Cochabamba: conheça a cidade histórica na Bolívia!
Cochabamba é um dos melhores destinos da Bolívia, e vamos contar porque você deve incluí-lo no seu roteiro pelo país. Confira nosso guia!
Cochabamba é uma cidade impressionante, com uma população em constante crescimento e um notável desenvolvimento econômico.
Mais que isso, Cochabamba desponta como um dos melhores destinos da Bolívia e pode ser o lugar ideal para conhecer as belezas do país.
Sua paisagem surpreende, com picos de montanhas e fazendas por todos os lados.
O destino desfruta de um clima ameno e uma altitude mais baixa, o que garante mais conforto ao visitante em relação ao soroche.
Como se tudo isso não bastasse, a cidade é um destino mais acessível do que as famosas Sucre e La Paz.
Vamos te mostrar o que você precisa para planejar sua viagem. Confira!
Onde fica Cochabamba?
Fundada no começo do século XVI, a cidade de Cochabamba fica praticamente no meio do caminho entre Santa Cruz de la Sierra e La Paz.
O destino também está equidistante das principais metrópoles bolivianas.
São quase 380 km a partir de La Paz e 330 km da cidade de Sucre. Santa Cruz de la Sierra, por sua vez, fica a menos de 500 km de distância.
A localização proporciona uma transição gradual à altitude. Afinal, a cidade está a pouco mais de 2.500 metros acima do nível do mar e escapa dos rigores do Altiplano.
Assim, é um ponto para recarregar as energias antes de seguir entre essas duas importantes cidades bolivianas.
Cochabamba, Bolívia: mapa
A cidade boliviana é grande, quase do tamanho de Fortaleza e com mais de 600 mil habitantes. Por isso, vale a pena conferir o mapa antes de planejar os seus passeios.
Confira onde fica Cochabamba, Bolívia, no mapa!
Como chegar a Cochabamba?
Cochabamba tem seu próprio aeroporto, que recebe voos do Brasil e de outras cidades sul-americanas.
Caso você esteja viajando a partir de La Paz, Santa Cruz de la Sierra ou Sucre, a viagem leva menos de 45 minutos.
Uma vez no aeroporto, você pode chegar ao seu hotel de táxi por um custo bastante acessível.
Outra possibilidade é chegar à cidade de ônibus. Há linhas partindo de La Paz (7 horas de viagem), Sucre (12 horas), Oruro (5 horas), Santa Cruz (6 horas) e Potosí (12 horas).
Tanto a rodoviária quanto o aeroporto ficam próximos ao centro da cidade.
Quando ir a Cochabamba?
O destino ostenta o apelido de “Cidade da Eterna Primavera” devido ao seu clima agradável, que oferece condições ideais para visitação na maior parte do ano.
As temperaturas são amenas, na faixa dos 20ºC, em virtude da altitude. A cidade raramente enfrenta chuvas intensas, exceto nos meses de dezembro a fevereiro, inverno altiplânico.
É bom evitar os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando a região experimenta um aumento significativo na quantidade de chuvas.
Por outro lado, nos meses de junho e julho, as temperaturas diminuem para cerca de 5ºC.
Especialmente de junho a agosto é o período quando neva em Cochabamba. Assim, é aconselhável preparar-se para um clima mais fresco.
Onde ficar em Cochabamba?
Na hora de procurar por hospedagem em Cochabamba, você terá algumas regiões interessantes para escolher.
Uma delas é a área do Prado, ao longo da Avenida Central, onde a vida noturna é agitada com alguns bares e boates das proximidades.
Nesse caso, dê preferência aos hotéis próximos à Plaza 14 de Septiembre.
Outra possibilidade é ficar no Centro, mas cabe um alerta: embora seja a região mais econômica, demanda certa atenção à segurança durante a noite.
O bairro da Recoleta é interessante para quem busca uma estadia mais sofisticada e estão dispostos a investir um pouco mais por isso.
De qualquer forma, independentemente da região escolhida, tenha em mente que as hospedagens tendem a ser simples, mas atendem às necessidades dos visitantes.
Conheça a Bolívia pelos melhores preços com o Vai de Promo!
A Bolívia é um destino internacional barato para o turismo. O que você não sabe é que essa experiência pode ser ainda mais econômica com o Vai de Promo!
Nosso site te ajuda a planejar sua viagem com ofertas imperdíveis de passagens aéreas e seguros de viagem.
O seguro viagem confere diversos benefícios ao viajante, como assistência por cancelamento de viagem, seguro para bagagem, repatriação de emergência e muito mais.
Faça agora mesmo uma pesquisa no Vai de Promo e descubra as tarifas mais competitivas de passagens aéreas e seguros do mercado!
O que fazer em Cochabamba?
Essa cidade da Bolívia abriga muitas atrações extraordinárias.
Com tanta coisa para ver, é recomendável fazer um planejamento cuidadoso para não perder nenhum dos tesouros que a cidade reserva.
Para te ajudar, destacamos abaixo os pontos turísticos de Cochabamba mais imperdíveis. Veja só!
Plaza 14 de Septiembre
Considerada como o coração da cidade, a Plaza 14 de Septiembre é o núcleo do centro histórico.
Muito mais do que uma praça, o espaço abriga construções típicas que remontam aos tempos coloniais.
A região é movimentada graças à presença de excelentes bares e restaurantes.
Também fica na praça a belíssima Catedral de San Domingos, um monumento histórico datado do século XVI.
Pertinho dali fica também o Mercado de La Cancha, um dos maiores do continente.
A praça em si é uma obra de arte, com seus amplos corredores de palmeiras-imperiais e construções feitas no estilo espanhol.
Catedral de Cochabamba
Oficialmente chamada Catedral Metropolitana de San Sebastian, a Catedral de Cochabamba é uma das principais atrações da Plaza 14 de Septiembre.
A construção é uma verdadeira joia arquitetônica que desempenha um papel fundamental na história religiosa e cultural da cidade.
O edifício atual da catedral foi erguido sobre as fundações de um antigo templo que remonta ao século XVI, e incorpora elementos da arquitetura colonial.
Cristo de la Concórdia
O Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor. Cochabamba tem o Cristo de la Concórdia, que é até mesmo maior que o xará carioca!
A estátua monumental é um ponto de referência avistado de praticamente qualquer região da cidade.
As dimensões surpreendem: são mais de 40 metros de altura, contra “meros” 38 metros da estátua brasileira.
O monumento fica no início da Avenida Las Heroinas, uma das mais importantes da cidade. Do alto, você pode apreciar uma vista panorâmica da cidade e do vale circundante.
A visitação é gratuita.
Museo Arqueologico
Outra atração incrível da cidade é o Museo Arqueologico, que leva os visitantes a uma jornada pela história dos povos quéchuas e aimarás.
O acervo é composto por milhares de peças que contam a rica narrativa dessas culturas antigas.
É uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a vida cotidiana dessas comunidades ancestrais.
A coleção inclui desde cerâmicas elaboradas até armas, itens pessoais, tecidos e roupas, além de múmias surpreendentemente preservadas.
Mercado de La Cancha
No Mercado de La Cancha, você poderá conhecer as cores e os sabores que formam a Bolívia. Afinal, é o maior mercado popular do país.
O mercado se estende por quarteirões nas proximidades do centro histórico, encapsulando a vida comercial da cidade.
Há uma diversidade de produtos disponíveis à venda, desde roupas a aparelhos eletrônicos, vegetais e especiarias.
La Cancha fica ao lado de uma estação de trem e a apenas três quadras de uma estação de ônibus, o que facilita ainda mais o acesso! A entrada é gratuita.
Los Portales
Um dos edifícios mais bonitos do centro histórico é Los Portales, um vestígio da era dourada do início do século XX.
O palacete simboliza não apenas a opulência da época, mas também a identidade de Simón Patiño, um magnata do estanho bastante excêntrico.
O edifício representa a visão de Patiño de se estabelecer como uma figura cosmopolita, afastando-se da ideia de ser um milionário exclusivamente associado ao “Terceiro Mundo”.
Hoje, Los Portales permanece de pé, e oferece aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar na história da cidade.
Heroínas de la Coronilla
O Heroínas de la Coronilla é um monumento na colina de San Sebastian que celebra as mulheres que participaram da resistência contra os espanhóis no século XIX.
A estrutura fica a uma altitude de quase 2.600 metros e é também um mirante imperdível, que oferece uma vista panorâmica da cidade.
Esse local convida os visitantes a refletirem sobre o papel desempenhado pelas mulheres na construção da região.
Jardim Botânico
Nada melhor que um momento contemplativo em meio ao verde, não é mesmo? Por isso, não volte para casa antes de conhecer o Jardim Botânico da cidade!
A atração fica a apenas 500 metros do Cristo de la Concórdia e bem próximo do monumento Heroínas de la Coronilla. É um oásis verdejante em meio às paisagens urbanas da cidade.
Cada jardim temático do parque revela um universo botânico distinto. Há até mesmo uma estufa que reproduz uma floresta tropical.
A entrada gratuita torna o acesso ainda mais convidativo, permitindo que moradores e turistas desfrutem deste santuário natural sem restrições.
Parque Toro-Toro
Você sabia que estará bem pertinho do Parque Toro-Toro, um dos tesouros naturais mais cinematográficos da América Latina?
O parque abriga cânions e formações geológicas diferentes, bem como um dos sítios arqueológicos mais importantes do continente.
No local, é possível observar fósseis e pegadas de dinossauros.
A viagem até o Parque Toro-Toro dura cerca de 3 horas e é oferecida por diversas agências na cidade.
Não perca a oportunidade de conhecer um dos parques mais incríveis das Américas!
Parque Nacional Tunari
Mais próximo do centro que Toro-Toro, o Parque Nacional Tunari é um refúgio imponente que tem papel vital na preservação dos recursos naturais bolivianos.
O ponto mais elevado da reserva é o Pico Tunari, a 5.200 metros acima do nível do mar. Tudo isso a menos de 5 km do centro da cidade.
Os visitantes também podem apreciar a biodiversidade, praticar ecoturismo e explorar paisagens deslumbrantes.
Curiosidades de Cochabamba
O próprio nome do município tem origem peculiar, derivado da língua quéchua.
O termo é uma composição de “cocha”, ou “água”, e “bamba”, que significa “planícies”. Isto é, a cidade é poeticamente traduzida como “planície entre águas”.
O nome faz referência aos lagos Angostura e Corani, que pontuam as proximidades da região.
A cidade também é considerada uma das mais antigas da Bolívia, fundada em 1571, inicialmente com o nome Villa de Oropeza.
Qual a altitude de Cochabamba?
A altitude de Cochabamba é de mais de 2.500 metros acima do nível do mar.
Pode parecer muito, mas é um valor considerado “abaixo da média” para os padrões bolivianos, um país cortado pela Cordilheira dos Andes.
Para termos de comparação, as duas capitais do país, Sucre e La Paz, estão a 2.800 metros e 3.640 metros, respectivamente.
Não coincidentemente, muitos turistas que vão de Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros de altitude, para La Paz, fazem uma parada estratégica na cidade.
É uma chance de se adaptar gradativamente à altitude e minimizar o soroche.
Essa condição pode resultar em sintomas como falta de ar, dores de cabeça e náuseas por mudanças na pressão atmosférica e na quantidade de oxigênio disponível.
Diminuir o ritmo dos passeios é uma medida sensata para permitir que o corpo se ajuste gradualmente à altitude.
Além disso, a ingestão de líquidos, especialmente chá de coca, é uma prática comum e eficaz para aliviar os sintomas do soroche.
Quantos dias ficar em Cochabamba?
Há uma variedade de atrações na cidade, desde a Plaza 14 de Septiembre até o Cristo, o Mercado La Cancha e o Museo Arqueologico.
Conhecer essas atrações urbanas demanda ao menos dois dias.
Para uma experiência ainda mais imersiva, incluindo passeios pelo Jardim Botânico e os parques Tunari e Toro-Toro, é melhor ampliar a estadia.
Nesse caso, recomenda-se ficar ao menos cinco dias na cidade.
Viaje para Cochabamba com descontos!
Cochabamba é uma cidade fantástica que está ao alcance do seu bolso com o Vai de Promo!
Nosso site reúne as ofertas mais imperdíveis de passagens aéreas e seguros de viagem do mercado.
Além disso, proporcionamos condições facilitadas de pagamento e outras facilidades para tornar sua jornada ainda mais agradável.
Visite o Vai de Promo agora e descubra como é possível explorar o mundo com economia e conforto!
Continue sua leitura!