Alter do Chão: informações, atrações e dicas de viagem!
O distrito de Alter do Chão abriga algumas das paisagens naturais mais deslumbrantes do Brasil! Saiba como explorar a região!
Não foi à toa que Alter do Chão se tornou mundialmente famosa como um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil.
A paisagem que surge durante a estiagem torna essa pacata vila do Pará um dos melhores destinos do país para quem gosta de praia e sol.
E não estamos falando de praias à beira mar, mas de gigantescos rios rodeados por vegetação abundante. São mais de 100 km de praias longe do oceano e do litoral brasileiro, em meio à toda exuberância amazônica!
O vilarejo é um ponto de partida estratégico para quem pretende explorar as belezas à beira das águas dos rios Tapajós e Arapiuns, surpreendendo pela estrutura.
Apesar de ter somente cerca de 6.000 moradores, a região tem ampla oferta de roteiros turísticos, opções gastronômicas e de hospedagem para a sua viagem.
Da lendária Ilha do Amor ao paradisíaco Lago Verde, passando pelos segredos e belezas da Floresta Encantada, há muito o que fazer por lá!
A cultura também não decepciona! O ritmo do carimbó pode ser a trilha ideal para conhecer as delícias da gastronomia paraense, como o tacacá e o pato no tucupi.
Vem saber mais sobre essa vila conhecida como o Caribe da Amazônia!
Onde fica Alter do Chão?
Alter do Chão é uma vila que pertence à cidade de Santarém, na região oeste do estado do Pará.
O vilarejo está às margens do rio Tapajós, a cerca de 700 km (em linha reta) da capital paraense, Belém. Além disso, a cidade de Manaus, no Amazonas, fica a aproximadamente 600 km.
Alter do Chão: como chegar
Descobrir como chegar em Alter do Chão é relativamente simples.
A vila está localizada a apenas 38 km da cidade de Santarém, o que facilita a chegada à região, embora esteja no coração da Amazônia.
Se você estiver saindo de outros cantos do Brasil, existem algumas opções pela frente, veja só!
A partir de Santarém
Além de ser a cidade à qual pertence a vila, Santarém é também um bom ponto de referência para quem vai visitar a região.
A cidade tem seu próprio aeroporto, que recebe voos diretos saindo de diversas cidades do Brasil, como Belém, Manaus e Brasília.
Depois de desembarcar, você pode optar entre diversos meios de transporte para chegar ao vilarejo, incluindo táxi, Uber, transfer particular e até ônibus.
A viagem a partir de Santarém é feita pela PA-457, uma estrada asfaltada, e leva menos de 1 hora.
De outras cidades brasileiras
Se você está se perguntando qual a distância de Belém, Pará, a Alter do Chão, saiba que você precisará percorrer mais de 1.370 km.
É isso mesmo que você leu! O Pará é um estado imenso e os desvios necessários para superar as distâncias pela Amazônia podem fazer a viagem durar praticamente 24 horas.
Por essas e outras, o caminho mais rápido até a vila é feito, em geral, por via aérea. Quem sai de outras regiões do Brasil, como São Paulo ou Rio de Janeiro, pode pegar um voo até Santarém.
Na sequência, é possível escolher entre diferentes opções de transporte para chegar ao vilarejo amazônico, como mencionamos acima.
Os aventureiros que buscam uma experiência diferente, por sua vez, podem fazer o trajeto de barco, partindo de cidades como Manaus ou Belém.
Essa viagem pelo rio Amazonas é uma experiência inesquecível e garante visão privilegiada da grandiosidade e da beleza da região.
Alter do Chão: mapa
Com apenas 6.000 moradores, a vila é bem pequena, mas possui uma estrutura adequada para receber os visitantes.
O centrinho é compacto, sendo possível percorrer a pé as principais ruas, onde estão localizados os restaurantes, bares, lojas e serviços.
Descubra onde fica Alter do Chão no mapa!
Qual a melhor época para ir a Alter do Chão?
Há muito o que fazer em Alter do Chão na cheia, mas é no período de estiagem que a vila chega a sua melhor forma.
De agosto a janeiro, praias de água doce surgem nas margens dos rios Tapajós e Arapiuns, transformando o cenário em verdadeiro paraíso tropical.
Com águas cristalinas e areias brancas, essas praias de água doce encantam os visitantes, oferecendo momentos de relaxamento e contemplação.
Nessa época, o clima tende a ser mais quente e as chuvas são menos frequentes, o que favorece a prática de atividades ao ar livre e passeios de barco.
Na estação chuvosa, que ocorre no restante do ano, as chuvas são mais frequentes e o nível dos rios pode subir, cobrindo as praias.
No entanto, essa época traz consigo uma vegetação exuberante, com a floresta amazônica em sua plenitude.
Onde se hospedar em Alter do Chão
Como a vila é compacta, você não terá dificuldades para encontrar onde ficar em Alter do Chão.
O centro é a região mais procurada para estadia, pois concentra a maior parte das opções de pousadas, hotéis, restaurantes e lojas. Em outras palavras, é uma região indicada para quem busca conforto.
Se você prefere viver uma experiência autenticamente amazônica, pode ser interessante ficar à beira do rio Tapajós. Algumas pousadas oferecem até hospedagem com vista para o rio e para a floresta!
Há também algumas opções mais afastadas do centro, como na região do Lago Verde ou em áreas mais arborizadas. Essas regiões podem oferecer uma experiência mais isolada e cercada pela natureza.
Antes de reservar o seu hotel, não deixe de verificar a infraestrutura e as comodidades oferecidas, como acesso à internet, ar-condicionado e café da manhã. Esses confortos podem tornar a sua experiência de viagem ainda melhor.
O que fazer em Alter do Chão
Os dias na vila são dedicados a explorar diversas paisagens, como praias de água doce, rios, lagos, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós e muito mais.
A dica é aproveitar um pouco de cada paisagem e mergulhar nessa aventura paraense sem medo de ser feliz!
Vem conferir o que fazer em Alter do Chão!
Ilha do Amor
A Ilha do Amor é a atração mais procurada pelos turistas que visitam a região.
Mas não se engane pelo nome. A “ilha” é, na verdade, uma península conectada ao continente, em meio às águas do Lago Verde e do Tapajós.
Na estiagem, é a região mais badalada da vila, com barquinhos coloridos pipocando no horizonte para curtir o fantástico pôr do sol.
Durante os finais de semana ensolarados, a ilha fica abarrotada de banhistas, mas o movimento fica mais tranquilo nos dias úteis.
A região oferece aos visitantes uma infraestrutura robusta, com quiosques e serviços, incluindo o aluguel de caiaques.
Vale mencionar que para chegar à Ilha do Amor é necessário atravessar um pequeno trecho de água. Esse trajeto pode ser feito de barco, nadando ou mesmo a pé, a depender da época e das condições do rio.
Floresta Nacional do Tapajós
A Floresta Nacional do Tapajós é um dos lugares mais fascinantes próximos à vila de Alter do Chão.
São mais de 527 mil hectares à espera de quem deseja conhecer de perto a floresta com todo seu primor amazônico.
Muitas empresas oferecem passeios pela floresta, incluindo trilhas que adentram a vegetação densa. Durante o percurso, os guias compartilham informações sobre diversas plantas e seus usos.
É possível avistar espécies impressionantes da Amazônia, como a gigante sumaúma e a seringueira, além de outras plantas.
Também é possível viver uma experiência ainda mais próxima com a floresta e as comunidades locais por meio de passeios noturnos. Há até opções com pernoite na mata.
Nesse caso, os acampamentos podem ser realizados no interior da mata ou às margens do rio: que tal viver uma experiência imersiva na natureza?
Serra da Piraoca
Em meio à vastidão plana da região em que fica a vila, a Serra da Piraoca lembra o Monte Fuji, tamanho seu destaque no horizonte.
Basta seguir uma trilha a partir da Ilha do Amor, com duração de 1 hora, para chegar ao topo da serra. Depois, é só curtir a vista das águas doces e da intensa vegetação amazônica.
No topo, você também encontrará um pequeno cruzeiro e bancos improvisados para descansar e recuperar o fôlego.
De lá, o visitante consegue avistar o rio Tapajós, alguns lagos da região, a Ponta do Cururu e todo o vilarejo.
Na hora de fazer o caminho de volta, aproveite a oportunidade para dar um mergulho revigorante no Rio Tapajós.
Lago Verde
O Lago Verde é uma bela extensão de água formada pelas águas do rio Tapajós, que circundam a vila.
Além de banhar a Ilha do Amor, o lago oferece diversos cenários encantadores para quem deseja explorá-lo mais a fundo.
Uma boa dica para explorar o lago é percorrer suas margens em busca de praias e paisagens selvagens incríveis.
Você pode até alugar um caiaque para remar pela região. Com um pouco de disposição, não será difícil chegar aos braços mais bonitos do lago, com igapós e nascentes de águas transparentes.
Ponta do Muretá
Localizada a poucos minutos da vila, a Ponta do Muretá é uma península de areia que avança sobre as águas do rio Tapajós. O resultado é o melhor lugar para contemplar o pôr do sol em Alter do Chão.
Para chegar até lá, você pode fazer um passeio de barco pelo rio, aproveitando a oportunidade para contemplar a beleza da região.
Também é possível contratar um barco especificamente para apreciar o pôr do sol na Ponta do Muretá na associação de barqueiros da vila.
Ponta do Cururu
Outro cenário imperdível no pôr do sol é a Ponta do Cururu, uma longa e estreita faixa de areia às margens do rio Tapajós.
O final de tarde na região é bastante disputado, com dezenas de barcos e lanchas ancorados nos dias mais movimentados.
Fora do horário do entardecer, a paisagem continua deslumbrante e, o melhor de tudo, praticamente deserta. Não há quiosques, restaurantes ou qualquer infraestrutura na praia. O que prevalece é o intenso verde da mata e as belas cores do rio.
Muitos passeios de barco que partem da ilha têm essa parada como ponto final para apreciar o pôr do sol. Uma opção simplesmente imperdível de passeio!
Praia do Pindobal
Uma das belas praias de Alter do Chão, a Praia do Pindobal é uma das preferidas dos turistas que buscam belos cenários e boa estrutura.
Há oferta de quiosques e restaurantes à beira-rio, com tudo que você precisa para desfrutar do dia.
A menos de 10 km do vilarejo, na cidade vizinha de Belterra, a praia pode ser visitada tanto por estrada de terra quanto pelas águas do Tapajós.
Para passar o dia inteiro na praia, vale a pena alugar uma lancha exclusivamente para esse trajeto ou optar pelo táxi.
Já aqueles que desejam apenas fazer uma breve parada podem escolher os passeios com roteiros que incluem a visita à praia.
Praia da Ponta de Pedras
Bem diferente das outras praias da região, a Praia da Ponta de Pedras se destaca por suas formações rochosas, proporcionando um visual único.
Como conta com estrutura de restaurantes, a região é perfeita para os banhistas que não estão dispostos a abrir mão de comodidades.
Apesar do movimento ser intenso, a extensão da praia permite encontrar locais mais isolados. Em poucos passos, é possível sentir que a praia é sua, sem abrir mão da proximidade de um bom serviço de restaurante.
O local fica a 36 km de Santarém e a 27 km da vila, sendo acessível tanto por estrada quanto pelo Rio Tapajós.
Lago Preto
Também conhecido como Lago Tapari, o Lago Preto é uma opção diferente em relação às praias da região.
O belo cenário está escondido entre a vegetação, próximo à Praia da Ponta de Pedras, e pode ser uma surpresa agradável para o seu roteiro!
Durante um banho no lago, os visitantes podem sentir correntes de água fria e morna ao passar por suas pernas. Como o nome sugere, a cor da água parece escura, mas basta um raio de sol para revelar sua transparência.
Para visitar o lago, você pode percorrer uma trilha a partir da Praia de Itapari. Para chegar a essa praia, por sua vez, você poderá escolher entre barco e estrada de terra.
Saindo de Santarém ou da vila, o trajeto é feito pela rodovia PA-457 e, na sequência, por um trecho de 11 km de estrada de terra.
Praia do Carapanari
Outra alternativa entre as belas praias em Alter do Chão é a Praia do Carapanari.
Com vários braços d’água que formam pequenas lagoas, a faixa de areia bem fininha da praia assume os mais diversos formatos. Em dias de baixo movimento, é possível sentir a sensação de ter a praia só para si.
Apesar do cenário aparentemente deserto, a região abriga o famoso restaurante Casa do Saulo, um dos mais conhecidos da região.
O acesso à praia pode ser feito por estrada, mas a forma mais comum é via passeios de barco ou lancha. De carro, a região fica a 20 km de Santarém e a menos de 30 km da vila, pela rodovia PA-457.
Floresta Encantada
A Floresta Encantada é imperdível para quem deseja viver uma experiência relaxante em meio à natureza exuberante da Amazônia.
O percurso é realizado em canoas, que comportam até 4 pessoas, em meio à floresta. Durante o trajeto, os raios de sol penetram a vegetação, criando um efeito espelhado deslumbrante.
Em alguns pontos, a água cristalina revela partes da floresta que estão submersas. Você também poderá avistar animais como tucanos, papagaios, macacos e peixes.
Saindo do município de Santarém, o percurso até a Floresta Encantada é de aproximadamente 30 km.
Onde comer em Alter do Chão
Você ficará surpreso com a variedade de bons lugares onde comer em Alter do Chão!
A Avenida Tapajós, por exemplo, é uma das principais vias onde estão concentrados restaurantes, bares e quiosques. Nessa região, é possível encontrar uma variedade de estabelecimentos que servem pratos típicos da região amazônica.
A Praça do Çairé também é uma área interessante para desfrutar de uma refeição. A região reúne opções gastronômicas para todos os gostos, desde pratos regionais até culinária internacional.
Na Praia do Pindobal também é fácil encontrar onde comer bem, com o diferencial da vista do rio Tapajós.
Para viver uma experiência ainda mais diferente, não deixe de conhecer o restaurante flutuante da Floresta Nacional do Tapajós.
Continue sua leitura!
- 17 melhores lugares para viajar em janeiro: Brasil e exterior
- Destinos para o final de ano: qual o melhor para a sua viagem?
- Réveillon no interior de SP: conheça 12 cidades para comemorar
- Férias em janeiro: descubra 7 destinos ideais para curtir
- Lugares para passar férias no Brasil: 20 destinos incríveis