Carnaval em BH: guia para aproveitar o melhor da folia mineira!
O Carnaval em BH já se consagrou como uma dos maiores do país, e aqui no nosso artigo você fica sabendo tudo sobre a festa mineira e como aproveitá-la!
Foi-se o tempo em que o carnaval em BH era sinônimo de ruas e desfiles vazios.
Sim, houve um período em que as famílias preferiam aproveitar o feriado para viajar ou mesmo ficar em casa descansando. Hoje o assunto é diferente!
Belo Horizonte se tornou uma cidade cheia de opções para foliões de todas as partes do mundo. Os blocos de rua com temas variados, que vão desde canções de Sandy e Junior, passando por axé anos 90, até o jazz, são o grande charme do evento.
As apresentações e desfiles acontecem por toda a cidade. Não importa se você vai se hospedar na área da Pampulha ou da Savassi, pode apostar que com certeza vai ter algum “bloquinho” saindo da região.
Além de contar com uma excelente estrutura hoteleira, a capital mineira é repleta de bares, restaurantes e botecos, cada um com uma receita ou história especial.
Os amantes da gastronomia mineira vão ficar admirados com a variedade e a qualidade dos pratos.
Neste texto, vamos dar várias dicas sobre o carnaval de BH, indicar os melhores bloquinhos e o que fazer na cidade para se divertir. Acompanhe e boa leitura!
Carnaval em BH: história
Belo Horizonte, cidade que é mais conhecida por ser a capital dos mineiros, do pão de queijo e de quitutes saborosos, agora é também procurada por seu animado carnaval de rua.
Repleto de cortejos, fanfarras e baterias, os mais variados “bloquinhos” arrastam os foliões pela cidade. “BH”, como é carinhosamente chamada pelos belo-horizontinos, teve desfile de carnaval antes mesmo de ser inaugurada.
Foi no início do ano de 1897, quando operários que trabalhavam na construção da cidade se reuniram para improvisar um desfile com o auxílio de carros e carroças.
Anos depois, em meados de 1947, a região leste via nascer o primeiro bloco de rua da cidade, o Leão da Lagoinha, que foi reaberto e voltou ao funcionamento.
Já em 1975, surgiu a famosa Banda Mole, desfile que promove a diversidade e sempre arrastou multidões para suas apresentações.
Na década de 80 se iniciam os desfiles das escolas de samba, que foram surgindo a partir da década de 30, sendo a primeira delas a Pedreira Unida, da Pedreira Prado Lopes.
A partir de 2013, motivados por manifestações populares e um crescente movimento de ocupação dos espaços públicos, diversos grupos começaram a ensaiar seus blocos.
Nesse momento, a folia concentrava-se principalmente na região central e no bairro Santa Tereza, na zona Leste.
A partir de 2015 já era difícil decidir o que fazer no carnaval de BH, tamanha quantidade de blocos e eventos. Segundo o portal da prefeitura, 1 milhão de foliões tomaram as ruas naquele ano, e a festa só cresceu desde então.
O carnaval BH 2023 não poderia ser diferente. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de pessoas estarão na capital para a curtir os blocos, bandas e desfiles!
Quando acontece o Carnaval em BH?
Para se ter uma ideia de como a data pode variar no calendário, confira as últimas e as próximas datas dos domingos de carnaval:
- 2021, 14 de fevereiro;
- 2022, 27 de fevereiro;
- 2023, 19 de fevereiro;
- 2024, 11 de fevereiro;
- 2025, 2 de março.
Trata-se de um feriado cristão, por isso, foi instituído pela Igreja Católica.
Diferente de outros feriados, o carnaval não tem dias fixos nos calendários, e o critério é o mesmo que se dá para a Páscoa: o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera/outono.
Depois, é só contar retroativamente sete domingos para se encontrar o domingo de carnaval.
Mas não se preocupe com datas. Os blocos de carnaval em BH se apresentam antes, durante e depois do feriado!
O que fazer no carnaval em BH
Prepare-se para se divertir pelas ladeiras dos bairros de Belo Horizonte, uma capital construída incrustada nas montanhas da Serra do Curral.
Gosta de marchinhas das antigas matinês? Ou então, o bom e velho rock and roll? E que tal aquele clima de trio elétrico com muita, muita gente em volta?
Tem tudo isso nos blocos de BH, e muitas opções para quem ama a folia e uma boa aglomeração.
Para quem aprecia movimentos mais tranquilos ou até mesmo parques e praças onde descansar, não se preocupe: tem muitas alternativas para você também!
Quer saber onde ir no carnaval em BH? A gente te conta! Continue a leitura com a gente!
Pré-carnaval de BH
O carnaval BH 2023 vai começar cedo! A programação oficial aponta ensaios de blocos, bandas e agremiações a partir do dia 4 de fevereiro que se estendem até o fim do mês, no dia 26.
Uma das principais vantagens do pré-bloco é poder aproveitar a folia sem precisar encarar grandes multidões.
Belo Horizonte conta com inúmeros blocos que preparam ensaios especiais em bares, casas de show e nas ruas e praças da cidade.
Basta se programar e conferir o local e os horários dos ensaios para aproveitar os ritmos que embalam a cidade durante o evento!
Eventos fechados
Os eventos fechados são, geralmente, mais bem organizados. Por isso, muitos foliões preferem ir a esses shows, em que é mais fácil conseguir comprar bebida, comida e ir ao banheiro.
Quer dicas do que fazer no carnaval em BH?
O Festival da Flor será na Serraria Souza Pinto e terá dois shows incríveis: o mineiro Samuel Rosa, e do paulista Nando Reis, no sábado, 18 de fevereiro.
Se quiser dançar muito, Ludmila e Wesley Safadão estarão no Carnaval do Mirante na mesma data!
O Carnaval do BEM, evento de música eletrônica, será no domingo, 19, e a famosa Festa Esbórnia é na segunda-feira, 20 de fevereiro.
E tem também programação para os pagodeiros: na terça-feira, Ferrugem se apresenta no Carnaval do Mirante, às 20h, no bairro Olhos d’água.
Desfile das Escolas de Samba
Os desfiles das escolas de samba do carnaval BH 2023, serão na segunda e terça-feira, nos dias 20 e 21 de fevereiro, entre os quarteirões da avenida Carandaí e rua da Bahia.
Embora as escolas de samba belorizontinas existam desde o final da década de 30, os primeiros desfiles só foram acontecer nos anos 80, após a criação do carnaval de Belo Horizonte por meio do Decreto Municipal nº. 3.676/1980.
Atualmente, existem cerca de 20 GRES (Grêmio Recreativo Escola de Samba) registrados na capital. As principais escolas, mais antigas, famosas e tradicionais são:
- Acadêmicos de Venda Nova;
- Canto da Alvorada;
- Cidade Jardim;
- Inconfidência;
- Guaranis;
- Mocidade Unida Vera Cruz.
Blocos de rua
Mesmo os maiores e melhores blocos de carnaval em BH não têm frescura! O Então, brilha! bloco de clássicos do axé, regido pelo músico Disouza, sai às 5h, da rua Curitiba, no sábado, dia 18.
Vale a pena lembrar os saudosos fãs de Sandy e Junior: Turu Turo sai às 13h, do mesmo dia, do bairro Calafate, na Praça Doutor Carlos Marques.
O domingo, 19 de fevereiro, também conta com excelentes atrações carnavalescas. Então, confira onde tem carnaval em Belo Horizonte nesta data.
Às 8h, o Beiço do Wando percorre as ruas do centro ao som de muito brega, e o Samba do Queixinho sai às 14h, na Praça da Assembléia.
O Corte Devassa abre a programação de blocos de carnaval em BH na segunda-feira, dia 20, às 9h, seguido pelo Baianas Ozadas, com balangandãs e música baiana.
Às 13h, papais e mamães podem levar as crianças no Carnaval Kids, com show de Marcela Jardim e atividades infantis.
O bloco Juventude Bronzeada, toca o melhor do axé anos 90 e está marcado para o período da manhã da terça-feira de carnaval.
O Magnólia, bloco inspirado nos cortejos do Mardi Gras (festa tradicional da terça-feira do carnaval estadunidense,) de Nova Orleans, também se apresenta na terça.
Um dos melhores blocos de carnaval em BH, o Magnólia toca jazz, misturando instrumentos de sopro e percussão, além de criar uma performance sempre animadíssima.
Confira a programação
Para te ajudar, listamos abaixo os principais blocos e cortejos da capital, com endereço, data e horário: tudo que um folião de respeito precisa para curtir as celebrações de um dos feriados mais aguardados do ano! Veja!
Sexta-feira, 17 de fevereiro:
- Bloco do Didi, às 13hrs – Endereço: Rua das Pirâmides, 226, Vista Alegre;
- Sexta, Ninguém Sabe?, às 17hrs – Endereço: Av. Olegário Maciel, esquina com R. Alvarenga Peixoto, Lourdes;
- Fanfarrice, às 18hrs – Endereço: Praça Carlos Chagas, 33, Santo Agostinho;
- A Roda, às 19hrs – Endereço: Av. Brasil, 491, Santa Efigênia;
- Baião de Rua, às 20hrs – Endereço: Av. Assis Chateubriand, 143, Floresta.
Sábado, 18 de fevereiro:
- Então, Brilha!, às 5hrs – Endereço: Rua Curitiba, 190, Centro;
- Quando Come se Lambuza, às 9hrs – Endereço: Av. Afonso Pena, 514, Centro;
- Tchanzinho da Zona Norte, às 9hrs – Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 996, São José;
- Gato Escaldado, às 15h30 – Endereço: Av. dos Bandeirantes, 238, Sion;
- Faraó, às 16hrs – Endereço: Av. Afonso Pena, 1377, Centro.
Domingo, 19 de fevereiro:
- Abalô-Caxi, às 8hrs – Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 74, Floresta;
- Filhos da PUC , às 9hrs – Endereço: Av. Olegário Maciel, 1801, Lourdes (Praça da Assembleia);
- Angola Janga, às 12hrs – Endereço: Rua da Bahia, 112, Centro;
- Samba Queixinho, às 14hrs – Endereço: Praça da Assembléia;
- Eleganza, às 15hrs – Endereço: Rua Sapucaí, 105, Floresta.
Segunda-feira, 20 de fevereiro:
- Baianas Ozadas, às 9hrs – Endereço: Av. Afonso Pena, em frente à Igreja São José;
- Corte Devassa, às 9hrs – Endereço: Rua Sapucaí, 571, Floresta;
- Havayanas Usadas, às 10hrs – Endereço: Av. dos Andradas, 3760, Pompéia
- (em frente ao Supermercados BH);
- Não Acredito que te Beijei, às 11hrs – Endereço: Rua Barão de Coromandel, 1036, Barreiro;
- Garotas Solteiras, às 13hrs – Endereço: Rua dos Timbiras, 725, Funcionários.
Terça-feira, 21 de fevereiro:
- Bloco Fita Amarela, às 9hrs – Endereço: Av. Petrolina, 386, Sagrada Família;
- Funk You, às 9hrs – Endereço: Av. Afonso Pena, 861, Centro;
- Juventude Bronzeada, às 9hrs – Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 143, Floresta;
- Truck do Desejo, às 9hrs – Endereço: Av. Augusto de Lima, 1212, Barro Preto;
- Putz Grilla, às 10hrs – Endereço: Rua Alagoas, 1348, Savassi.
E se prepare: a lista acima é só um gostinho do que o carnaval belorizontino prepara para o folião em 2023: são esperados quase 500 blocos e cortejos de rua!
Carnaval em BH: onde ficar para aproveitar a folia?
Como você já deve ter reparado, o carnaval em BH acontece por toda a cidade.
E não se preocupe, das zonas norte a sul, de leste a oeste, sempre haverá um boteco ou barzinho para tomar aquela cerveja gelada ou fazer uma refeição.
Na região sul, por exemplo, tem vários blocos para se divertir e muitos restaurantes e bares. Sem contar que é um local com boas opções de hospedagens.
Próximo à Pampulha, o turista vai encontrar muito o que fazer. A região conta com o Complexo Arquitetônico da Lagoa: a Casa do Baile, a Casa JK, o Estádio Mineirão, a Igrejinha de São Francisco de Assis e o Museu de Arte.
A região da Lagoa também oferece boas opções de hospedagem, além de fácil acesso ao centro e outras áreas mais movimentadas de Belo Horizonte.
O centro da cidade também tem muitas coisas legais para se fazer, além, é claro, das festividades momescas: os museus da Praça da Liberdade, o Edifício Niemeyer, o Parque Municipal, Palácio das Artes, entre outros.
Dicas para aproveitar o Carnaval de BH
Quer mais dicas de carnaval em BH? Então, comece a anotar porque vamos falar sobre como se locomover pela capital mineira, os cuidados que devemos tomar para garantir a segurança e como curtir qualquer lugar sem grandes preocupações.
Transporte
Belo Horizonte tem uma linha de metrô que, apesar de pequena, é rápida e segura.
O sistema MOVE também é muito prático e fácil de usar: os ônibus param nas pequenas estações e você escolhe o sentido e a linha em que deseja embarcar.
Além disso, os táxis tradicionais circulam normalmente no feriado, assim como os carros de aplicativo, mas atenção para não sujar os veículos de glitter!
Segurança
Por mais que BH seja uma cidade policiada e relativamente segura, estamos falando de uma das maiores capitais do país.
Por isso, os cuidados ao circular em uma grande cidade se fazem necessários. Veja abaixo algumas dicas como:
- Utilizar bolsa e mochila fechadas;
- Não ficar usando o celular em lugares muito lotados ou ermos e suspeitos;
- Não ficar andando sem companhia;
- Guardar consigo: dinheiro, cartão de crédito e documento de identificação.
Bem-estar
Lembra de se hidratar! O calor do verão ainda não se dissipou no carnaval de BH e, embora quase sempre chova, você precisa tomar muita água, principalmente se estiver consumindo bebida alcoólica.
Mesmo que se tenha muitas opções de onde comprar alimentos, deixe algumas barrinhas de cereal na bolsa para consumir durante a folia.
Não esqueça do protetor solar e óculos escuros, você vai precisar para aguentar os longos períodos de exposição ao sol do verão mineiro.
O que fazer em BH para quem não gosta de carnaval?
Quer curtir Belo Horizonte sem se envolver com a folia? Sem problemas, tem muito o que fazer!
Você pode visitar o corredor cultural da Rua da Bahia. Ali você encontra vários bares e restaurantes, além de importantes pontos históricos.
Confira também as apresentações no Grande Teatro do Palácio das Artes, onde é possível assistir a espetáculos de música, dança e peças teatrais.
A rua Sapucaí também é uma excelente pedida. O local concentra bares, restaurantes e casas de show, e possui uma linda vista da skyline de BH.
Além disso, essa rua é próxima ao Viaduto Santa Tereza, famoso por seu design em arcos e pelas batalhas de RAP que acontecem embaixo dele.
Se quiser descansar, um dos vários parques ecológicos pode servir de cenário para o seu sossego. Dentre eles podemos citar a Lagoa do Nado, o Mangabeiras, o Francisco Lins do Rêgo, e a Praça do Papa.
Deu para aprender um pouco sobre os blocos de BH e onde tem carnaval em Belo Horizonte?
Então comece a se programar para não perder nenhum momento da folia que já se tornou uma das maiores festas de rua do país!
Continue sua leitura!
- 17 lugares baratos para viajar em janeiro: no Brasil e no mundo
- Black Friday de passagens aéreas: descubra como economizar!
- 19 melhores réveillons do Brasil: celebre a virada com estilo
- Réveillon na praia: 16 destinos para curtir com pé na areia
- Onde passar o Réveillon 2025: 15 destinos no Brasil e exterior