Capital do Equador: saiba mais sobre Quito!
Conheça o melhor roteiro de viagens em Quito, e veja tudo que você pode fazer na sua visita à capital do Equador!
A capital do Equador prova definitivamente que o país é muito mais do que apenas o lugar por onde passa a linha imaginária que divide o planeta nos Hemisférios Norte e Sul.
Quito é o retrato perfeito de uma cidade com a cara e a cor da América Latina, cercada pelos imponentes Andes e por surpreendentes belezas naturais, tudo isso a quase 3.000 metros de altitude.
Muitas vezes essa apaixonante cidade sul-americana acaba sendo apenas um ponto de passagem para quem está a caminho do principal destino equatoriano, as Ilhas Galápagos, mas não restam dúvidas: Quito merece um roteiro inteirinho!
Vem conferir o que espera por você na vibrante e apaixonante capital equatoriana!
Como chegar a capital do Equador?
Embora a cidade esteja encravada na Cordilheira dos Andes, rodeada por muitos vulcões e em um dos poucos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil, não é difícil chegar até a capital do Equador.
Confira como chegar a Quito!
A partir do Brasil
Os brasileiros que desejam visitar a cidade de Quito não têm muitas opções: a cidade está bem conectada ao restante do continente pelo Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, a 40 km do centro, endereço de uma das pistas mais longas do mundo, com 4 km.
A Gol opera voos diretos a partir do Brasil até a “cidade do meio do mundo”, enquanto outras companhias aéreas, como Latam, Avianca e Copa, oferecem viagens com conexão em outros destinos da América do Sul.
Depois de desembarcar, você ainda precisa pensar em como se deslocar até o seu hotel, que provavelmente estará a mais de 40 km de distância.
A melhor alternativa é pegar o ônibus executivo AeroServicios até o Parque Bicentenário, ou você vai acabar pagando mais caro por um táxi.
De outros países
Quem está saindo de outros países também fica “sem saída”: a melhor maneira de chegar à andina Quito, Equador, é pelos céus, com desembarque no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre.
No entanto, existem também outras alternativas para a viagem: muita gente prefere circular de ônibus pela América Latina, especialmente se você já estiver nas proximidades, como em roteiros pelo Peru e pela Colômbia.
Só não se esqueça de que os roteiros terrestres podem ser longos e cansativos em decorrência das grandes distâncias. De qualquer forma, também oferecem uma oportunidade para conhecer o país sob uma perspectiva diferente.
Mapa de Quito
Maior que Belo Horizonte, a capital do Equador é considerada a “cidade do meio do mundo” por ficar exatamente onde passa a linha do Equador, que divide o planeta nos Hemisférios Norte e Sul.
Para planejar a sua visita a essa cidade cheia de atrações, destacamos o mapa de Quito com os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro!
Quais documentos levar para o Equador?
Quem vai visitar a capital do Equador ou qualquer outra cidade do país precisa ficar de olho nos documentos obrigatórios que deve portar.
Embora os brasileiros sejam dispensados da exigência de visto para viagens com duração de até 90 dias, outros documentos são obrigatórios, e a ausência desses papéis pode acabar te mandando de volta para casa!
O viajante precisa apresentar passagens aéreas de volta (ou saída do Equador) e passaporte (com validade mínima de seis meses após a data de embarque).
Se você não tem passaporte, pode entrar no país com sua cédula de identidade (RG), com, no máximo, 10 anos desde a data de emissão e em excelente estado de conservação.
Além disso, é fundamental apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela, bem como seguro viagem obrigatório.
Quem comprovar o esquema de vacinação completo contra o COVID-19, por sua vez, estará isento de requisitos de teste e/ou quarentena.
Moeda do Equador: dicas para o câmbio no país
O Equador passou por uma gravíssima crise econômica na década de 1990, resultando em recessão, inflação e desvalorização da antiga moeda local, o sucre.
Por essas e outras, desde 2000 o país adotou o dólar norte-americano (é isso mesmo que você leu, a moeda dos Estados Unidos) como moeda oficial.
Mas fique atento, porque as moedas e notas de dólar do Equador são aceitas exclusivamente no Equador, isto é, não têm validade em outros países que também utilizam o dinheiro americano.
E não é só isso: diferentemente de outros países latino-americanos, você dificilmente conseguirá utilizar reais durante a sua viagem ao Equador.
Além disso, como o real não é bem-aceito por lá, a cotação de conversão também não é interessante. Ou seja, vale a pena fazer o câmbio ainda no Brasil, antes de embarcar para o Equador, para garantir taxas mais vantajosas.
Onde se hospedar na capital do Equador?
Decidir onde ficar na capital do Equador é mais fácil do que você possa imaginar. A cidade conta com apenas duas regiões indicadas para hospedagem, então basta escolher qual delas tem mais a sua cara antes de reservar o seu hotel.
O centro histórico, ou Old Town, é a região mais procurada por turistas. É ali que ficam as principais atrações históricas, os hotéis mais econômicos e a maior concentração de bares, restaurantes e lojas da cidade.
Nem todo mundo, porém, gosta da experiência de ficar em Old Town, uma área em que o movimento é intenso a qualquer hora do dia e o trânsito tende a ser caótico, barulhento e irritante, sobretudo nos horários de pico.
Nesse caso, a melhor alternativa é se hospedar em La Mariscal, o bairro boêmio de Quito, a 5 km do centro histórico, recheado de bares, restaurantes e casas noturnas, especialmente nos arredores da Praça Foch.
Não gostou das opções acima? Vale a pena considerar a hospedagem em Guápulo e La Floresta, bairros famosos por sua cena artística e atmosfera alternativa.
Em contrapartida, como essas regiões não contam com muitos hotéis, ficar em Guápulo ou La Floresta também significa pagar mais caro em diárias.
Quando ir a Quito?
Embora a capital do Equador esteja a quase 3.000 metros acima do nível do mar e em meio ao sobe e desce dos Andes, o clima na região é razoavelmente estável ao longo do ano inteiro.
Isso só é possível por conta da localização de Quito, que fica sobre a Linha do Equador, onde o clima é praticamente o mesmo no decorrer dos 365 dias do ano.
O que isso quer dizer? Que os termômetros variam muito pouco, ficando sempre com mínima de 9ºC e máxima de 20ºC, não importa o mês ou a estação.
A estabilidade climática, entretanto, não se estende para a chuva. Isto é, existem meses bem mais chuvosos na cidade: de março a maio.
No restante do ano, você não precisa se preocupar com o regime pluviométrico, especialmente entre junho e setembro, quando praticamente não chove na cidade.
O que fazer em Quito, Equador?
A cidade do meio do mundo é um daqueles destinos que convidam o viajante a explorar seu passado, sua gastronomia e sua arquitetura, provando que há muito mais no Equador que apenas a badalada Galápagos.
Quer desvendar os verdadeiros tesouros equatorianos e da América do Sul? Então vem descobrir o que fazer em Quito!
O que fazer na capital do Equador à noite?
A noite na capital do Equador é mais animada na região de La Mariscal, reduto da elite de Quito e bairro com a maior concentração de bares, restaurantes e casas noturnas na cidade.
Sobretudo nas proximidades da Praça Foch, você poderá escolher entre dezenas de opções gastronômicas e de lazer, especialmente depois do pôr do sol, quando as ruas da região ficam lotadas de turistas de todos os cantos, sobretudo de quinta a domingo.
Quem prefere uma atividade mais tranquila para a noite pode gostar de fazer o passeio de teleférico após o anoitecer. Assim, você terá a oportunidade ímpar de conhecer as luzes da cidade de um ponto de vista bem diferente.
O que fazer na capital do Equador com chuva?
Se o clima não cooperar e você for surpreendido pela chuva durante sua visita a Quito, Equador, não se preocupe. Existem boas opções cobertas para o seu roteiro pela cidade.
Nesse caso, a melhor opção é dar preferência a passeios em espaços fechados, como os museus locais. Visite o Museo Templo del Sol Pintor Ortega Maila, o Museo Casa del Alabado, o Museo Nacional de Equador e a Casa Museo Guayasamin.
Aliás, se você gosta de templos históricos, faça uma visita guiada à Fundación Iglesia de la Compañía e aproveite para conhecer a Basílica del Voto Nacional e La Capilla del Hombre.
A lista de atrações histórico-religiosas da cidade inclui, ainda, a Iglesia de Santo Domingo, a Catedral Metropolitana de Quito, a Basílica de Nuestra Señora de la Merced e o Museo Fray Pedro Garcial.
Quer mais? Você também não vai se arrepender de aproveitar o dia chuvoso para conhecer a Iglesia y Convento de San Francisco, o Palacio del Gobierno e o colorido Mercado Central de Quito.
O que fazer em Quito de graça?
Você não precisa desembolsar pequenas fortunas para curtir as atrações da cidade de Quito. Existem muitos pontos turísticos com entrada gratuita na cidade.
Vale a pena passear sem pressa pelo centro histórico, desvendando a arquitetura e as preciosidades históricas da região, como a Plaza Grande e o Palácio de Carondelet, casa do presidente equatoriano, com entrada franca.
Além disso, todos os parques públicos da cidade estão abertos ao público gratuitamente: que tal aproveitar para passar um tempinho ao ar livre?
A lista é grande: Parque La Carolina, Parque Itchimbía, Parque Bicentenario, Parque Guápulo, Parque La Alameda e muitos outros, todos bem pertinho do centro!
O que fazer na capital do Equador com crianças?
Quem está viajando em família também não deve ter dificuldades para montar seu roteiro pela capital do Equador. Quito é uma cidade cheia de atrações para todas as idades, inclusive para crianças.
Você pode montar um roteiro pelos parques da cidade ou aproveitar para passear no Teleférico de Quito, que oferece vistas incríveis de toda a metrópole e dos Andes.
As crianças também gostam de visitar o Museo Intinan, dedicado à Linha do Equador, onde os pequenos podem fazer experiências divertidas para entender a influência da linha imaginária no dia a dia terrestre.
Não deixe de levar a sua família até o Parque Mitad del Mundo, com inúmeras atividades lúdicas, interativas e científicas que ajudam a compreender ainda mais a Linha do Equador.
Onde comer em Quito, Equador?
Nada melhor que aproveitar a sua visita a Quito, Equador, para experimentar as delícias da rica gastronomia equatoriana, não é mesmo?
Na hora de escolher onde almoçar ou jantar, as melhores opções estão concentradas em duas regiões: o centro histórico e o bairro La Mariscal, melhor ponto da cidade para conhecer a culinária local.
Outros lugares para conhecer perto de Quito
Depois de desvendar as atrações mais incríveis da capital do Equador e de mergulhar na cultura local, pode ser uma boa ideia estender o seu roteiro até alguns destinos nos arredores da cidade.
A apenas 40 minutos de voo fica a simpática cidade de Cuenca, uma das maiores do país, fundada no século XVI e tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco por sua imensa importância histórica.
Lá você pode conhecer os tesouros arqueológicos do Museu Remigio Crespo Toral, conhecer a melhor fábrica do mundo de chapéus Panamá, passear pelo centro histórico e visitar dezenas de igrejas centenárias.
Prefere um destino ainda mais perto? A histórica cidade de Santo Domingo de los Colorados fica a apenas 150 km e está recheada de atrações antigas.
Para um passeio ainda mais diferente, viaje 380 km a partir da capital equatoriana para chegar às belas praias de Manta, banhadas pelas águas azuis (e geladas!) do Oceano Pacífico.
E como ignorar as famosas Ilhas Galápagos? O arquipélago que inspirou Charles Darwin a escrever sua obra-prima, A Origem das Espécies, não fica muito perto (está a 1.330 km), mas certamente está entre os melhores destinos de toda a América do Sul!
Continue sua leitura!