Ir para o site

×

×

Berlim: conheça a capital da Alemanha!

Quer conhecer o melhor de Berlim? Veja onde fica, o que fazer e quando viajar para a capital alemã!

Berlim é uma cidade paradoxal, que simultaneamente tem uma riquíssima história e se tornou uma das capitais mais modernas e cosmopolitas do mundo.

É praticamente impossível caminhar pelas ruas da capital alemã e não sentir a atmosfera vibrante, onde o velho e o novo coexistem em plena harmonia, com opções de entretenimento, cultura, lazer e gastronomia para todos os gostos.

Celeiro multicultural da Europa, a cidade mostra sua faceta mais antiga no histórico Portão de Brandemburgo, no Reichstag e na catedral, conhecida como Dom.

Para quem gosta de passar bons tempos ao ar livre, saboreando a inigualável cerveja alemã, nada melhor que conhecer seus parques e biergartens, verdadeiros oásis de sossego em plena metrópole nos raros dias ensolarados.

A cidade também não decepciona os amantes de arte e história. Ficam ali alguns dos mais importantes museus do mundo, como o Museu Pergamon, o Neues Museum e o Alte Nationalgalerie.

Existe uma Berlim para cada tipo de viajante, e neste artigo vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a cidade para planejar uma viagem fantástica, veja só!

Como chegar em Berlim

Como chegar em Berlim
Fonte: Steffen Zahn / Pxhere / CC BY 2.0

A capital da Alemanha é um dos destinos mais visitados da Europa, e parte dessa fama se deve à facilidade de acesso.

A cidade, que fica no nordeste do país, quase na fronteira com a Polônia, é conectada ao restante do mundo por um moderno aeroporto, além de uma gigantesca malha ferroviária e seu famoso sistema de rodovias Autobahn.

Confira como chegar a Berlim! 

A partir do Brasil

Para quem sai do Brasil, a porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional de Berlim-Brandemburgo ou Hauptstadtflughafen (Aeroporto da Capital), que recebe voos diários de diversas cidades brasileiras.

Os voos fazem conexão em outras cidades da Europa: a Lufthansa faz escala em Frankfurt, a Air France opera o trecho via Paris, a Swiss faz uma parada em Zurique, a Turkish tem conexão em Istambul, e por aí vai.

O Hauptstadtflughafen é considerado um dos melhores aeroportos do mundo, com infraestrutura moderna, com capacidade para 46 milhões de passageiros por ano, localizado a 18km do centro da cidade.

O aeroporto tem sua própria estação de metrô e trem no subsolo (Flughafen BER – Terminal 1-2), de onde saem trens convencionais e a linha expressa Airport Express, que faz o trajeto até o centro em 25 minutos.

Não quer pegar um trem ou metrô? É só pegar um táxi ou Uber até o seu hotel: uma viagem até o centro da cidade custa, em média, entre 45 e 55 euros (em julho/2022).

De outros países

Chegar a Berlim é ainda mais fácil para quem já está viajando pela Europa, via diferentes meios de transporte.

O Hauptstadtflughafen recebe voos das principais companhias aéreas que operam no continente europeu, incluindo empresas low-cost, como Ryanair e EasyJet: boa oportunidade para quem quer economizar e viajar com eficiência.

Também é possível chegar à cidade de trem ou ônibus, com desembarque na estação central, a Hauptbahnhof, que recebe viagens a partir de vários países, como Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça e Itália, e cidades da Alemanha.

A estação fica bem no centro da cidade, a alguns metros do Portão de Brandemburgo, com fácil acesso a estações de metrô e trem. Se o seu hotel for próximo e sua mala estiver leve, você pode até caminhar até sua hospedagem.

Mapa de Berlim

Maior cidade do país, a capital alemã tem mais de 3,6 milhões de habitantes e um eficiente sistema de transporte público que abrevia distâncias e facilita o deslocamento pela metrópole.

O “agito” fica concentrado na região central, mais turística, enquanto os bairros residenciais são tranquilos, silenciosos e pacatos.

Confira no mapa em qual região da Alemanha fica Berlim! 

Onde se hospedar em Berlim?

Um dos destinos mais badalados da Europa, Berlim conta com uma extensa rede hoteleira, com acomodações para todos os públicos e em distintas faixas de preço.

O melhor bairro para hospedagem é Mitte, o centro da cidade, onde estão as atrações berlinenses mais famosas, como o Portão de Brandemburgo e as praças Alexanderplatz e Potsdamer Platz.

Também na região central fica o arborizado Tiergarten, casa de parque com o mesmo nome com 2,1 km² de área verde: uma boa alternativa de hospedagem para quem deseja ficar bem localizado e mais perto da natureza.

Há quem diga, porém, que o bairro mais charmoso da cidade não é o centro, e sim Charlottenburg, onde ficam os melhores museus, teatros e restaurantes da capital alemã. Um reduto de cultura e tranquilidade bem no coração da metrópole.

Você pode gostar, ainda, do bairro Prenzlauerberg, famoso por suas boutiques e galerias de arte, além de ser o melhor endereço para curtir a noite local.

Quando ir para Berlim

Para descobrir qual a melhor época para visitar Berlin, você precisa definir, primeiro, os objetivos da sua viagem.

Os meses de junho a agosto são os mais quentes, com máximas de até 24ºC: cenário ideal para passar longas horas nos biergartens, curtir os festivais e explorar as áreas verdes da cidade.

É nessa época que a cidade está mais bonita, animada e, sobretudo, mais cara. Por isso, faça suas reservas de hospedagem com antecedência para garantir preços mais camaradas.

No inverno, entre novembro e março, o cenário se transforma e a capital alemã pode enfrentar neve e temperaturas de até -2ºC, então capriche no agasalho para não passar aperto!

Prefere escapar do frio do inverno e dos preços inflacionados do verão? Pode ser legal visitar a capital da Alemanha na primavera ou no outono, quando a cidade fica colorida pelas mudanças das flores!

Em relação à chuva, não há época 100% seca na cidade. Mesmo nos meses mais ensolarados, de fevereiro a abril e de setembro a meados de novembro, pode chover na cidade com certa frequência.

O que não pode deixar de conhecer em Berlim?

O que não pode deixar de conhecer em Berlim?
Fonte: Pxhere / CC0

Disputada por impérios, nazistas e até mesmo por comunistas e capitalistas, a capital alemã tem uma história tão rica quanto tumultuada, e desvendá-la durante seus passeios é uma das melhores coisas que um turista pode fazer.

O icônico Muro de Berlim, o Museu do Holocausto e o Portão de Brandemburgo estão entre as paradas obrigatórias em qualquer roteiro pela cidade, mas não é só isso. Você também poderá conhecer museus incríveis, belos parques e muito mais.

Vem descobrir onde passear em Berlim! 

O que fazer em Berlim à noite?

O melhor endereço para quem procura o que fazer em Berlim à noite é o bairro de Prenzlauerberg, onde estão as melhores casas noturnas e baladas da cidade.

Por lá, você vai encontrar casas de música ao vivo e eletrônica, além de boates voltadas ao público LGBTQIA+, restaurantes e bares descolados.

A região de Kreuzberg, por sua vez, especialmente nos arredores da Heinrichplatz, é bastante procurada pelo público alternativo e hipster.

É ali que ficam algumas das baladas mais famosas da Alemanha, como SO36, Prince Charles e Ritter Butzke, bem como excelentes restaurantes.

Prefere um passeio mais cultural? Aproveite para visitar os pontos turísticos mais famosos no período noturno, pois as construções e os monumentos da cidade ficam bem iluminados depois do pôr do sol.

Uma boa dica é fazer o tour noturno pela cidade, que passa pelas margens do rio Spree e por pontos turísticos famosos com iluminação especial, como o Portão de Brandemburgo e o belíssimo Reichstag.

O tour noturno parte da Embaixada Americana, na Pariser Platz, e termina no Sony Center, na Potsdamer Platz.

O que fazer em Berlim com chuva?

A capital alemã é uma cidade em que pode chover a qualquer hora do dia, não importa o mês. Por isso, nunca é demais bolar um plano alternativo de passeio para dias chuvosos. Assim, você não desperdiça seu dia preso no quarto do hotel.

Nessa hipótese, as opções mais óbvias de passeio são aquelas em espaços fechados, como museus e galerias de arte. E não faltam atrações nesse formato para todos os gostos.

Os museus DDR Museum e Alltag in der DDR, por exemplo, mostram como era a vida na Alemanha Oriental, durante a Guerra Fria, enquanto o Museu Judaico e o Memorial do Holocausto relembram a tragédia da Segunda Guerra Mundial.

O Mauermuseum, ou “Museu do Muro”, é a maior exposição da cidade a respeito do muro que dividiu a capital alemã por décadas.

Nenhuma atração, no entanto, é tão indicada para os dias chuvosos quanto a Museumsinsel, ou Ilha dos Museus, uma ilha do rio Spree que abriga cinco museus de renome mundial e é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Vale a pena reservar um dia inteiro para passear por lá e conhecer o Altes Museum (Museu Antigo), o Neues Museum (Museu Real Prussiano), a Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga), o Bode-Museum e o Pergamonmuseum (Museu Pergamon).

Na região da Potsdamer Platz também existem muitas atrações em espaços fechados, como o Sony Center, o Lego Discovery Center e o Museu do Cinema e da Televisão.

O que fazer em Berlim de graça?

O que fazer em Berlim de graça?
Fonte: Pxhere / CC0

Você não precisa gastar nenhum centavo para conhecer algumas das atrações mais famosas e imperdíveis de Berlim. 

É o caso do Portão de Brandemburgo, uma das antigas portas medievais da cidade, e o tocante Memorial do Holocausto, um monumento de Peter Eiseman em homenagem às principais vítimas do regime nazista.

A entrada também é gratuita no Museu Topografia do Terror, que conta como instituições como SS e Gestapo operavam antes e durante a Segunda Guerra Mundial, e no Alltag in der DDR, que detalha a vida na Alemanha Oriental na Guerra Fria.

E que tal conhecer um dos prédios mais bonitos da cidade? O Reichstag, prédio do Parlamento Alemão, oferece visitas guiadas gratuitas, basta agendar o passeio antecipadamente.

Se você estiver na cidade em uma terça-feira, por volta das 13h, visite o Hall de Entrada da Orquestra Filarmônica para assistir ao gratuito Lunch Concert, um pequeno concerto com 1 hora de duração.

O viajante econômico pode gostar de fazer um roteiro pelas belíssimas praças berlinenses: a Potsdamer Platz, a Alexanderplatz, a Platz der Republik e a Bebelplatz não podem ficar de fora do seu passeio.

O que fazer em Berlim com crianças?

Nem todo mundo sabe que a capital alemã pode ser um excelente destino para viagens com a família, especialmente pela grande oferta de atrações perfeitas para crianças.

O Deutsches Spionagemuseum, Museu Alemão da Espionagem, é um dos mais populares entre os pequenos por reproduzir a experiência de agentes secretos no estilo James Bond.

Para crianças um pouco mais velhas, pode ser legal fazer o tour guiado pelo centro histórico, que explica tudo o que aconteceu na cidade durante a era de Hitler.

O Museu do Ilusionismo, por sua vez, é indicado para todas as idades, com exposições sobre ilusões de ótica e truques que ensinam conceitos como visão e percepção.

O parque The Little BIG City Berlin também não pode ficar de fora do seu roteiro: ali, o visitante conhece maquetes que representam os últimos 750 anos da história da cidade, incluindo os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

A lista de passeios infantis também deve incluir o Computerspielemuseum, o Museu do Videogame, e o complexo AquaDom e SeaLife, aquários incríveis com milhares de animais de várias espécies marinhas.

Melhores praias de Berlim

Você sabia que Berlim tem praias? Embora a capital da Alemanha não seja um lugar necessariamente quente, oferece várias opções de lazer para os raros dias de sol e calor.

Nem todas elas, porém, são abertas livremente ao público: o acesso ao lago Weißensee é gratuito, mas você precisa pagar para curtir a Strandbad, ou praia, que inclui parquinho, teatro ao ar livre, bar e outras atrações.

A situação se repete às margens do lago Plötzensee, bem no centro da cidade. O acesso à praia custa 5 euros (em julho/2022), a depender da época do ano.

No sudoeste da cidade, você pode gostar do bairro Wannsee, que abriga dois grandes lagos. Quem deseja desfrutar da infraestrutura, como banheiros, bares e restaurantes, precisa pagar uma taxa, mas várias prainhas ao longo do lago são públicas.

A entrada é gratuita nas praias dos lagos Schlachtensee e Krumme Lanke, também no sudoeste da cidade, mas chegue cedo para garantir seu lugar ao sol, pois as praias são bastante disputadas no verão.

Melhores lugares para comer em Berlim

Melhores lugares para comer em Berlim
Fonte: Bodo Kubrak / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Sua visita à capital da Alemanha pode ser a oportunidade perfeita para conhecer a rica gastronomia do país.

Os bairros Mitte e Prenzlauer Berg, no centro da cidade, e as regiões de Kreuzberg e Neukölln/Kreuzkölln são os principais pólos gastronômicos berlinenses.

Nesses bairros, você encontrará restaurantes com ambientes agradáveis, cardápio variado e, é claro, muita cerveja para acompanhar os pratos principais.

Quem busca opções gastronômicas veganas e vegetarianas deve focar sua busca nos restaurantes de Mitte e Kreuzberg, que também abrigam mercadinhos gourmet, chocolaterias e outros espaços cheios de gostosuras.

O que fazer em Berlim e arredores

Você não precisa limitar seu roteiro à capital da Alemanha. Existem vários destinos incríveis que podem ser visitados em bate-voltas a partir da metrópole.

Para conhecer os monumentais palácios prussianos e o belíssimo parque Sanssouci, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, vale a pena visitar Potsdam, uma cidade perto de Berlim, a apenas 30 km de distância.

Um pouco mais distante, a 2 horas de trem, fica a Pérola do Leste Alemão, a cidade de Dresden, que tem um centro histórico cheio de tesouros dos séculos XV a XVIII.

Prefere uma atmosfera mais medieval? Você não vai se arrepender de visitar a romântica Quedlinburg, a 200 km da capital alemã.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!