Ir para o site

×

×

Caribe colombiano: veja o que você precisa conhecer!

Explore o Caribe colombiano com nosso guia, destacamos as praias de areias brancas, águas cristalinas e recifes de coral vibrantes.

Você sabia que existe um Caribe Colombiano cheio de tesouros esperando pela sua visita? É isso mesmo que você leu! As praias ao norte do país sul-americano são banhadas pelas águas quentes do Caribe e reúnem cenários paradisíacos!

Muito além das águas límpidas e mornas que beijam suas costas, a Colômbia é um destino formidável, que surpreende na oferta de belezas naturais e culturais. 

Os visitantes têm a chance de conhecer florestas preservadas, museus interessantes e praias quase selvagens, que mostram todo o esplendor da beleza caribenha.

O país é um destino atrativo para brasileiros, com preços muito mais acessíveis em comparação a outros países do Caribe. Além disso, oferece gastronomia de primeira e boa infraestrutura, além de destinos incríveis.

Da turística San Andrés à bem-preservada região do parque Tayrona, passando por tesouros como Cartagena e Santa Marta, há muito o que fazer por lá.

Para te mostrar que todo esse sucesso não é por acaso, vamos te apresentar por que incluir o Caribe da Colômbia em seus planos de viagem! Vamos lá!

Tem Caribe na Colômbia?

Tem Caribe na Colômbia?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A região do Caribe é banhada pelas águas do Mar das Caraíbas, um trecho do Oceano Atlântico entre as Américas do Norte, Sul e Central.

Nesse trecho, encontra-se a Colômbia, no extremo norte da América do Sul, cujo litoral norte é banhado pelas águas do Mar do Caribe. Isto é, o Caribe Colombiano. Já as praias a oeste, por sua vez, são do Oceano Pacífico.

Na porção caribenha do litoral colombiano, os banhistas desfrutam de águas quentes e límpidas, praias de areia branca e uma rica herança tropical.

É nessa região que estão alguns dos destinos mais incríveis da Colômbia, como a histórica Cartagena das Índias e a ilha de San Andrés.

Onde fica o Caribe Colombiano?

O Caribe Colombiano fica na região norte da Colômbia, estendendo-se pelas áreas costeiras de vários departamentos do país. A lista inclui Bolívar, Atlántico, Magdalena, Cesar, La Guajira e Sucre, entre outros.

Uma das principais cidades da região é Cartagena, do século XVI, a pouco mais de 1.000 km de Bogotá e 350 km de Sucre. O destino é, também, a principal porta de entrada no Caribe da Colômbia.

A região tem águas de beleza excepcional, em tons deslumbrantes de azul e notável transparência. É um verdadeiro paraíso para os entusiastas de mergulho e snorkeling!

Mapa do Caribe Colombiano

O Caribe é uma região paradisíaca, famosa pelas praias bem preservadas e por uma rica herança histórica e cultural. Na porção colombiana não é diferente. 

A região é um reduto de cidades e destinos deslumbrantes margeadas por uma costa quase intocada, onde sucedem-se belezas para encantar o visitante.

Cartagena é o coração da região, mas não é o único destino que você precisa conhecer por lá. 

Há lugares badalados, como San Andrés e Santa Marta, além de lugares menos conhecidos, mas não menos deslumbrantes, como La Guajira e Providência.

Em geral, as praias da região têm areia branca e águas cristalinas, com temperaturas extremamente agradáveis durante a maior parte do ano.

Veja no mapa onde fica o Caribe Colombiano!

Como chegar ao Caribe Colombiano?

Sua viagem para o Caribe Colombiano começa com o deslocamento até a Colômbia, país vizinho ao Brasil. 

Não existe oferta de voos diretos até Cartagena, o que quer dizer que você precisará fazer ao menos uma escala, geralmente em Bogotá. Há também rotas que passam por Lima e Santiago antes de chegar à Colômbia.

Depois de desembarcar na capital do país, você poderá pegar um voo doméstico até Cartagena. Essa é a melhor alternativa, ou você precisará encarar ao menos 20 horas de viagem terrestre para chegar à região do Caribe.

Uma vez em Cartagena, fica fácil dirigir-se a cidades como San Andrés, onde você poderá pegar barcos para visitar lugares como Providência e Santa Catalina. 

Outra possibilidade é partir de Cartagena para outras praias continentais do Caribe da Colômbia, como Barú. Ou, ainda, pegar outro voo até o aeroporto de Santa Marta ou San Andrés, que recebem voos comerciais. 

Vale lembrar que San Andrés oferece viagens em pequenos aviões, com capacidade para até 16 passageiros, com destino a Providência e outras ilhas. 

Entretanto, essas opções podem esgotar com meses de antecedência ou ser canceladas por condições climáticas adversas, especialmente durante a temporada de chuvas. 

A principal forma de locomoção na região é o transporte marítimo, especialmente entre as três maiores ilhas, San Andrés, Providencia e Santa Catalina.

Passeios semelhantes também estão disponíveis em cidades como Santa Marta e Cartagena. 

Muitas agências oferecem passeios de um dia, em diversas embarcações, como lanchas, catamarãs e escunas. 

Quando ir ao Caribe Colombiano?

O Caribe Colombiano é uma região tropical, o que significa que as chuvas fazem parte da rotina local, especialmente em alguns meses do ano. Você deve ter isso em mente antes de programar a sua viagem.

A alta temporada ocorre entre dezembro e abril, quando as temperaturas ficam mais agradáveis e chove menos. As águas da região chegam ao ápice da cristalinidade, facilitando mergulhos e snorkelling.

Para escapar das multidões e dos preços altos da temporada turística, pode ser interessante conhecer a região entre maio e agosto. Nesses meses, as chuvas são menos frequentes e o clima ainda é agradável.

Mesmo que você encare alguma chuva nos períodos mencionados acima, elas geralmente não são motivo de grande preocupação. 

Por outro lado, é recomendável evitar viajar entre a segunda quinzena de setembro e as primeiras semanas de novembro. Esse é o período mais chuvoso na região, e as condições climáticas podem prejudicar a viagem.

Nessa época, aumenta o risco de chuvas intensas e seus possíveis impactos nas praias e infraestrutura local. Isso torna a viagem menos aconselhável. 

Onde se hospedar no Caribe Colombiano?

Onde se hospedar no Caribe Colombiano?
Wonderland Hostel By Gb Collection

Quando se trata de escolher a melhor região para hospedagem no Caribe Colombiano, você precisa usar a estratégia. 

Para garantir acesso a infraestrutura mais robusta, é recomendável considerar algumas das maiores cidades da região, como Cartagena. A cidade colonial é a principal base da região e oferece muitas opções de hospedagem.

Como a cidade possui uma variedade de hotéis e pousadas, é capaz de atender a diferentes orçamentos. 

San Andrés é outra excelente escolha, especialmente para aqueles que desejam explorar as ilhas do arquipélago.

A ilha conta com resorts luxuosos e até pousadas mais econômicas, sendo constantemente mencionada como o “Caribe econômico”. 

Outra base interessante é Santa Marta, porta de acesso ao Parque Nacional Natural Tayrona e à Sierra Nevada. A cidade é grande, com quase meio milhão de habitantes, e oferece hospedagens em todas as faixas de preço. 

Pode até ser que você encontre acomodações em ilhas menores, mas poderá pagar mais caro pela localização. Além disso, essas áreas podem ter estrutura mais modesta e com menos comodidades.

Com o Vai de Promo, você conhece o melhor do Caribe Colombiano!

O Caribe Colombiano fica mais acessível ainda com as ofertas de passagens aéreas e seguro viagem do Vai de Promo.

Nosso site centraliza o seu planejamento em um só lugar, com opções das melhores empresas do mercado em uma plataforma segura.

Você pode utilizar nossos recursos e filtros de pesquisa para encontrar passagens aéreas mais baratas e planos abrangentes de seguro viagem. Assim, garante a assistência que precisa em caso de imprevistos ou contratempos.

Aproveite para explorar opções antes de finalizar sua reserva e compare resultados da sua pesquisa para encontrar ofertas que se encaixam no seu plano de viagem.

Nosso compromisso é tornar sua experiência de viagem inesquecível e sem preocupações. Faça uma pesquisa gratuita e descubra que viajar com o Vai de Promo é o maior barato!

Quais lugares fazem parte do Caribe?

Com mais de 800 km de costa e centenas de ilhas paradisíacas, você poderá conhecer toda a exuberância do Caribe durante sua visita à Colômbia.

A região é rica em destinos deslumbrantes e cidades impressionantes que oferecem tudo que você precisa para uma experiência de viagem inesquecível.

Desde as ruas históricas de Cartagena à deslumbrante riqueza natural de Santa Marta, você encontrará destinos fantásticos.

Conheça as principais cidades do Caribe Colombiano!

Cartagena das Índias

Grande estrela do Caribe Colombiano, Cartagena das Índias é uma cidade histórica diferente de tudo que você possa conhecer nas Américas.

Para começar, o destino tem uma área amuralhada parecida com a de cidades medievais europeias. A estrutura servia para defender a cidade dos constantes ataques piratas no período colonial.

Embora as ameaças do mar tenham cessado há alguns séculos, boa parte das muralhas segue de pé, para deleite dos turistas.

Hoje, caminhar pelo centro histórico é como voltar ao passado, em meio a construções que sobreviveram ao teste do tempo.

A história não é, entretanto, a única atração por lá. Você também poderá conhecer praias paradisíacas, especialmente nas ilhas espalhadas pela costa.

A mais famosa é a Playa Blanca, que oferece um cenário verdadeiramente caribenho, com areia bem branquinha e mar azul-turquesa. 

A partir de Cartagena, você pode, ainda, encontrar passeios de barco até outros tesouros tropicais, como o Arquipélago San Bernardo.

Santa Marta

Outro paraíso do Caribe Colombiano é Santa Marta, uma das melhores bases para explorar a região. 

O clima na cidade é diferente do que você encontra em Cartagena, com maior circulação de jovens e mochileiros em busca de aventura. 

O destino fica a 240 km de Cartagena e é um ponto de partida estratégico para quem quer visitar o famoso Parque Tayrona. Mas não é só isso! A cidade também facilita o acesso à encantadora vila de Minca, cheia de cachoeiras!

Em relação às praias, Santa Marta oferece uma bela baía com um calçadão ideal para passeios. Você também poderá explorar uma rua de pedestres movimentada e uma vida noturna cheia de atrações.

Há belíssimas praias ao alcance do visitante, como as paradisíacas Rodadero e Taganga, que oferecem águas tranquilas, vista espetacular e ambiente com toque hippie.

La Guajira

La Guajira
Flickr / CC BY 2.0

A lista de praias do Caribe na Colômbia segue com La Guajira, uma vasta região costeira e semidesértica. A área tem uma beleza selvagem inegável, com gigantescas dunas de areia, salinas e praias encantadoras.

La Guajira conta com uma forte influência da cultura indígena Wayúu, onde você poderá desfrutar das águas cintilantes do Mar do Caribe

Palomino é um dos tesouros de Guajira, onde a atmosfera boêmia atrai viajantes em busca de relaxamento e bem-estar.

Há também belas praias na região de Riohacha, que se destaca pelo compacto centro histórico colonial bem preservado.

Vale lembrar que as belezas de La Guajira são tão abundantes que inspiraram grandes artistas, como o autor Gabriel García Márquez. 

Se possível, visite o Deserto de La Guajira e o Parque Nacional Macuira, onde você poderá se encantar com a exuberância da biodiversidade local.

Isla Barú

Algumas das mais belas praias do Caribe Colombiano estão na Isla Barú, facilmente acessível a partir de Cartagena. Basta um passeio de 45 minutos de barco ou 1 hora de carro para chegar à região a partir da cidade histórica! 

Barú é cercada pelas águas cristalinas da Baía de Cartagena, em meio às belezas do Parque Natural Nacional Los Corales del Rosario e San Bernardo.

As praias da região se assemelham, e muito, às praias da cidade vizinha, como Playa Blanca. Nem todas são de acesso público, mas você não vai se arrepender de pagar para acessar lugares mais exclusivos, mediante day use.

Um fator que adiciona ainda mais interesse à região é a história. No passado, a Isla Barú despertou o interesse de ingleses e espanhóis, tendo sido palco de disputas ferrenhas. 

Na região, há muitos navios naufragados, como o lendário San José, que afundou com um tesouro estimado em bilhões de dólares. 

Se possível, faça o passeio de observação dos plânctons bioluminescentes. Esses micro-organismos emitem luz ao serem agitados na água. A experiência acontece à noite, na região de Puerto Naito

Também não deixe de praticar snorkelling na região. A área tem mar protegido por recifes espetaculares e cheios de vida. 

Taganga

Uma das praias mais bonitas do Caribe Colombiano fica em Taganga, uma pequena vila de pescadores próxima a Santa Marta.

A região é um refúgio para os mochileiros que buscam tranquilidade e praias naturais, especialmente para quem prefere evitar multidões. Assim, é uma alternativa a destinos mais badalados, como a própria Santa Marte

A praia é cênica, cercada por colinas, e a maioria das ruas da cidade é de areia, garantindo uma atmosfera praiana rústica irresistível.

O viajante não encontra infraestrutura robusta por lá, mas pode conhecer uma faceta diferente da Colômbia, muito além das típicas atrações turísticas. 

A vila também está próxima ao Parque Nacional Natural Tayrona e oferece passeios de barco para ilhas e outras praias da região.

Islas del Rosario

Outro destino imperdível do Caribe Colombiano é o arquipélago das Islas del Rosario, também conhecidas como Corales Islas del Rosario.

É um conjunto espetacular de ilhas a pouco mais de 100 km de Cartagena, em meio a recifes de corais e paisagens intocadas. 

O lugar é um dos principais parques nacionais naturais da Colômbia, protegido por leis nacionais desde a década de 1980. Isso garante um ambiente ainda mais selvagem e paradisíaco para o visitante.

A região é bastante popular entre entusiastas de esportes aquáticos, com oferta de atividades como snorkel e pesca. 

O arquipélago tem, ao todo, 23 ilhas, baías e ilhotas, onde você poderá desfrutar de areias brancas, águas cristalinas e paisagens praticamente intocadas. 

San Andrés

A San Andrés, Colômbia, está não apenas entre os destinos mais disputados do Caribe Colombiano, mas de toda a América do Sul.

A ilha vive o verão o ano todo em praias de areia branca com muitos corais e águas que variam do transparente ao azul-turquesa. E, melhor ainda, sempre a uma temperatura agradável.

A ilha é a peça central de um arquipélago que também abriga as paradisíacas Providência e Santa Catalina

Embora seja famosa entre turistas de todo o mundo, San Andrés conseguiu manter suas raízes e sua identidade bem preservadas. Assim, seu roteiro também tem um toque histórico inestimável.

Não deixe de visitar os bairros antigos de San Luis e La Loma, de onde você poderá avistar o litoral e o centro histórico. 

A ilha também é cercada por manguezais que formam verdadeiras florestas aquáticas, facilmente exploráveis em passeios de caiaque. 

Também é possível contratar passeios para ilhotas protegidas, onde você poderá observar iguanas e beija-flores, praias paradisíacas e outros tesouros naturais.

Se possível, faça um passeio de mergulho para conhecer a rica diversidade de vida marinha na região. Você poderá ver de perto peixes de cores vibrantes, ouriços, estrelas-do-mar e anêmonas, entre outros animais incríveis.

Providência

Providência
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Nossa lista de lugares para visitar na Colômbia segue com a Isla de Providência, que fica na mesma região que San Andrés e Santa Catalina. 

O acesso não é dos mais fáceis e baratos, mas aqueles que se aventuram a chegar lá são recompensados com uma experiência incrível. 

A ilha é bem pequena e se destaca por sua geologia vulcânica única. A maioria dos habitantes falam em um dialeto local, o Sanandresan, o que torna a visita ainda mais imperdível.

Você pode explorar praticamente a ilha inteira de bicicleta, graças ao seu tamanho compacto. 

Mas não se deixe enganar pelas dimensões modestas! No mar, você encontra um dos maiores recifes de coral do planeta, com 33 km de extensão.

Paraíso para o mergulho e snorkel, a ilha abriga rica vida marinha, incluindo tubarões, peixes-palhaço, tartarugas e arraias. 

Vale lembrar que Providência faz parte de uma grande área marinha protegida pela Unesco, tamanha sua importância para a biodiversidade do Mar do Caribe.

Arquipélago San Bernardo

Um dos melhores destinos do Caribe Colombiano é o Arquipélago de San Bernardo, composto por ilhas de corais e uma ilha artificial

A região é bastante isolada e não conta com sinal de celular, por exemplo, o que torna o local perfeito para se desconectar. A melhor coisa a fazer por lá é desfrutar das águas cristalinas e das praias de areia branca. 

Cada ilha do arquipélago tem características únicas, sendo Santa Cruz del Islote a mais populosa, com pouco mais de 1.000 habitantes. 

Assim como outras praias da região, você vai encontrar águas cheias de vida, como peixes e tartarugas marinhas. O cenário é perfeito para mergulho e snorkel!

Parque Tayrona

Sem dúvidas, uma das atrações mais famosas do Caribe Colombiano é o Parque Nacional Natural de Tayrona, uma das reservas ecológicas mais renomadas da Colômbia.

O parque é um deleite para quem gosta de beleza selvagem e paisagens exuberantes, além de abrigar várias praias acessíveis por trilhas. E, melhor ainda, pertinho de Santa Marta.

Entretanto, é essa proximidade (e a oferta ampla de passeios até o parque) que torna Tayron um destino que atrai multidões. Por isso, prepare-se para encontrar muitos turistas independentemente da época do ano. 

Além de ter a oportunidade de conhecer tanto praias de seixos quanto de areia branca, você também poderá visitar ruínas arqueológicas aos pés da Sierra Nevada.

Para uma experiência ainda mais imersiva e inesquecível, pode ser interessante passar ao menos uma noite no parque. 

Santa Catalina

A última praia da Colômbia da nossa lista é Santa Catalina, uma pequena ilha vulcânica de apenas 17 km² com uma rica história.

A região já foi dominada por holandeses e ingleses antes de se integrar à Colômbia, e está entre os lugares mais bonitos da costa caribenha colombiana. 

Santa Catalina fica bem ao lado de Providência e pode ser completamente explorada a pé, em poucas horas. A estrutura turística, no entanto, é modesta, com poucas opções de hospedagem e restaurantes.

O acesso é feito pela Ponte dos Namorados, a partir de Providência, e a travessia pode ser feita usando moto-táxi. Há também a possibilidade de fazer um passeio de barco até a ilha.

Durante o passeio, não deixe de conhecer as praias de Fort Bay e Morgan’s Head, onde você poderá conferir de perto canhões antigos.

O que levar em uma viagem pelo Caribe Colombiano?

Para embarcar nessa viagem para o Caribe Colombiano, o ideal é levar apenas o que você pode carregar. Mantendo a bagagem leve, será mais prático aproveitar as praias da região. 

Em vez de optar por uma mala de rodinhas, considere uma mala ou mochila impermeável.  As rodinhas podem ser instáveis em certos terrenos.

Se possível, leve sacos plásticos para proteger seus pertences, pois você pode fazer trajetos em barcos. Assim, não corre o risco de ter nada danificado pela água.

Não se esqueça de levar roupas leves, incluindo trajes de banho, além de óculos de sol e chapéu para se proteger do sol escaldante. O calor é garantido na região o ano inteiro.

Não se esqueça de repelente para afastar os insetos, abundantes na região, e leve calçados confortáveis, como tênis e chinelos. 

Uma câmera fotográfica à prova d’água também é uma excelente dica, pois possibilita captar as belezas subaquáticas durante sua viagem.

E não se esqueça de levar um adaptador de tomada, pois as tomadas na Colômbia são do tipo americano, com dois pinos achatados.

Quantos dias para conhecer o Caribe Colombiano?

Quantos dias para conhecer o Caribe Colombiano?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Caribe Colombiano é uma região imensa, que se estende por vários departamentos e demanda algum tempo para ser explorada.

O número ideal de dias depende diretamente da quantidade de lugares que você pretende conhecer.

Se você tem apenas alguns dias disponíveis, entre quatro e sete dias podem bastar para conhecer algumas atrações, como as de Cartagena.

Para uma experiência mais abrangente, porém, é interessante reservar de uma semana a 10 dias para um roteiro mais completo. Assim, é possível conhecer Cartagena, San Andrés e até outras ilhas, como Providência e Santa Catalina. 

Quem tem duas semanas ou mais para dedicar à viagem poderá explorar com mais calma, visitando as ilhas com tranquilidade.

Quanto custa ir para o Caribe Colombiano?

Ninguém gosta de surpresas financeiras desagradáveis durante as férias, e é importante ter uma ideia realista dos gastos antes de embarcar em uma aventura. 

O Caribe Colombiano é frequentemente considerado o “Caribe barato” por muitos brasileiros. Isso desperta o interesse de viajantes em busca de destinos paradisíacos sem comprometer as finanças. 

Mas o que quer dizer “destino barato”? 

A passagem aérea, uma das maiores despesas em qualquer viagem, custa a partir de R$ 1.700, em condições promocionais. Essas ofertas ocorrem várias vezes ao longo do ano, e podem ser uma oportunidade para economizar. 

Caso você queira fazer o voo de San Andres para a ilha de Providência, deverá pagar a partir de R$ 700

Em relação às acomodações, a região é generosa na oferta, com opções que vão de hostels e resorts luxuosos. Assim, há alternativas para todos os bolsos.

Os preços dos passeios também tendem a ser bastante acessíveis, com opções a partir de 20 mil pesos colombianos.

Sua viagem para a Colômbia mais barata está aqui!

Conte com o Vai de Promo na hora de planejar a sua viagem para o Caribe Colombiano! 

Viajar é uma experiência incrível, mas às vezes os custos podem ser um desafio. O Vai de Promo coloca esse sonho ao seu alcance, por meio de passagens aéreas e seguro viagem mais barato.

Você encontra descontos exclusivos das melhores companhias aéreas e seguradoras por meio de um mecanismo de pesquisa rápido e seguro. 

Então, da próxima vez que você pensar em viajar, lembre-se do Vai de Promo, que te ajuda a viajar muito gastando pouco!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!