Cáli, Colômbia: saiba o que fazer na “Capital da Salsa”
Reconhecida mundialmente por sua ligação com a dança salsa, Cali, Colômbia, é uma cidade de forte riqueza cultural e atrações imperdíveis!
Cáli, Colômbia, oficialmente chamada Santiago de Cáli, é o principal destino do Valle del Cauca, além de ser uma das cidades mais antigas do continente.
Fundada em 1536 pelos espanhóis, a cidade é apenas três anos mais jovem que Cartagena das Índias e dois anos em relação a Bogotá.
Mas não se engane, pois Cáli é muito mais do que um mero destino cheio de história.
Esse vibrante centro de cultura que conquistou reconhecimento mundial com sua famosa salsa e surpreende pela diversidade étnica.
Desde o currulao e a rumba até a contagiante salsa, a cidade abraça sua herança musical de maneira apaixonada. O resultado são ruas animadas, quase sempre regidas por muita festa e dança.
Há muito a se conhecer por lá, como a Igreja de La Merced, o Museo La Tertulia, o mirante de Cristo Rey e muito mais.
Neste guia, você vai descobrir quais os melhores atrativos da cidade e os segredos que fazem desta cidade colombiana um destino imperdível!
Como chegar em Cáli?
Cáli é uma cidade da Colômbia situada no sudoeste do país, no departamento de Valle del Cauca.
O destino fica a uma altitude de 995 metros, encravada nas encostas, a cerca de 450 km da capital, Bogotá, e 415 km de Medellín.
Com mais de 2,3 milhões de habitantes, Cáli é um importante pólo industrial e comercial, além de ser um destino turístico fascinante.
Confira como visitar o destino!
A partir do Brasil
Brasileiros com destino a Cáli, Colômbia, devem encarar uma viagem dividida em algumas etapas.
Para começar, você precisa chegar à Colômbia, o que pode ser feito por meio de companhias aéreas como Avianca, Copa, United e LATAM. Há opções de voos com uma ou duas escalas com destino a Bogotá.
Depois de chegar à capital colombiana, você precisará pegar um outro voo para chegar a Cáli, com duração média de 1 hora.
O Aeroporto Internacional Alfonso Bonilla Aragón está situado a 20 km do centro. O local conta com oferta de ônibus executivos e urbanos, táxi, Uber e aluguel de carros.
O ônibus executivo é, em geral, uma forma prática e econômica de deixar o aeroporto rumo ao hotel. Há balcões de atendimento localizados no primeiro andar do saguão de desembarque, onde você pode adquirir passagens.
De outras cidades na Colômbia
Cáli, Colômbia, também é perfeitamente acessível para quem já está viajando pelo país. Nesse caso, você ganha mais possibilidades de viagem, como o trajeto terrestre de carro ou ônibus.
A cidade de Cáli é um importante destino de voos nacionais na Colômbia. Assim, você não deve ter dificuldades para encontrar passagens a partir de outros destinos do país.
Há até oferta de voos econômicos oferecidos por empresas como Viva Air e Wingo.
Se você prefere a via terrestre, pode pegar um ônibus que faz a ligação entre Cáli e várias cidades colombianas. Nesse caso, porém, o tempo pode ser um fator importante.
A rota a partir de Bogotá, por exemplo, percorre aproximadamente 460 km. A distância não é tão grande, mas o tempo de viagem, sim. Você vai precisar de mais de 10 horas para superar as estradas sinuosas pelo caminho.
Vai dirigir? A Rodovia Pan-Americana (Rota 25) conecta a cidade a Bogotá, Popayán e outras cidades do país. Para roteiros pelo Valle del Cauca, como Palmira e Buga, pegue a Rota 4.
Caso você esteja vindo da costa do Pacífico, percorra a Rota 50, enquanto a Rota 80 liga Cáli ao oeste colombiano, como Yumbo e Darién.
Cáli, Colômbia: mapa
Estamos falando de uma das maiores cidades colombianas, com mais de 2 milhões de habitantes e o dobro do tamanho de Belo Horizonte.
Por isso, circular por Cáli requer planejamento.
A cidade tem boa infraestrutura, com BRT e ônibus. Você também poderá utilizar táxis e Uber para circular.
Só não se esqueça de que o trânsito pode ser caótico, sobretudo nas horas de rush. Nesse caso, planeje-se para que o impacto no tempo de deslocamento seja menor.
Veja onde fica Cáli, Colômbia, no mapa!
Quando ir a Cáli?
Cáli, Colômbia, não fica à beira-mar, mas é diretamente influenciada pelos ventos que sopram do Oceano Pacífico. Assim, as temperaturas tendem a ser agradáveis durante todo o ano.
A temperatura média da cidade fica em torno de 26ºC. As mínimas raramente caem abaixo dos 19ºC.
Se os termômetros não variam muito, o mesmo não pode ser dito sobre as chuvas. A precipitação média anual é elevada, em torno de 1.000 milímetros, e a umidade relativa do ar é cerca de 75%.
Assim, vale a pena escolher estações mais secas para explorar a cidade: dezembro a fevereiro e de junho a agosto.
Nesses períodos, as chuvas são menos frequentes e o clima não deverá impactar negativamente a sua experiência.
O mês de agosto é particularmente especial na cidade, pois é quando acontece o Festival de Música do Pacífico. É uma oportunidade única para vivenciar as ricas manifestações culturais da região.
Por outro lado, as estações chuvosas ocorrem de março a maio e de setembro a novembro. Outubro e abril são os meses mais chuvosos.
Ainda assim, um dos principais eventos locais acontece em setembro: o Festival Mundial de Salsa. A festa reúne dançarinos de todo o mundo para apresentações, oficinas e debates.
Onde se hospedar em Cáli, Colômbia?
Cáli, Colômbia, é um destino turístico consagrado e, como tal, oferece uma grande diversidade de opções de hospedagem. Você vai encontrar desde albergues econômicos até hotéis de luxo, nas mais diversas faixas de preço.
A região mais privilegiada em relação aos principais pontos turísticos é o animado bairro de San Antonio. A região reúne vários casarões coloniais e oferece uma experiência histórica irresistível.
A maior vantagem de ficar em San Antonio é a curta distância de restaurantes, bares e atrações como os mirantes Cristo Rey e Tres Cruces.
Outra região interessante para ficar é o bairro El Peñon, no meio do caminho do centro histórico ao rio Cáli. É uma localização que permite fácil acesso aos principais pontos de interesse.
Se você preferir uma atmosfera mais moderna, a região de Granada é uma excelente escolha. É a área mais contemporânea de Cáli, com excelente oferta de restaurantes e entretenimento.
Quer ficar no coração cultural da cidade? O bairro de Juanchito é considerado o bairro da salsa e abriga bares famosos, como Zaperoco e La Topa Tolondra.
Caso você prefira uma experiência mais sofisticada, fique no bairro de Ciudad Jardin. A região de alto padrão tem muitos espaços verdes e excelentes restaurantes.
Quantos dias ficar em Cali?
É possível passar vários dias explorando os encantos da cidade de Cali, que certamente abriga inúmeras atrações.
Para uma experiência mais completa, pode ser interessante ficar pelo menos uma semana ou mais.
Caso você esteja fazendo um roteiro mais extenso pela Colômbia e deseja limitar sua estadia na cidade a um período mais curto, não se preocupe. Com um pouco de organização, de dois a três dias podem bastar.
Se você pretende um roteiro pelos arredores da cidade, é interessante adicionar alguns dias extras à sua estadia.
O Vai de Promo te leva à Colômbia pelo menor preço do mercado!
O Vai de Promo possibilita conhecer tudo que Cáli, Colômbia, tem a oferecer sem comprometer a sua vida financeira.
Nosso site é uma ferramenta valiosa para economizar, levando até você as melhores promoções de passagens aéreas, seguro viagem e hospedagem do mercado.
Afinal, bastam alguns cliques para desvendar descontos exclusivos e tarifas imbatíveis nas melhores empresas.
Você ainda pode emitir suas passagens na hora, assegurando a tranquilidade que precisa para viver uma experiência incrível.
Aproveite para utilizar o nosso comparador para encontrar o melhor seguro viagem para a sua aventura colombiana. Assim, você pode curtir tudo com a confiança de que estará amparado em caso de necessidade.
E, caso surjam dúvidas ou necessite de assistência em qualquer etapa do processo, nossa equipe de especialistas está à disposição para te auxiliar!
O que fazer em Cáli, Colômbia?
Entre clubes de salsa, igrejas históricas e construções icônicas, Cáli pode agradar a todos os tipos de viajantes. Versátil e moderna, a cidade mantém sua história preservada e não economiza na oferta de atrativos.
Quer saber mais? Veja o que fazer em Cáli, Colômbia!
Cerro de Cristo Rey
O Cerro de Cristo Rey é um dos pontos mais elevados de Cáli, Colômbia, despontando a mais de 1.440 metros de altitude.
É possível chegar ao topo da colina, onde fica o monumento que celebra o fim da Guerra dos Mil Dias. A estátua de Cristo tem 26 metros de altura e foi assinada pelo escultor italiano Alideo Tazzioli.
O próprio trajeto até lá é encantador e oferece muitas chances de tirar belas fotos para o seu álbum de viagem.
A entrada para o Cerro de Cristo Rey é gratuita. É possível visitar o lugar todos os dias, das 8h às 23h.
Iglesia San Francisco
Atração histórica mais importante de Cáli, Colômbia, a Iglesia San Francisco é uma das jóias do centro histórico da cidade.
Construída a partir do século XVIII, essa igreja pertence a um complexo religioso que inclui também um convento, uma capela e um museu.
A Iglesia San Francisco tem uma peculiar fachada de tijolos e uma impressionante torre de mais de 20 metros de altura.
O interior, em estilo barroco, é decorado com 12 esculturas de São Francisco.
Parque Del Perro
Quem busca atrações gratuitas para explorar em Cáli, Colômbia, pode gostar do Parque Del Perro, no bairro de San Fernando.
O parque é mais do que apenas um parque de cães: é um centro gastronômico e comercial que atrai muitos visitantes todos os dias.
Que tal saborear os melhores quitutes em um ambiente tranquilo, enquanto observa os cachorros em espaços projetados para a diversão canina?
Bosque El Descanso
Uma das melhores atrações nos arredores de Cáli, Colômbia, o Bosque El Descanso pode ser uma surpresa incrível para o seu roteiro de viagem.
O parque fica nas proximidades da cidade e é um refúgio para entusiastas do ecoturismo e da natureza.
O santuário natural permite aos visitantes se reconectar com o mundo natural, com trilhas e suas cachoeiras impressionantes.
Decerto, os tobogãs naturais e jacuzzis ao longo do rio proporcionam uma dose adicional de diversão e relaxamento.
O local é muito procurado por famílias e grupos de amigos que desejam desfrutar de atividades aquáticas em um ambiente natural deslumbrante.
É possível até passar a noite no Bosque El Descanso, em acomodações únicas no meio da floresta, como cabanas e camping.
Museo de Arte Colonial y Religioso La Merced
Você não pode deixar a cidade antes de visitar o Museu de Arte Colonial y Religioso La Merced, em Cáli, Colômbia.
O acervo do museu é formado por uma grande coleção de arte colonial, incluindo peças que datam do século XVI.
O lugar é considerado um monumento nacional e pode ser uma excelente alternativa de passeio, especialmente em dias chuvosos.
A coleção inclui cerâmicas espanholas, esculturas, mobiliário histórico, jóias, peças decorativas, livros e muito mais. É como uma janela para a rica história colonial da cidade!
Além disso, o museu fica em um terreno amplo muito agradável, cheio de árvores.
Gato de Tejada
O Gato de Tejada não é exatamente uma atração imperdível, mas pode tornar o seu roteiro por Cáli, Colômbia, mais divertido.
Tudo começou quando o artista Hernando Tejada produziu uma escultura de gato para simbolizar sua paixão pelos felinos. A peça em bronze fundido tem mais de 3 metros de altura e comprimento, pesando 3 toneladas!
Desde que o famoso Gato de Tejada foi inaugurado, em 1996, tornou-se um símbolo da cidade e ganhou companhia.
Outros grandes artistas colombianos criaram suas próprias versões de gatos para acompanhar o lendário felino de Cáli.
Hoje, é possível fazer um agradável roteiro a pé pela região, à beira-rio, enquanto conhece as curiosas esculturas de gatinhos!
Zoológico de Cali
A natureza é preciosa em Cáli, Colômbia, e um lugar interessante para conhecer a rica biodiversidade da região é o Zoológico da cidade!
A apenas 2 km do centro, o zoo é considerado um dos melhores do país!
Ali, você terá a chance de conhecer diversas espécies típicas da Colômbia, além de animais de outros cantos do mundo. A lista inclui capivaras, tigres de bengala e macacos.
Até mesmo caminhar entre as galerias do zoológico é agradável, já que o rio Cáli atravessa os jardins e torna o lugar ainda mais convidativo.
Pance River
Um dos principais rios que passa por Cáli, Colômbia, é o rio Pance, verdadeiro oásis de tranquilidade em meio ao ritmo agitado da cidade.
O rio tem águas cristalinas, que costumam refrescar os moradores e turistas nos dias mais quentes.
As margens do rio se transformam em praias, com famílias inteiras a se divertir em suas piscinas naturais formadas entre as pedras.
Ao longo do rio Pance há algumas cachoeiras que tornam o visual ainda mais selvagem e bonito.
É perto do rio, aliás, que fica o famoso local de peregrinação de Buga, cidade da Basílica do Senhor de los Milagros. A região atrai milhares de peregrinos e turistas todos os anos.
Onde comer em Cáli, Colômbia?
Toda a riqueza gastronômica do país está viva em Cáli, Colômbia, onde você poderá experimentar os melhores sabores locais.
O turístico bairro de San Antonio é o principal polo gastronômico da cidade, com ampla oferta de restaurantes e cafés. É um local agradável para a hora da refeição, especialmente pela atmosfera histórica que oferece.
Você também pode gostar dos restaurantes da região de El Peñon, entre o centro histórico e o rio. O bairro é famoso pelos estabelecimentos mais requintados, muitos deles focados em cozinha internacional.
Granada, a região mais moderna da cidade, também é uma excelente escolha para a hora da refeição. A variedade é tamanha que você pode encontrar desde comida de rua até jantares sofisticados!
Como é viver em Cáli?
Cáli, Colômbia, é considerada um dos melhores lugares para viver no país sul-americano, sobretudo pelo clima agradável ao longo de todo o ano.
Mais que isso: a cidade tem boa infraestrutura, transporte público relativamente eficiente e sedes de algumas grandes empresas.
O custo de vida também pode ser atrativo, especialmente em comparação a grandes cidades de países vizinhos, incluindo o Brasil.
O salário mínimo na Colômbia é de cerca de US$ 242 (pouco mais de 1 milhão de pesos colombianos).
Em média, o custo de vida para duas pessoas que vivem no centro da cidade giram em torno de US$ 450 (1,9 milhão de pesos colombianos).
A região também oferece muitas atrações para quem gosta de desfrutar do ar livre e da natureza, bem como tem uma vida noturna animada.
Cáli, Colômbia: curiosidades!
Conhecer algumas curiosidades de Cáli, Colômbia, pode tornar a sua experiência de viagem ainda mais interessante e rica.
Afinal, estamos falando de uma das primeiras cidades das Américas, datada de 1536.
A localização a mais de 1.000 metros de altitude pode causar alguns efeitos desagradáveis. A solução, porém, é simples: mantenha-se bem hidratado.
A cidade tem uma rica tradição esportiva, tendo sido o único destino colombiano a sediar os Jogos Pan-Americanos, em 1971.
A história também é marcada pelo rastro sangrento do famigerado Cartel de Cali, liderado pelos irmãos Rodriguez.
O grupo foi um dos maiores responsáveis pelo narcotráfico na história mundial e forneceu a maior parte da cocaína consumida em todo o planeta.
Desde o desmembramento do cartel, entretanto, Cáli tem reescrito seu histórico de violência, sobretudo com base na cultura e na educação.
Como muitas outras cidades colombianas, a cidade tem áreas consideradas mais seguras e outras que podem ser mais propensas a problemas de segurança. Todavia, as regiões turísticas costumam ser bem policiadas.
Capital da Salsa
É impossível falar de Cáli, Colômbia, sem mencionar sua fama de “Capital da Salsa”. A reputação é mais do que merecida.
Em geral, a cidade é verdadeiramente apaixonada por salsa. A música e a dança estão enraizadas em sua cultura e podem ser apreciadas em diversas regiões.
Você provavelmente não vai caminhar por muito tempo sem ouvir o som animado por toda a cidade. É comum até mesmo ver pessoas dançando em parques e praças!
Por essas e outras, mesmo que você não seja um dançarino experiente, é quase obrigatório experimentar alguns passos enquanto estiver por lá. Há ampla oferta de aulas de salsa para turistas em várias academias e hostels.
O que fazer em Cáli em 2 dias?
Se você procura o que fazer em Cáli em 2 dias, há algumas atrações que não pode perder.
Comece o seu roteiro com uma visita à Igreja de La Merced e siga para o museu anexo. Ali, você poderá aprender muito sobre a história local em um curto passeio.
Posteriormente, vá para o bairro de San Antonio, caminhe pelas ruas históricas e aprecie as construções coloniais. Aproveite para subir o Cerro de San Antonio para contemplar uma vista espetacular de Cáli.
À noite, nada melhor que mergulhar na tradição da Capital Mundial da Salsa. Há muitos bares de salsa locais, como Zaperoco ou La Topa Tolondra, que podem render uma noite muito divertida.
No dia seguinte, passeie pelo bairro moderno de Granada e saboreie um café da manhã em um dos cafés da região. Além disso, você pode visitar o Cerro de Cristo Rey, uma das atrações mais imperdíveis da cidade.
Ao sair do mirante, conheça o Zoológico de Cáli e visite o bairro de Juanchito, o bairro da salsa. Se tiver tempo suficiente, você poderá até fazer uma aula experimental de dança antes de ir embora!
Conheça as melhores atrações da Colômbia com o Vai de Promo!
Você pode conhecer as melhores atrações de Cáli, Colômbia, por um preço que cabe no seu orçamento. E para isso, a melhor é sem dúvida acessar o site do Vai de Promo!
Nossa página reúne as melhores companhias aéreas, hospedagens e opções de seguro viagem para que você não precise abrir mão da economia para viajar.
Utilize os filtros de pesquisa e o exclusivo comparador de seguros do Vai de Promo para encontrar descontos imbatíveis para os melhores destinos do mundo.
O viajante conta, ainda, com condições facilitadas de pagamento, para que você possa planejar sua viagem sem se preocupar com os boletos!
Visite nosso site agora mesmo e descubra as promoções exclusivas que preparamos para você. O mundo está te esperando: Vai de Promo!
Continue sua leitura!
- Praias em Alagoas: conheça as melhores e saiba quais visitar!
- Praias de Pernambuco: descubra quais são as 10 melhores!
- Praias da Paraíba: descubra o que fazer nos litorais norte e sul!
- Passagens baratas: entenda as promoções do Vai de Promo!
- Praias do Maranhão: saiba quais são as 15 melhores do estado!