Ir para o site

×

×

Chip virtual: conexão de primeira qualidade para você!

Você sabe como funciona o chip virtual? Então confira o nosso artigo com as principais informações e dicas sobre o produto e como comprá-lo!

O chip virtual é a mais nova tendência do mundo da telefonia e conectividade, e está revolucionando a vida dos viajantes.

Dos tradicionais chips (ou SIM cards), que eram tão comuns no passado, passando pelos microchips e nanochips, chegamos a uma revolução recente: o eSIM. 

Também conhecido como eChip ou chip virtual, esse item elimina a necessidade de cartões físicos, proporcionando uma conexão confiável sem a necessidade de fazer trocas de chips. 

O crescimento global dessa tendência tem sido impulsionado não apenas pela conveniência que oferece, mas também pela flexibilidade que proporciona aos usuários. 

Assim, você consegue manter a conectividade até mesmo quando estiver viajando pelo mundo, com mais praticidade e rapidez.

Várias empresas, como America Chip, Best Buy Sim e O Meu Chip, já estão oferecendo esse serviço no mercado brasileiro, prometendo um excelente custo-benefício. Mas será que o investimento compensa?

Se você está considerando adotar essa inovação, este artigo é o guia perfeito para você. Vamos lá!

O que é um chip virtual?

O que é um chip virtual?
Freepik

Chip virtual é outro nome para eSIM, uma abreviação de “Embedded Subscriber Identity Module”, ou “Módulo de Identidade do Assinante Incorporado”, em português. Trata-se de uma inovação significativa na tecnologia dos cartões SIM. 

Ao contrário dos cartões SIM tradicionais, o eSIM é uma versão virtual e digital que está integrada diretamente no hardware do smartphone. 

Esse tipo de chip também pode ser utilizado em outros dispositivos compatíveis, como smartwatches e tablets. 

Essa incorporação no próprio aparelho elimina a necessidade de inserir fisicamente um cartão SIM ou trocar de chip ao mudar de operadora. 

Em vez disso, o eSIM utiliza um microchip especial instalado no dispositivo. 

Os usuários podem configurar vários perfis eSIM, que são equivalentes aos tradicionais chips físicos. Cada um deles terá seu próprio número de telefone e plano de dados associado. 

A versatilidade do eSIM é um de seus principais atrativos. Ele possibilita que os usuários tenham múltiplos números de telefone ativos ao mesmo tempo em um único dispositivo. 

Além disso, a tecnologia eSIM oferece a conveniência de adquirir e ativar planos de dados móveis de outros países diretamente no dispositivo. 

Isso pode te livrar das despesas de roaming internacional. 

O usuário pode mudar de operadora sem a necessidade de visitar uma loja física ou esperar a chegada de um novo chip. 

Como funciona o chip virtual?

O chip virtual é um modelo digital e programável de um cartão SIM. 

A principal diferença é que essa tecnologia é incorporada diretamente ao hardware de dispositivos como smartphones, tablets, drones e carros. 

A flexibilidade do eSIM em relação aos cartões SIM físicos é notável. Os usuários podem trocar de operadora ou plano de forma remota, sem precisar adquirir um novo chip. 

O processo de funcionamento também não é um bicho-de-sete-cabeças. 

O viajante deve possuir um aparelho compatível com essa tecnologia e escolher uma operadora que ofereça serviços de chip virtual.

O usuário realiza o registro no site ou aplicativo, com suas informações pessoais, e seleciona um plano de serviço que atenda às suas necessidades. 

Após a conclusão do registro, você recebe um número virtual e pode ativá-lo em seu dispositivo. Esse processo pode ser feito por meio de um aplicativo específico ou por configurações no aparelho. 

Uma vez que o eSIM está ativado e configurado, ele funciona de maneira semelhante a um cartão SIM físico. 

Você pode realizar chamadas, enviar SMS, acessar a internet e aproveitar todos os serviços oferecidos pelo seu provedor de serviços, como um chip convencional. 

Por que ter um chip virtual?

O chip virtual oferece ao usuário uma série de vantagens que tornam essa tecnologia cada vez mais atraente. 

Para começar, ao contrário dos cartões SIM físicos, a aquisição e ativação de um eSIM podem ser feitas sem a necessidade de sair de casa

Isso poupa tempo e simplifica consideravelmente todo o processo. 

Também há que se considerar a redução do desperdício de recursos. Menos cartões SIM físicos significa menos produção, embalagem e descarte de materiais. 

Vale lembrar que o eSIM também oferece uma proteção adicional para seus dados em caso de furto ou perda. 

A pessoa que obtém acesso ao dispositivo não pode retirar o chip para evitar a localização ou acesso aos dados. 

Além disso, como a conexão com a rede permanece ativa mesmo quando o cartão físico é removido, isso facilita a localização e recuperação do dispositivo. 

O eSIM também oferece maior segurança ao autenticar redes, tornando mais difícil a interceptação de dados pessoais. 

A lista de vantagens não acabou. A impossibilidade de quebrar ou perder o chip ao trocar de operadora ou adicionar outra linha elimina problemas relacionados à quebra do cartão físico. 

Como é capaz de integrar automaticamente dispositivos adicionais, como smartwatches e tablets, o eSIM também simplifica a gestão de dispositivos

E a tendência é de dispositivos mais finos, que não requerem espaço extra para acomodar um chip físico. Isso torna os aparelhos mais compactos e leves. 

Como saber se o meu aparelho é compatível?

Como se trata de uma inovação relativamente recente, que começou a se popularizar em 2019, nem todos os aparelhos são compatíveis com o chip virtual. 

O usuário precisa se certificar de que o dispositivo pode utilizar essa tecnologia antes de adquirir um eSIM.

Nesse caso, basta fazer uma verificação simples nas configurações do dispositivo

O usuário começa acessando as configurações do aparelho. Se o seu smartphone for compatível, é ali que você poderá configurar o eSIM. 

O manual do seu telefone também deve apresentar informações sobre as capacidades do telefone, incluindo se ele suporta eSIM. 

Outra possibilidade é visitar o site oficial do fabricante do seu telefone e procurar informações sobre as especificações do modelo. 

E não se esqueça de que você pode entrar em contato com a sua operadora de telefonia móvel para obter informações sobre a compatibilidade.

Diferenças entre chip virtual e físico

Embora a forma de funcionar seja relativamente semelhante, há diferenças significativas entre o chip virtual e o modelo físico.

A primeira distinção é, provavelmente, a mais óbvia. Um SIM card é um cartão físico, que só funciona se estiver inserido em um aparelho compatível. 

O eSIM, por sua vez, dispensa o cartão físico e opera por meio de tecnologia de comunicação de dados. 

Ou seja, você pode pegar um SIM card tradicional na mão, mas não pode fazer o mesmo com o chip virtual. 

Outra diferença importante diz respeito à flexibilidade. O eSIM possibilita usar o mesmo número em diversos aparelhos, como smartphones, tablets e smartwatches. 

O chip físico, todavia, é limitado a um único aparelho. Você precisa transferir fisicamente o cartão SIM se quiser usá-lo em outro aparelho. 

Também há distinções em relação ao custo. O eSIM não requer um cartão físico, não precisa ser enviado e entregue ao usuário e é mais barato para produzir. 

Desse modo, costuma ser uma opção mais econômica que o SIM card

E não se esqueça de que o eSIM pode ser comprado e ativado em qualquer localização, o que não é possível com o chip físico convencional. 

Por outro lado, o eSIM pode ser inviabilizado para alguns viajantes devido à incompatibilidade com seus dispositivos. 

Afinal, o chip virtual funciona apenas em modelos de smartphones mais recentes.

Onde posso comprar um chip virtual?

Onde posso comprar um chip virtual?
Freepik

Uma das principais vantagens do chip virtual é a possibilidade de adquiri-lo de diversas formas, conforme a sua necessidade.

O usuário pode visitar uma loja local da operadora ou acionar o atendimento ao cliente para descobrir como adquirir um eSIM. Muitas operadoras vendem o serviço diretamente em seus sites.

Dessa forma, é possível selecionar o plano desejado, fazer o pagamento online e receber os detalhes do eSIM por email.

Algumas operadoras têm aplicativos que permitem aos clientes comprar e configurar um eSIM diretamente.

Além das operadoras, muitas empresas independentes também vendem o eSIM. 

Outra possibilidade é adquirir esse tipo de chip em alguns aeroportos e locais turísticos, onde haja quiosques ou lojas. 

Conexão de qualidade para viajar? É com o Vai de Promo!

O Vai de Promo tem tudo que você precisa para uma viagem fantástica!

Nós simplificamos o seu planejamento de viagem, reunindo em um único lugar passagens aéreas em promoção, descontos exclusivos em seguro viagem. 

Você pode comparar resultados de pesquisa e encontrar as melhores ofertas disponíveis, levando em consideração seu orçamento e sua necessidade.

A nossa plataforma garante segurança e conforto em todas as suas transações, para que você possa programar sua viagem com tranquilidade. Pesquise e confirme!

Quanto custa um chip virtual?

O custo de aquisição de um eSIM depende de alguns fatores, a começar por qual operadora tem chip virtual e que plano você quer contratar.

Os valores de cada plano podem ser bastante elásticos até mesmo dentro de uma mesma operadora, e há opções para todos os bolsos. Tem até empresa que oferece o eSIM de graça!

Confira os preços das principais operadoras brasileiras!

Chip virtual Vivo

A Vivo disponibiliza o chip virtual em uma variedade de planos, incluindo o Vivo Pós, Vivo Controle, Vivo Pré e Vivo Easy, além de planos empresariais. Cada um deles tem seu próprio custo.

O que nem todo mundo sabe é que o custo da ativação é gratuito. Você paga apenas pelo plano contratado.

Você pode adquirir o eSIM Vivo online, pelo site da empresa, ou em uma loja física da operadora. 

Chip virtual TIM

A TIM também oferece planos de chip virtual em diversas faixas de preço, tanto no site da operadora como em lojas oficiais. O processo de compra é fácil e conveniente. 

O custo final depende do plano escolhido, da duração do contrato e de eventuais promoções ou descontos em vigor no momento da compra. Há opções a partir de R$ 29,99 (setembro/2023). 

Você pode se informar sobre os custos e planos disponíveis no site da TIM ou entrar em contato com a operadora. 

Chip virtual Claro

Os clientes da Claro podem utilizar o chip virtual nos aparelhos compatíveis com essa tecnologia.

A operadora oferece dois planos compatíveis com o eSIM: o plano Controle e o plano Pré-pago, em preços a partir de R$ 19,99 (setembro/2023).

O cliente pode comprar o eChip pelo site da empresa ou lojas oficiais, incluindo revendedores autorizados.

Qual é a melhor operadora de celular?

Qual é a melhor operadora de celular?
Freepik

Em meio a tantas opções, pode ser desafiador apontar qual a melhor empresa para adquirir seu chip virtual. Afinal, a melhor provedora vai depender das necessidades de cada usuário.

Outros fatores também têm potencial para influenciar essa resposta. 

Até mesmo a localização geográfica pode impactar a oferta de certos planos e a eficiência da empresa. Isto é, diferentes operadoras podem se destacar em regiões específicas. 

Para encontrar a operadora ideal para você, faça uma pesquisa sobre a cobertura de cada operadora nas áreas onde você mais utiliza o celular. 

Considere o fornecimento do serviço em casa, no trabalho e nos locais que frequenta regularmente. 

Em seguida, compare os planos adequados aos seus hábitos de uso

Avalie a quantidade de dados, minutos de voz e SMS que você necessita para encontrar a opção mais adequada ao seu perfil. 

Ademais, considere as avaliações e opiniões de outros clientes sobre a operadora que você pretende escolher. Isso pode fornecer uma visão sobre a satisfação dos clientes da empresa. 

Você também deve se informar sobre serviços adicionais, como streaming de vídeo, música ou descontos em dispositivos. Se esses serviços são importantes para você, eles podem influenciar sua decisão. 

Se possível, teste o serviço antes de se comprometer com um contrato. Você pode fazer isso adquirindo um plano pré-pago temporário ou um chip pré-pago. 

Como ativar um chip virtual?

Mesmo pessoas que não se consideram “experts” em smartphones conseguem ativar um chip virtual. O procedimento é simples, mas requer atenção aos detalhes. 

O primeiro passo é verificar se o seu dispositivo é compatível com a tecnologia eSIM e adquirir um plano que atenda às suas necessidades. 

Uma vez que você tenha o plano e o eSIM em mãos, a ativação pode variar dependendo da operadora.

Em geral, o processo envolve escanear um código QR fornecido pela operadora para configurar o eSIM remotamente. 

Esse código é uma chave digital que permite ao dispositivo se conectar à rede. 

Se você adquiriu um eSIM para viajar, faça a ativação antes de embarcar. O processo pode demandar tempo e exigir alguns passos de configuração.

A instalação é bastante parecida em dispositivos iOS ou Android, confira!

No Iphone

A ativação de um chip virtual em um iPhone, que utiliza o sistema operacional iOS, é feito por meio das configurações do dispositivo. 

Entre nas configurações do aparelho e procure por Celular ou Dados Celulares. Nesta seção, clique em Adicionar Plano de Celular ou Plano de Dados

A partir daí, você será guiado por um assistente que o orientará durante o processo de ativação do eSIM. 

Pode ser necessário escanear um código QR fornecido pela operadora ou adicionar os dados necessários de forma manual. 

Detalhes como o número do eSIM, informações de autenticação e outros dados relevantes podem ser solicitados nesta etapa. 

Depois de concluir o processo de configuração, o chip virtual estará pronto para ser utilizado. 

Em aparelhos Android

Também é relativamente simples a ativação de um chip virtual em dispositivos Android. 

Comece acessando Configurações e busque a seção de rede móvel ou cartão SIM. 

O nome dessas opções pode variar, mas geralmente incluem termos como Dados Móveis ou Cartão SIM

A seguir, procure por Adicionar Plano ou Dados Móveis. Assim, o dispositivo vai orientar o usuário a escanear o código QR da operadora ou a digitar os dados solicitados manualmente. 

E pronto! Depois de seguir esses passos, seu eSIM estará ativado para uso.

O chip virtual tem validade?

O chip virtual não tem uma data de validade como os cartões SIM físicos. Isso significa que o eSIM em si não expira ou fica inativo após um certo período de tempo. 

Todavia, o serviço associado ao eSIM pode, sim, perder validade, conforme o contrato ou plano que você adquiriu.

Os contratos de telefonia móvel têm uma validade específica, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. 

Se você estiver usando um eSIM com um plano pré-pago, por exemplo, o serviço normalmente será válido até que o saldo expire ou acabe. 

Assim, enquanto o eSIM em si não expira, o serviço que ele fornece está sujeito às condições estabelecidas pela operadora. 

Não deixe de ler os termos do seu contrato para ficar ciente da validade do serviço. 

O chip virtual funciona em todos os países?

Da mesma forma que o SIM card físico, existem modelos de chip virtual configurados para operar como chip internacional.

Essa tecnologia tem a capacidade de funcionar em muitos países. Para isso, sua operadora deve oferecer suporte ao eSIM e ter firmado acordos de roaming internacional. 

Você pode desfrutar da conveniência de usar seu eSIM em diferentes partes do mundo, sem a necessidade de trocar fisicamente o chip.

No entanto, é importante notar que nem todos os dispositivos eSIM suportam as faixas de frequência das operadoras. 

Isto é, mesmo que o seu telefone opere com um eChip no Brasil, pode não funcionar em determinado país.

Confira a compatibilidade com as redes do país que planeja visitar. 

Também não deixe de conferir se a sua operadora oferece roaming em países específicos e quais são as tarifas associadas.

Roaming internacional

O roaming internacional é um serviço oferecido pelas empresas de telefonia para o viajante. 

Ele permite que os usuários usem seus dispositivos em redes fora de sua área de cobertura

Antes do advento do chip virtual, os viajantes que utilizavam celulares no exterior usavam o roaming internacional por meio de um cartão SIM físico. 

Esse serviço resultava em taxas adicionais substanciais, dependendo das tarifas de cada empresa. 

Mesmo com a popularização do eSIM, alguns viajantes continuam utilizando o roaming internacional para manter a conectividade sem trocar de número ou dispositivo.

Muitas vezes, porém, a comodidade de adquirir um eSIM no seu país de destino pode ser uma alternativa mais econômica.

Outros tipos de chip de celular!

Outros tipos de chip de celular!
Pixabay

Embora o chip virtual seja uma novidade no mercado, esse tipo de tecnologia já é uma velha conhecida de quem utiliza aparelhos celulares.

O SIM card surgiu em meados da década de 1990 como uma medida de segurança para identificar os usuários durante as ligações. 

Ele também possibilitou que um usuário trocasse de aparelho sem precisar trocar de número, popularizando a chamada portabilidade.

Ao longo do tempo, foram desenvolvidas diferentes versões e tamanhos, comuns em todo o mundo. Veja só!

Mini-SIM

O Mini-SIM, que também pode ser chamado de 2FF, é o modelo mais antigo de chip de celular ainda em uso. 

Trata-se de um cartão de plástico com um chip nas dimensões 5mm x 15mm x 0.76mm. 

Mais robusto, é um modelo ainda encontrado em celulares básicos e smartphones mais antigos.

Micro-SIM

O Micro-SIM, modelo chamado de 3FF, é um tamanho intermediário de chip de celular, com dimensões de 15mm x 12mm x 0.76mm.

Esse formato mais enxuto surgiu no lançamento do iPhone 4 e se tornou amplamente utilizado em smartphones intermediários. 

No entanto, com o surgimento do nano chip, o Micro-SIM acabou caindo em desuso.

Nano-SIM

O Nano-SIM (4FF) é o menor modelo de chip de celular disponível no mercado. 

Com dimensões de 12,3mm x 8,8mm x 0,67mm, ele é o modelo mais usado nos smartphones avançados.

Como transformar chip normal em virtual?

Se usa um chip convencional, descobriu que seu aparelho suporta o eSIM e deseja usufruir dessa tecnologia, pode relaxar. 

É perfeitamente possível transformar um chip normal em um chip virtual. Basta ter atenção. 

Depois de verificar se seu smartphone é compatível com a tecnologia de SIM virtual, entre em contato com sua operadora

Você vai descobrir se a empresa oferece suporte a eSIM e como ativá-lo.

Após a ativação, teste seu novo chip para garantir que ele está operando adequadamente.

Essa conversão pode ser irreversível, então esteja certo de sua decisão antes de prosseguir por esse caminho!

Viaje pelo menor preço com as promoções do Vai de Promo!

Você encontra tudo que precisa para a sua viagem no Vai de Promo

Nosso site te ajuda a encontrar os melhores destinos do mundo sem comprometer sua economia. 

Nós oferecemos promoções imperdíveis que garantem que você obtenha o melhor custo-benefício para sua viagem. 

Você encontra descontos exclusivos, passagens baratas e seguro viagem das melhores empresas. Tudo isso sem dificuldades e com toda a segurança que você merece.

Economizar não significa abrir mão da qualidade. Conheça o Vai de Promo e viaje com tranquilidade!


Continue sua leitura!

Tamara Pinho

Tamara Pinho

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!