parquinhos cheios de brinquedos, como o Parque Verde do Mondego.
As crianças também adoram o passeio pelo parque Portugal dos Pequenitos, que guarda miniaturas realistas de casas típicas da região central do país e dos monumentos portugueses mais célebres.
Leve sua família para atravessar o famoso rio Mondego pela histórica Ponte de Pedro e Inês e aproveite para conhecer o belíssimo Jardim Botânico, um verdadeiro oásis em pleno coração da cidade.
O que fazer em Coimbra, Portugal, de graça?
Portugal está entre os destinos mais baratos da Europa, e Coimbra não é diferente.
Existe tanto a se fazer a baixo custo ou até de graça que você não terá dificuldades em montar um roteiro econômico pela cidade.
Para começar, o parque de miniaturas Portugal dos Pequenitos tem entrada franca para crianças, enquanto visitantes de qualquer idade entram gratuitamente no complexo Mosteiro e Igreja de Santa Cruz, do século XII.
E não é só isso: a Universidade de Coimbra tem as portas abertas o ano inteiro a preços simbólicos: o pacote mais completo custa 12,50 euros e garante acesso a inúmeras construções históricas.
Por lá você poderá conhecer a Biblioteca Joanina, o Jardim Botânico, o Paço Real, o Colégio de Jesus, a Capela de São Miguel, o Laboratório Químico e muitas outras atrações sem pesar no bolso.
No centro histórico também há muito a fazer a baixo custo: que tal conhecer a histórica romântica da Ponte de Pedro e Inês, explorar as belezas do Parque Verde do Mondego e o Museu Torre de Almedina sem gastar nada?
Você também não vai gastar nenhum centavo para conhecer as mais belas praças da cidade, como a Praça da República, o Largo da Portagem, a Praça do Comércio e a Praça 8 de Maio.
Quem gosta de passar tempo ao ar livre não vai se arrepender de incluir em seu roteiro uma visita ao mirante do Penedo da Saudade e à Mata Nacional do Choupal.
Aproveite para conhecer o Aqueduto de São Sebastião, datado do período romano, e outras construções históricas, como o Palácio da Justiça, a Fonte Nova e a Câmara Municipal.
Quer mais? Se você estiver visitando a cidade no verão, aproveite para conhecer os balneários ao longo do rio Mondego, com destaque para a praia fluvial de Palheiros e Zorro.
Como é a vida em Coimbra?
A cidade universitária portuguesa é um dos principais destinos de brasileiros que vivem no país europeu, sobretudo por sua excelente universidade e sua infraestrutura robusta.
Coimbra é muito limpa, tem trânsito relativamente tranquilo (especialmente quando lembramos que a região tem mais de 400 mil habitantes), muitas áreas verdes e excelentes índices de segurança.
Como estamos falando de uma metrópole de tamanho considerável, o imigrante também encontra muitas oportunidades de trabalho e emprego, especialmente no setor de serviços, o que atrai pessoas em busca de mais qualidade de vida.
Além disso, não é caro viver em Coimbra: um estudante gasta, em média, 500 euros por mês.
Em outras palavras, Coimbra pode ser o destino perfeito para quem quer contar com as comodidades de viver em uma grande cidade, com um bom custo de vida, e em um dos cantinhos mais charmosos da Europa.
Como estudar em Coimbra?
A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição de ensino superior pública, mas não é gratuita, o que significa que quem estuda lá precisa pagar mensalidade ou anuidade.
Os bons cursos ofertados pela universidade atraem estudantes do mundo inteiro, inclusive do Brasil, e o processo seletivo é mais simples do que você possa imaginar.
Quem já mora em Portugal há pelo menos 2 anos ou tem passaporte europeu ou português pode fazer o Concurso Nacional de Acesso, que pode ser utilizado simultaneamente nos processos seletivos de até seis universidades, como o Sisu no Brasil.
Além disso, a UC foi a primeira universidade portuguesa a aceitar o Enem como forma de ingresso: todos os anos, a instituição reserva 600 vagas para estudantes brasileiros.
Se você já está frequentando um curso superior no Brasil, pode entrar em contato com sua instituição de ensino para consultar sobre um intercâmbio acadêmico.
A UC tem convênio com muitas universidades brasileiras para facilitar o acesso a seus cursos.
Onde comer em Coimbra, Portugal
Um dos principais destinos gastronômicos de Portugal, Coimbra é conhecida por seus cafés que servem delícias típicas da região, como os famosos pastéis de Santa Clara e Tentúgal.
A cozinha local é tão famosa que os restaurantes mais procurados da cidade tendem a ter filas de mais de 1 hora. E não é só isso: toda a espera vale a pena.
A maior concentração de restaurantes está no centro histórico, a parte Baixa da cidade: a cada esquina você pode descobrir um lugar ainda mais incrível para fazer sua refeição.
Também existe uma excelente oferta de restaurantes nas margens do rio Mondego e nos arredores das principais praças locais, como a Praça do Comércio, a Praça da Sé Velha e muitas outras.
Outras atrações perto da cidade de Coimbra em Portugal
Você não precisa limitar o seu roteiro de turismo a Coimbra: a cidade fica pertinho de vários destinos incríveis, que podem se transformar em bate-voltas inesquecíveis.
Um bom exemplo é Aveiro, carinhosamente conhecida como “Veneza de Portugal” por seus labirintos de canais, a apenas 1 hora de trem.
Quer fugir de destinos óbvios? Visite a relativamente desconhecida Águeda, a 64 km de distância, onde fica a maior lagoa natural da Península Ibérica, a Pateira de Fermentelos.
Se estiver viajando no verão, pode ser interessante dar um pulo em Figueira da Foz, que abriga praias bonitas, limpas e com muita badalação para quem gosta de festa!
Continue sua leitura!