Angra dos Reis, RJ: guia completo com dicas de turismo!
Com mais de 300 ilhas, Angra dos Reis, RJ, é um destino paradisíaco cheio de belezas naturais e atrações imperdíveis! Saiba mais sobre a região aqui!
Angra dos Reis, RJ, é uma cidade desenhada pela mata atlântica e pelas incomparáveis belezas do litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
Conhecida por suas praias paradisíacas e cenários naturais exuberantes, a cidade tem mais de 360 ilhas e uma extensa costa repleta de enseadas e baías: um verdadeiro paraíso para quem busca contato com a natureza e tranquilidade.
E as atrações não estão restritas aos amantes de natureza: Angra dos Reis também possui uma rica história cultural e gastronômica, que também são grandes atrativos turísticos.
Neste artigo, vamos explorar com mais detalhes as principais atrações turísticas desse destino fluminense e as experiências únicas que a cidade oferece aos seus visitantes. Vamos lá!
Como chegar em Angra dos Reis?
A cidade de Angra dos Reis fica no litoral sul do Rio de Janeiro, a cerca de 150 km da capital, Rio de Janeiro, e a aproximadamente 350 km de São Paulo. Angra
O destino faz parte da região turística da Costa Verde, que engloba outras cidades do litoral sul fluminense, como Paraty e Mangaratiba.
Confira como chegar até lá!
A partir do Rio de Janeiro
Pela proximidade com a capital fluminense, o principal acesso a Angra dos Reis, RJ, é feito pela cidade do Rio de Janeiro.
A forma mais comum é por meio de carro, seguindo pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. O trajeto a partir da Cidade Maravilhosa dura cerca de 2h30, dependendo do tráfego.
Outra opção é o transporte público. A Viação Costa Verde opera ônibus saindo do Rio de Janeiro em vários horários diários, com passagens a partir de R$ 50,00 (em março/2023).
De outras cidades brasileiras
Estrategicamente localizada próxima aos aeroportos do Rio, Angra dos Reis é um destino interessante até mesmo para aqueles que saem de outros cantos do Brasil.
A principal via de acesso é a Rodovia Rio-Santos (BR-101), boa opção para quem sai do Rio ou de São Paulo.
A partir da terra da garoa, a viagem de carro leva cerca de 6 horas, a depender do trânsito. Em feriados e na alta temporada, o tempo de viagem aumenta em virtude do tráfego intenso.
Você também pode viajar de ônibus a partir de São Paulo: a empresa Reunidas Paulista opera o trecho em vários horários todos os dias.
Também é possível chegar a Angra dos Reis por meio de barco, partindo de outras cidades da Costa Verde, como as vizinhas Ilha Grande e Paraty. Muitas empresas de passeios e táxis aquáticos oferecem esse tipo de serviço.
Se você está saindo de regiões mais distantes e prefere chegar de avião, os aeroportos mais próximos são o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a 140 km, e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a aproximadamente 350 km.
Mapa de Angra dos Reis, RJ
Angra dos Reis é uma cidade grande e, por isso, vale a pena escolher bem como circular por lá para não desperdiçar tempo nem dinheiro.
Se você vai circular de carro, saiba que a cidade possui trânsito intenso em alguns horários e durante a alta temporada, principalmente nas estradas que ligam as praias, portanto, é preciso estar atento e planejar bem os trajetos.
Caso prefira utilizar o transporte público, há ônibus que circulam pela cidade e por alguns pontos turísticos, das empresas Costa Verde e Colitur.
Para quem quer conhecer as ilhas e praias da região, vale a pena contratar passeios de barco para viver a experiência única de navegar pelas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes da região.
Confira o mapa de Angra dos Reis, RJ!
Qual é a melhor época para ir para Angra dos Reis?
Ainda está na dúvida sobre qual é a melhor época para ir para Angra dos Reis? Então você vai gostar de saber que a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano!
Vale pontuar, porém, que o clima e as condições de viagem podem variar de acordo com a temporada.
A alta temporada acontece no verão, quando a cidade recebe muitos turistas em busca de sol (embora chova bastante nessa estação), praia e calor. Nessa época, é comum que as praias fiquem mais lotadas e os preços de hospedagem e passeios aumentem.
Já a baixa temporada ocorre de maio a setembro, quando a cidade recebe menos turistas e o clima é mais ameno, com temperaturas mais baixas e chuvas menos frequentes: boa opção para quem busca preços mais baixos e tranquilidade para curtir as praias.
Onde se hospedar em Angra dos Reis?
Decidir onde ficar em Angra dos Reis não é tarefa das mais fáceis, pois a cidade oferece uma grande variedade de opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes, desde opções mais econômicas até resorts luxuosos.
O centro da cidade é o mais procurado para hospedagem, especialmente na região da Praia do Anil, da Praia da Biscaia e Ilha Grande.
Nessa área, há diversas opções de hotéis, pousadas e hostels, além de boa oferta de comércio local e atrações turísticas, como o Cais de Santa Luzia e o Mercado do Peixe.
As praias do Anil e da Biscaia reúnem boas alternativas de hospedagem com vista para o mar e também garantem fácil acesso à estrutura do vizinho centro. As praias são movimentadas no verão e contam com muitos bares e restaurantes.
Para quem busca uma experiência mais exclusiva e luxuosa, os resorts e hotéis de luxo localizados em Ilha Grande podem ser uma boa opção. A região oferece praias paradisíacas e natureza exuberante, além de atividades e passeios turísticos.
O que não deixar de fazer em Angra dos Reis?
Angra não economiza na oferta de opções de lazer e turismo para seus visitantes, incluindo mais de 360 ilhas e inúmeras praias paradisíacas, cada uma com sua beleza única.
Prepare-se para se encantar com o centro histórico, a gastronomia local, as trilhas e muitas outras atrações da cidade. Confira o que fazer em Angra dos Reis, RJ!
Centro Histórico
O centro histórico de Angra dos Reis é um conjunto arquitetônico colonial muito bem preservado, onde você encontrará verdadeiros tesouros fluminenses, como igrejas, casas, sobrados e monumentos.
Na região, não deixe de conhecer a belíssima Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o monumental Convento de São Bernardino de Sena e o Palácio do Governo, que hoje abriga a prefeitura da cidade.
Passeios de lancha e escuna
Os passeios de lancha e escuna em Angra dos Reis, RJ, estão entre as melhores coisas para se fazer na cidade.
Esses roteiros levam os visitantes até diversas ilhas e praias da região, com direito a paradas para mergulhos refrescantes e momentos de contemplação da natureza.
Quem busca uma experiência mais exclusiva pode gostar dos passeios de lancha, enquanto os passeios de escuna são mais acessíveis e com maior capacidade de passageiros.
Nos dois casos, você pode encontrar opções com ou sem guias turísticos, e alguns incluem até almoço e bebidas.
Vale lembrar que as rotas e preços variam de acordo com a empresa escolhida, mas fique tranquilo, porque é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos.
Lagoa Azul
Você não pode voltar para casa antes de conhecer a Lagoa Azul, em Angra dos Reis, RJ.
Um dos principais atrativos turísticos da cidade, esse cenário da Ilha Grande é formado por uma enseada de águas cristalinas e azul-turquesa, margeada por pedras e vegetação abundante.
Simplesmente deslumbrante, o local é bastante procurado para prática de mergulho graças à grande variedade de vida marinha, incluindo corais, peixes e tartarugas.
Mesmo que você não tenha interesse em mergulhar pela região, pode contratar um passeio de barco para observar a Lagoa Azul, um dos cartões-postais mais bonitos da cidade.
Ilhas em Angra dos Reis, RJ
As centenas de ilhas em Angra dos Reis, RJ, estão entre as atrações mais imperdíveis da Costa Verde do Rio de Janeiro.
Existem opções para todos os gostos, com destaque para a Ilha Grande, a maior da região, com mais de 100 praias, cachoeiras e trilhas.
A Ilha de Cataguases não fica para trás no quesito beleza, com águas cristalinas e inúmeras formações rochosas impressionantes, que formam um cenário paradisíaco.
Na Ilha de Jorge Grego você pode avistar o visual incrível de toda a baía de Angra dos Reis, enquanto outros cantos têm um “quê” a mais de exclusividade, como as ilhas de Dentro, Itanhangá e Paquetá.
Para chegar a essas ilhas, você pode optar entre passeios de lancha, escuna ou barco particular. Depois, é só desfrutar das muitas opções de lazer, como mergulho, trilhas e pesca!
Praias em Angra dos Reis
Nenhum roteiro pela cidade está completo antes de conhecer algumas das principais praias de Angra dos Reis, RJ.
Assim como outros destinos da Costa Verde, a cidade é famosa por seu litoral paradisíaco, margeado por águas cristalinas e areias brancas.
O rol de praias imperdíveis é extenso, incluindo a Praia do Dentista, a Praia do Frade, a Praia do Bonfim, a Praia do Vitorino e a Praia Grande.
Em cada uma dessas praias, prepare-se para encontrar belezas únicas, com opções de lazer para todos os gostos, como mergulho, stand-up paddle, caiaque, entre outros.
Os amantes de praias selvagens podem também encontrar boas opções para o seu dia de sol e mar: a cidade abriga também praias menores e mais reservadas, que podem ser acessadas por trilhas ou por passeios de barco.
Mergulho
Em razão de sua exuberante vida marinha, Angra dos Reis é um destino muito procurado para a prática de esportes aquáticos, especialmente mergulho, com uma grande variedade de locais para explorar.
As águas cristalinas da região, ainda mais belas no período de estiagem, são o lar de corais, peixes, tartarugas e até mesmo navios naufragados, fornecendo paisagens incríveis para qualquer roteiro subaquático.
Entre os pontos mais famosos para mergulho estão a Ilha Grande, a Lagoa Azul, a Ilha de Jorge Grego e a Ilha de Cataguases.
Você pode contratar serviços de mergulho na região com diversas empresas, que costumam oferecer opções para iniciantes e mergulhadores experientes.
E não é só isso: você pode fazer cursos de mergulho durante a sua visita à cidade e obter certificações reconhecidas internacionalmente.
Trilhas em Angra dos Reis, RJ
Quem gosta de natureza não vai se arrepender de explorar as diversas trilhas em Angra dos Reis, perfeitas para quem gosta de aventura.
Em Ilha Grande, entre as trilhas mais famosas estão a que leva à famosa praia de Lopes Mendes, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, e a Piscina do Atalaia, uma piscina natural formada por rochas e águas cristalinas.
Quem gosta de visuais ainda mais selvagens não pode deixar de fazer a trilha para a Cachoeira do Saco Bravo, uma queda d’água de 40 metros de altura em meio à mata, uma das mais belas da região.
Além dessas, há diversas outras trilhas com diferentes níveis de dificuldade, que podem ser exploradas com a ajuda de guias locais para quem busca aventura e contato com a natureza.
Cachoeiras
Apesar de ser conhecida por suas praias e ilhas, Angra dos Reis, RJ, também reúne cachoeiras de beleza surpreendente.
Além da já mencionada Cachoeira do Saco Bravo, você pode conhecer a Cachoeira da Feiticeira, na Ilha Grande, a Cachoeira da Fumaça, na Serra da Bocaina, e diversas outras quedas d’água que rivalizam em beleza e tranquilidade.
Se possível, contrate a ajuda de guias locais para chegar às cachoeiras com segurança e eficiência.
Qual o valor de uma viagem para Angra dos Reis?
Agora que você já conhece as principais atrações da cidade, já deve estar se perguntando quanto custa ir para Angra dos Reis. A resposta pode variar bastante, dependendo do tipo de hospedagem, transporte, data e atividades durante a estadia.
Você pode encontrar opções de hospedagem com diárias entre R$ 200,00 e R$ 1.500,00 conforme padrão do estabelecimento e localização.
Em relação aos passeios, os valores também são variados: há passeios de barco que podem custar entre R$ 50,00 e R$ 250,00 mergulho a partir de R$ 250,00 trilhas que podem ser gratuitas ou pagas, e por aí vai.
Em geral, uma viagem para Angra dos Reis pode custar entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00 por pessoa, considerando hospedagem, transporte e atividades.
Onde comer em Angra dos Reis, RJ?
Depois de passar o dia na praia e/ou curtindo a natureza, nada melhor que conhecer a gastronomia de Angra dos Reis, RJ!
O centro da cidade é um dos principais polos gastronômicos locais, com diversas opções de restaurantes, bares e lanchonetes, que vão desde comida brasileira até pratos internacionais.
Também é fácil encontrar onde comer bem nas principais praias da cidade, como a Praia do Jardim e a Praia do Perequê.
Em Ilha Grande, não deixe de conhecer a Vila do Abraão, o principal vilarejo da região, endereço de restaurantes especializados em frutos do mar e comida internacional.
Outros destinos próximos a Angra dos Reis, RJ
Angra dos Reis, RJ, não é a única beleza da Costa Verde, uma região formada por diversas cidades litorâneas, como Mangaratiba, Itaguaí e muitas outras.
Além de muitas praias, a região oferece aos visitantes muitas opções de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras, acomodações confortáveis e bons restaurantes.
A cidade histórica de Paraty, por exemplo, está localizada a apenas 90 km e reúne arquitetura colonial preservada, praias e cachoeiras, além de muitos festivais culturais ao longo do ano.
Você também estará perto da vila de Trindade e da cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, destinos famosos pelas paisagens de mata atlântica e praias bem preservadas.
Quer ainda mais contato com a natureza? Não deixe de explorar a Serra da Bocaina, entre Angra dos Reis e Paraty, que oferece trilhas, cachoeiras e atividades de ecoturismo, como rapel e canyoning.
Continue sua leitura!
- 16 dicas para o Carnaval: curta a folia com saúde e segurança
- Natal Luz de Gramado 2024: um guia completo para visitar!
- Carnaval em Recife: dias de folia, blocos e como aproveitar
- Lugares para passar o carnaval: 17 destinos para curtir a folia
- 17 melhores lugares para viajar em janeiro: Brasil e exterior