Ano novo em Copacabana: guia para curtir ao máximo
Entenda como funciona o ano novo em Copacabana. Saiba horário do show, onde assistir aos fogos, o que vai ter na virada e dicas úteis.
Em plena Cidade Maravilhosa, com seus pontos turísticos famosos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, cenários naturais deslumbrantes, belas praias e incontáveis atrativos urbanos, o ano novo em Copacabana tornou-se uma atração por si só.
Mais de 2 milhões de pessoas se reúnem na praia mais famosa do país para receber o novo ano, seja com família, amigos ou em casal, em uma festa regada a muita música, alegria e fogos de artifício, atraindo os olhos do mundo inteiro.
Em 2025, a famosa festa na praia promete ser ainda mais grandiosa, reunindo milhões de pessoas sob o céu iluminado pela tradicional queima de fogos e ao som de grandes artistas. E tudo isso de graça!
Se você está pensando em começar o ano novo cercado por alegria, energia e o clima badalado do Rio de Janeiro, este guia foi feito para você. Vamos te ajudar a planejar a sua visita, veja só!
Como funciona o réveillon em Copacabana?
A festa de réveillon em Copacabana é grandiosa, marcada por uma organização impecável e atmosfera contagiante. A famosa praia do Rio de Janeiro se transforma em um verdadeiro palco ao ar livre, recebendo milhões de pessoas ansiosas para saudar o novo ano.
Diversos palcos são montados na areia, onde artistas de renome fazem apresentações que animam o público ao longo da noite, em meio a telões gigantes que possibilitam que todos acompanhem de perto as performances.
Se você não quer saber da “muvuca” e prefere uma experiência mais reservada, os quiosques ao longo da orla são uma alternativa interessante, com mesas disponíveis para reserva antecipada para quem deseja desfrutar de uma festa mais intimista, com atendimento exclusivo e uma visão privilegiada da queima de fogos.
Que horas vai começar o show do réveillon em Copacabana?
Os shows da festa de ano novo em Copacabana têm início às 17h30 nos dois palcos principais. Nos palcos adicionais, os shows começam um pouco mais tarde, a partir das 18h.
Independentemente de onde você escolher comemorar, o ideal é chegar cedo, já que o número de pessoas que vai até a praia no réveillon é imensamente superior ao habitual. Chegando com antecedência, você garante lugar privilegiado para assistir a queima de fogos, à meia-noite.
Onde assistir a queima de fogos em Copacabana?
A queima de fogos em Copacabana pode ser apreciada de diferentes maneiras, dependendo do tipo de experiência que você deseja. Na própria praia, a maioria das pessoas se concentra na areia, onde é possível escolher o melhor ponto de acordo com suas preferências.
Para curtir os shows ao vivo, os melhores lugares são próximos aos palcos principais, como o Palco Copacabana ou o Palco Samba. Caso você prefira a melhor vista dos fogos, o ideal é se posicionar no centro da orla, entre os Postos 3 e 4. Se você quer uma experiência mais tranquila, distante da agitação dos palcos, opte por ficar no Posto 5 ou 6.
Vale lembrar que outra alternativa para assistir à queima de fogos com mais exclusividade é a partir dos navios que ficam atracados em Copacabana ou dos terraços dos hotéis ao longo da orla, que oferecem festas particulares com vistas incríveis do espetáculo.
Quanto custa passar a virada do ano em Copacabana?
O custo de passar a virada do ano em Copacabana pode variar conforme as preferências de cada pessoa e, acima de tudo, o orçamento disponível.
A festa na praia com os shows nos grandes palcos, é 100% gratuita: basta encontrar o seu lugar na areia para desfrutar das apresentações.
Contudo, eventos em quiosques e restaurantes na orla custam a partir de R$ 800 por pessoa, enquanto os valores de bebidas e comidas durante o evento ainda não foram divulgados. É esperado, no entanto, que esses itens tenham preços elevados, como costuma acontecer em grandes eventos.
Para aqueles que querem aproveitar a festa e economizar, a dica é trazer lanches e bebidas de casa, garantindo que você curta a celebração de forma mais acessível, mas sem perder a magia.
O que vai ter em Copacabana na virada do ano?
Com uma programação diversificada que já tem alguns detalhes confirmados, o Réveillon de Copacabana é aguardado por milhões de pessoas todos os anos, inclusive aquelas que assistem à festa de casa, pela televisão.
Shows ao vivo de artistas famosos e a tradicional queima de fogos encantam os visitantes ao longo dos 4 km de orla, e ainda há muitas expectativas sobre outras surpresas que farão parte da noite.
Veja só tudo o que a festa de réveillon em Copa tem a oferecer!
Queima de fogos
A queima de fogos é o grande destaque da noite, com duração média de 12 minutos de um espetáculo pirotécnico grandioso, com uma explosão de cores e formas.
O show de fogos de artifício acontece desde a virada de 2000 para 2001, a partir de dez balsas posicionadas a cerca de 450 metros da praia, com uma distância de 275 metros entre elas.
O posicionamento cuidadoso garante uma visão privilegiada para todos os presentes, que podem apreciar o show de luzes espalhado por todos os 4 km de orla.
2 palcos
Assim como nos anos anteriores, o Réveillon de Copacabana em 2025 contará com dois palcos principais, cada um com um design impressionante.
O palco principal ficará localizado em frente ao Copacabana Palace, com o formato de uma grande escultura revestida de lâmpadas de LED. Já o segundo palco estará quase na Praia do Leme, com o formato de um pandeiro para celebrar a música e a cultura brasileira.
Se você não conseguir (ou quiser) ficar perto dos palcos, não se preocupe. Para garantir que o som chegue a todos, serão instaladas 20 torres de som ao longo da orla.
Atrações musicais
A prefeitura do Rio ainda não anunciou as atrações musicais do Réveillon de Copacabana em 2025, mas já se sabe que o DJ e produtor musical Daniel Lopes será responsável pela trilha sonora que acompanhará a queima de fogos.
O momento promete surpresas aos espectadores, com a possibilidade de tributos a artistas conhecidos, como ocorreu no ano passado, quando a música de Rita Lee, falecida em 2023, fez parte da homenagem.
Estrutura para garantir a segurança e o conforto
Como todo evento grandioso, o Réveillon na principal praia do Rio de Janeiro exige uma infraestrutura cuidadosamente planejada para garantir a segurança e o conforto dos milhões de participantes.
Todos os anos, as autoridades municipais e estaduais do Rio de Janeiro implementam um esquema robusto que envolve a Polícia Militar, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança, com patrulhamento a pé, motorizado e aéreo.
Além disso, são instaladas câmeras de segurança e drones para monitorar a área em tempo real, permitindo a rápida identificação de problemas, e a festa é cercada por barreiras para controlar o fluxo de pessoas e evitar aglomerações, com pontos de revista que ajudam a impedir a entrada de objetos proibidos.
A estrutura também inclui banheiros químicos, áreas de primeiros socorros e pontos de hidratação espalhados ao longo da praia, bem como um forte controle de limpeza, com lixeiras e equipes de coleta que atuam durante e após o evento.
Celebre a virada do ano na praia mais famosa do mundo com o Vai de Promo!
A espetacular festa de ano novo em Copacabana é gratuita, mas acredite: essa experiência pode ser ainda mais barata com o Vai de Promo, que te ajuda a encontrar voos pelo melhor custo-benefício.
Você não vai ter dificuldades em economizar com nosso poderoso buscador: em poucos segundos, nossa plataforma te mostra as ofertas mais vantajosas para o destino e as datas que você procura, com descontos de até 40%.
Depois, você pode concluir a sua compra em um sistema 100% seguro e intuitivo, com total praticidade e eficiência, do jeito que a sua viagem merece!
8 dicas para aproveitar o ano novo em Copacabana
Para garantir uma experiência ainda mais tranquila no Réveillon de Copacabana, que pode reunir mais de 2 milhões de pessoas, você precisa se preparar e conhecer algumas dicas que podem tornar o evento ainda melhor e mais memorável, veja só!
Chegue cedo
Chegar cedo é uma estratégia valiosa para garantir um bom lugar na praia, especialmente considerando que muitos chegam já pela manhã. O ideal é chegar por volta das 17h, quando o evento começa a se agitar com diversas apresentações musicais.
Use roupas confortáveis e frescas
Escolha roupas confortáveis e frescas para aproveitar a festa em Copacabana, pois a temperatura costuma ser bastante alta. Peças leves ajudam a manter a sensação de bem-estar, bem como um calçado adequado, como chinelos, para andar na areia.
Leve um kit de sobrevivência
Vale a pena preparar um pequeno kit de sobrevivência para assegurar conforto durante o evento. Leve itens como uma garrafa d’água e lanches leves para manter a energia ao longo da celebração, além de toalha ou canga, medicamentos pessoais, sacos plásticos (para descartar lixo ou proteger objetos em caso de chuva), entre outros itens.
Utilize o transporte público
O trânsito fica caótico na região desde muito antes da festa, então nem pense em chegar com veículo próprio para evitar problemas. Utilize o transporte público, especialmente o metrô (Estação Cardeal Arcoverde), que fica a uma caminhada de 7 minutos até a festa.
É necessário adquirir um cartão especial de ida e volta para utilizar o metrô entre as 19h do dia 31 de dezembro e as 5h do dia 1º de janeiro, pois métodos de pagamento como RioCard, cartões de crédito ou dinheiro não serão aceitos nesse horário. A venda começa dias antes do evento para facilitar o acesso.
Respeite o meio ambiente
Nada melhor que proteger a praia mais famosa do Brasil durante a sua visita, e isso significa respeitar o meio ambiente para manter a beleza da praia e reduzir os impactos da festa. Utilize as lixeiras disponíveis e, se possível, leve um saco para guardar o seu lixo, evitando deixar resíduos na areia.
Divirta-se com responsabilidade
Uma boa dose de responsabilidade pode tornar o Réveillon em Copacabana mais seguro e confortável para todos. Beba com moderação para manter o controle e a consciência das próprias ações. Evite aceitar bebidas de estranhos e deixar o seu copo desatendido, e sempre opte por produtos lacrados.
Tenha cuidado com seus pertences
Em um evento que pode reunir milhões de pessoas, é imprescindível ter cuidado com os pertences durante o Réveillon em Copacabana. Evite levar grandes quantias em dinheiro e sempre mantenha seus objetos pessoais à vista.
O ideal é não carregar itens de valor e utilizar doleira para proteger dinheiro, cartões e documentos, mantendo-se sempre atento.
Planeje sua rota de volta
Tão importante quanto planejar a chegada e se preparar para a festa é se organizar em relação à rota de volta após o Réveillon em Copacabana. As estações de metrô da região estarão abertas até às 5h da manhã, e é aconselhável optar pelas estações Cantagalo ou Siqueira Campos, pois a Cardeal Arcoverde tende a ter longas filas.
Por outro lado, as estações fora de Copacabana, como a General Osório, estarão abertas apenas para desembarque até às 5h, e fecharão temporariamente entre 5h e 7h.
Mantenha-se com a atenção redobrada no trajeto de volta, especialmente nos pontos críticos, como o acesso à Enseada de Botafogo pela Avenida Princesa Isabel e as ruas que levam à estação Cardeal Arcoverde.
Réveillon inesquecível em Copacabana é só com o Vai de Promo!
Pular as sete ondas, comer 12 uvas, vestir roupa branca… Entre todos os rituais que você vai fazer na celebração de ano novo em Copacabana, não se esqueça da economia! Nessa missão, o Vai de Promo está do seu lado para assegurar passagens aéreas para o Rio de Janeiro que cabe no bolso.
Em nossa página, você vai encontrar o mais poderoso buscador de passagens aéreas a preços promocionais, com descontos significativos e pagamento parcelado.
Não espere o próximo ano para começar a viajar sem comprometer suas economias. No Vai de Promo, o seu bolso é prioridade!
Continue sua leitura!
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir