Ir para o site

×

×

Bordeaux, França: onde ficar, quando ir e o que fazer

Famosa pela qualidade de seus vinhos, Bordeaux, França, é um destino escondido que ganhou vida após um grande projeto de revitalização.

Por muito tempo, Bordeaux, França, carregou o apelido de “A Bela Adormecida”, mas não restam dúvidas: a cidade está mais acesa do que nunca!

Paraíso para quem gosta de vinho e boa gastronomia, a cidade francesa deixou os dias de trânsito congestionado e edifícios abandonados para trás.

Um audacioso projeto de revitalização emergiu, como um sopro de vida, transformando a paisagem em uma sinfonia de renovação e renascimento

Esse processo de renovação massiva não apenas trouxe Bordeaux de volta à vida, mas a elevou a um patamar que lhe valeu reconhecimento internacional. 

As margens do majestoso rio Garonne foram transformadas em um espetacular parque público que oferece um refúgio sereno para os cidadãos e visitantes. 

O centro histórico foi reconfigurado para acolher pedestres e ciclistas, permitindo a apreciação plena de sua arquitetura centenária e charme inigualável. Os modernos trams conferiram à cidade uma eficiência sustentável de transporte. 

As fachadas de pedra calcária dos edifícios que remontam ao século XVIII foram devolvidas à sua antiga glória. Como resultado, a cidade ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

A revolução de Bordeaux redefiniu a identidade da cidade, que passou a atrair residentes de diversas partes da França, em especial de Paris. 

Porta de entrada para uma das mais prestigiosas regiões vinícolas da França, a cidade se tornou um mosaico vivo de jardins, parques e outros encantos. 

Muito mais do que uma cidade dedicada aos vinhos, a cidade é um testemunho inspirador de como um esforço coletivo pode resgatar um tesouro adormecido. Descubra por quê!

Como chegar em Bordeaux, França?

Como chegar em Bordeaux, França?
Flickr / CC BY-SA 2.0

Aninhada no cenário sudoeste francês, a cidade de Bordeaux, França, tem uma localização geográfica que a faz brilhar como um diamante na região. 

O destino fica a aproximadamente 500 km de Paris e Lyon. Além disso, fica a apenas 245 km da cidade de Toulouse. A posição estratégica no mapa a conecta a cidades emblemáticas de toda a França. 

A cidade, considerada a capital dos vinhos do país, foi construída perto do Golfo de Biscaia e está a apenas 200 km da divisa com a Espanha.

Confira como chegar até lá!

A partir do Brasil

No momento, nenhuma companhia aérea opera voos diretos a partir do Brasil com destino ao Aeroporto de Bordeaux, França. Mas não se preocupe, porque não é muito difícil chegar à cidade.

Afinal, se Bordeaux não recebe voos diretos, o mesmo não pode ser dito de Paris. A capital francesa recebe uma oferta regular de voos diretos e com conexões a partir de várias cidades brasileiras. 

Depois, é só seguir viagem de avião, trem, ônibus ou carro.

A partir de Paris, uma das principais formas de ir até a cidade dos vinhos é o eficiente sistema de trens de alta velocidade (TGV). É uma alternativa rápida e confortável de viagem, com estações centrais bem localizadas nas duas cidades. 

Você também pode optar por pegar um voo doméstico de Paris para o Aeroporto de Bordeaux-Mérignac. Essa é uma saída especialmente conveniente para quem busca uma opção mais rápida de viagem.

Se você quiser alugar um carro para explorar as paisagens do interior da França em uma road trip, pode viajar a partir de Paris pela rodovia A10.

De outras cidades francesas

Não há maneira mais charmosa de chegar a Bordeaux, França, do que pelos trilhos. O país europeu tem uma extensa rede ferroviária que conecta as principais cidades de forma eficiente e segura.

E tem mais! O país também conta com uma rede de trens de alta velocidade, que fazem longas distâncias em um tempo reduzido. A partir de Paris, por exemplo, a viagem leva pouco mais de 3 horas.

O trem também é uma opção interessante para quem está em uma das cidades mais próximas, com ampla oferta de horários e rotas. 

Os viajantes que preferem dirigir até o destino podem escolher entre excelentes estradas para fazer o trajeto. 

A A62 é a rota ideal para quem sai de Toulouse, enquanto a A63 liga a cidade à região costeira, como Bayonne e Biarritz. Há, ainda, a A11, via Le Mans, a A89 a partir de Lyon, e muitas outras.

Bordeaux, França: mapa

A recente revitalização tornou a cidade uma referência mundial em acessibilidade. Há excelente confluência entre o transporte público e vias bem cuidadas para pedestres e ciclistas. 

A cidade também é conhecida por sua rede de trams (bondes), uma das formas mais convenientes de se locomover pela cidade. 

O resultado é um ambiente agradável para passeios a pé, que parece convidar o viajante a explorar os encantos da cidade a cada esquina.

Veja onde fica Bordeaux, França, no mapa!

Qual a melhor época para visitar Bordeaux?

A cidade de Bordeaux, França, tem quatro estações muito bem definidas, e a melhor delas para explorar a cidade depende de alguns fatores.

Para começar, quem não gosta de frio deve evitar viajar entre novembro e março. Nesse período, as mínimas ficam em torno de 3ºC, chove bastante e os dias têm menos horas de sol. 

Em contrapartida, é a melhor época para conhecer os mercados de Natal e, de quebra, economizar em hospedagem e passagens aéreas.

O verão, por outro lado, tem temperaturas mais elevadas (com máximas de 28ºC), mais horas de sol diárias e cidade cheia. É comum haver shows, festivais e eventos culturais ao ar livre nesse período.

Mas prepare-se para encontrar a cidade em plena alta temporada! A cidade é invadida por multidões de turistas nessa época, em razão das férias escolares na Europa.

A primavera, entre março e junho, pode ser uma escolha tentadora. Nessa época, o clima começa a se aquecer e a cidade ganha vida com a floração de jardins e parques. 

Também é possível fazer passeios de barco pelo Rio Garonne, conhecer vinícolas e passar tempo de qualidade ao ar livre.

O outono, de setembro a novembro, é a estação da colheita das uvas, que cria uma atmosfera animada na cidade. Muitas vinícolas realizam eventos e festivais relacionados ao vinho nesses meses.

Bordeaux, França: onde ficar?

Bordeaux, França: onde ficar?
Villa Erizio – Bordeaux Centre

Encontrar lugares interessantes onde ficar em Bordeaux, França, é mais fácil do que você imagina. A cidade tem uma estrutura de hotelaria ampla e diversificada, com opções em diversos estilos.

Se você busca ficar no coração pulsante da cidade, o centro histórico de Bordeaux é uma excelente escolha. Aqui, você estará rodeado por ruas de paralelepípedos, edifícios centenários e muitas opções gastronômicas. 

Além disso, alguns dos principais pontos turísticos estão no centro histórico, a uma curta distância a pé. 

Outra possibilidade de estadia é o bairro boêmio de Chartrons. A região é famosa por suas lojas de antiguidades, galerias de arte e atmosfera boêmia, surgindo como boa opção para quem busca uma estadia mais descontraída. 

O Quartier Saint-Michel é também interessante para quem gosta de uma atmosfera mais despretensiosa. 

O bairro é conhecido por sua diversidade cultural e vida noturna animada, com direito a uma ampla seleção de restaurantes étnicos e tradicionais. 

Todavia, se você deseja ficar perto do rio e desfrutar de vistas deslumbrantes, o bairro de Bacalan é uma ótima opção. 

Esta área mais tranquila é famosa pelo Cité du Vin, o museu do vinho, e também oferece um ambiente mais relaxado perto do Garonne. 

Caso você queira ficar no coração da vida noturna, pode escolher um hotel em Saint-Pierre. O bairro reúne muitos bares, clubes e espaços de música ao vivo.

Conheça os melhores destinos na França com o Vai de Promo!

Bordeaux, França, vai ficar ainda mais perto com as ofertas imperdíveis do Vai de Promo. Com nossos descontos exclusivos, explorar destinos incríveis ficou ainda mais fácil!

No Vai de Promo, você encontra ofertas de passagens aéreas e seguro viagem pelo melhor custo-benefício. Afinal, esse item é obrigatório para quem visita o país europeu! 

Na plataforma do Vai de Promo, você encontra todo o conforto de escolher entre uma variedade de planos de seguro viagem, garantindo tranquilidade em cada passo da sua aventura. 

Além disso, nossa equipe de atendimento está pronta para proporcionar uma experiência excepcional, garantindo que você esteja preparado para sua jornada!

O que fazer em Bordeaux e arredores?

Essa apaixonante cidade francesa tem charme palpável nas ruas agradáveis, repletas de bistrôs convidativos, e na atmosfera jovem que permeia a paisagem. 

Com mais de 350 edifícios classificados como monumentos históricos, a cidade é uma celebração do equilíbrio entre tradição e modernidade. 

Carinhosamente apelidada de “pequena Paris”, Bordeaux carrega o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e muitas atrações incríveis.

Sua atmosfera contagiante e seu “joie de vivre” são difíceis de resistir. Vem conferir o que fazer em Bordeaux, França! 

Pont de Pierre

A Pont de Pierre é uma majestosa ponte de pedra que atravessa o Rio Garonne, com quase 500 metros de extensão.

A estrutura foi construída por ordem de Napoleão Bonaparte e é considerada uma das mais belas da Europa com seus 17 arcos. O mais curioso é o significado desses arcos: cada um representa uma letra do nome de Napoleão.

Essa obra de arte em formato de ponte liga o centro histórico à margem direita do Garonne e é simplesmente imperdível.

Mirroir d’eau

Um dos mais recentes pontos turísticos de Bordeaux, França, o Mirroir d’eau na Place de la Bourse é a maior piscina refletiva do mundo.

A superfície de água tem uma área de 3.450 m² e foi criada pelo arquiteto Michel Corajoud. 

Nos meses mais quentes do ano, os jatos de água são ativados, transformando adultos em crianças e proporcionando momentos de diversão entre as fontes. 

Place de La Bourse

Place de La Bourse
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Coração de Bordeaux, França, a Place de La Bourse em Bordeaux é uma icônica praça em forma de ferradura onde fica o antigo prédio da bolsa.

A estrutura foi construída em 1755 sob o reinado de Luís XV, sendo um símbolo da prosperidade da cidade na época. 

A praça acabou se transformando em um complexo de edifícios históricos de suma importância, além de ser o endereço do Miroir d’Eau. 

Sem dúvidas, a Place de la Bourse é um dos locais mais bonitos da cidade, entre o Rio Garonne e as fachadas oitocentistas. 

Além disso, a praça é também emblemática devido ao seu papel histórico. Ela marcou o início do desaparecimento da cidade medieval, representando o advento da praça real e o rompimento das muralhas da cidade-fortaleza. 

Catedral Saint-André

Sua lista de pontos de interesse em Bordeaux, França, não pode ficar sem a Catedral de Saint-André.

A construção da catedral remonta ao século XII, em estilo gótico, com duas torres a mais de 80 metros de altura. 

E não pense que a fachada deslumbrante é a grande atração da igreja. Por dentro, a catedral é ainda mais majestosa, com altas abóbadas e um pé-direito grandioso. 

A catedral já foi palco de grandes eventos na história da França. Foi ali que ocorreram os casamentos de Leonor e Luís VII, no século XII, e Ana da Áustria e Luís XIII, no século XVII. 

Bem ao lado da catedral fica a Torre Pey-Berland, construída para abrigar um sino muito pesado. Hoje, é possível subir os 230 degraus até o topo para curtir uma vista incrível da cidade.

Jardin Public

Um dos lugares mais românticos da cidade é o Jardin Public, um parque de estilo inglês do século XVIII. O lugar oferece uma atmosfera serena, com gramados vastos, árvores históricas, estátuas, fontes e um lago. 

Próximo a diversas atrações no centro histórico, o parque é ideal para um dia de lazer e descanso. 

Um dos primeiros jardins públicos da França, o parque oferece passeios pela natureza, descobertas botânicas e atividades infantis, como teatro de fantoches e parques infantis. 

Você pode tornar a sua visita ainda mais memorável por meio de QR Codes espalhados pelo parque. 

Esses links levam a páginas com informações botânicas e até cantos de pássaros, ampliando a experiência imersiva no Jardin Public. 

Marché des Capucins

Maior mercado de Bordeaux, França, o Marché des Capucins é um ponto de encontro onde uma variedade de comerciantes oferece produtos frescos e artesanais

O lugar foi fundado em 1749 por iniciativa do Marquês de Tourny, evoluiu bastante ao longo dos séculos e se tornou um centro de gastronomia. 

O mercado também foi revitalizado nos últimos anos e se firmou como uma das atrações mais imperdíveis da cidade, especialmente se você gosta de gastronomia.

Grand Théâtre

Sede da Opéra National de Bordeaux, o Grand Théâtre foi construído no século XVIII para ser um templo da arte. 

O edifício histórico é tão bonito e icônico que foi uma das inspirações para a construção da Ópera Garnier em Paris. 

O teatro fica em frente a uma praça adorável, onde os visitantes encontram pista de skate, bancos, árvores e outros encantos. Além disso, a região é repleta de cafés e bistrôs cheios de charme.

E não se esqueça de que o Grand Théâtre segue em pleno funcionamento. O lugar recebe espetáculos de renome, incluindo óperas, balés e concertos sinfônicos. 

Para uma experiência ainda mais enriquecedora, aproveite para visitar o restaurante Le Quatrième Mur, instalado dentro do teatro. O típico bistrô serve alta gastronomia a preços acessíveis. 

Museus em Bordeaux, França

Museus em Bordeaux, França
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade de Bordeaux, França, é um refúgio da cultura francesa.  Por lá, você vai encontrar diversos museus e galerias de arte que oferecem uma profunda imersão na rica história e arte do país. 

O Museu da Aquitânia é ideal para conhecer o passado da cidade, desde a Idade da Pedra até os dias atuais. 

O Museu Nacional dos Descobrimentos, por sua vez, oferece uma perspectiva educativa sobre temas como roubo de artefatos e falsificações. 

Para os apreciadores de vinho, o pequeno Cité du Vin, em Chartrons, é imperdível, com direito a uma degustação inclusa no ingresso. 

O Museu de Artes Decorativas, localizado próximo ao famoso Musée des Beaux Arts, apresenta uma variedade de arte dos séculos XIX e XX. 

No fim das contas, a cidade oferece uma diversidade de museus que vão desde a história até as artes. Oportunidade única para explorar e entender a rica cultura da região!

Onde comer na cidade francesa?

Bordeaux, França, é inegavelmente um destino francês de qualidade, e prova disso é a alta gastronomia local. A cidade é um paraíso gastronômico que oferece uma ampla gama de opções para os amantes da culinária. 

O bairro de Chartrons é um dos melhores polos gastronômicos locais, com estabelecimentos que servem de pratos tradicionais franceses à culinária contemporânea. 

A região do centro histórico, especialmente perto do Grand Théâtre, é outra área gastronômica interessante, com ampla oferta de bistrôs e cafés. 

Que tal aproveitar para saborear autênticas iguarias francesas, como queijos, pães frescos e vinhos?

Além de ser famoso pela vida noturna, o bairro de Saint-Pierre também abriga uma variedade de restaurantes e bares. É um ótimo lugar para experimentar pratos regionais como o canelé, um doce tradicional. 

E não se esqueça de que o Marché des Capucins é uma parada obrigatória para os apreciadores de comida. Você pode provar iguarias frescas ou comprar ingredientes para preparar suas próprias refeições.

Como é morar em Bordeaux?

A cidade de Bordeaux, França, é um dos melhores lugares para viver na Europa Ocidental, sobretudo após a revitalização nas últimas décadas.

Hoje, a metrópole oferece uma qualidade de vida invejável, com seu ambiente descontraído e acolhedor

Além disso, a atmosfera é jovial, graças à presença de uma população que inclui estudantes de várias partes do mundo. 

Como a cidade é plana, parece um convite para caminhadas e passeios de bicicleta. Os moradores também têm acesso a uma variedade de museus, teatros, galerias de arte e eventos culturais durante todo o ano. 

Quanto ao custo de vida, Bordeaux é relativamente mais acessível do que algumas das grandes cidades francesas, como Paris. 

Os preços de aluguel e moradia tendem a ser mais razoáveis, especialmente quando comparados a outras capitais europeias.

Dicas de viagem para aproveitar a cidade!

Reunimos mais algumas dicas de Bordeaux, França, para te ajudar a planejar uma experiência ainda melhor na cidade atualmente.

O idioma oficial da cidade (e do restante do país) é o francês, embora haja muitos falantes de inglês por lá. 

A cidade segue o Horário Padrão da Europa Central (CET), que é geralmente UTC+1, o que significa uma diferença de 5 horas em relação ao Brasil. 

O sistema de bondes (trams) é uma forma eficiente e conveniente de transporte público, tornando fácil se deslocar para as principais atrações e bairros. 

Vale lembrar que Bordeaux é famosa por seus vinhos de alta qualidade, então degustar alguns vinhos produzidos localmente é uma obrigação. 

Moeda francesa e dicas de câmbio

Quando se trata de câmbio em Bordeaux, França, é importante ter em mente que a moeda utilizada é o euro (EUR). Isto é, a moeda europeia é a única aceita em hotéis, restaurantes e lojas. 

Existem várias opções para fazer câmbio durante a sua viagem e, a princípio, a melhor alternativa é trocar dinheiro em casas de câmbio locais ou em bancos

Geralmente, os bancos oferecem taxas de câmbio competitivas, mas podem cobrar taxas de serviço. 

Além disso, há caixas eletrônicos em diversos pontos da cidade, que podem ser convenientes para obter euros. 

Mas não deixe de verificar com o seu banco sobre taxas de saque no exterior para evitar surpresas desagradáveis. 

Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos, mas é altamente recomendado ter algum dinheiro em mãos para pequenas despesas.

Destinos próximos de Bordeaux para conhecer!

Destinos próximos de Bordeaux para conhecer!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A partir de Bordeaux, França, você tem várias opções interessantes para fazer bate-voltas e explorar destinos incríveis.

Lyon, por exemplo, está a uma viagem de trem de distância. Por lá, você poderá conhecer lugares incríveis, como o Parque da Tête d’Or e muitos museus.

Entretanto, se você prefere um destino mais próximo, pode explorar as vinícolas de Saint-Émilion ou as praias de Arcachon, onde fica a duna de areia mais alta da Europa. 

A cidade de Biarritz é outra opção de bate-volta, localizada na costa atlântica do país e cheia de praias paradisíacas.

Para uma experiência cultural, considere visitar a cidade de Périgueux, que possui um charmoso centro histórico com edifícios medievais. 

Além disso, outra opção nas redondezas é Cognac. Lá, você pode explorar destilarias de conhaque, aprender sobre o processo de produção e até mesmo fazer uma degustação.

Sua viagem dos sonhos com a ajuda do Vai de Promo!

O Vai de Promo te ajuda a conhecer Bordeaux, França, e qualquer outro destino sem comprometer seu orçamento. 

Afinal, nosso site reúne os melhores planos de seguro viagem (obrigatório ao visitar a França) e as melhores promoções de passagens aéreas. 

Visite a nossa página para descobrir descontos exclusivos, atendimento de excelência e condições de pagamento flexíveis

Por isso, confie na experiência completa, segura e acessível do Vai de Promo!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!